CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO A DISTÂNCIA

Há 18 anos ·
Link

Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

451 Respostas
página 13 de 23
Delta Luminoso
Há 16 anos ·
Link

imbuidos*

maria paiva cavalcante
Advertido
Há 16 anos ·
Link

2º grau em 1mês! Venda do Diploma de Graduação em Direito pelos Correios...

BRASIL... Este país é uma piada...

Ayda Elisa Bruce Calabria
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de sugerir, em contrapartida à alegação de que o ensino jurídico atravessa uma crise em relação à qualidade do ensino, que as provas do curso de direito à distância, sejam presenciais. Em minha opinião parece mais um corporativismo porque se outras matérias podem sem ministradas à distância e o MEC reconhece, em que o direito é diferente? Ayda

Marisa
Há 16 anos ·
Link

Oi Ayda

As provas de todos os cursos a distância bem como os estágios e laboratórios, quando exigidos pelo curso, são sempre presenciais.

E novos cursos de direito, presenciais ou não, exigem autorização da ordem. É nela que esbarra a dificuldade e não no MEC.

Sou adepta de cursos a distância mas não de fábricas de diploma. Quando a lei de diretrizes e bases autorizou ensino fundamental e médio a distancia foi montada aqui em Sampa uma verdadeira "oficina de fazer diplomas", mas a reação da secretaria Estadual de Educação foi muito rápida e hoje a coisa funciona bem, porque as exigências para funcionamento dessa modalidade de ensino são muitas e as escolas bastante fiscalizadas. Vale dizer que houve muito descredenciamento.

Neste forum mesmo tem um tema chamo "Problemas com a EaD-Con. Trata-se de uma empresa está com problemas em quase 80% de seus polos. Alias, essa empresa fez contrato com os alunos mas não é nem credenciada para cursos de graduação, ela terceiriza os serviços. E são quase 60 mil alunos que cursam esses polos.

A tendencia é cada vez mais nos utilizarmos de tecnologia e educação e a EaD a veio para ficar. Compete aos profissionais da área fazerem com que dê certo. Acredito que a OAB está cautelosa em relação ao assunto mas acabará se rendendo a ele. Afinal, não se trata de uma forma rápida de se conseguir diploma: a carga horária é a mesma que nas escolas presenciais, as competências a serem desenvolvidas são as mesmas, então deve ser só uma questão de tempo. Grandes empresas já usam treinamentos a distância com sucesso. Demora um pouco mais para funcionar o que está nas mãos do governo ou entidades "sem fins lucrativos". Mas vamos torcer.

Abraços

Adriane Michaelsen
Há 16 anos ·
Link

Não vejo nenhuma razão (ética) para que não haja curso de direito a distância. O que há, isto sim, é reserva de mercado.

Bons profissionais se garantem, não precisam deste tipo de coisa para sobreviverem.

Também fica claro para mim que é grande a demanda deste tipo de curso, e me parece que a grande maioria não quer advogar, quer fazer concursos.

Para quem quer advogar, temos a já consagrada prova da OAB - como forma de resguardar a população e que só surgiu devido a péssima qualidade do ensino de direito no país - com raras ressalvas.

lucas_1
Há 16 anos ·
Link

quero saber sobre o BLIC COLLEGE, e seu curso de direito brasileiro, se realmente é um curso que é no minimo aproveitavel, e se depois de todos o trâmites legais de revalidação e aprovação em exames de ordem da OAB, pode-se advogar, ou se o mesmo é apenas mais um meio de estelionáto, e afronta ao cidadão brasileiro que precisa de uma formação superior.

Marisa
Há 16 anos ·
Link

Lucas

Eu já falei antes, mas não custa repetir. Você vai ter um diploma de curso superior em direito de uma instituição estrangeira. Para trabalhar no Brasil com diploma de curso superior estrangeiro, qualquer curso, de qualquer país, esse diploma precida de validação de faculdade pública brasileira. Se uma faculade pública validar isso, perfeito. Você faz o exame da ordem como qualquer bacharel. Se nenhuma faculdade validá-lo, azar seu. O MEC não pode fazer nada... Lucas, sou pedagoga e não advogada. Para se validar um diploma estrangeiro, a instituição brasiliera vai buscar similaridade entre os cursos aqui oferecidos e a grade curricular do estudante que pede essa validação. Eu já soube de um caso de um colegio nos moldes do dessa Blic que foi negado. Existe uma garantia formal que ou você consegue a validação ou consegue seu dinheiro de volta? Pense nisso, afinal o curso não é barato, não é mesmo? Você consegue faculdades presenciais até mais em conta. Boa sorte

Carmen
Há 16 anos ·
Link

Christian B. Costa | Taguatinga/DF 25/09/2007 14:57

Com todo respeito aos que levam o estudo à sério, é perfeitamente possível, CONTUDO, se do jeito que tá, a maioria dos estudantes não estão nem aí, imagina se for semi-presencial ou à distância. Quiça, por reembolso postal!. A taxa do EOAB vai cair para 1 por cento nesses casos.

