Colegas,

Foi vendido em 2003 um veículo sem a devida transferência para o nome do novo proprietário.

Pois bem, assim a proprietária anterior sem querer viu no site do detran que o veículo está cheio de multas e de ipvas não pagos, dessa forma ela está com medo de acontecer alguma coisa pior, pois o veículo continua em seu nome.

Para piorar ela não tem nenhum comprovante de venda e não lembra qualquer informação do novo proprietário, como nome, endereço, nada....

Dessa forma queria ajuda para saber qual procedimento tomar, qual ação? quem será o réu? o que pedir ao juiz?

Se algum iluminado passou por isso ou saiba qual o procedimento, me ajude. E se possuir alguma ação desse tipo, me envie por favor....

Obrigado!!

Respostas

    A

    Anderson,27 Domingo, 30 de janeiro de 2011, 10h09min

    Bom dia.
    A minha esposa era casada no papel, e o marido dela veio a falecer, so que ele tinha comprado um veiculo para o cunhado dele e ficou o carro no nome dele, pois o ex marido da minha esposa veio a falecer.
    depois de algum meses o carro foi roubado e foi dado queixa de roubo pelo cunhado, e depois de uma semana ele achou o carro na rua e levou embora e nao deu baixa na delegacia do furto do veiculo.
    agora o carro esta com a minha esposa e quero saber se tem como ela dar baixa no furto so com a certidao de obito e casamento. sera que tem q fazer inventario sendo que tem uma menor. Obs isto faz mais ou menos 8 anos.

    aguardo uma resposta:

    M

    mariana Terça, 08 de fevereiro de 2011, 11h30min

    olá pessoal,estou precisando de ajuda!!!

    Meu marido quer passar o financiamento de uma moto para um amigo,só q ele não tem como passar para o nome dele o financiamento então eles vão fazer um documento de compra e venda,

    minha pergunta!

    que valor legal tem esse documento perante a justiça,caso ele não venha cumprir com o que está firmado no contrato?

    Desde já agradeço.

    E

    emerson godoy Quarta, 16 de fevereiro de 2011, 18h13min

    Boa noite alguem pode me ajudar......
    Comprei um carro sendo que o documento está no nome de uma pessoa. Outra pessoa financiou esse carro em uma conscessionária pagou 20 prestações do carro e não tranferiu para seu nome. Essa pessoa teve problemas sérios com a justiça e fugiu deixando o carro para um amigo vender. Eu dei $4500,00 na mão do cara e assumi 40 parcelas de $573,07.
    O carro está em ordem com o licenciamento e as parcelas em dia. Quero saber o que preciso fazer para transferir o carro para o meu nome, pois o carro está com multa de transferencia e tem que ser passado para o nome do segundo comprador antes de passar para o meu. Gostaria de uma soluçao sincera

    B

    balbino Domingo, 20 de fevereiro de 2011, 22h22min

    vendi um carro e o recibo esta em branco em meu nome e o comprador sumil e o carro continua no meu nome como devo proceder, pois estou preucupado porque continuo sendo o responssavel pelo veiculo.

    R

    Roberto Menegetti Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 0h21min

    Meu problema é bem complexo, gostaria muito de uma orientação, bem, comprei um veículo usado em uma agência de POA, que assumiu a transferenia do veículo pedindo inclusive adiantado o valor para efetuar a transferência para meu nome, como nunca me chamavam para vistoria etc. e se passaram os 30 dias de lei fiz contato com a agência que deu uma desculpa qualquer e que já estava tudo encaminhado blablabla então fui a fundo e descobri que o veículo vandido para mim, fora adquirido pela agencia vendedora e só fora quitado ( alienação fiduciária) pela mesma, após receber de mim, então a demora de mais de 4 meses em ter o recibo em seu nome e em branco para transferi-lo para mim, mas o problema só começa-ra, pois havia financiado parte do valor por um banco, que alienou automaticamente o carro a meu nome, então quando a agencia tentou tranferir para sí para poder transferir em fim para mim, constava uma alienação que impedia tal procedimento, no mesmo momento eu, indignado, angustiado, e deprimido por ter comprado uma BMW de 100 mil reais e não poder contratar um seguro, porque não estava em meu nome ficando exposto a tudo, procurei um advogado, que percebeu no contrato com a financeira, que a comição do vendedor da agencia, havia sido paga por mim, então entrei com uma ação revisional para discutir os valores, importante resaltar que nunca atrasei nenhuma prestação, e agora após um ano de desespero, parece que a única solução é a financeira baixar o gravame temporáriamente para a agencia transferir para sí o carro e finalmente para mim, porém, em razão do processo movido por mim contra ela a financeira a subsidia ilegalmente é claro a se achar no direito de me negar isto, impedindo-me de ter em fim o carro em meu nome alienado a ela é lógico, e poder contratar um seguro, emplacar etc. pois na situação que estou, se o veiculo for apreendido por alguma infração que eu venha a cometer, pois sou humano, nunca mais o retiro do depósito, pois só retira de lá o proprietário com nome na frente do recibo, se sofro um acidente, ou um roubo, perco tudo, pois não posso contratar seguro, por não estar em meu nome, e o pior é agora ser chantageado pela BV financeira em só ter meu direito se retirar o processo contra ela, que na verdade esta me obrigando a sircular sobre riscos diversos, um patrimonio que é também sua garantia, por favor oque faço???

