Arma de uso restrito ou permitido? Taurus PT 57 S

Há 18 anos ·
Link

Uma pistola SEMI AUTOMATICA marca taurus modelo PT 57 S calibre 7.65 com capacidade para 15 cartuchos é uma arma de uso restrito ou permitido. Qual a norma que encontro essa resposta. Procurei no decreto 3665/2000, mas lá fala em arma automática como sendo de uso restrito e nada dispoe sobre arma semi automática. Qual a opinião dos nobres colegas.

65 Respostas
página 2 de 4
salomao hamu
Há 18 anos ·
Link

Caro Roberto, tenho convivência com armas desde garoto (morava em fazenda), porém não saberia a diferença entre o cal .380 e o 7,65 com relação ao tal ¨poder de parada¨.Obviamente o 380 é maior porém a diferença seria muito significativa?? Este poder entre o 32 e o 38 é grande mas, acredito eu, como os cartuchos de ambos são curtos ( no .380 e no 7,65) esta diferença não seria tão significativa. A Walther (PP ou PPK), arma decantada em todo o mundo por sua eficiência e letalidade tem no 7,65 quase a sua totalidade.Gostaria de saber a opinião do amigo com relação a estas considerações.Obrigado..

Guma
Há 18 anos ·
Link

Sr. Salomão.

Infelizmente não tenho atualmente em meu poder nenhuma tabela referente ao stopping power dos referidos calibres, mas posso adiantar ao senhor que o calibre .380ACP já é considerado "anêmico" por quem entende do assunto, então podemos concluir que o 7,65 mm seria mais "anêmico" ainda que aquele calibre (.380).

Em relação ao seu comentário sobre a Walter PPK (que tb existe em calibre .380), informo ao senhor que a arma em si não representa maior ou menor poder de parada. Se pegarmos uma pistola calibre .380, uma glock por exemplo, e uma arma de qq outra marca no mesmo calibre e comprimento de cano, o que poderá ocorrer é uma pequena variação de velocidade na boca do cano, mas não por ser uma arma melhor que a outra e sim pelo "passo" do raiamento, e essa variação será tão insignificante que nem deve ser levada em conta.

Em relação à letalidade, é real que qq arma mata desde que o projétil seja bem colocado em área vital. É melhor acertar o oponente no peito com uma 7.65 mm do que acertá-lo no pé com um .454 Casull.

Espero ter ajudado em suas dúvidas com meus humildes conhecimentos, mas estarei a disposição para outras eventuais dúvidas.

Abraço.

Roberto

Michael Mendes
Há 17 anos ·
Link

Michael Mendes.

Fala galera! Com relação ao "stopping power" do projetil calibre 380 da linha gold premium, segundo o site da CBC, a velocidade deste chegaria a 330 m/s, e sua energia seria de 300 joules. Mesmo nestas condições o referido calibre poderia ser considerado anêmico? Abraço a todos

Guma
Há 17 anos ·
Link

Caro Michael,

consulte a energia de uma .45 OU DE UM .38 SPL+P E A COMPARE COM ESSA municao gold e tire suas conclusoes...

nao sei se ja discorri sobre o assunto nesse mesmo topico,mas o que faz uma muniçao melhor que a outra é o fator de potencia que compreende na velocidade do projetil em pés, vezes seu peso de ponta em grains, dividido por mil.... o que der maior fator poderá ser considerado o mais potente...

Michael Mendes
Há 17 anos ·
Link

Ola amigo Roberto,

Calibre 38: EXPO +P+ Silver Point velocidade de 305m/s e energia de 377 joules.

Calibre 380: Munição gold, projétil chega a 330 m/s, e sua energia seria de 300 joules.

O calibre 380 perde um pouco no quesito energia (stopping power), mas ganha na velocidade do projétil. O que deve influenciar favoravelmente ao calibre 380 no que tange a precisão do tiro.

Obs: Vale lembrar que estou me baseando pela munição mais potente de calibre 38 disponibilizado pela CBC, e igualmente pelo calibre 380.

FULVIO ESTEFANIO RAMOS
Há 17 anos ·
Link

caros colegas o 38 no caso de uma eventual defesa ele continua sendo omelhor o inpacto do mesmo e de derrubar mas nao quer diser que ele tenha mas potencia, se vç utilisar municao comun o inpcto e como uma porrada do maguila vç pode cair . voltado o assunto da pt 7.65 e 380 por se tratar de muniços camisadas com metais que dao mas resistencia elas acabao penetrado mas rapido a 380 por ser mas potente e a 7.65 por ser mas anemica no final das duvidas as potecias se igualao pois cada um tem sua utilidade poresenpro e mas facil de acertar o alvo com a 7.65 doque com a 380 porque a potencia tem o seu recuo e da um coice meus amigos bom agora o oitao nao tem praniguem quer defesa armada compra um 38 quer acertar o alvo compra um 7.65 quer ter os dois compra 380 bom eu tenho 7.65 e nao troco por nenhu dos dois sabe porque a onde eu acerto tanto faz..

Guma
Há 17 anos ·
Link

Nossa Fulvio.. vc entende muito de armas.... fiquei impressionado... é muito conhecimento mesmo... parabéns...

Tadeu Rocha
Há 17 anos ·
Link

Olá pessoal sou novo no bate papo, mais gostaria desde já pela atenção, pois bem se tratanto de armar de fogo é possivel encontrar um manual da PT 7,65mm, gostaria de mais detalhes sobre essas travas que nela se encontra.. Até mais.

Guma
Há 17 anos ·
Link

Caro Tadeu,

Em relação às travas da 7,65mm, são as mesmas das PT 58, da 938 entre outras...

