Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    M

    m helena finazzi Quinta, 02 de junho de 2011, 19h01min

    ANtes o professor era o dono do saber. Hoje, o saber está nele, sim, mas em outros lugares também. Não é só porque o curso é presencial que será um curso bom. Veja as notas do MEC. As pessoas têm que estar abertas para as novas tecnologias e aceitar que , à partir de agora, as coisas vão caminhar assim. Recentemente um aluno de graduação EAD entrou no MIT. O aluno faz a escola. Se o aluno não for interessado, não terá sucesso nem longe do professor, nem perto dele. Aliás, cursos à distância são muito mais difíceis de serem levados, pois exigem muito mais do aluno do que simplesmente ir à escola e ouvir o professor lá na frente todos os dias. Quem não é realmente disciplinado, não faz EAD mesmo.

    A

    antonio carlos pires Quinta, 09 de junho de 2011, 23h15min

    Boa noite á todos debatedores! Para min que sou leigo e de um vocábulo pobre,me sinto em harmonia e enriquecido com estas manifestacões de apoio, ao ensino. Onde num país milhares se enveredam para os caminhos das drogas, e prostituição; fora os perigos de voltar á noite de uma faculdade . Diante dessas contradições, não pude terminar minha graduação em direito pois tenho que trabalhar pela manhã, além de esposa e filhos que corriam perigo por estarem sozinhos(tive á minha familia e casa asaltada á noite enquanto estava fora estudando) creio que o ensino á distância seria um grande amparo na subida cultural.........

    L

    Lima RS Domingo, 19 de junho de 2011, 11h01min

    CURSO INÉDITO NO BRASIL

    http://www.unisul.br/graduacaovirtual/bacharelado/direito/index.html

    V

    Valfram Domingo, 19 de junho de 2011, 12h52min

    Prezados (as) Senhores (as),

    O curso de Direito é diferenciado, assim como o curso de Medicina, imaginem um curso de Medicina a distância, que tipo de médicos estaria formando este curso, vez que o curso de Medicina como o de Direito, são específicos e abriga em seus meandros especificidades e características únicas. Imaginem um curso de Medicina com ausência de defuntos tão usados no curso para instruir os acadêmicos o real funcionamento do corpo humano e fornecer uma noção geral. Sem este instrumento de aprendizagem seria impossível formar um médico e, creio não ser possível ser adotado este procedimento no curso a distância, vez que a necessidade do aprendizado é in loco. A mesma coisa é no curso de direito, que requer estágios em tribunais para entender o funcionamento da justiça, como estagiário o acadêmico aprende fazer uma petição, visto seus argumentos em petição, ainda que como estagiário, muitas vezes são deferidos, aceitos, ou seja, seus argumentos foram entendidos pelo juiz e outorgado, concedido. Soma-se ainda a isto as defesas verbais efetuadas por estagiários em tribunais, sejam em matéria: criminal, cível, empresarial ou administrativa, fator preponderante para o aprendizado e para a carreira de um advogado. Pergunta-se: isto seria possível no curso a distância? Assim como sexo, existem coisas que não podem ser concluído a distância...Pensem nisto.

    V

    Valfram Domingo, 19 de junho de 2011, 15h49min

    Prezados (as) senhores (as)

    O curso de Direito é diferenciado, assim como o curso de Medicina, imaginem um curso de Medicina a distância, que tipo de médicos estaria formando este curso, vez que o curso de Medicina como o de Direito, são específicos e abriga em seus meandros especificidades e características únicas. Imaginem um curso de Medicina com ausência de defuntos tão usados no curso para instruir os acadêmicos o real funcionamento do corpo humano e fornecer uma noção geral. Sem este instrumento de aprendizagem seria impossível formar um médico e, creio não ser possível ser adotado este procedimento no curso a distância, vez que a necessidade do aprendizado é in loco. A mesma coisa é no curso de direito, que requer estágios em tribunais para entender o funcionamento da justiça, como estagiário o acadêmico aprende fazer uma petição, visto seus argumentos em petição, ainda que como estagiário, muitas vezes são deferidos, aceitos, ou seja, seus argumentos foram entendidos pelo juiz e outorgado, concedido. Soma-se ainda a isto as defesas verbais efetuadas por estagiários em tribunais, sejam em matéria: criminal, cível, empresarial ou administrativa, fator preponderante para o aprendizado e para a carreira de um advogado. Pergunta-se: isto seria possível no curso a distância? Assim como sexo, existem coisas que não podem ser concluído a distância...Pensem nisto.

    F

    fgvieira Quinta, 30 de junho de 2011, 17h36min

    Olá Valfram.

    Discordo do seu ponto de vista. Pode-se muito bem fazer um curso de medicina à distância na parte teórica, mas com algumas aulas presenciais. Qual a diferença de se ouvir um professor na sala de aula e ou na tela do computador? É óbvio que na hora da aula de anatomia penso ser necessário ser presencial.

    O ensino à distância não é para todos. E não é a modalidade de ensino que vai definir se o sujeito será ou não um bom profissional.
    A título de exemplo, dos milhares bacharéis que formam todo ano , quantos será que seguem a carreira que optou? Quantos se tornaram bons profissionais?

    Pense nisto você meu caro.
    Um abraço.
    Garcia.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quinta, 30 de junho de 2011, 22h41min

    O estágio não se faz na sala de aula. A sala de aula da faculdade não é o fórum.

    O estudo a distância (tele presencial) é perfeitamente possível e, aliás, muito melhor, dependendo do ângulo que se observa.

    Também, com o processo eletrônico, a necessidade de ir ao fórum será cada vez menor para os estagiários.

    Se as aulas, o ensino, é na própria residência (aulas pelo computador), o único ponto negativo que vejo é a falta de interação com outros companheiros. Com tantas mulheres lindas e doidinhas para “namorar” nas faculdades, como ficar preso a casa?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quinta, 30 de junho de 2011, 23h16min

    O procedimento de várias ações não tem audiência (Mandado de Segurança), ou esta é designada de maneira eventual (retificação de registro público).

    Enfim, são ações que se faz sem sair do escritório. Só no computador.

    Em outras só é preciso ir ao fórum no dia da audiência.

    O mundo é digital, porém, o ensino deve ser presencial?

    Não ignora que há os excluídos do mundo digital, mas isso não impede que se use essa expressão. Nenhuma definição de mundo (Estado Penal, Estado Neoliberal, Mundo Plano) é para todos.

    C

    Célia Brito Segunda, 11 de julho de 2011, 18h16min

    Com certeza quem se interessar de verdade vai buscar a melhor forma de resolver o problema da prática, fazendo estágios em bons escritórios de advocacia. A certa altura da vida, o que não suportamos é sentarmos em um banco de escola para ouvirmos perguntas inpertinentes e o barulho dos alunos, pois a minha última experiência na universidade não foi das melhores possíveis, pois até "truco" se jogava nos corredores, atrapalhando quem na verdade queria estudar. Já fiz um curso ead e me surpreendi com a exigência do mesmo não existindo fórmula de burlar os conteúdos,pois tudo tem data certa para encerramento e se não participarmos dos fóruns não recebemos a pontuação a que se tem direito, nem tão pouco adiar qualquer tarefa solicitada.
    Creio ainda que as aulas presenciais não tem dado o resultado esperado, prova disso é que menos de 10% foi aprovado no exame da Ordem. O problema é de foro pessoal, quem quer estudar, vai atrás.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 12 de julho de 2011, 1h14min

    Curso EAD é bom demais.

    A melhor parte é a ausência de perguntas durante as aulas e os professores de qualidade. Pelo menos os do LFG são muito bons (tele presencial).

    Se as aulas, o ensino, é na própria residência (aulas pelo computador), o único ponto negativo que vejo é a falta de interação com outros companheiros. Com tantas mulheres lindas e doidinhas para “namorar” nas faculdades, como ficar preso em casa?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 12 de julho de 2011, 1h18min

    Justiça Federal = processo eletrônico;

    STF e STF = processo eletrônico;

    Aqui em Goiás Juizados Especiais e Varas da Fazenda Pública (Suspenso temporariamente) = processo eletrônico.

    E o procedimento de várias ações não tem audiência.

    A

    Agartha Quarta, 03 de agosto de 2011, 19h42min

    Alguem sabe informar sobre CURSO A DISTANCIA para Direito?
    Tenho 54 anos tenho o sonho de fazer Direito.Mas precisa ser a distancia.Existe?

    G

    GROTÉCNICO Segunda, 22 de agosto de 2011, 19h30min

    Também quero saber se tem o Curso é o que importa. Cada um tem sua ideia, seu conceito. Este assunto nunca terá fim. Deveria liberar o curso de Direito, só não faço por causa da distância. Já ganhei 3 processos por decisão judicial com as petições que fiz e não houve recurso. Imagina se eu fosse advogado.

    G

    GROTÉCNICO Segunda, 22 de agosto de 2011, 19h37min

    Já saiu o curso de direito a distância mas em Santa Catarina veja site. Já é precedente para pressionar outras faculdades a fazer o mesmo.

    ttp://www.posgraduacao-cursos.com.br/graduacao/direitoleis/a-distancia?gclid=CMaIme2JmKkCFQwZ2god9HV6sg

    G

    GROTÉCNICO Segunda, 22 de agosto de 2011, 19h41min

    Pessoal, a LFG em parceria com a Anhanguera pretende oferecero curso de graduação em Direito na modalidade a distancia.
    Porém as pessoas não tem procurado, então eles não tem previsão de abertura do curso.
    Gente, entrem no site e no Fale Conosco solicitem a abertura do curso! Quanto mais gente, mais rápido!
    abç

    G

    GROTÉCNICO Terça, 23 de agosto de 2011, 18h43min

    A Informação acima foi passada por alguém e repassei, mas entrei em contato com Anhanguera e disse que não há nada ainda.

    G

    GROTÉCNICO Terça, 23 de agosto de 2011, 21h17min

    Será o fim do Exame de Ordem da OAB? Veja o site

    http://jus.uol.com.br/revista/texto/19830/o-exame-de-ordem-e-inconstitucional-o-parecer-da-procuradoria-geral-da-republica-e-a-reacao-do-corporativismo

    G

    GROTÉCNICO Quinta, 25 de agosto de 2011, 20h12min

    Este link não abriu.

    J

    jan 2608 Sábado, 27 de agosto de 2011, 0h56min

    Piada? Porque? Fiz dois cursos de graduação um em computação e outro em direito, direito achei muuuuuuuuuito fácil, nunca estudei para as provas e sempre tirei as melhores notas da classe, passei na OAB na primeira tentativa e sem cursinho específico.
    Hj existe curso de matemática à distância, que é muito mais dificil. Direito é um dos cursos mais fáceis que existe. quem é contra deve ter medo dos alunos de EAD, pois pelo pouco que conheço esta metodologia deu pra perceber que por estudarem sozinhos os alunos acabam tendo um raciocinio-lógico acima dos estudantes presenciais. pra quem se garante como eu não é qq curso que vai me desestruturar.

    G

    GROTÉCNICO Sábado, 27 de agosto de 2011, 15h57min

    Mas vc fez Direito presencial?