Olá, uma tia há alguns anos vendeu um imóvel e o comprador (já falecido) nunca fez a trasferência deste para seu nome e não pagava o IPTU. Em 2000 a Fazenda Pública do DF entrou com ação de execução fiscal cobrando o imposto da minha tia, mas não sei o que ficou decidido na sentença. Ainda em 2000 ela entrou com uma ação de obrigação de fazer contra o espólio do comprador que foi convertida em execução, mas ainda está em curso. Agora a FPDF entrou com nova ação de execução fiscal para cobrar IPTU referente ao período de 2003 a 2007. O que posso fazer neste caso? Ela é considerada responsável tributária do IPTU? Por favor me dêem alguma sugestão do que fazer, pois como não advogo na área tributária estou bastante perdida.

Obrigada!

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 23 de setembro de 2011, 21h52min

    Corre todos os riscos, isso é fato. Quem de fato tiver a posse mansa e pacifica do imóvel a muitos anos poderá transferir a posse para terceiro a qualquer título se os herdeiros não existit oposição dos herdeiros. Procure pessoalmente um advogado civilista, uma vez que no caso de óbito do posseiro se faz necessário inventariar e partilhar entre os herdeiros tal posse.

    C

    CHRISTINA 1 Segunda, 08 de outubro de 2012, 19h56min

    CABE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS CONTRA O COMPRADOR DE IMÓVEL QUE NAO FEZ A TRANSFERENCIA PARA SEU NOME MAS DEIXOU DE PAGAR O IPTU, ALÉM DE UMA AÇÃO (QUE NAO SEI QUAL É) PARA QUE A PROPRIEDADE PASSE PARA QUEM COMPROU? E TEM COMO O COMPRADOR PAGAR O IPTU QUE DEVE?

    C

    CHRISTINA 1 Segunda, 08 de outubro de 2012, 19h58min

    Cabe danos morais contra o comprador de um imóvel que nao fez a transferencia, mas que deixou de pagar o iptu, além uma ação para transferencia da propriedade e tem como ele comprador pagar o iptu atrasado?

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Terça, 09 de outubro de 2012, 19h56min

    6 anos após voltou à celeuma...acima já deram várias respostas plausíveis a seu caso.O imposto passa a contar, se até a venda estava quitado pelo alienante as dívidas anteriores, da posse do adquirente responsável tributário, ou seja, quem adquiriu o imóvel sub-roga-se na obrigação de daí para frente pagar os tributos, sendo o titular do bem.Por outro lado, cabe a ambos pedirem a adjudicação compulsória do instrumento de propriedade no CRI(Comprador e/ou vendedor)....se estiver em promessa de compra e venda, dito contrato.

    Abraços,

    [email protected]

    N

    Ncy Silva Sexta, 13 de novembro de 2015, 1h50min

    O problema de cadastrar o nome como proprietário de imóvel é a prefeitura 1) ajuizar uma execução contra o indivíduo que foi cadastrado na prefeitura como sendo o proprietário, nem considerado o registro de imóveis. Uma pessoa pode ser nomeada para um cargo em comissão e não tomar posse porque não consegue obter a certidão negativa no judiciário. 2) Tendo sido cadastrado como dono vai responder por multas, refinarias de cocaína e o que mais se vincular ao terreno 3) sempre vemos leilões na tv, como o que vai acontecer agora no meio de agosto com a mansão do juiz que se tornou beneficiário do dinheiro que era a verba da construção do Fórum Barra Funda. Os leilões podem não ser interessantes para a prefeitura. Um bem que nunca seria arrematado, como, por exemplo, um imóvel invadido, produziria um efeito bem melhor se deixasse o proprietário desesperado, com os nervos à flor da pele. O proprietário deixaria ir para leilão para que a prefeitura fizesse o trabalho duro de vender o imóvel com o invasor dentro. Mas a prefeitura vai preferir mandar o nome do proprietário para órgãos de defesa do crédito.

