Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    A

    Antonio Jacinto Segunda, 07 de fevereiro de 2011, 16h49min

    Tenho observado atentamente as exposições contidas neste Fórum além de outros que tenho lido, referente a questão acima referenciada. Sou aluno do Curso de Administração de Empresas - EaD, e temos a oportunidade de analisar que todos os cursos superiores tanto presencial ou a distância, têm suas falhas. Portanto, vale salientar que todo esforço depende do aluno. Sou a favor da inserção do Curso de Direito á Distância, desde que seja realizado um planejamento adequado com as devidas exigências que o curso requer e após análise por especialistas em direito constituídos pelo MEC seja confeccionada a grade curricular do referido curso.

    M

    Marcos Antonio Silva_1 Quarta, 09 de fevereiro de 2011, 16h55min

    O curso de Direito realmente já tem sido falho a muito tempo, tive ótimos professores porém também outros que deixaram a desejar e isto é um dos motivos pelos quais o curso deveria ser mesmo feito a distancia, quem fica limitado por conduçao e por essa agitaçao de cidade grande estuda melhor se tiver um tempo maior de descanso e trabalhos a fazer.

    B

    Bruna Coêlho Suspenso Quarta, 09 de março de 2011, 5h45min

    Peço licença aos colegas para utilizar o espaço e fazer divulgação do curso de Direito de Família.

    Lançamento do curso Direito de Família - Adoção

    Tutora: Bruna Fernandes Coêlho

    Áreas: Direito, Assistência Social, Magistério, Ministério com crianças, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise e áreas afins.

    Nível: Curso livre de atualização e qualificação profissional.

    Objetivo: Oferecer aos participantes do curso conhecimentos tanto básicos quanto aprofundados acerca do instituto da adoção.

    Certificação: 180h/aula

    Mais informações: http://www.chafic.com.br/?/detalhe/856/#A

    B

    Bruna Coêlho Suspenso Quarta, 09 de março de 2011, 14h15min

    Peço licença aos colegas para utilizar o espaço e fazer divulgação do curso de Direito de Família.

    Lançamento do curso Direito de Família - Adoção

    Tutora: Bruna Fernandes Coêlho

    Áreas: Direito, Assistência Social, Magistério, Ministério com crianças, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise e áreas afins.

    Nível: Curso livre de atualização e qualificação profissional.

    Objetivo: Oferecer aos participantes do curso conhecimentos tanto básicos quanto aprofundados acerca do instituto da adoção.

    Certificação: 180h/aula

    Mais informações: http://www.chafic.com.br/?/detalhe/856/#A

    B

    Bruna Coêlho Suspenso Quarta, 09 de março de 2011, 15h16min

    Peço licença aos colegas para utilizar o espaço e fazer divulgação do curso de Direito de Família.

    Lançamento do curso Direito de Família - Adoção

    Tutora: Bruna Fernandes Coêlho

    Áreas: Direito, Assistência Social, Magistério, Ministério com crianças, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise e áreas afins.

    Nível: Curso livre de atualização e qualificação profissional.

    Objetivo: Oferecer aos participantes do curso conhecimentos tanto básicos quanto aprofundados acerca do instituto da adoção.

    Certificação: 180h/aula

    Mais informações: http://www.chafic.com.br/?/detalhe/856/#A

    D

    Dra.Monica Sexta, 11 de março de 2011, 15h14min

    "Tristes.tempos,onde.é.mais.fácil.desintegrar.um.àtomo.do.que.um.preconceito"
    (Albert.Einstein)

    E

    Ebling Quarta, 16 de março de 2011, 15h53min

    Muito interessante a discussão sobre o curso a distância ou presencial, mas notei uma coisa nao comentada '''' EXEMPLOS''' . Alguém já pesquisou caso semelhante em outros países sobre EAD ? dados e informaçoes sobre essa modalidade ensino na área jurídica que tenha alcançado bom resultados? seria mais um subsídio para que fosse implementada em nosso país, com as devidas adaptações é claro. Eu como outros milhares esperamos ansiosamente pela liberação, seja do MEC ou AOB. Outro detalhe, se o curso de direito fosse realmente inviável via internet, porque há especialização e mestrado em DIREITO por meio de curso a distância ?

