A

    Ana Cristina Quarta, 08 de julho de 2009, 22h30min

    Aguardo uma informação sobre a minha questão: Boa Noite,

    Estou necessitando de uma ajuda, quanto as cobranças que estou recebendo da financeira BV, tenho um carro financiado, com 01 parcela vencimento mais ou menos 50 dias. Hoje recebi uma ligação ameaçadora, onde a pessoa representante da agência de cobrança começou a questionar como eu usava o carro, que era absurdo não pagar a prestação e muito mais.
    Primeiramente gostaria da confirmação quanto aos horários e dias em que este tipo de cobrança pode execultar estas cobranças?
    o que posso tomar como atitude por transtorno e questionamento pessoal.

    C

    cellynha_____1 Terça, 25 de agosto de 2009, 17h25min

    gente meu pai comprou um carro com 40 prestação dai ele foi preso, agora não tem como pagar ele deu outra camionete na troca, eles devoolveriam a outra?

    R

    Rafael Quarta, 16 de setembro de 2009, 0h35min

    Senhores,

    O comprador de um veículo financiado (contrato de gaveta) deixou de quitar 4 parcelas. Ele ligou para o banco para tentar pagar pelo menos duas parcelas atrasadas mas a financeira informou que só era possivel quitar todas as parcelas de uma só vez + despesas de custas processuais + custas de oficial de j

    Acontece que ele sequer foi notificado dessa ação e qdo ele liga para tentar quitar o débito o banco exige um valor absurdo a vista. O que é possível fazer nesse caso?

    Será que se ele mandar um e-mail para a financeira pedindo os boletos atrasados e pagar umas duas parcelas ele evita a busca e apreensão?? Esse e-mail serviria de prova de que ele tentou pagar amigavelmente?

    R

    Rafael Quarta, 16 de setembro de 2009, 12h41min

    Bom dia,

    No caso do contrato de gaveta na compra de veículo financiado, quem deve aparecer no pólo ativo da revisão de contrato bancário? Lembrando que a posse do veículo está com o segundo comprador que fez contrato de gaveta.

    a) somente aquele que contratou com o banco;

    b) somente o segundo comprador que está na posse do veículo

    c) os dois

    Por favor, se alguém puder me dar uma luz....

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 16 de setembro de 2009, 13h58min

    Juridicamente não existe contrato de gaveta. O contrato de financiamento transfere-se diretamente com autorização da financeira . Caso seja efetuado contrato a revelia da fianceira e o novo possuidor não pagar as parcelas do contrato a responsabilidade juridica é do contratante podendendo ele der preso se não apresentar o veículo em caso de ordem judicial de apreensão, quero dizer, aoresentação de contrato particular em juízo não é justificativa para impedir o decreto da eventual prisão coativa.

    R

    Rafael Quarta, 16 de setembro de 2009, 18h17min

    Muito obrigado dr. Antonio Gomes.

    Só mais uma dúvida. Como fui procurado pela pessoa que está na posse do veículo, em razão do contrato particular, acredito que seria o caso de solicitar que o primeiro comprador outorgue procuração para demandar na ação de revisão do contrato e o que detêm a posse (quem me procurou) figure como assistente, nos moldes do art. 50 e seguintes do CPC.

    Seria isso?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 16 de setembro de 2009, 18h52min

    O correto é transferir o contrato na finaceira e depois demandar em nome própio, ou o contratante outorgar poderes especiais (procuração pública inclusive para constituir advogado) para o gaveteiro demandar em juízo em face da financeira.

    Não acredito na efetividade desta ação, todos ganham, exceto o Autor, que paga advogado, custas, etc...

    L

    Lua de pano Quinta, 17 de setembro de 2009, 12h58min

    Comprei um carro financiado e nao transferi ate hoje para o meu nome (comprei em junho), estou com 15 dias em atraso na parcela , e estou em outro estado, o que faço? posso fazer a transferencia de onde estou ou tenho que ir para o estado de origem e em relaçao ao atraso?

    obrigada

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 17 de setembro de 2009, 13h02min

    No local (financeira) onde foi realizado o contrato e junto com o contratado originário.

    M

    Mara GN Domingo, 18 de outubro de 2009, 14h50min

    Boa tarde colegas,

    Preciso de sugestões para o presente caso.
    Um caminhão, ano/modelo 1978, usado, foi adquirido através de abertura de crédito com o Banco "...." em 30 parcelas de R$ 2.122,12. Dessas 30 parcelas, 12 foram pagas. Por problemas financeiros, o adquirente atrasou alguns pagamentos e conseguiu renegociar o débito em 24 parcelas de R$ 1.440,89. Dessas 24 parcelas, 2 foram pagas. Ocorre que, há um mês, ocorreu um acidente com o caminhão, impossibilitando o adquirente de trabalhar, pois o caminhão ficou bastante danificado. A "última" parcela teve vencimento dia 08/10/09.
    A situação financeira do adquirente está difícil, pois, não trabalhando, não consegue honrar os pagamentos.
    O conserto do caminhão fica em torno de R$ 10.000,00.
    Lendo o contrato de abertura de crédito, verifiquei o seguinte:

    PAGAMENTOS AUTORIZADOS

    Tributos Seguros-30,00 Tarifas-350,00 Pagamentos de Serviços de Terceiros
    Pgmto de Outros serviços Registros total 380,00 custo Efetivo Total - CET % a.a.

    E mais, na cláusula 04 do Contrato de Abertura de Crédito, é mencionado que em caso de sinistro, o Banco "...." será o beneficiário, veja:

    -4 - Uma vez que o presente financiamento tem por objetivo a aquisição do veículo mencionado no preâmbulo e que o mesmo estará alienado fiduciariamente ao Banco "....", o CREDITADO concorda sem qualquer restrição que o beneficiário do seguro em caso de sinistro, seja o Banco "....".

    Estou aguardando mais documentos para análise, mas, pela leitura do contrato, está claro que há um seguro!

    Como proceder? O Banco "...." não tem ciência do sinistro ainda!
    O adquirente do veículo pode/deve devolver o caminhão na situação que se encontra?
    E os valores já pagos, que somam R$ 28.237,22!
    Deve-se aguardar que o Banco "..." tome medidas judiciais, ou tentar um novo acordo?

    Peço por gentileza que algum colega me dê sugestões.
    Grata

    C

    Clarinhaa Segunda, 19 de outubro de 2009, 18h50min

    Alguém tem modelo de contestação de ação de reintegração de posse com pedido de liminar?

    E

    ezequiel linopereira Segunda, 04 de janeiro de 2010, 22h07min

    Estou com o a prestação do carro atrasado,no começo do mês queria pagar uma e no final do mês a outra,mas o banco que me cobrar todas as prestão em atraso.
    É um valor muito alto de 2.300,00 nessas codiçôes não vou conseguir.
    E se eu devolver o carro ele tem que está emplacado.
    Mas eu não quero devolver o carro quero pagar a divida em uma condição melhor.
    Estou disesperado não sei o que faço,se não emplacar eles não querem fazer acordo amigavel.

    E

    Erich Quarta, 09 de junho de 2010, 16h03min

    Boa tarde!

    Tenho um carro financiado (leasing), sofri um acidente e não tenho mais como pagar, o problema é que deu perda total, acabou o carro (virou sucata) o advogado do banco disse que nem busca e apreensão daria, pois o que eles fariam com o carro naquela situação?!
    Falaram em penhora de bens e tudo mais, gostaria de saber o que o banco pode fazer comigo, até onde ele pode chegar, que tipo de bens eles podem penhorar?
    Obrigado!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 09 de junho de 2010, 16h11min

    Todos os bens, exceto os impenhoraveis na foram da lei