Ela só difere dos modelos em polímero que tem travas semelhantes mas não idênticas. Convém dizer ao senhor que se a sua arma for de modelo mais antigo (com cano de 5") a trava do gatilho nao possui a função de desarmar o cão e o retém do carregador não está localizado na lateral da arma e sim na parte inferior da coronha...

A trava localizada na parte lateral esquerda da arma (dianteira) serve para a retirada do ferrolho, logo atrás dela é a trava que mantém o ferrolho aberto, mais atrás é a trava do cão, que impede disparos qdo está acionada (para cima)... O botão (se for a 7,65mm modelo mais recente) localizado na coronha do lado esquerdo é o retém do carregador e serve para liberar o carregador da arma...

Espero ter ajudado...

Rodrigo Martins_1
Há 17 anos ·
Link

Amigos, saudações! Sou novo no forum e gostaria da opinião de quem tem ou conhece a pistola Taurus 58 S. Informações do tipo: ano em que o modelo foi introduzido no mercado, confiabilidade, precisão etc serão muito bem vindas, visto que estou em vias de adquirir uma arma desse modelo. Abraços a todos !

MARCOS CÉZAR ANDRADE DE MELO
Há 17 anos ·
Link

Bom dia, gostaria de saber os dados técnicos(comprimento do cano, n° raias...) da "Pistola PT 58 SS .380 ACP", pois tenho uma e perdir o manual e quero cadastrá-la! Desde já agradeço.

Josué
Há 17 anos ·
Link

gostaria de saber quando foi iniciada a fabricação da PT58ss acp

Gilmar Andrade Silva
Há 17 anos ·
Link

Ola amigos!!! gostaria de saber como identificar o ano de fabricação de uma pistola taurus PT57 SC, calibre 7.65mm pois a mesma só possui o número de série.

Pretendo legalizar o registro dessa arma e não sei sei ano de fabricação da mesma.

Um abraço a todos, e meus agradecimentos antecipados.

Obs: Aproveito também o momento para transmitir a todos os usuários do fórum um feliz NATAL, com muita paz e saude.

Francisco Alisson
Há 17 anos ·
Link

Olá,

Meu pai faleceu e encontrei uma pistola taurus 7,65, alibre 32, 12 tiros + 1 na agulha com cabo de madeira! Pois bem, ela tem registro e gostaria do procedimento para venda já que não nos interessa tê-la em casa! Também gostaria de saber o preço de uma arma dessas pra eu poder vendê-la já que não tenho noção de quanto vale a mesma! Pelo que eu sei, esse tipo de pistola é antiga e já não se usa mais...

Agradeço a atenção dispensada!

Alisson

Lucas Demicheli
Há 17 anos ·
Link

Bom, os outros membros já disseram praticamente tudo.

O 7,65mm é, para mim, um calibre em extinção, pelo menos por aqui no Brasil, afinal, temos calibres permitidos com Stopping Power superior, como o .380 por exemplo.

Concordo com o fato de as 7,65mm serem anêmicas, e particularmente,

Para uso policial geral, recomendaria: *9mm para casos onde há necessidade que haja o máximo de poder de parada mesmo após a transfixação de algum objeto. É importante ressaltar que para esta aplicação a munição deve ter e boa retenção da massa do projétil mesmo após atravessar um obstáculo..

*.40 com projéteis Frangíveis, de modo a minimizar os danos a terceiros em combates urbanos, visto que com este projétil a possibilidade de ricochete é mínima, e o mesmo tem baixíssimo poder de transfixação, apesar de ter um Sttoping Power interessante. Com a munição Frangível da CBC .40 obtem-se 525 joules, e 360m/s.

Abraços,

Lucas Demicheli

Guma
Há 17 anos ·
Link

Em relação à recomendação ofertada pelo colega do fórum Lucas Demicheli, vale frisar que o calibre 9mm é de uso restrito, bem como o calibre .40.

Se formos considerar potência, é de se ressaltar que existem mtos calibres melhores do que o .40 e 9mm.

Como já dito anteriormente, mais vale um tiro certeiro de .22 do que um de raspão de .454 casull.

E mais uma vez eu digo, o que faz uma munição ter melhor ou pior poder de parada é seu fator de potência. O resto é balela...

Alessandro Trevizano Brandão
Há 17 anos ·
Link

Boa Noite Alisson,

Realmente a Pistola Taurus PT 57 ou PT57S ou PT57SC são modelos mais antigos e fora de produção na Taurus. Existem ainda algumas pessoas como eu que gostam das pistolas 7,65. Inclusive tenho aqui também uma registrada que pratico com ele no nosso clube de tiro.

Entre em contato comigo depois no e-mail [email protected] que tenho como estar te ajudando.

Guma
Há 17 anos ·
Link

Aos internautas que querem dados sobre as armas para fins de registro, entre no site dos seus respectivos fabricantes e mande e-mail solicitando dados técnicos, fornecendo dados das armas, pois o nº de série tem correlação com o ano de fabricação..

Taurus: [email protected] tel: 08006006600

Imbel: [email protected] tel: 61 34154538

Lucas Demicheli
Há 17 anos ·
Link

Caro RWSJr,

Eu salientei estes calibres (.40 e 9mm), pois estes, ainda que sejam calibres de uso restrito, são utilizados nas forças de segurança pública brasileiras.

Quanto ao .380 "anêmico", depende de que referência usamos para classificar como anêmico ou não. rs

Desculpe se me expressei errado.

Forte Abraço,

Lucas Demicheli

Lucas Demicheli
Há 17 anos ·
Link

Ah, e já que falaram em .454 casull, falemos também de .500 S&W. ashuahsuahsuhausha

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos