CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO A DISTÂNCIA
Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!
Qual é o medo do curso de direito ser à distância? Se para o aluno trabalhar como advogado ele precisa passar na prova da OAB, e para exercer qualquer outra atividade necessita passar em concurso público ou trabalhar em escritório particulares(empresas) a responsabilidade é do contrate sendo passível a demissão por má prestação de serviço, a magistratura e outros cargos, além do concurso existem a comprovação da atividade jurídica. Por que o medo do curso à distância? Acho que tenho a resposta: têm um grupo de pessoas que tem medo da concorrência e sabem que existem pessoas muitos inteligentes no Brasil, verdadeiros autodidatas, imagine estudando no AVA (ambiente Virtual) com bons professores e tutores. Já está na hora de existir cursos de direito à distância, a responsabilidade é do Aluno, ele que vai pagar o preço da desídia ou do esforço, com fracasso ou sucesso profissional. O bom exemplo são concursos que exigem matérias de direito a maioria que passa não têm formação em direito.
Boa noite, também sou graduado em Biologia em um curso presencial e inicie o curso EAD, pela UFRPE, no curso de licenciatura em computação, no final do meu curso presencial, estive cursando as duas graduações, e garanto que o curso EAD era muito mais puxado. Tenho muita vontade de fazer o curso de Direito, pois estudo para concursos e os melhores concursos são nessa área. Vi que um colega postou que a UniSul ministrava Direito a distância mas o mesmo só funcionou até esse ano!!! Triste notícia!!!! Segue abaixo o link do site da UNISUL. http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/direito/?unidade=23#?unidade=23
A OAB/MEC precisam acordar, estamos em pleno século XXI, onde a tecnologia da informação vem ocupando todos espaços, é a era da globalização. Não dá mais para ficarmos atrelados uma minoria de conservadores que acham que a abertura do curso de direito à distância irá trazer uma queda na qualidade da formação dos bacharéis em direito, e isso não é verdade, porque só irão conseguir ter êxito aqueles que realmente levarem a sério os estudos, ainda sim, os exames da ordem irão exigir conhecimentos, de modo que é preciso está bem preparados. Diante o exposto, está na hora da OAB quebrar esse Tabu. A UNISUL em 2012 iniciou um projeto do Curso de Direito a Distância, em breve formará a 1ª Turma. Se um determinado estado pode, porque os demais não pode?
Estou a favor, pois nos dias de hoje, os estudantes não são só os jovens. somos estudantes de "meia idade" que trabalhamos e temos muitas outras atividades, e vivemos em cidades de trânsito caóticos, pegamos engarrafamentos todos os dias em qualquer horários, assim perdemos muito tempo e chegamos a universidade estressadas. E os professores dão só os tópicos e leem os artigos e manda pesquisar sobre o assunto. Qual a diferença? Sem falar que é muito caro um curso presencial, pois temos que pagar os professores. Estou cursando Direito, não pretendo Advogar, gosto por ser um curso que se aprende de tudo que rege a nossa, e sem falar que o Direito é lindo.
Sou estudante de direito, mas com tantas aulas ordinárias, tempo perdido em deslocamentos e blá blá blá sem fim acabei trancando a faculdade à espera de um Ead. Isso que estudei em federais sem custo financeiro. Bem, salas de aula são bizarras, alunos plugado no face ou em games, magistrados, advogados e procuradores mais preocupados em defender suas teses e ideologias.... Direito é o curso ideal pra Ead, que venha, logo!
Quem têm medo dos curso a distância? Responda-me. A quem interessa a proibição destes cursos a distância? Como se dará o aprendizado nos cursos presidenciais? Ah, deve ser por que os cursos presenciais o conhecimentos entra direta-mentamento dentro do cerebelo do aluno, creio que é isso. Existe educação a distância - tanto faz, presencial, a distância. Só ha uma forma de aprender ou não aprender. Na verdade deveria chamar educação motivada ou Educação Dedicada, engraçado, mas isso devo registrar e repassar adiante....Educação dedicada. Pois se não houver dedicação, tato faz, presencial ou a distância, o importante é a dedicação que as pessoas se depreendem nos seus estudos. Creio que não será só a OAB,mas, sim a inveja aos autodidatas. Eu sou autodidata e detesto sala de aula presencial, gosto de estudar com o meu professor virtual, ele me entende muito mais e me sobra tempo, segurança, menos fadiga no dia a dia para mim e no convívio na minha família. Sou professor, e leciono presencialmente aula, mas sou estudante virtual, com muito orgulho, com mais de 100 cursos virtuais e semi-presenciais.
Acredito que seja perfeitamente possível fazer o curso de Direito no mínimo semi presencial. No caso de pessoas que já fez outras graduações como Pedagogia e História mais uma pós graduação teria saco para ficar 5 anos sentados em sala assistindo aulas, sendo que já são professores e já passam o dia em Instituições Escolares ministrando aulas tambem. Não vejo motivo para que forçar o curso ser obrigatoriamente presencial. Tem pessoas que frequentam o curso inteiro sem faltas e ainda ficam em DP não passam em concurso publico. Quem faz o aprendizado é o interessado que nesse caso é o aluno, ele é quem busca as informações necessárias para aprender de fato. No caso da pessoa ser professor (a) e ter dois cargos públicos não terá tempo suficiente para frequentar as exigidas aulas, ao meu ver, é pura burocracia. Está na hora de mudar o olhar tambem para o curso de Direito e deixar que pessoas que têm vontade de cursar e aprender sobre o curso possa usufrui lo como os demais.