    M

    marcia cossta Terça, 05 de abril de 2011, 18h39min

    Pessoal, a LFG em parceria com a Anhanguera pretende oferecero curso de graduação em Direito na modalidade a distancia.
    Porém as pessoas não tem procurado, então eles não tem previsão de abertura do curso.
    Gente, entrem no site e no Fale Conosco solicitem a abertura do curso! Quanto mais gente, mais rápido!
    abç

    M

    marcia cossta Terça, 05 de abril de 2011, 18h41min

    Pessoal, a LFG em parceria com a Anhanguera pretende oferecero curso de graduação em Direito na modalidade a distancia.
    Porém as pessoas não tem procurado, então eles não tem previsão de abertura do curso.
    Gente, entrem no site e no Fale Conosco solicitem a abertura do curso! Quanto mais gente, mais rápido!
    abç

    M

    marcia cossta Terça, 05 de abril de 2011, 18h54min

    Pessoal, a LFG em parceria com a Anhanguera pretende oferecero curso de graduação em Direito na modalidade a distancia.
    Porém as pessoas não tem procurado, então eles não tem previsão de abertura do curso.
    Gente, entrem no site e no Fale Conosco solicitem a abertura do curso! Quanto mais gente, mais rápido!
    abç

    B

    Bruno Francisco neto Terça, 05 de abril de 2011, 19h11min

    Prezada Marcia

    Mesmo com os cursos presenciais, e vale dizer em instituições de nível elevado, caríssimas, renomadas, que não parece-me prudente aqui citá-las, a qualidade dos Bachareis é péssima, assim o que se poderá esperar de um Bacharel em Direito graduado em curso "à distância", parece-me que isso é para iludir os incatos. Tenho que dificilmente esses diplomas seriam aprovados pelo MEC/OAB.
    Vale frisar, não estou criticando a instituição que você citou, mas colocando aqui meu registro da qualidade dos profissionais que me deparo todos os dias, graduados em cursos convencionais.
    abraço.
    Renato

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Terça, 05 de abril de 2011, 19h48min

    Há necessidade de separar o joio do trigo. A modalidade de EaD (ensino a distância ou educação a distância) está previsto na LDB, no entanto para garantir a qualidade desta modalidade o MEC exige uma série de requisitos para que a mesma seja ofertada (inclusive biblioteca). Ocorre que muitas instituições de ensino oferecem esta modalidade sem se preocupar com a qualidade, com interesses meramente mercantilistas, e o pior, acham pessoas interessadas, que sequer fazem uma pesquisa da instituição, uma visita ao polo e tudo mais. Conheço a modalidade de Educação a Distância, e se bem executada trás enormes vantagens, inclusive na revista Veja de outubro de 2010, há uma reportagem de que alunos da modalidade EaD estão conseguindo ótimos resultados em concursos públicos de professores. Engana-se quem pensa que a modalidade EaD é fácil (pelo menos naquelas instituições sérias), onde o aluno é obrigado a ler todo o material didático (que deverá ser fornecido pela instituição impresso ou em forma de CDs), participar de fóruns onde o tutor a distância (como é chamado o professor da disciplina) coloca questões para debate e tira dúvidas, além de diversas outras atividades que devem ser postadas em pastas chamadas de portfolio, tudo com data e hora, e caso o aluno deixe de fazê-las, não tem como postá-las em atraso, pois o sistema fecha automaticamente. Além disso, são realizados encontros presenciais com um tutor presencial (de preferência mestre e formado na área) onde são realizados debates, tira-dúvidas, seminários, vídeo conferências, vídeo-aulas, enfim diversos tipos de recursos midiáticos para garantir a qualidade, sem contar que há uma prova presencial. Observo que fiz a graduação presencial e tive colegas que nunca leram um capítulo de livro, faziam cópias (famosas xerox) do caderno daqueles alunos mais aplicados e assim se submetiam as provas, quase sempre com um resultado pífio, seguido de reprovações...mas depois de um certo tempo conseguiram se formar e estão até hoje tentanto a OAB e fazendo coro aqueles que defendem a extinção do exame de ordem. Não li as postagens anteriores, mas uma coisa é certa, em todo curso, presencial ou a distância, o aluno tem que ser autodidata e buscar os caminhos para uma melhor aprendizagem.
    Por fim ressalto, que na modalidade a distância, há uma vantagem, que no final do curso os alunos tem todo o material (apostila ou outro meio) e que poderá ser utilizado para futuros estudos, bem ao contrário do presencial onde ao final do ano letivo muitos queimam o caderno, quase sempre em branco e com poucas anotações.

    De bom alvitre pesquisarem dissertações de mestrados e teses de doutorado sobre a modalidade EaD, onde os pesquisadores debatem a fundo esta questão, não sendo mera opinião de quem não conhece o assunto.

