Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    J

    José Franco Quinta, 08 de dezembro de 2011, 3h37min

    Procurei "Direito EaD" no Google e achei esta matéria, que não conhecia apesar de gostar e visitar o fórum.
    Fiz questão de ler os comentários desde o início, datados de 2008! rs
    Confesso que não vi todos! rs Mas uma grande parte.

    Atualmente estou trancado no 7 período, numa faculdade particular. Por pouco não cursei na UFRJ, se tivesse entrado, já estaria no Doutorado, pelo tempo que passou.
    "Investi" muita grana e tempo nessa jornada, novamente interrompida. Pensei que era o único que tinha começado essa tão querida graduação, e por "porradas" da vida, tive que interromper 2 vezes... Pasmem, conheci gente que esteve parada a mais tempo, concluiu e hoje são servidores federais.

    Não querendo escrever muito, mas já escrevendo. Fiz inscrição para a CEDERJ, Consórcio de Universidades Públicas do Rio de Janeiro em EAD para Administração Pública e passei, aguardo classificação. Posso falar, a prova me lembrou as épocas de vestibular, e para quem quer fazer EaD, vale a pena entrar no site deles. Procure no Oráculo (Google) "CEDERJ CECIERJ" e informe-se, vale a pena. Pretendo terminar minha graduação de Direito o quanto antes, mas se a CEDERJ abrir o curso de Direito, estou dentro.

    Um grande abraço!

    José Franco
    [email protected]

    J

    José Franco Quinta, 08 de dezembro de 2011, 3h50min

    E sobre a tão amada OAB, lembro das palavras do meu falecido pai, advogado militante. "Filho, infelizmente as provas são necessárias não porque o ensino da faculdade seja ruim, mas a base e a cultura dos estudantes tem caído muito." Isso em 1998 mais ou menos... Então defendo também o exame.
    Porém, hoje existe uma discrepância. Colegas Delegados, Analistas de TJ's e TRF's são reprovados no Exame. Fica minha única pergunta, "O exame de hoje habilita advogados ou é meramente uma reserva de mercado?"

    Hoje, quando entramos num curso preparatório, desses de renome. Vemos no mural:

    Preparatório OAB/ Preparatório Tribunais / Preparatório Fiscais.

    Concluímos que, ou estuda-se para concursos ou para a OAB...

    Um grande abraço!

    José Franco
    [email protected]

    W

    WarMath Quarta, 15 de fevereiro de 2012, 11h50min

    Não tem o menor propósito defender a idéia que não há como passar no exame da ordem quem estudar a distância. É profecia? É previsão? Se os contrários a modalidade a distância acreditam tanto nisso, porque o medo e a preocupação?

    Os recursos tecnológicos de EAD suplantam, em muito, os recursos de muitas faculdades na modalidade presencial. Não iria ficar nem um pouco admirado se alunos do regime presencial alcançassem maior sucesso no exame da ordem que os alunos do regime presencial da maioria das medíocres faculdades particulares, meros caça níqueis, espalhadas em nosso país. Repositórios de alunos preguiçosos, sacripantas e adversos a participação política e à construção de novas realidades.

    Outra questão é sobre a comparação que fazem sobre a modalidade e a complexidade do curso. Sem fundamento! Mas quem conhece a complexidade de todos os cursos para emitir uma opinião dessas? Que absurdo!

    Sou acadêmico de direito (presencial), sendo que esta será minha terceira graduação, e não vejo qualquer complexidade que venha a colocar este curso a frente de outros como contabilidade, administração ou economia. Diria até que esta questão é muito particular e relativa. Caros, todo curso tem a sua complexidade, depende de até onde você quer ir com essa história?

    Entretanto existem cursos que são, notoriamente, muito mais complexos que o curso de direito, a exemplo dos cursos de medicina e engenharia. Aliás os cursos de engenharia civil, mecânica, elétrica, ambiental e de produção, já são ministrados na modalidade a distância, no Brasil, há algum tempo, formando excelentes profissionais.