Mas sera que quem se formar numa faculdade destas vai escrever que " a maioria dos estudantes nao estao nem ai".... ou pior ainda???

David Yamakawa
Há 16 anos ·
Link

Interessantíssima colocação da Pedagoga Marisa. "Eu já soube de um caso desse BLIC que foi negado". Segundo consta, a BLIC foi criada em 2.008, ou seja, um ano atrás. Seria um curso expresso, que em um ano forma bacharéis em direito? Talvez isso justifique a negativa de validação do curso.

Marisa
Há 16 anos ·
Link

Desculpe Dr Davi

Corrigindo minha informação, eu já soube de um caso de escola semelhante, que teve o pedido de validação negado, pela Universidade Federal da Bahia.

Eu não sou contrária à Educação a Distância, até acho que dá sim para fazermos um trabalho sério, mas por enquanto arriscar-se a um curso de 5 anos sem garantia de validação do diploma é no mínimo preocupante.

Enfim, pelo que eu entendi no portal da BLIC ficará por conta do aluno conseguir essa validação o que talvez seja complicado.

Abraços

Ayda Elisa Bruce Calabria
Há 16 anos ·
Link

Obrigada Marisa pelas explicações. Vamos torcer. Abraços Ayda

Delta Luminoso
Há 16 anos ·
Link

Tenho interesse em estudar na BLIC,porem notei que nao respondem as mensagens de correio eletronico.E as informacoes contidas no site,sao limitadas e um pouco contraditorias.

Perguntei se estavam acreditadas por alguma associacao de escolas do ensino superior,e se esta era credenciada do U.S Department of Education,como e o caso de todas as instituicoes de ensino legalizadas nos Estados Unidos.

Aproveitando,encontrei uma universidade inglesa que oferece bacharelado em direito.O curso e de 3 anos,mas em ingles,esta reconhecida mundialmente.http://www.eastendcbc.co.uk/inicio.html Esta ultima informacao para contrariar aquele pessoal que foi contra os 3 anos para ensino de direito no Brasil.Entre as alegacoes,que na Inglaterra o curso de direito e de no minimo 8 anos.O curso acima e a distancia,e o diploma vem da Universidade de Londres.http://www.londonexternal.ac.uk/prospective_students/undergraduate/panel/law/index.shtml

Daniela_1
Há 16 anos ·
Link

Estou ansiosa para saber noticias a respeito do curso de Direito a distancia pela UNISUL.. se alguém tiver novas informações... Obrigada.

M. Ribeiro
Há 16 anos ·
Link

Olá, Delta e demais colegas de forum.

Enviei e-mail á diretoria da BLIC, pedindo esclarecimentos a respeito das notícias veiculadas na imprensa sobre as investigações do MPF. Fui prontamente atendido. Eles esclareceram que, de fato, há uma investigação sobre o funcionamento da BLIC, mas que "os advogados da instituição estiveram na Procuradoria em Manaus-AM e prestaram, espontaneamente, esclarecimentos verbais e por escrito". Qto à revalidação do diploma, disseram: "em toda publicidade feita pela BLIC, sempre se mencionou a possibilidade legal da revalidação no Brasil, nunca sua garantia." E ainda: "Sendo assim, em face da estruturação educacional montada – docência, tecnologia, método e grade curricular - e diante da evidente possibilidade legal da revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil, a BLIC, embora não garanta, continuará fazendo de tudo para que a revalidação de seu diploma se proceda normalmente no Brasil." Mandem e-mail à diretoria da BLIC e acredito que serão atendidos como eu fui. Eles encerram o e-mail dizendo: "Portanto, seguiremos em frente em nossa missão institucional: Verdadeiramente ensinar. Sim, o período de inscrição para o próximo semestre terá inicio em maio de 2009." (eu havia perguntado se abririam vagas normalmente para o segundo semestre). É isso aí. Quem se habilita? Eu estou na maior dúvida!!!

Abçs a tds.

Delta Luminoso
Há 16 anos ·
Link

Marcos Ribeiro,agradeco as informacoes aqui postadas por voce,a respeito da BLIC.Tentarei pela terceira vez comunicar-me com eles,assim como alguns que tentaram e nao obtiveram respostas,espero ter mais sorte desta vez.

Paz Profunda,

[email protected]

M. Ribeiro
Há 16 anos ·
Link

Colegas, última notícia sobre a BLIC:

"Brazillian College O Ministério Público Federal no Amazonas pediu à Justiça a suspensão das atividades em todo território nacional da Brazillian Law International College (Blic), instituição que afirma ter sede na Flórida (EUA), terra do Mickey Mouse, e anunciou em jornais de Manaus vagas para um curso de direito para brasileiros com duração de cinco anos e mensalidades a R$ 540.