    B

    Bruno Francisco neto Quinta, 07 de abril de 2011, 1h01min

    Geovani
    Filio-me ao seu posicionamento. Claro, objetivo, português impecável. Coisa rara hoje em dia, principalmente neste Fórum.

    Por inúmeras vezes conduzi cursos on line (e-Learning ) e como você bem destacou engana-se aquele que acredita que tal curso, seja a área que for, por ser via tecnológica será fácil.

    Parabéns.

    Renato

    M

    marcia cossta Quinta, 07 de abril de 2011, 11h19min

    Prezado Renato e demais colegas de Fórum,

    Desculpe não me apresentar anteriormente, mas não sou um pessoa que simplesmente deseja impulsinar os cursos a distância, principalmente do de Direito.
    Sou Doutora em Ciências e há tempos tenho avaliado e estudado os cursos realizados totalmente a distância ou semi-presenciais.
    Acho que o que anda acontecendo é a especulação de alguns profissionais que acreditam que os formados em EAD não tem a mesma "capacidade" que os alunos de cursos presenciais.
    A melhor entidade de classe, aquela que efetivamente peneira o bom profissional é a OAB. Não entendo o receio.
    Outra coisa, as Instituições supracitadas, são de renome no estado de São Paulo. Se formam profissionais ruins, até a USP (que é gratuita) forma. Não é a instituição, mas a dedicação do profissiona!!!
    Bem, querendo agredecer o conteúdo do colega Geovani, ilude-se aquele que acha que curso EAD é para passar tempo e ganhar diploma.
    Precisa de dedicação.
    A Unisul, por exemplo, irá oferecer este curso, somente para Santa Catarina. E o meu direito de igualdade?
    Bom, agradeço o espaço para colocar meu desabafo e me desculpo por isso também.
    Mas, acho que ficou clara agora minha posição e, se não houver interesse manifestado pela parte interessada, definitivamente não serão conduzidos mais cursos EAD, o que seria uma lástima!
    Atenciosamente

    C

    CLÉRIO Sexta, 22 de abril de 2011, 12h31min

    Ola Pessoal!

    Procuro informações sobre graduação em direito on-line, tudo interessa.

    Grato,

    Clerio

    B

    [email protected] Sexta, 13 de maio de 2011, 7h56min

    Como pode observar nomeu cadastro, sou especialista em tecnologia educacional. Acredito na educação a distância. Como edudor, acredito tambem na autodidática, cada um tem sua área de interesse. Vejo que vocês tambem acreditam nisso, porque oferecem vários cursos iportantíssimo como as pós-graduações, que tem a mesma exigência da graduação. Hoje com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, precisa o Curso de Graduação em direito a distância, já existem diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de oferecer o curso de direito nesta modalidade? Acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância?
    Este é o pensamento de muitos brasileiro que não tem a oportunidade de manifestar por não ter a mesma oportunidade que estou tendo. Gostari que esta idéia fosse analiáda com sentimento de socialização de oportunidade.
    Obrigado!

    E

    EVANDRO VITORIO Segunda, 16 de maio de 2011, 18h41min

    A maior parte das aulas de graduação em direito são teóricas. Essa parte poderia tranqüilamente ser ministrada a distância.
    Eu mesmo estudo na federal da bahia e as vezes dá a impressão de que aprendo mais em casa do que lá na faculdade

    F

    fgvieira Domingo, 29 de maio de 2011, 23h43min

    SAIU A GRADUAÇÃO EM DIREITO À DISTÂNCIA. (por enquanto é para o estado de Santa Catarina, mas penso que logo logo se espalhará para o resto do Brasil). Veja no link abaixo:

    http://www.unisul.br/graduacaovirtual/bacharelado/direito/index.html

    X

    xaviercc Segunda, 30 de maio de 2011, 13h33min

    que bom....só não entendi a restrição de ser somente para quem mora em santa catarina..não é ead??

    F

    fgvieira Quinta, 02 de junho de 2011, 17h40min

    Olha o que achei!!!!
    Parece que ANHANGUERA vai lançar a graduação em direito na modalidade EAD.
    Veja no link abaixo:

    http://www.posgraduacao-cursos.com.br/graduacao/direitoleis/a-distancia?gclid=CMaIme2JmKkCFQwZ2god9HV6sg

    Graduação em Direito - Unidade Rio Verde de Mato Grosso
    Instituição:Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação a Distância - Polo Rio Verde
    Modalidade:Graduação A Distância
    Lugar:Rio Verde de Mato Grosso