Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    A

    AlineASM Quarta, 14 de setembro de 2011, 15h29min

    Segue link atualizado sobre a avaliação do diploma:
    http://www.portalexamedeordem.com.br/blog/2011/06/secretario-de-educacao-a-distancia-do-mec-fala-sobre-curso-de-direito-da-ambra/

    A idéia é ótima, mas o Brasil é um país atrasado, principalmente se tratando do mundo jurídico.

    J

    Justiça Para Todos Sexta, 16 de setembro de 2011, 7h46min

    Não permitir que o curso de Direito seja feito a distância como tantos outros, nada mais é que um conservadorismo dos mesmos que perderam a eleição a 10 anos atras e ainda tem alguma influência na tomada de decisões deste pais.
    Garantir o acesso ao Direito é a melhor atitude que um governo pode tomar em favor dos menos favorecidos.
    Espero que esse novo modelo de governo que vem sendo implementado nos últimos tempos consiga vencer mais esse velho modelo de manter o povo alienado para os interesses dos egoistas burgueses que tem influência sobre o judiciário e OAB.
    POPULARIZAR O ACESSO AO DIREITO para todos. Já !

    G

    GROTÉCNICO Sexta, 16 de setembro de 2011, 14h01min

    Lendo o comentário do blog que AlineASM enviou, deixa claro que é a OAB que não quer a liberação do curso.

    G

    GROTÉCNICO Quarta, 21 de setembro de 2011, 8h21min

    Há algum lugar que oferece o curso a Distãncia sem ser a AMBRA?

    C

    Carioca da gema Segunda, 26 de setembro de 2011, 15h58min

    Para que o Curso de Direito a Distância, seja reconhecido devemos nos unir e cobrar do MEC, tal reconhecimento. Que tal enviarmos e.mails para o MEC, cobrando que eles venham analisar essa modalidade de ensino a distância no Curso de Direito. Abraços.

    G

    GROTÉCNICO Quarta, 28 de setembro de 2011, 14h38min

    Também concordo e já deixei há muito tempo a ideia de um abaixo assinado eletrônico, mas não sei como fazer isto.

    S

    Sdrobilo Quinta, 29 de setembro de 2011, 12h33min

    Meus caros...finalmente!

    http://www.unisul.br/graduacaovirtual/bacharelado/direito/

    Forte abraço.

    S

    Sdrobilo Quinta, 29 de setembro de 2011, 12h34min

    Meus caros...finalmente!

    http://www.unisul.br/graduacaovirtual/bacharelado/direito/

    Forte abraço.

    R

    RASGou Terça, 04 de outubro de 2011, 9h48min

    Sobre o Curso de Direito à Distância - não vejo motivos para que não exista já que trata-se de uma área de conhecimento basicamente teórica.
    Ensino à Distância é mais que uma tendência, é uma necessidade que vem ao encontro de perfis como o meu - profissional que precisa de dada qualificação, mas que, sendo esposa, mãe, dona-de-casa e, principalmente, residente em cidade do interior distante de uma faculdade, mas devidamente conectada à Internet, capaz de um aprendizado autodidata e disposta a investir em uma nova formação.
    Entendo o pavor e preconceito que o assunto gera em quem não sentiu na pele a necessidade de formar-se e não ter acesso a isso, especialmente aqueles que cursam ou cursaram a versão presencial do mesmo curso. Também já senti esse repúdio há dez anos atrás quando cursava Letras pela UNESP. Na época, não aceitava nem discutir a validade de semelhante formação, mas também não havia precisado dela.
    Hoje, atuo no serviço público´na área jurídica e ter um curso de Direito faria diferença, mas só conseguiria se fosse à distância.
    Sou defensora do ensino à distância não apenas para formação superior, mas acredito, pela minha própria experiência enquanto aprendiz e como professora que já fui que, quanto antes a criança aprender a ser autodidata, melhor para sua vida. Assim, paralelamente ao ensino escolar, os pais deveriam buscar cursos à distância compatíveis com a idade e interesse dos filhos, ainda que fossem sobre "como construir pipas" ou coisa assim.
    Saber estudar por si, com método, responsabilidade e vontade pode trazer resultados iguais ou melhores que o estudo tradicional. Eu, por exemplo, nunca cursei Direito, mas estudei sozinha em casa para um concurso com questões de Direito. Ora, minha nota nessa área foi maior que as notas de todos os demais classificados (5), todos com Bacharelado em Direito, incluindo recém-formados em faculdade pública.
    Aliás, sempre fiz escola pública, nunca fiz cursinho, mas passei em dois vestibulares: Letras e Arquitetura, segundo e primeiro lugar respectivamente, simplesmente porque, desde muito nova aprendi a estudar sozinha e gerir meu aprendizado de acordo com as minha necessidades.
    Quantos estudantes não fazem Direito presencial e, ao final de cinco anos, são incapazes de mensurar a qualidade daquilo que aprenderam - simplesmente prestam o exame da OAB, com uma defasagem gigantesca, crentes de que estão preparadíssimos, iludidos porque não aprenderam a administrar o seu conhecimento.
    Como eu, há muita gente por aí e, com o incentivo do ensino à distância, muito mais pessoas aprenderão a aprender assim. Com o perdão do trocadilho: tenho o direito de estudar Direito e vou fazê-lo à distância sem vergonha nenuma do diploma que terei ao final.

    É isso!