    L

    Luis Araujo Quinta, 03 de março de 2011, 12h49min

    Olá. Preciso de uma orientação. Entrei em um financiamento de leaseing de um carro e dei o meu velho pra loja como entrada. Já paguei 15000, em prestações. A seis meses sofri um acidente que danificou o carro. Como a despesa pra consertar é muito grande para mim, cerca de 4.000 desisti de consertar o carro. Pra piorar entrei com um processo dois meses antes do acidente para revisar o valor das prestações. O advogado na época me comeu 1200, e não ganhou a causa e eu fiquei sem pagar as prestações desde então. Tentei devolver amigavelmente o carro pra financeira mas me disseram que pra eles só serve "pra sucata".
    O que posso fazer agora? Posso vender pro sucateiro e reaver parte do dinheiro gasto sabendo que ficarei com o nome sujo?
    Ou posso tentar consertar e ficar rodando até a financeira vir tomar o carro de mim?

    G

    Gustavo Henriques Sexta, 18 de março de 2011, 11h38min

    olá amigos, bom dia, sou novo no fórum e gostaria de agradecer desde já minha inclusão.
    Estou com um problema muito sério nas mãos, seguinte. Comprei um carro em Novembro de 2009, esse carro foi financiado no meu nome, porém o documento não foi passado para o meu nome, consequentemente sofri duas multas e estas multas foram para o nome da antiga dona, o dono da agencia que me vendeu o carro disse que o carro era dele e que ele providenciaria a tranferencia do veiculo, deixei o dinheiro pedido com ele na agencia por quatro meses e nada, como ele não resolveu meu problema, e tive que mudar de cidade peguei meu dinheiro de volta, quando cheguei aqui levei as multas e agora e está me ligando me ameaçando dizendo que a antiga dona entrou com um processo contra ele pedindo 70 mil de indenização, e agora o que eu faço, logicamente que vou pagar as multas.
    Obrigado gostaria que ajudassem pois estou com um problema muito sério com esse cara.

    A

    alee Sábado, 26 de março de 2011, 22h03min

    ola , estou com um grande problema e preciso de ajuda .... Eu trabalhava na casa de uma semhora como empregada domestica (sem registro )e essa senhora nao estava conseguindo pagar as prestaçoes do carro que e alienado entao resolveu me vender carro ...paguei um tanto em dinheiro e assumiria as parcelas do carro( nao tem nenhuma parcela e nem ipva atrasado) Faz como um mes ela me disse que precisava que eu trabalha se no sabado e disse que era para eu pensar e depois dar a resposta ....respondi que nao e apartir dai ela nao quer pagar meus direitos e ainda disse que ligaria pra policia pra disser que o carro foi roubado ....preciso saber se ela pode tirar o carro de mim?e como faço para que ela nao me tire e pague meus direitos ....por favor me ajudem pois tenho duas filhas e ja nao tem nada em casa ....estou desesperada
    desde ja agradeço

    G

    George Rodrigues Terça, 05 de abril de 2011, 15h47min

    O crime não se transfere.
    Vá ao detran mais próximo de sua casa e bloquei o documento, todos os atos praticados é de resposabilidade civil e criminal com quem o veiculo for pegue, mais var imediatamente ao detran fazer o bloqueio.

    C

    clayderson Terça, 06 de setembro de 2011, 18h08min

    ola pessoal, eu vendi um mondeo em 2009, quitado, porem o comprador não trasferiu o veiculo para o nome dele, e pelo que fiquei sabendo esse cara vendeu o carro para outro e ainda o financiou, porém fiz o bloqueio do veiculo por falta de trânsferencia, so que ainda corre o IPVA, oque devo fazer ja que não estou mais com o veiculo, e queria saber o que faço pra que pare de correr o IPVA em meu nome porque isso algum dia podera virar divida ativa

    H

    HumbertoLuiz Terça, 06 de setembro de 2011, 19h10min

    Caro Marcelo,
    Com vigência do novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e a instituição da regra dos pontos as pessoas se deram conta da gravidade de assinar o CRV (Certifcado de Registro do Veículo) em branco.
    Nunca venda um veículo sem obrigar o novo proprietário a preencher o CRV e assiná-lo, seja venda para particular ou em concessionária. Assine o seu nome no lugar destinado ao vendedor e reconheça sua firma por autenticidade.
    Tire duas cópias autenticadas e, só então, entregue o documento original ao novo dono.Uma das cópias deve ser levada ao Detran, em até 30 dias a partir da data da negociação, para que seja feita a comunicação da venda. Este procedimento passou a ser obrigatório com o Art 134 do CTB, só assim você ficará isento de qualquer responsabilidade que o comprador do seu carro venha cometer.

