Arma de uso restrito ou permitido? Taurus PT 57 S
Uma pistola SEMI AUTOMATICA marca taurus modelo PT 57 S calibre 7.65 com capacidade para 15 cartuchos é uma arma de uso restrito ou permitido. Qual a norma que encontro essa resposta. Procurei no decreto 3665/2000, mas lá fala em arma automática como sendo de uso restrito e nada dispoe sobre arma semi automática. Qual a opinião dos nobres colegas.
Bom dia Junio,
Pistolas em calibre 7.65 são armas de calibre permitido. O Estatuto do Desarmamento provavelmente dirá a resposta, porém sem citar o referido calibre, tendo em vista de se tratar de calibre intermediário dos permitidos à população em geral...
Armas automáticas são realmente de uso restrito, e independe do calibre, mesmo se tratando de calibres anêmicos como o .32 Auto (vide sub Skorpion).
Atualmente os calibres permitidos à grande maioria das pessoas (legalmente autorizadas a ter a posse) em revólveres compreende-se do calibre .22 até o .38, e nas pistolas, do 6,35 mm (ou .25 Auto) até o .380
Espero ter ajudado, se alguma dúvida persistir, espero ainda poder ajudar com meus humildes conhecimentos
Olá Rafael,
As pistolas fabricadas pela Taurus são as únicas que recebem esse nome (PT = Pistola Taurus), já que erroneamente algumas pessoas chamam todo tipo de pistola de "PT".
O complemento "S" deriva de "steel" já que sua arma é feita em aço inoxidável.
Todos modelos desse fabricante que incluem na nomenclatura o nº 57 indica se tratar de pistola em calibre 7,65mm, já que outros calibres possuem numeração diferente, como por exemplo a PT58 que calça a munição .380 ACP.
Em relação a capacidade do seu carregador, a mesma foi aumentado devido ao uso de um prolongador (esse é o nome correto).
Aos proprietários de armas em calibre .380 desse fabricante, informo que a armação das mesmas são semelhantes, podendo inclusive usarmos um carregador com capacidade para 19 munições em uma pistola de 12+1 tiros, porém o inverso não é possível, a não ser no caso da pistola de 19+1 e da de 15+1 que na verdade é a mesma arma, mudando somente o carregador com maior capacidade, já que o frame é o mesmo, apenas acrescentando no nome o termo "plus".
Oportunamente, a minha "Pistola Taurus" não era "S", porque não era inoxidável. Equivoquei-me.
De fato, as armações da 380 e 7,65 da pequena somente não são idênticas por conta dessa não possuir o decolt, exceto as "últimas". Mas, a conversão de calibre (cano e carregador) entre esses dois modelos é possível. Tanto é que eu já fiz.
Você parece ser novo por aqui, portanto, quero lhe prestar minhas saudações.
Parabéns pelo comentário.
Júnior, em adição ao esclarecimento dos nobres colegas acima, se seu intento é a defesa...faça um favor...livre-se dessa bos... Esse calibre além de anêmico não produz o poder de parada "stopping power" para uma eventual defesa. Acredito que no seu caso, defesa residencial, opte por uma arma longa...armas portáteis caem facilmente em mãos de marginais.
Obrigado Rafael,
Sou novo aqui no site sim, espero poder ajudar nesse sentido. Lembrando que ao alterar a arma mesmo para outro calibre permitido é ilegal.
Concordo com o Christian de se tratar de arma de calibre anêmico e não tem como não dizer tb que o .380 apesar de ser "melhorzinho" tb é fraquinho, porém vale salientar que é melhor um calibre qualquer do que nenhum na hora do apuro. Mas discordo que armas curtas caem mais facilmente nas mãos de marginais. Se tiver que cair nas mãos desses individuos, tanto faz se for curta ou longa.
Mencionando o "stopping power", é melhor acertar o individuo em cheio com um projetil de 6,35mm ( o calibre mais ridiculo que existe) do que acertar de raspão alguém com um .44 magnum.
Para verificar a eficiencia de um determinado tipo de munição devemos fazer uma co-relação entre peso do projetil e velocidade. Obtem-se aí o chamado Fator de Potência que é o que realmente compara uma munição em relação a outra, dizendo qual é a melhor.
Cabe lembrar aos meus companheiros de debate que apesar de ser um tema que agrada alguns, não é objeto desse fórum e acabamos desvirtuando o assunto.
Creio que a resposta inicial já foi respondida, mas coloco-me a disposição de quem tiver algum tipo de dúvida em relação ao tema que mande um mail que se puder responderei com prazer.
Grande abraço a todos!
