Endereço IP - por quanto tempo é guardado?
Senhores, sabem me informar por quanto tempo os provedores de internet guardam o endereço IP de cada acesso das máquinas de seu cliente. Eles informam de quem é tal IP a Justiça, mas qual seria o prazo que eles possuem esta informação???
Entre 3 meses e dois anos no exterior. Ainda não há definição aqui. Qualquer coisa maior que um ano demonstra extrema falta de conhecimentos técnicos. É utilizada a combinação endereço IP e timestamp (data/hora) em que o evento ocorreu para definir o usuário buscando no registro de endereços assinalados Qualquer pessoa pode descobrir o provedor utilizado através de mecanismos como o whois (o nacional fica em registro.br). O endereço direto é: https://registro.br/cgi-bin/whois/ Se quiser acompanhar seu póprio computador, existem diversas opções gratuítas. Uma delas está no endereço http://www.kgbee.com (menu rastreamento de computadores, notebooks e laptops) ele realiza um "whois" e retorna informações a cada 15 minutos, muito útil em caso de extravio ou para saber se alguém anda usando seu computador. Link direto para download é http://www.kgbee.com/?p=5&a=2&lang=1
Todo dispositivo de armazenamento possui limitacao fisica da quantidade maxima de dados. Em determinado momento o dispositivo nao tera mais espaco disponivel. Excluir registros antigos ou investir no armazenamento de informacoes desnecessarias? Dois dados nao podem ocupar o mesmo espaco simultaneamente. Lei da Fisica mais informacoes em: http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_storage
Espero que as minhas informações ainda sejam tempestivas ao colega.
De acordo com as regras definidas pelo Comite Gestor da Internet CGI, o prazo que o provedor deve manter as informações sobre os LOGs é recomendado pelo prazo de 03 (três) anos.
Essas informações somente podem ser fornecidas através da devida ordem judicial ao provedor. Muito embora seja uma recomendação do CGI, os provedores que não observam esse prazo, estão sendo co-responsabilizados no caso de ocorrência de crime, onde essas informações auxiliariam na investigação e identificação do usuário.
A recomendação do CGI pode ser confirmada no site da própria entidade.
Espero te ajudado
Dr. Michael de Andrade Advogado Especializado em Direito Eletrônico Campo Grande - MS