    S

    SILENELU Terça, 25 de outubro de 2011, 17h05min

    Concordo com você
    na faculdade de direito que estou fazendo já verifiquei erros dos professores no seu ensino. O profissionalismo depende em grande parte da disposição do estudante e com responsabilidade se consegue aprender muito bem. Vejo o curso a distância de direito uma boa oprtunidade para maior dedicação dos alunos pois terão que buscar seu conhecimento e não depender do professor que as vezes erra.

    A

    Ana Melina Quarta, 26 de outubro de 2011, 22h09min

    Sdrobilo, este curso existe mas é só para os moradores de Santa Catarina, não é?

    A

    Alinea Quinta, 03 de novembro de 2011, 0h34min

    Excelente discussão. Também sou interessada em que o curso de direito venha a ser ofertado a distância, afinal é realmente a grande tedência da atualidade. Já estudo há tempos pra concurso e já tive a oportunidade de fazer cursos preparatórios presenciais e a distância. Confesso que pela minha experiência, já sou graduada em letras e concordo com os colegas que disseram que em cursos presenciais temos que tolerar pessoas muito inexperientes e que não têm muita noção ainda do que realmente querem na vida atrapalham o andamento das aulas. Curso a distância é muito bom, dependendo é claro, de você conseguir um de boa qualidade, visto haver muitos também de baixa qualidade, como tudo na vida, tem seus prós e contras. Mas é boa a ideia de curso a distância. Quero engrossar o contigente de apoio. E onde mesmo que eu assino einh?!?!?!?!?!

    A

    Alinea Quinta, 03 de novembro de 2011, 0h43min

    Ei RASGou, que exemplo bonito o seu. Já vi que seremos colegas de curso de graduação a distância, quem sabe ! ! ! ! ! !! Se souber de alguma coisa poste aqui. pk?

    G

    GROTÉCNICO Sexta, 04 de novembro de 2011, 17h21min

    Bom, vejo que agora que a O Exame da OAB é 'constitucional" dificilmente será liberado o Curso Direito a Distância.

    B

    biglog Sexta, 04 de novembro de 2011, 17h34min

    Sou defensora voraz do EAD. Mas tem duas profissões que JAMAIS podem migrar para o EAD: Medicina e Direito.

    C

    Calinka Terça, 22 de novembro de 2011, 0h29min

    Querida, o que vc escreveu é o mais completo absurdo!!!
    Pois não tem nada de piada, se cursos onde há disciplinas como matemática podem ser ministrados a distância, direito tb pode.
    Do modo como vc fala parece que os estudantes de direito teriam menos capacidade do que os alunos dos cursos de exatas.
    Pare e pense antes de escrever bobeiras.

    C

    Calinka Terça, 22 de novembro de 2011, 0h32min

    Por que Direito não?
    É um curso extremamente fácil, cursei trabalhando o dia todo e sempre tive altas notas, nunca menores que 8,5 passei na OAB sem os famosos cursinhos e com nota muuito boa, portanto não vejo motivo para os estudantes serem contra. A maioria nem passa mesmo nos cursos presenciais, e devem ter medo dos alunos de EAD né, só pode ser isso.

    S

    SAMUEL CORRÊA Domingo, 27 de novembro de 2011, 18h07min

    A graduação em direito à distância já é uma realidade, basta verificar o sitio da UNISUL, www.unisulvirtual.com.br.

    L

    Lucas Mello - Acadêmico de Direito Terça, 29 de novembro de 2011, 1h17min

    Uma dica para o pessoal que pretende cursar direito à distância e não reside em Santa Catarina:

    Como cediço, a UNISUL oferece o curso de direito na modalidade "a distância", contudo só para aqueles que residem em Santa Catarina.

    Ocorre, no entanto, que a mesma instituição de ensino oferta algumas disciplinas avulsas, denominadas "disciplinas especiais". Dentre essas disciplinas há algumas que integram a grade do curso de direito. Portanto, enquanto não for disponibilizado o curso de direito a distância para todo o território nacional, há a possibilidade de cursar algumas disciplinas para ulterior aproveitamento, não olvidando a possibilidade de cursar algumas disciplinas na modalidade convencional (presencial) e outras a distância.

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Sexta, 02 de dezembro de 2011, 12h50min

    Colegas,

    Muitos partem de premissas equivocadas e como tal, num silogismo, chegam também a conclusões equivocadas. Embora eu seja a favor do EAD a distância, que em muitos casos poderá ser melhor de que Faculdades presenciais, os cursos em EAD, não podem ser oferecidos aleatoriamente a partir de uma instituiçào de ensino para todo o Brasil, há necessidade de parcerias e a existência de um polo, que é o apoio presencial do aluno.
    Normalmente, segundo normas do MEC um polo de apoio presencial precisa de “estrutura para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de curso, consórcio, rede ou sistema de educação a distância, geralmente organizada com o concurso de diversas instituições [...]. Isso significa, fundamentalmente, um local estruturado de modo a atender adequadamente estudantes de cursos a distância. Será o local onde o estudante terá acesso local a biblioteca, laboratório de informática (por exemplo, para acessar os módulos de curso disponíveis na Internet), ter atendimento de tutores, assistir aulas, realizar práticas de laboratórios, dentre outros. Em síntese, o pólo é o “braço operacional” da instituição de ensino superior na cidade do estudante ou mais próxima dele". Portanto a EAD não é o "oba oba que muitos apregoam".

    Abraços!