Estava cumprindo aviso prévio por demissao por parte da empresa, apresentei atestados superiores a 15 dias
A empresa me encaminhou ao INSS, neste caso, o aviso é cancelado ? ao retornar ao trabalho, o aviso continua em vigor ? Caso negativo, terei que iniciar novamente um periodo de cumprimento de aviso caso a empresa siga na intençao em me desligar? Posso eu solicitar meu desligamento AINDA SEM PASSAR PELA PERICIA E TER O DEFERIMENTO ( OU INDEFERIMENTO ) ou devo aguardar ? meu ultimo dia trabalhado informado pela empresa foi em 03/02 sendo que a emissao do aviso previo foi em 17/02 assinada por mim. Recebi uma nova proposta de emprego e tenho intençao de ingressar, posso ingressar estando eu nesta situaçao ?
Por favor alguém poderia me orientar o que fazer ? estou perdida ! a empresa deveria ter colocado no requerimento ao INSS a ultima data trabalhada, o dia do inicio do aviso previo em 17/02, certo? ela colocou dia 3/02 , pq após isso iniciei com os atestados, no entanto, retornei dia 17/02 e foi emitido o aviso prévio. O qué é melhor fazer ? hoje é 25/03 e nao houve o deposito das verbas recisorias .... posso simplemente informar ao RH que nao vou passar pela pericia do INSS , que arrumei um novo emprego e preciso que eles concluam meu processo recisorio ? lembrando que o atestado tem data final ao término do aviso prévio em 10/3 , ultrapassando 15 dias. Se eu pedir para que prossigam com o processo recisorio , terei que pedir demissao ? pq a empresa nao podera descontar os dias nao trabalhados por eu estar de atestado, mas tambem nao poderá pagar pq ultrapassaram 15 dias... e a empresa diz que nao pode me demitir sem parecer do inss , pq ela considerou-me Inapta . Outra duvida é , caso eu passe pela perícia e seja indeferido, preciso retornar ao trabalho sendo q o atestado tinha validade até o a data do término do aviso ?
Vc por acaso compareceu ao serviço entre o dia (Atestado em 10/02 = 1 dia) 11 até dia 17 (Atestado em 18/02 = 1 dia), e entre o ia 19 até dia 21 (Atestado em 22/02 = 3 dias)??????????????????? Não??
Vc mesma pode ver que o ultimo dia trabalhado foi mesmo dia 03, afinal depois dele vc ficou só de atestado.
Afinal, vc considerou ou não a anulação de sua demissão?? Se vc considerou, se respondeu ao empregador confirmando ter ciência do fato, então vc aceitou.
Como o atestado de 15 dias, emitido dia 25/2 já expirou, seu contrato já não sofre efeito suspensivo, esses dias em que vc espera a pericia não serão pagos pela empresa, e nem pelo INSS, visto que não há qualquer atestado médico afirmando estar vc incapaz para o trabalho desde o fim daquele ultimo atestado.
Logo, vc pode perfeitamente pedir demissão hoje.
Nao considerei nada, eles simplesmente disseram que o aviso estaria cancelado ... ficou um pouco confuso, nao entendi muito bem sua ultima observaçao... a empresa emitiu em 26/2 o formulario para requerimento de auxilio doença e me informou verbalmente que meu aviso previo seria cancelado. Até hoje nao depositou minhas verbas recisórias e peiu para eu agendar a Perícia, que ficou agendada para 31/05
Das duas, uma: ou vc leva adiante seu comunicado de demissão e fica aguardando a pericia do INSS para que o processo rescisório siga adiante, podendo vc vir a receber sua rescisão, e claro, fica impedida de trabalhar seja onde for, ou vc toma a iniciativa em rescindir o contrato, tomando por base o comunicado que lhe fizeram, não cumpre o aviso prévio (pois terá de se iniciar em outro emprego) e por isso poderá ter seu aviso descontado de suas verbas rescisórias, e ao se submeter a pericia do INSS vc poderá receber pelos dias de atestados médicos.
A decisão é sua
tomando por base o comunicado que me fizeram ? do aviso ? entao, neste caso nao seria eu que estou pedindo a demissao, e sim seguindo o comunicado de aviso da empresa, sendo que o aviso encerrou em 10/03 e a nova admissao sera em 01/04 ..... posso alegar novo emprego para nao cumprimento do aviso ? lembrando que o atestado tb tem validade ate o final do aviso 10/03 . Mas , podendo eu pedir a demissao ja sinto-me aliviada ... Muito obrigada por sua paciencia em responder !