    M

    manuel duarte Segunda, 16 de novembro de 2015, 8h00min

    Caros srs. Advogados, me ajudem, por favor:
    Em 2010, aluguei um imóvel, porque conhecia a pessoa, permiti que entrasse no imóvel sem que o contrato estivesse assinado. De junho de 2010 até fevereiro de 2011, por diversas vezes, insisti que o mesmo assinasse o contrato, e ele (locador) dizia que não, pois iria receber um certo valor e então compraria. Pois bem vendeu uma propiedade e me deu de sinal r$ 45.000,00, o restante r$ 85.000,00, me deu um veiculo alienado no valor de r$ 40.000,00 (estava pagando as parcelas) o restante r$ 40.000,00 combinou de pagar 2% ao mês, enquanto n]ao tivesse o dinheiro para quitar. Pagou por um tempo e depois simplesmente disse que não iria pagar mais. Entrei com uma ação de cobrança do saldo e mais os 02% ao mês, sobre os r$ 40.000,00. O carro após ter sido quitado, ele não transferiu para mim, e como tinha uma dúvida com um terceiro, o veículo foi bloqueado judicialmente. Enfim não consigo vender o carro e nem receber o saldo corrigido. Por ultimo tinha comprado um fiat uno, que após seis meses precisei vender para quitar débitos da prefeitura (anistia). Quando o comprador foi transferir, não conseguiu, pois o comprador do imóvel, não pagou o IPTU desde 2010 até o momento e a prefeitura bloqueou o carro por falta de pagamento do IPTU. Imóvel, quando comprei, tenho a quitação, mas como em seguida vendi, quando recebesse, faria a transferência ao novo proprietário. Em resumo, provo que vendi por r$ 125.000,00, tendo recebido r$ 45.000,00, um carro que está bloqueado no valor de r$ 40.000,00, um saldo corrigido que chega a r$ 80.000,00 e agora estou com problema com o carro que a prefeitura bloqueou por causa do IPTU que está no meu nome. Pelo amor de Deus, alguém pode me ajudar?

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Segunda, 16 de novembro de 2015, 12h04min Editado

    Desculpem, mas com imóveis sem a devida documentação há que pelo menos constarem em contratos escritos, exigidos por lei....só quem vende é o dono e transferir/ ceder pode quem estiver na posse.....A lei exprime que a escritura pública passada em cartório teria que ser acima ou igual a 30 salários, porém os negócios com imóveis enquanto girar somente sobre posse, sem a escritura definitiva, há que dispôr de documentação que prove a situação de possuidor ou negócio jurídico realizado.O adquirente, morador, quem tem o domínio útil sobre o imóvel e outros títulos ainda sobre posse - que mesmo assim são os responsáveis perante o fisco e pagam os tributos à PREFEITURA.A lei tributária prescreve que os adqurntes de imóveis são s responsáveis tributários na PREFEITURA, quando o alienante/ proprietário vende o imóvel com saldo devedor (com dívidas), porém isso é questionado na lei civil que apoia quem não deu causa à divida sobre os imóveis, sendo adquirente de boa-fé e pode acionar na justiça a restituição, se pagou algo de que não deu causa....A ação é de regresso contra o inadimplente.Abs([email protected]).

    Bernardino de Souza

    Bernardino de Souza Segunda, 14 de março de 2016, 17h38min

    Tenho um problema parecido mas tive que assumir a divida pois precisei de um empréstimo para salvar minha firma anteriormente e foi negado o empréstimo até um amigo do banco me dizer que eu estava sendo executado pela prefeitura, ai procurei e pressionei os responsáveis a pagar a divida e transferir para o nome, ao invés disso eles parcelaram sem meu consentimento e pagaram apenas uma parcela e novamente fui executado como estou com vários concursos públicos aprovado fiquei com medo de não ser chamado devido a responsabilidade fiscal eu parcelei e assumi as dividas que eles não pagaram, gostaria de saber se neste caso eu possa pedir a reintegração de posse pois os danos e os valores se forem somados é o valor da casa.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Terça, 15 de março de 2016, 10h12min Editado

    Bernardino,

    Aqui tem um resumo do que foi explícito acima desse tema:
    .adquirir imóvel com dívida recai a responsabilidade ao adquirente....porém se não deu causa à divida pode acionar o devedor de jure, mas se quiser pagar e entrar com ação de regresso(reembolso) a lei civil o faculta;
    .a dívida desse imposto, também a de condomínio acompanha o proprietário de jure que pela obrigação propter rem, misto de direito real e obrigacional do dono do imóvel, este tem que assumir o ônus ou mais cedo ou mais tarde porque a dívida fica sob a responsabilidade de quem dera causa a ela, nesse desiderato, o proprietário;
    .ao adquirir imóvel, solicite no âmbito da repartição responsável uma certidão dos assentamentos dos débitos(positiva ou negativa) onde aparecerão os dados atuais da situação do imóvel, se em débito;com penhora; sem penhora; com pagamentos efetuados ou a efetuar;
    .as provas têm que ser convincentes e robustas no sentido de obter o reembolso, depois que tenha assumido a dívida de que não dera causa, não pelas leis tributárias, mas pelas leis cívis....
    Salvo melhor juízo desse fórum.Abs.([email protected]).
    .

