O segurado se aposentou com 32 anos de contribuição (proporcional). Por exemplo: Salário benefíco R$ 800,00. Aposentadoria proporcional R$ 600,00. Passando 3 anos desta aposentadoria o segurado receberia o valor integral do benefício (R$ 800,00)??E, como funciona o pedágio?? Obrigada.

Respostas

    A

    Andreia Almeida Segunda, 23 de março de 2009, 17h34min

    Olá. Meu Pai tem a situação abaixo (conforme simulação). Ele irá completar 56 anos em Outubro e será operado do coração, sendo que provavelmente será encaminhado para o auxilio doença e como é taxista provavelmente não voltará a trabalhar mais. Ele pode pedir a proporcional? Ele paga um salário mínimo, ou seja, este mês foi R$ 465,00 - Compensa, ou é melhor esperarmos até completar os 35 anos, já que quando ele sair da caixa terá de continuar pagando ate completar as contribuições, ou seja, teremos de esperar mais ainda? Grata.

    Tempo de Contribuição até a Emenda Constitucional nº20/98 - (16/12/1998) 23 1 9
    Tempo de Contribuição até a Lei nº9876/99 - (29/11/1999) 23 11 22
    Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período 33 3 17
    Tempo de Pedágio para Aposentadoria Proporcional 2 9 2
    Mínimo Aposentadoria Proporcional com Pedágio 32 9 2
    Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional 0 0 0
    Mínimo Aposentadoria Integral 1 8 13

    E

    Eloá Marinho do Nascimento Terça, 24 de março de 2009, 13h41min

    Em 10/06/2008 estive no INSS e a simulação que me deram foi esta:
    contribuição até fim do ultimo periodo: 13 - 11- 0
    Tenho 60 anos segundo me informaram já poderia solicitar o benefício.
    Acontece que voltei a ter a carteira assinada em 01/09/2008, pderia me esclarecer a qual benefício já tenho o direito?
    Antecipadamente grata.

    V

    Valéria, Sexta, 27 de março de 2009, 16h23min

    Estou com 50 anos e 04 meses de idade, com 12 anos e 06 meses de INSS e 18 anos e 03 meses de RGPPS, somando 30 anos e 09 meses de contribuição, se pagar o pedágio de 02 anos e completar 210 anos de serviço público, ficarei com 32 anos e 06 meses de contribuição e 52 anos de idade, se esperar completar os 53 anos de idade poderei me aposentar integralmente? Caso não possa me aposentar nesse período poderei recorrer a algum órgão jurídico? Qual?
    Muito Grata

    L

    Laurita Ramos Terça, 31 de março de 2009, 17h57min

    Preciso entender melhor o que vem ser pedagio, para aPrevidencia social, tem algum curso ?

    J

    José_1 Domingo, 05 de abril de 2009, 23h05min

    Boa Noite

    Completei 53 anos, e tenho como tempo de contribuição 34 anos e 6 meses, posso pedir a posentadoria proporcional e continuar pagando o restante e depois mudar para a definitiva, ou e melhor esperar os seis meses e pedir integral.

    Grato

    E

    edmilson ribeiro Terça, 07 de abril de 2009, 20h09min

    esperar, sem dúvida!!!!

    para você modificar depois que conseguiu a aposentadoria seria preciso pedir a desaposantação e teria que devolver o que rercebeu do INSS.

    M

    MARIA DO CARMO Terça, 07 de abril de 2009, 20h43min

    meu marido tem 53 anos e contribuiu para o inss 30 anos .so que dentro deste periodo durante 15 anos no setor de tecelagem exposto a ruidos que variam de 102 a 95 Db de maneira habitual e permanete segundo o laudo da empresa....como calcular estes 15 anos pra aposentadoria especial quantos anos faltam pra ter direito?//////

    A

    Adelaide - SP Quarta, 08 de abril de 2009, 8h15min

    Dr. Eldo Luis Andrade

    Eu tenho lido muitos contatos de usuários, tentando sanar suas dúvidas, bem como
    as respostas de vários advogados. É um bom exercício para me familiarizar com as
    questões previdenciárias, pois, sempre tem alguém precisando saber algo.

    No contato do Sr. Josias De Oliveira, postado em 16/03/2009 às 21:32 horas, concluí
    que ele se enganou ao transcrever alguns dados, pois fiz algumas contas, e o resulta
    do não bate com o que ele escreveu, conforme descrição abaixo:

    - Tempo de contribuição até Emenda Constitucional 20/98 (16/12/1998) 21 5 11
    - Tempo de contribuição até Lei nr 9876/99 (29/11/1999) ..................... 22 4 23
    - Tempo de contribuição até fim do último período ................................. 31 8 08
    - Tempo de pedágio para aposentadoria proporcional ........................... 03 5 01
    - Mínimo aposentadoria integral .............................................................................

