POSSO REGISTRAR MEU FILHO COM NOME DE SANTOS DA IGREJA CATÓLICA?
É uma dúvida para um leigo na área do direito que por estar esperando seu primeiro filho. A minha esposa é muito fiel a sua crença e eu também fui batizado nessa religião e meus pais são fiéis fervorosos também. Com a chegada de meu primeiro filho veio a dúvida: Posso registrar meu filho com um nome COMPOSTO de santo da Igreja Católica antes do sobrenome materno e paterno? Exemplo: Luis de França; Inácio de Loiola; Bernardo de Claraval; Martinho de Tours; Filipe Néri; Filipe Benício; Francisco Xavier; Francisco de Assis; João Batista; Luciano de Antioquia ou Lourenço de Brindisi. Esses são alguns que minha mãe citou e que possivelmente será o nome do meu filho, eu posso registrá-lo assim ou irei encontrar problemas?
As pessoas que vieram a ser "santificadas" pela Igreja catolica tem nomes proprios comuns, claro que muitos não tem tradução para o portugues.
O senhor deve levar em consideração tmb o direito do cidadão a quem estará nomeando, hoje em dia é extremamente comum pessoas buscarem o judiciário para alterar seus prenomes justamente por associa-las a religiões as quais elas não professam, tenha sido a nomeação intencional ou não.