Só para terminar..
Estive conversando com um amigo meu, que é advogado dos velhos tempos, e ele me falou que há alguns anos era obrigatória a cadeira de balística e medicina legal no curso de Direito.
Roberto, quando eu disse que armas curtas caem nas mãos da marginália mais facilmente que as longas, é porque elas são exatamente isso..curtas. Ou seja, são portáteis e podem ser escondidsas mais facilmente por delinquentes do crime, são furtivas por excelência. A maioria dos assaltos urbanos são feitos com armas portáteis.
Abraços
Caro Christian,
[...]
Concordo com você quando diz que as armas curtas são as mais usadas em roubos, mas isso não tem relação com o fato de dizer que "armas curtas caem mais facilmente nas mãos de marginais". Se um individuo entrar em uma residencia para furtar ou roubar e por lá existir uma arma longa, nem por isso ele deixará de roubá-la (a arma). Por outro lado devemos observar que armas curtas são, de longe, muito mais vendidas que armas longas.
Então podemos concluir que armas curtas, são na verdade, mais usadas pelo marginais, e não mais fáceis de serem roubadas como senhor mencionou. Bancos são roubados com armas curtas, as vezes somente, e por armas longas também, como fuzis, carabinas etc...
Finalizando, as faculdades ainda ministram aulas de medicina forense e creio de algo sobre balística é mencionado em tais aulas, já que ferimentos ocasionados por projéteis de armas de fogo também são objeto de estudo da referida matéria.
Caro Christian,
Favor ler nesse mesmo tópico, na minha terceira postagem, o parágrafo quinto...
Alías não precisa nem responder essa minha última postagem que não vou nem abrir mais esse tópico para ficar lendo baboseiras que você escreve...
Não estou a fim de discutir "direito à expressão", como você postou...Acontece que a pessoa que iniciou o tópico tinha uma dúvida e a conversa foi desvirtuando para outro lado...Infelizmente nesse meio de pessoas educadas aparece gente de todo tipo...
PS: Só para lembrá-lo, não precisa mais gastar sua verborragia, que como disse anteriormente, nem abrirei mais esse tópico...
meus caros um pouco de conhecimento: .22, .32, .38: para armas portateis e de porte, ou seja, arma longa ou arma curta. .380, 7.65, 6.35: a diferença é que estes são usados em armas semi-automáticas, ou seja, a primeira é .38, segunda é .32 e a terceira é .22. Todas estas são de uso permitido. 9mm uso restrito somente as forças armadas que podem utilizá-las, com uma concessão às forças policiais militares em tropas de elite. .40 uso restrito: somente forças policiais e seus agentes, como PF, PRF, PM, PC .44, .45, 357 magnun - uso proibido para todos, mas autorizados para colecionadores e praticantes de tiro esportivo.
Caro Geisel,
Existem pistolas calibre .38 e .22 também; Sub-metralhadoras em calibre 7,65mm; Calibre 9mm policiais federais também podem portá-las; Calibre .45acp não é proibido à todos, podem portá-las agentes da polícias civis, policiais federais; Calibre .357 Magnum também é permitido à policiais federais; Atiradores só tem restrição quanto ao uso do calibre 9mm;
Sobre as pistolas, elas são divididas pela lei em restritas e permitidas, são permitidas 4 calibres:
1° .22 LR (Longue Rifle),
2° .25 ACP também chamado de 6,35mm
3° .32 ACP ou 7,65mm. Mas os 7,65x17mm, chamado também de 7.65 Browning, Existem ainda outros calibres com o mesmo diâmetro do cano, e mesmo projétil que são calibres muito potentes como a 7,65mm Muaser (com estojo em forma de garrafa), o 7,65x19mm parabellun, e ainda o 7,65x22mm Longue.
4° .380 ACP/ 9x17mm (automatic colt pistol), também chamado de 9mm curto, ou 9mm Kutz. É um calibre que esta longe de ser parecido com o 9mm parabellun/luger (9x19mm) ou o 9x21mm das pistolas civis da Itália, não tem o mesmo projétil que o 9mm luger, mas não somente isso que faz a diferença.
São somente esses 4 os calibres permitidos para as pistolas, qualquer outro é restrito. Quando se fala de calibre, não é somente o calibre em si que deve ser observado, mas também seu estojo, ele dita muito as características do armamento. Isso ocorre nos revolves de calibre .38 especial e .357 magnum, o .357 é o mesmo calibre, mesmo projétil, porem tem 3 milímetros de estojo a mais, isso faz uma diferença tão grande. Meu calibre preferido para pistolas é o 9mm luger.