O curso seria boa parte ministrado à distância e teria uma prova semestral e a defesa de um trabalho final."

Fonte: O Globo Online - 05/05/09

M_1
Há 16 anos ·
Link

Com todo respeito aos Dr. e aos alunos do Curso de Direito, a formação em direito é possível.

Caso os leitores não saibam, na Inglaterra o curso existe a muitos anos, Nelson Mandela formou-se, quando estava preso, em Direito.

Senhores(as) entendo que queiram valorar o curso, mas não vamos ser estúpidos.

Gilberto M. de Medeiros
Há 16 anos ·
Link

Para todos os participantes

Li com muita atenção as colocações (favor e contra) sobre a possibilidade de ser oferecido curso de Direito na modalidade a distância. Inicialmente gostaria de informar aos participantes deste forum que tenho dois filhos (casal) formados em direito na modalidade presencial. A filha é professora universitária e está concluindo o doutorado e o filho é promotor de justiça e já pensa em fazer um doutorado no exterior. E, agora vejam a minha situação. Sou professor universitário ( mestre, doutor, posentado, etc,etc.) e tenho me dedicado (nestes últimos dez(10) anos) a Educacao a Distäncia. Vejam que situacao. O primeiro curso que participei (organizacao,etc.) na modalidade a distancia foi um na area do Direito, nivel de especializacao, em Direito Processual Civil. Um sucesso. A partir desse momento passei a acreditar que e possivel oferecer melhores oportunidades de aprendizagem na modalidade a distancia. Criei na oportunidade um ditado que pode ser entendido da seguinte forma- O ENSINO COMO E OFERECIDO HOJE,( MODELO PRESENCIAL ) PODE-SE FAZER MELHOR NA MODALIDADE A DISTANCIA. Concluindo, nao vejo porque nao se pode oferecer um curso de bacharel em ciencias sociais juridicas na modalidade EAD e deixar por conta da Ordem o exame, para o exercicio profissional do Direito, isto e, o controle das atribuicoes profissionais do advogado. De qualquer maneira, somente apos a aprovacao no exame, o bacharel passa a condicao de advogado. Portanto,... Mais uma vez quero agradecer, a todos, a oportunidade de poder sentir as diferentes posicoes sobre o tema.

lilavath wilcox
Há 16 anos ·
Link

Pelo que lí sobre as informações acima, eu não teria coragem de investir no bliccollege, pois não se tem qualquer garantia da validade no Brasil. Sou graduada em economia e administração de empresas e tenho mba em gestão, e tenho muita vontade de cursar direito à distancia, não entendo porque algumas pessoas nesse forum são contras o curso de direito nessa modlidade, fezendo comparativos a area de saúde, o curso de direito não tem nada tão especial que difere dos demais, o de saude sim, é bem diferente!!!. Os estudos de casos, audiências poderão ser cursados pelos alunos e serem devidamente comprovados . Acredito que temos que lutar para que seja aceito em diversos estabelecimentos e se a UNISUL tem, qualquer outro tem direito, acredito que o assunto deveria ir ao ministerio publico ou divulgado na midia, num programa qualquer de reclamação, assim chamaria atenção dos envolvidos, que teriam que dar explicações. As provas do curso poderiam ser presenciais. Quanto ao EAD, tudo depende do aluno, fiz a graduação nas universidade catolica e federal e tinha alunos de todo tipo, interessados e relapsos, cada um é cada um, independente da modalidade!!!.

Gilberto M. de Medeiros
Há 16 anos ·
Link

Boa noite para todos os presentes (e ausentes)

Sobre as questões levantadas por lilavath wilcox gostaria de salientar dois tópicos que devem nortear todo e qualquer debate sobre EAD. Em primeiro lugar, devemos considerar o nível e a qualificação da instituição que está propondo o curso em EAD. Se está credenciada ou não (ou autorizada) e, principalmente, se a avaliação de seu curso no modelo presencial. Quem não tem uma boa avaliação no presencial não terá condições de oferecer um bom curso na modalidade a distância. Em segundo lugar e tão ou mais importante é a topologia utilizada (tecnologias) e a proposta pedagógica. Aqui é o ponto mais importante de toda a proposta educacional na modalidade a distância. Podemos voltar a este assunto mais tarde. No que se refere ao tema levantado (oferta de cursos por instituições estrangeiras) as exigência de validação serão as mesmas. Todos os diplomas emitidos por instituições não nacionais (como é o caso do blic college) terão que ser revalidados por universidades brasileiras credenciadas para tanto. Isto vale para todos os cursos, mas principalmente aos que concedem grau (graduação, mestrado e doutorado). É a regra. Por último, e para alongar minha participação devo dizer que em curso prazo de tempo teremos universidades de renome oferecendo seus cursos no Brasil, na modalidade a distância. É só esperar.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos