quero colocar o pai do meu filho na justiça
estou separada a 2 anos e 3 meses e o pai , e meu filho tem 2 anos e 10 meses e o pai nunca deu nada depois de 2 anos ele resolveu dar 100 reais ai passou mais 2 meses ele deu mas 100 reais eu fui falar com ele p/ fazermo um acordo , e o mesmo disse que ja tava muito bom e que ja tava fazendo muito . Eu disse p/ ele que iria coloca-lo na justiça e ele chegou me ameaçar quero saber quais são os meus direitos?
quero colocar o pai do meu filho na justiça 1 até 1 de 1
andrea dos santos_1 campos/RJ
2 minutos atrás estou separada a 2 anos e 3 meses e o pai , e meu filho tem 2 anos e 10 meses e o pai nunca deu nada depois de 2 anos ele resolveu dar 100 reais ai passou mais 2 meses ele deu mas 100 reais eu fui falar com ele p/ fazermo um acordo , e o mesmo disse que ja tava muito bom e que ja tava fazendo muito . Eu disse p/ ele que iria coloca-lo na justiça e ele chegou me ameaçar quero saber quais são os meus direitos?
Primeiro, direitos da crianca, nao seus. Acho que vc ja deveria ter procurado a justica, seus direitos são de conseguir uma pensao que supra as necessidades de seu filho e que esteja dentro das possibilidades de quem as paga, que é o seu ex-marido. A criacao do filho é dever dopai e da mae, e nao é justo que vc arque sozinha com todas as despesas. O fato de nao ter um acordo de alimentos homologado na justica (a gente chama acordo "de boca") faz com que ele esteja constantemente atrasando e ate nao pagando a pensao. Por isso, o ideal é que voce procure um advogado ou o promotor da vara de familia de sua comarca e ingresse com a ação. Desde logo o juiz fixara um valor a titulos de alimentos provisorios para que ele pague antges mesmo da sentenca, e se ele tiver emprego fixo pode ser descontado de seu salario e depositado pela empresa diretamente na conta que voce informar. Não é regra absoluta, mas se ele nao tem outra familia, éprovavel que o juiz estipule uma pensao que beire 30% do seu salário. Boa sorte, nao perca tempo. Se ele te ameacar, procure a delegacia da mulher e explique o fato.
Muito clara a explicação da Dra. AGATA.
Comungo com suas idéias.
Lamentável que o pai tenha uma postura tão negativa.
Quanto à possibilidade de receber o tempo que ele não deu, a Dra. AGATA foi bem clara - já deveria ter entrado na Justiça. Os valores que não constam de homologação judicial não podem ser cobrados, a menos que conste do termo de separação.
Saudações.