    Diria inclusive que o tempo que se passa na sala de aula, para quem já desfrutou da academia alguns anos é mera "perda de tempo". Ouvir discussões em razos níveis de abstração, que não podem ser aprofundadas pelas limitações naturais dos marinheiros de primeira viagem, os abaixo-assinados para tirar os professores que querem exigir um pouco mais, os trabalhos medíocres, as notas baixas, o nivelamento da turma por baixo - pois todos tem que ser aprovados -, tudo isso é engodo, o que importa é pagar a mensalidade. Até as faltas são perdoadas com um bate-papo camarada com o professor ou com o coordenador e um trabalhinho para justificar a vagabundagem.

    Sou acadêmico do curso de Ciências Jurídicas e optei por esta grade (e não pela grade do curso de Direito), em busca da formação crítica profissional, para a construção do direito, para o repensar do direito, para atuar como protagonista deste grande palco. Entretanto, frustrei-me ao perceber que as atuais faculdades brasileiras de direito, resumiram o curso à formação técnica, de meros operadores do direito, menosprezando as disciplinas zetéticas, formando medíocres coadjuvantes.

    A razão pela qual a OAB não se manifesta de vez quanto aos cursos a distância não tem haver com a promiscuidade do curso e nem com a qualidade do mesmo, porque o curso já é promíscuo e a qualidade da maioria deles é muito baixa. Caros, acreditem, a razão é apenas comercial. A única coisa certa a dizer é que: haverá curso de gradução de direito a distância sim! Que formandos na modalidade a distância terão mais sucesso no exame da ordem que muitos formandos na modalidade presencial, em muitas ocasiões! E ainda, que isto só depende do lobby e do capital.

    W

    WarMath Quarta, 15 de fevereiro de 2012, 12h02min

    Matou a charada! Concordo em gênero, número e grau.

    T

    tinanina Sábado, 25 de fevereiro de 2012, 23h05min

    Quero muito fazer o curso de Direito, porém no momento só seria possível cursá-lo a distância, sei que muitos esperam fazê-lo nesta modalidade, o que poderíamos fazer para agilizar esta liberação?

    M

    Marcelo Caetano DF Terça, 13 de março de 2012, 21h02min

    Caríssimos pretendentes a cursar direito online:

    Como a maioria aqui, também pretendo participar de um curso à distância. Após o primeiro passo, qual seja, o curso da Unisul, criei um blog para que novos cursos surjam. Para isso, será necessário pressão popular. Convido todos a particparem do blog que criei. Em breve, colocarei novos elementos.

    http://direitoadistancia.blogspot.com/

    L

    Luciana R. Sábado, 24 de março de 2012, 15h41min

    Caros colegas,

    Resido na Europa e aqui o EAD é uma realidade, com diplomas reconhecidos e títulos de graduação completamente validados.

    Devo dizer, porém, que grande parte dos alunos que buscam o EAD quer na verdade se aprimorar profissionalmente, quer dar continuidade a cursos presenciais abandonados pelos mais variados motivos (falta de tempo, cansaço, mensalidades caras, etc).

    Pelo que tenho visto por aqui, a maioria dos alunos que escolhe um curso EAD de Direito na verdade não pensa em advogar, mas muitos são pessoas que já trabalham nessa área (policiais, militares, assistentes judiciários), ou pessoas que querem se preparar para concurso público.

    Eu, por exemplo, quero me especializar em traduções jurídicas e trabalhar junto aos tribunais. Já venho estudando e lendo por conta própria, mas vejo que preciso de bases sólidas. Resolvi, então, me inscrever em disciplinas especiais e adquirir cerca de 60-100 créditos em Direito. Um advogado aqui na Itália precisa de 300 créditos.

    Muitas universidades presenciais se unem e/ou aceitam-validam um certo número de disciplinas feitas em universidades EAD.