    Para que ele se aposente proporcional, falta contribuir 1 ano e 9 meses, e para que
    se aposente integral, falta contribuir por 3 anos, 3 meses e 22 dias.

    Se eu cometi algum engano, ou o incomodei com meu contato, peço desculpas, mas
    é que eu leio várias perguntas que sei responder, e tenho receio de ser mal inter
    pretada.

    Até a próxima

    E

    eldo luis andrade Quarta, 08 de abril de 2009, 9h52min

    Adelaide | São Bernardo do Campo/SP
    há 1 hora

    Dr. Eldo Luis Andrade

    Eu tenho lido muitos contatos de usuários, tentando sanar suas dúvidas, bem como
    as respostas de vários advogados. É um bom exercício para me familiarizar com as
    questões previdenciárias, pois, sempre tem alguém precisando saber algo.

    No contato do Sr. Josias De Oliveira, postado em 16/03/2009 às 21:32 horas, concluí
    que ele se enganou ao transcrever alguns dados, pois fiz algumas contas, e o resulta
    do não bate com o que ele escreveu, conforme descrição abaixo:

    - Tempo de contribuição até Emenda Constitucional 20/98 (16/12/1998) 21 5 11
    - Tempo de contribuição até Lei nr 9876/99 (29/11/1999) ..................... 22 4 23
    - Tempo de contribuição até fim do último período ................................. 31 8 08
    - Tempo de pedágio para aposentadoria proporcional ........................... 03 5 01
    - Mínimo aposentadoria integral .............................................................................

    Para que ele se aposente proporcional, falta contribuir 1 ano e 9 meses, e para que
    se aposente integral, falta contribuir por 3 anos, 3 meses e 22 dias.

    Se eu cometi algum engano, ou o incomodei com meu contato, peço desculpas, mas
    é que eu leio várias perguntas que sei responder, e tenho receio de ser mal inter
    pretada.

    Até a próxima
    Resp: Não cometeu nenhum engano nem me incomodou. Realmente ele tem 31 anos 8 meses e alguma coisa na época da simulação. O erro não foi apreciável. Ele disse que tinha 31 anos de contribuição. Isto não muda muito o fato de que ele ainda não tem tempo para aposentadoria proporcional com a regra do pedágio.

    A

    Adelaide - SP Quarta, 08 de abril de 2009, 12h36min

    Dr. Eldo

    Agradeço pela sua resposta.

    Como já disse no contato anterior, percebi que alguns usuários se confundem em
    relação a tempo de contribuição, e data em que começaram a contribuir para o INSS.
    Imaginam que as lacunas entre um vínculo empregatício e outro, não interfiram na
    contagem de tempo de contribuição. (Imaginam que seja tempo corrido).

    Quando ocorrerem dúvidas simples como a mencionada, ou dificuldade de interpretar
    o resultado da simulação, eu posso responder ?

    Grata

    E

    eldo luis andrade Quarta, 08 de abril de 2009, 16h05min

    Claro que pode. O espaço é livre para manifestações. E não tenha medo de errar. Erro todos cometem. E é melhor errar aqui no Jusnavigandi do que diante do juiz em um caso concreto.

    P

    Priscila Terça, 14 de abril de 2009, 15h52min

    Dr. Eldo, vc poderia tirar uma dúvida minha???
    Conheço uma pessoa que falta 5 anos para sua aposentadoria integral. Ocorre que há muitos anos ele trabalhou por 10 anos no meio rural e não contribuiu,...Tem jeito desse tempo rural entrar na aposentadoria por tempo de contribuição???
    obrigada!!!!

    C

    Claudio Fernandes Leite Sábado, 02 de maio de 2009, 0h35min

    Ola, Gostaria de saber se é possivel me aposentar proporcional: Tenho 53 anos
    e simulei a contagem de tempo -
    até 16/12/0998 - 22 9 15
    até 29/11/99 lei - 23 8 27
    contribuição
    até o momento - 33 2 0
    pedagio prop. - 2 10 18
    Mínimo p/ proporcional com pedagio 32 10 18
    tempo a cumprir para proporcional 00 00 00
    o inss~diz que não tenho condições para o mesmo

    A

    Adelaide - SP Sábado, 02 de maio de 2009, 20h27min

    Claudio Fernandes Leite

    Conforme resultado da simulação, você pode requerer aposentadoria proporcional.
    Porém, o salário benefício sofrerá grande perda salarial, pelo fato de a aposentadoria
    ser proporcional, e por causa do fator previenciário.

    Sendo que até o momento você contribuiu por 33 anos e 2 meses. Faltando para 35
    anos, apenas 1 ano e 10 meses. Se você contribuir pelo período que falta para 35
    anos, a perda salarial será menor.

    Porém, o segurado é quem sabe de suas condições e problemas.

    Boa sorte!!

