Tenho dois sobrenomes, um da minha mãe e outro do meu pai. Meus pais são divorciados e, como não tenho contato com meu pai, não gostaria de manter o sobrenome dele.

Vou me casar no início do próximo ano, 2008, e minha noiva, que só tem o sobrenome do pai, gostaria de substituí-lo pelo meu primeiro sobrenome.

Existe a possibilidade de, no ato do casamento, eu e ela retirarmos o sobrenome de nossos pais e, ambos, ficarmos apenas com o da minha mãe?

Obrigado!

Respostas

    G

    GLC Domingo, 16 de setembro de 2007, 19h11min

    Caro Gustavo;
    Tanto você e sua noiva podem mudar o sobrenome, ou seja você pode usar sobrenome dela e ela o seu. Para isso você quando for se habilitar ao casamento terá que pedir ao tabelião a mudança de sobrenome, alegando quando sobrenome deve retirar.

    Geraldo Cedro - advogado.

    G

    GLC Domingo, 16 de setembro de 2007, 19h21min

    Em tempo:
    O art. 1565, parágrafo 1º do CC permite tal alteração:
    " Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro".

    O

    Olivio Zanetti Domingo, 16 de setembro de 2007, 20h13min

    Nome patronímico (nome de familia), ou seja o sobrenome, não pode ser retirado, você pode acrescentar seu nome com o sobrenome da sua esposa e ela acrescentar o dela com o seu sobrenome, mas não retirar o nome que herdaram de vossos pais.

    ?

    Gustavo_1 Segunda, 17 de setembro de 2007, 6h56min

    Existem diferentes interpretações do Código Cívil em relação aos sobrenomes? Pois, de acordo com o Dr. Olivio, podemos, apenas, acrescentar sobrenomes, não podendo retirá-los, correto?

    Se eu desejar não mais utilizar o sobrenome de meu pai terei que proceder como nesse caso: http://advjuliocduarte.blog.terra.com.br/sem_nome_do_pai ?

    Essa questão de sobrenomes é tratada de forma diferente dependendo do tabelião na habilitação ao casamento?

    Obrigado pela atenção dos senhores.

    O

    Olivio Zanetti Terça, 18 de setembro de 2007, 17h22min

    Nesse caso que você apresentou a jovem provou que o pai lhe abandonou e a rejeitou, causando-lhe assim constrangimento, desconforto e abalo emocional. Se você conseguir provar algo desta razões ou variantes você até conseguirá, mas lhe confirmo não é uma tarefa fácil. Os tabeliões tem as regras a serem seguidas em que determina a lei, ou seja todos de igual teor, em caso de extrair patronímico ou quaisquer parte do nome, cabe-se a justiça decidir.

  • -1
    D

    Driana Quarta, 28 de julho de 2010, 16h21min

    Olá, estou casada ha 4 anos e na época do casamento civil optei por continuar com meu sobrenome de solteira, mas hoje vejo que meu marido se incomoda, fica triste toda vez que alguém comenta sobre o assunto e gostaria de saber se tem como incluir o sobrenome dele mesmo depois de 4 anos e se terei algum custo?

    G

    GLC Quinta, 29 de julho de 2010, 9h32min

    Entendo que deve fazer um pedido judicialmente para acrescer o sobrenome do marido, para o devido procedimento deve constituir um advogado, cujo custo deve ficar acima de 1 salário mínimo.
    Abraços.

    L

    [email protected] Terça, 02 de novembro de 2010, 20h52min

    ola
    me casei no inicio do ano e acrescentei os 2 sobrenomes do meu marido
    porem achei que meu nome ficou mto grande e gostaria de diminui-lo de alguma forma, seja retirando um ou dois sobrenomes ou voltando a usar meu nome de solteira.
    É possivel? Como preceder?

    caso n seja possivel posso continuar usando meus documentos de solteita sem q me cause problemas?

    O

    Olivio Zanetti Segunda, 08 de novembro de 2010, 11h58min

    Para nova alteração de seu nome, somente por via judicial, tarefa difícil. Quanto aos documentos, as alterações são necessárias.

    R

    Raysa Quinta, 30 de dezembro de 2010, 16h04min

    Meu noivo é filho de pais separados e não teve muito contato com o pai desde criança, assina o sobrenome da mãe e do pai, mas sempre diz que quando se casar quer tirar o sobrenome do pai e passar somente o sobrenome da mãe aos seus filhos. Gostaria de saber se isso é possível

    G

    GLC Quinta, 30 de dezembro de 2010, 23h05min

    Não ha possibilidade de retirada de sobrenomes. A lei fala em acrescentar.
    Boa sorte e Feliz Ano Novo.,

    M

    Maria Eduarda@ Sexta, 17 de junho de 2011, 7h43min

    Me casei faz 5 anos e no ato solicitei que fosse acrescentado a meu nome o sobrenome "A" de meu marido mas foi acrescentado o sobrenome "B", na época não me atentei quanto ao sobrenome que estava na certidão mas agora quando fui alterar meus documentos percebi o equivoco. Como faço para trocar o sobrenome, de meu marido, que me foi acrescentado? É muito complicado/demorado? Terá cobrança?

    G

    GLC Sexta, 17 de junho de 2011, 19h54min

    Deve procurar um advogado para fazer a retificação. Na realidade será um pouco complicado, vai precisar de uma justificativa convicente para que haja a mudança. Quanto as despesas com advogado deve consultar a OAB de ser estado e as despeas com o cartório.

    Ã

    Érika 2011 Domingo, 19 de junho de 2011, 22h51min

    Olá gostaria de saber como posso mudar meu nome de casada, pois ficamos sabendo a pouco tempo pela mãe do meu esposo, que ele é filho do padrastro dele e não do suposto pai. Estamos casados a 4 anos e serei mãe em breve, por isso queremos mudar nossos nomes para poder registrar o nome de nosso bebe corretamente. Meu esposo tem q fazer o teste de DNA??? tudo isso tem custos??? grata desde já Érika.

    G

    GLC Segunda, 20 de junho de 2011, 11h11min

    Na realidade a inctativa terá de ser do pai biológico entrar com o pedido de anulação de registro de nascimento e pedido de exame de DNA, a fim de que haja mudança. É necessário constituir um advogado e além de custos grande, é um processo demorado.

    J

    Josuel campos Quinta, 25 de agosto de 2011, 10h32min

    Sou casado em cartório há 13 anos e gostaria de tirar o meu segundo no e colocar o segundo nome da minha esposa. É possível isso depois de tantos anos?

    G

    GLC Quinta, 25 de agosto de 2011, 17h59min

    Retirar sobrenome a lei não autoriza, mas acrescentar pode.

    M

    Marco Fiorentini Quarta, 21 de setembro de 2011, 2h26min

    Olá, meu nome é Marco José Fiorentini dos Santos.
    Estou para casar. Minha futura esposa tem o o sobrenome Boufleur e dos Santos também.
    Eu e ela gostariamos de trocar os sobrenomes, eu passar o Fiorentini para ela e ela passar para mim o Boufleur. Nisso substituir nossos "dos Santos". Isso é possivel?
    obrigado

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quarta, 21 de setembro de 2011, 7h51min

    MARCO FIORENTINI

    Repetindo a orientação do colega Geraldo acima:

    "Retirar sobrenome a lei não autoriza, mas acrescentar pode."

    boa sorte.

    J

    Juliana Urso Sexta, 23 de setembro de 2011, 15h39min

    Olá,

    Casarei em Fevereiro de 2012.
    Meu noivo possui apenas o sobrenome do pai. Mas o pai dele sempre foi ausente em sua vida.
    Gostaria de saber se é possível aproveitarmos o casamento para acrescentarmos o sobrenome da mãe dele ao nome dele.

    Obrigada.