    F

    FMulim Segunda, 26 de março de 2012, 16h55min

    Acredito que com a tecnologia avançando do modo de está será facil encontrar esse tipo de graduação a distancia. Mas, acho que não basta somente empurrar a educação a distancia nas pessoas. É preciso todo um processo de mudança cultura que implica muito mais coisas.

    http://www.globalead.com.br

    F

    FMulim Segunda, 26 de março de 2012, 17h03min

    EAD

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 26 de março de 2012, 17h53min

    O curso de direito no brasil comtempla estágio obrigatório no próprio instituição:

    Art. 7º O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório,
    (...)
    § 1º O Estágio de que trata este artigo será realizado na própria instituição, através do Núcleo
    de Prática Jurídica,

    Não vejo como isso é possivel a distancia.

    Existe isso:
    http://www.ambracollege.com/

    Mas isso depende da convalidação do diploma no Brasil. Basicamente é um instituição de ensino nos EUA com curso de direito brasileiro a distancia. Na verdade é uma bela forma de burlar a lei.

    M

    Marisa Segunda, 26 de março de 2012, 18h12min

    Oi Sven

    Se não me engano um dos requisitos básicos para se ministrar um curso à distância é que a Instituição já ofereça esse curso na forma presencial.

    Evidente que as aulas serão ministradas à distância mas tanto as provas quanto os estágios só podem acontecer de forma presencial. E isso deve ficar evidente a todos os interessados: a duração do curso, a carga horária, as provas e os estágios serão os mesmos da modalidade presencial.

    Abraços

    T

    tinanina Segunda, 30 de abril de 2012, 21h29min

    Olá pessoal,
    não vejo dificuldade em graduar-se em direito nesta modalidade, pois muitos cursos não menos complexos são ministrados a distância, depende do perfil do aluno.
    Quanto a estágio e realização das provas, creio que os candidatos estarão cientes de que serão presenciais.
    Não vamos desistir, a minha sugestão é o envio de e-mails para as faculdades; O MEC e o EAD.

    *

    *Cibelly* Quarta, 16 de maio de 2012, 12h09min

    Olá Pessoal…
    Sou graduada em duas faculdades e pós graduada em uma. Minha segunda faculdade fiz 20% do curso EAD e confesso que senti muito mais dificuldade do que na primeira graduação. Foi um curso bem mais puxado nos estudos.
    Claro, sabemos que como em qualquer curso existem os alunos que querem levar tudo no “oba oba” que querem sim ter vantagens em tudo e burlar o processo, mas isso existe na graduação presencial como também na EAD. Alunos metidos a espertalhões sempre vão existir, não importa a modalidade.
    Na verdade não tem o menor propósito defender a idéia de que Direito não pode ser ministrado a distância, mesmo porque existem cursos muito mais complexos e que já são ministrados em EAD, como por exemplo Engenharia. A complexidade depende de cada aluno, pois o que pode ser complicado para um para outra pessoa é muito simples.
    Concordo plenamente com nosso colega “WarMath – 15/02/2012” com seu comentários e quero parabeniza-lo por sua postagem, afinal o mundo acadêmico é composto de várias ramificações e no final o que realmente importa é que as mensalidades sejam pagas em dia e que para a instituição somos apenas mais um número que soma ou não na contabilidade da instituição no final do mês.
    Uma coisa é certa, Direito EAD é uma realidade que mais cedo ou mais tarde acontecerá é somente uma questão de tempo e do capitalismo encarar como mais um ganho!

    Um forte abraço!

    A

    ademir gomes ferraz Segunda, 27 de agosto de 2012, 20h21min

    Simplesmente ignorante quem quer comparar, para o bem ou para o mal, o curso presencial com o curso a distância. Sou Mestre em Educação na linha de pesquisa EAD, Doutor em Educação na linha de pesquisa Ensino de Matemática e Pós-doutor na linha de pesquisa Ensino de ciências a distancia. A ignorância começa em se comparar EAD com EAP. Não há como comparar já que são duas MODALIDADES DISTINTAS de aprender.