    I

    Ivani Kerni Segunda, 04 de maio de 2009, 16h32min

    Olá! Gostaria de saber sejá posso encaminhar minha aposentadoria proporcional.
    sendo que tenho 48 anos e conto com 22 anos de contribuição.
    Tbm gostaria de saber oq significa "tempo de pedágio para aposentadoriaproporcional"

    A

    Adelaide - SP Terça, 05 de maio de 2009, 0h51min

    Ivani Kerni

    Você ainda não contribuiu o tempo mínimo exigido para aposentadoria proporcional.
    Entre no site do INSS, e faça a simulaçao de tempo de contribuição. Você saberá
    exatamente quanto tempo contribuiu, e quanto tempo deve contribuir.

    Quanto sua pergunta: "tempo de pedágio para aposentadoria proporcional"

    Antes da emenda 20/98 de dezembro/1998, os homens podiam se aposentar propor
    cional com 30 anos de contribuição, e as mulheres, com 25 anos de comntribuição.
    A emenda 20/98 extinguiu a aposentadoria proporcional, e criou uma regra de transi
    ção, para quem começou a contribuir antes da emenda citada. Nesta regra, a idade
    mínima para se aposentar proporcional é 53 anos homens e 48 anos mulheres.

    Como calcular o pedágio:
    Fazer a contagem do tempo contribuído até dezembro/98, calcular quanto tempo fal
    tava para aposentadoria proporcional em dezembro/98. Calcular 40% do tempo que
    faltava, e adicionar o resultado do cálculo de 40% ao tempo que faltava.

    O resultado do cálculo de 40% sobre o tempo que faltava para aposentadoria propor
    cional, é o "tempo de pedágio para aposentadoria proporcional".

    Quando você fizer sua simulação de contagem de tempo de contribuição no site do
    INSS, endenderá melhor.

    Boa simulação!!

    S

    sandra do carmo Quarta, 13 de maio de 2009, 0h53min

    Períodos Início Fim Anos Meses Dias Observações
    1º 18/07/1980 03/01/1985 4 5 16
    2º 21/03/1985 12/10/1986 1 6 22
    3º 16/10/1986 12/05/2009 22 6 27
    Tempo de Contribuição até a Emenda Constitucional nº20/98 - (16/12/1998) 18 2 9
    Tempo de Contribuição até a Lei nº9876/99 - (29/11/1999) 19 1 21
    Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período 28 7 5
    Tempo de Pedágio para Aposentadoria Proporcional 4 8 20
    Mínimo Aposentadoria Proporcional com Pedágio 34 8 20
    Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional 6 1 15
    Mínimo Aposentadoria Integral 6 4 25

    BOA NOITE EU GOSTARIA DESABER SE JA POÇO DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA E QUE TIPO PROPOCIONAL OU ESPECIAL POR FAVOR ME AJUDE

    S

    sandra do carmo Quarta, 13 de maio de 2009, 0h57min

    Tenho 49 anos sou metalugico

    D

    Decio_1 Sábado, 16 de maio de 2009, 1h38min

    Tempo de Contri.até a Emenda Constitucional nº20/98 - (16/12/1998) 22anos 1meses 23 dias
    Tempo de Contribuição até a Lei nº9876/99 - (29/11/1999) 23anos 1meses 5dias
    Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período 31anos 5meses 1dias
    Tempo de Pedágio para Aposentadoria Proporcional 3anos 1meses 20dias
    Mínimo Aposentadoria Proporcional com Pedágio 33anos 1meses 20dias
    Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional 1anos 8meses 19dias
    Mínimo Aposentadoria Integral 3anos 6meses 29dias

    Fiz a simulação no site da previdencia, no entanto não entendi na realidade quanto tempo falta para que eu possa ter direito a aposentadoria proporcional, e o que quer dizer com pedagio.
    Desde já agradeço

    A

    Adelaide - SP Sábado, 16 de maio de 2009, 5h47min

    Décio_1

    Para que você possa se aposentar proporcional, falta contribuir 1 ano, 8 meses e 19
    dias, e deve ter idade mínima de 53 anos.

    Quanto a segunda pergunta, segue resposta abaixo:

    Como até a Emenda Constitucional 20/98 de 16/12/98, que extinguiu a aposentado
    ria proporcional para quem começou a contribuir após esta data, e criou uma regra
    de transição para os trabalhadores filiados ao INSS antes da mesma, voce já havia
    contribuído por 22 anos, 1 mês e 23 dias. Conforme regra de transição, após saber
    quanto tempo faltava para 30 anos (aposentadoria proporcional para homens), foi
    feito cálculo de 40% do tempo faltante, e acrescentado ao mesmo. (PEDÁGIO).

    Portanto, conforme simulação, o tempo mínimo para aposentadoria proporcional com
    pedágio é: 33 anos, 1 mês e 20 dias.

    Sendo que você já contribuiu por 31 anos, 5 meses e 1 dia, falta contribuir por 1 ano,
    8 meses e 19 dias.

    Espero ter tirado suas dúvidas.

    Boa sorte!!!