    Bernardino de Souza

    Bernardino de Souza Segunda, 04 de julho de 2016, 19h40min

    Obrigado dr Orlando

    Keti Alves

    Keti Alves Sexta, 15 de julho de 2016, 16h24min

    Boa tarde, em 2002 vendi um imovel e o comnprador não registrou o imovel, tendo apenas, a escritura de compra e venda. No entanto, recebo há uns 4 anos cobranbã de cotas de taxa de ocupação do mesmo, estando cadastrada na Divida Ativa da União. Mas o comprador faleceu e esta aberto o inventario e este imovel consta na partilha. O que devo fazer para regularizar minha situação e me livrar desta dívida, e tirar esta cobrança de meu nome? Pois há 3 anos minha restituição do imposto de renda é retida na Receita Federal por conta desta dívida.
    Obrigada.

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Sábado, 16 de julho de 2016, 13h58min

    Que relação a receita federal tem com isso?Explique melhor.....

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de julho de 2016, 22h53min

    Keti, vc não foi com o comprador ao cartório de registro de imóveis para fazer a transferência??

    Claudinei Alves

    Claudinei Alves Sexta, 13 de janeiro de 2017, 14h55min

    Aconteceu comigo vendi terreno e continuo receber carne IPTU minha casa....Devo pedir reintegração de posse? Só fãs 4 anos isto

    Íris De Fátima Silva

    Íris De Fátima Silva Segunda, 29 de maio de 2017, 11h31min

    Vendi um imóvel e que não foi feito um contrato de compra e venda registrado em cartório, o comprador ficou de passar a escritura definitiva após pagar o restante do valor total da venda do qual não foi feito, isto foi em 1989, desde então ele não paga iptu, e estou com vários processos devido à esta dívida.

    Leni Oliveira Cavalcante

    Leni Oliveira Cavalcante Domingo, 23 de setembro de 2018, 17h46min

    Prezados,
    Estou comprando um apartamento na praia grande de 1 dormitório no valor de C$ 115.000,00, dei sinal de 5.000,00 fiz o compromisso de transferência para garantir o imóvel.
    Fui verificar se o proprietário Antonio Gasque Lopes,. tinha pendencia em seu nome, e localizei um processo nº 1004434-98.2017.8.26.0008 TJ SP cujo valor de cr$ 24.000,00 despejo por Falta de Pagamento Cumulado com Cobrança - Inadimplemento - 29/06/2017 do TJSP verificando o andamento consta como 23/02/2018 Arquivado Definitivamente,
    Gostaria de saber se esse processo pode ser reaberto e eu perder o meu apartamento?
    o corretor me passou que a transação vai ser feita direto com a construtora, com a procuração do lº proprietário.

    no aguardo,
    Leni

  • -1
    Wagner Amaral Amaral

    Wagner Amaral Amaral Quarta, 26 de agosto de 2020, 11h42min

    bom dia, eu comprei um lote de uma imobiliaria aqui em Palmas, paguei a entrada e parcelas em 180 vezes de 250 reais isso no ano de 2013 .
    eu vendi esse ágio do lote e fiz na imobiliária a transferência para outra pessoa.
    agora em 2020 a prefeitura esta cobrando no meu CPF e esta no forum para execução de todos esses valores até hoje.
    o que posso fazer já fui na imobiliaria eles dizem que não é responsabilidade deles , a prefeitura diz que a responsabilidade é da imobiliaria porque não informou a mudança de titularidade do lote para prefeitura.
    então não sei o que fazer nesse caso, alguem pode ajudar? , grato !

    G

    Gbs Quarta, 26 de agosto de 2020, 11h46min

    Através de seu advogado ele co.unica que vc não é mais o proprietário desde a data tal....comunique que vc nao tem nenhuma objeção de que o imóvel em questão va a leilão....

    R

    Reginaldo Carvalho Quinta, 29 de abril de 2021, 21h28min

    Se o novo comprador nao pagar o IPTU, a prefeitura protesta o valor nao pago e seu nome vai pro Serasa.