    G

    GROTÉCNICO Segunda, 03 de setembro de 2012, 10h43min

    Deveria ter o curso a distância em direito eu achava que deveria ser como licenciatura plena ou curta, no caso do curso de Direito, uma licenciatura curta em que houvesse limites na atuação do advogado, somente área cível por exemplo, e uma completa advogar em áreas criminais, instâncias superiores STF e STJ. Coisa assim

    D

    diogenes gamaliel Sexta, 03 de maio de 2013, 22h22min

    CURSO DE DIREITO A DISTANCIA COM PROVAS PRESENCIAIS NA UNISUL . A comissão do Conselho Estadual de Educação foi solicitada já que o curso de Direito completou 50% da sua carga horária, o que o habilita a solicitar o reconhecimento. “O encontro de hoje (segunda-feira) é de fundamental importância para o curso de Direito. A partir dessa visita, e do posterior relatório, o Conselho Estadual de Educação poderá prosseguir com os trâmites de reconhecimento do curso.”, ressalta a coordenadora do curso de Direito, Dilsa Mondardo. O reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.

    O curso de Direito é o primeiro oferecido na modalidade a distância no Brasil. Mais informações você encontra no site da UnisulVirtual.

    I

    IRACEMA_1980 Domingo, 19 de maio de 2013, 0h06min

    PREZADO.

    EXISTE SIM!

    http://www.unisulvirtual.com.br/blog/cursos/curso-de-direito-a-distancia-esta-com-inscricoes-abertas

    F

    Francisco Aldenivan de Sousa Sábado, 01 de junho de 2013, 2h13min

    Prensados, acredito que há muito mais envolvido. Já encontrei diversos cursos de pós em diversas áreas de Direito em EAD, quase totalmente, visto ter de se defender uma tese, presencial. Alem de prestar exame também de modo presencial.
    O que acredito ser uma coisa interessante, pode-se fazer uma ou diversas pós mas não pode fazer a graduação.
    Pode-se especializar mas não pode graduar.
    Quem vale mais o especialista ou o graduando?
    Tecnicamente falando o especialista tem um salário maior, conhecimento aprofundado em sua área.
    Em quanto que o graduando tem apenas conhecimento básico.
    Tem também o caso das horas de estagio. Até onde eu sei não dar pra fazer a distancia.
    Um preposto precisa estar no local da audiência ou se decreta revelia.
    Quem sabe no futuro se entende que o conhecimento não precisa ser adquirido levando oras para se chegar a uma aula ou esperar meses por o fim de uma greve, mas que pode se obtido em seu período de descanso.
    Não sozinho mas acompanhado por uma equipe que estar pronta para lhe ajudar a qualquer hora ou em qualquer lugar. É assim que clientes especiais de grandes bancos são tratados.
    O que eles mais presa é o tempo.
    Se olharmos com carinho a cada dia que passa é o que menos temos.

    F

    fauve Sábado, 01 de junho de 2013, 7h09min

    Francisco existem diversas graduações a distância no país e as regras são muito claras: a teoria é ministrada à distância mas as PROVAS E ESTÁGIOS são sempre presenciais, não tem outra maneira, ok?

    E é preciso esclarecer que mesmo essa parte "à distância" é via internet, com o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) substituindo a sala de aula: transmissão de aulas ao vivo, fóruns e chats para que cada estudante tenha acesso aos colegas e aos professores, biblioteca, etc.

    E detalhe: só consegue se cadastrar no MEC para ministrar cursos à distância universides que já oferecem esses cursos na forma presencial, ou seja. a coisa é séria.

    Abraços

    Savio D Costa

    Savio D Costa Sexta, 17 de outubro de 2014, 14h52min

    Interessante é que o curso de Engenharia Civil, que todos sabem, tem bastante aulas práticas, muitos cálculos e é também um curso de muita responsabilidade dada a responsabilidade desse profisssional na construção de casas, estradas, viadutos, etc. E O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL JÁ EXISTE, há alguns anos, COM GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA.....Será que o curso de Direito é assim tão mais difícil e de maior responsabilidade para a população do que o curso de ENGENHARIA CIVIL?????