    Cuidado: se o prazo não for obedecido, o vendedor esta sujeito à multa de 50Ufir, além de ser responsabilizado com o comprador por infrações cometidas e passíveis das penalidades impostas.
    Cabe ao novo proprietário, também num prazo de 30 dias, realizar a transferência de propriedade. Porém, se ele não o fizer, o ex-dono do veículo, a partir da comunicação de venda estará isento de qualquer responsabilidade quanto a multas e a pontos.

    Bloqueio de CRV - Certificado de registro de veículo
    Caso o novo proprietário não transfira o documento do veículo para o seu nome e você (ex-proprietário) começar a receber multas. Você deve fazer o bloqueio do CRV comunicando ao DETRAN/CIRETRAN a venda (Só nos casos que não tenha sido feita a comunicação de venda).
    Caso você não possua cópia do CRV preenchido você terá que anexar outro formulário comunicando a não posse da cópia.
    Formulário de Comunicado de Venda. i
    Formulário de Bloqueio do CRV.
    Declaração de não possuir Cópia do CRV.
    Espero ter ajudado.

    D

    DanielFcardoso Segunda, 24 de outubro de 2011, 19h39min

    Olá, Pessoal!

    Preciso de ajuda!

    O caso:

    Vendi um veiculo para uma concessionaria (utilizado como parte da compra de novo veículo) fiz todo o procedimento necessário, ou seja, preenchi o DUT no nome da concessionária reconheci firma, tirei cópia autenticada e comuniquei ao Detran a venda do veiculo. Porém, a concessionária não fez a transferencia e pior fez um financiamento do veiculo para um terceiro o qual ainda não fez a tranferencia.
    Pergunta????
    Qual ação a ser pedida na justiça para resolver o meu problema??? Quem devo acionar??? A concessionaria?? O banco que fez o financiamento???? O propretario atual??? Ou todos???

    Quem puder ajudar....

    Desde já agradeço.

    N

    Neuza Teles Sexta, 25 de novembro de 2011, 21h50min

    Muito obrigada querido, acho que [e isso que vou fazer mesmo...........bjosssssss

    G

    Gisele Campos Rosa Martins Sexta, 06 de julho de 2012, 22h42min

    Alexandra N. Braga, sou de MT, mas moro no Rio, seu caso é fácil, já passei por esse. Entre com uma ação de uso capião do móvel (carro), é rápida, barata e funciona.

    G

    Gisele Campos Rosa Martins Sexta, 06 de julho de 2012, 22h48min

    Essa é uma grande encrenca mesmo. A antiga dona está certa em processar pela não transferencia de propriedade, pois isso acarretou danos a ela, no entanto a ação foi contra o dono da agencia. Pague as multas e aguarde. Diga a ele para entrar em acordo com a antiga dona alegando falta de dolo. Se for o caso, entre em contato com ela, veja os problemas que foram causados, explique a situação, resolva os problemas. Essa ação está praticamente ganha pra ela.

    M

    Messiasdalu Sexta, 06 de junho de 2014, 16h38min

    Meu caso parece o pior de todos; Moro em Belo Horizonte MG e sempre fui corretíssimo em meus negócios, mas vendi uma moto por 2500,00 em espécie (dinheiro) em novembro de 2013 sem tomar o cuidado de registrar o negócio em cartório. O comprador se comprometeu a fazer a transferência em no máximo 10 dias e eu acreditei e me contentei em preencher o CRV e entregá-lo. Tirei uma cópia simples que juntei em uma pasta com o endereço e telefone do comprador.
    Ocorre que perdi esta pasta pouco dias depois em um shopping e não tenho mais nenhuma forma de contatar o comprador. Não tenho nem mesmo o nome dele. O problema é que até hoje ele ainda não transferiu a moto que, por enquanto não consta multa, porém os impostos de 2014 não foram pagos. Apesar do medo das multas e das dívidas relativas a impostos não pagos, minha maior preocupação no momento é com fato de ele se envolver em algum problema criminal, por isto fui a uma delegacia de policia que se negou a protocolar B.O. ou termo de resguardo de direito, alegando que isto é problema do Detran/Mg, que por outro lado só aceita se eu apresentar o recibo...
    Estou agoniado!
    Tem uma saída?
    Qual advogado procurar?

    M

    Messiasdalu Sexta, 06 de junho de 2014, 16h51min

    E então Marcelo Ribeiro?
    Como ficou a sua situação?

    R

    Rafael Nunes Domingo, 29 de junho de 2014, 0h30min

    Tenho um problema semelhante
    Realizei a compra de um carro, fiz seguro, paguei ipva etc. Mas não realizei a transferência de propriedade, aliás, o dut esta com o despachante, mas o prazo legal já expirou.
    Entretanto, agora houve um sinistro com o carro.
    Gostaria de saber o que pode acontecer. Posso ter problemas com a seguradora ou com o antigo dono?
    Como devo proceder?

    J

    JMaia Domingo, 20 de julho de 2014, 15h41min

    Só estou em dúvida quanto ao Juizo em que devo impetrar a ação que pode ser Mandado de Segurança, Obrigação de Fazer ou ação declaratória. Juizo Cível ou Fazenda Pública?