Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    Q

    quero cursar direito Sábado, 16 de outubro de 2010, 21h53min

    ROGÉRIO MARTINS DE GOUVEIA Concordo plenamente com sua idéia de abaixo assinado já havia postado sobre isso, o mal e que todos reclamam, mas não agem. Existe um determinado numero de assinaturas que se conseguidos levam a lei a votação e outro que exclui a votação e se torna lei, se todos nos esforçamos conseguiríamos com sobra esse numero de assinaturas. Minha idéia seria primeiramente mudar o órgão que avalia a criação de novos cursos, ou seja, tirar essa função da OAB que pensa somente nos interesse de seus afiliados e no lucro, pois se não fosse assim não teríamos tantos cursos com notas mínimas abaixo da media o correto seria o MEC que e algo publico avaliar voltaria para o governo onde e mais fácil o povo tentar atuar. Segundo fazer outro abaixo assinado pedindo a autorização do curso de direito a distancia.
    Caso alguém se interesse e crie esse abaixo assinado eletrônico ou recolha assinaturas para tal poderá contar com minha colaboração.

    G

    GROTÉCNICO Segunda, 18 de outubro de 2010, 10h43min

    Bom deveria ser feito um pedido com fundamentos jurídicos bem argumentados e fazer abaixo assinado cada um colocando seu nome por email ou até mesmo colhendo assinaturas nas Faculdades de Direito.

    M

    Marisa Segunda, 18 de outubro de 2010, 13h19min

    Não é o caso crianças. Cursos de graduação a distância já são previstos em lei. Basta que alguma faculdade que já ofereça o curso na forma presencial consiga credenciamento para ministrá-lo à distância.

    M

    micha Quinta, 21 de outubro de 2010, 0h54min

    Olá pessoal, eu ainda sou nova aqui no forum, mas pelo o pouco que li e ando lendo, vi que existe neste Brasil muita gente preguicosa e negativa, precisamos de pessoas com garra e forca de vontade, eu creio que uma pessoa com com forca de vontade possa estuda melhor a distancia doe po que um filhinho de papai que esta na faculdade so por esta, moro na Europa e vim visita o Brasil e derrepente me apaixonei pelo o direito e fiz varias visitas tambem ao tribunal da justica e forum para ve como os advogados advogao, me deparei com varios que estudarao em boas faculdade mas que so perdem causas, isso nao é porque a faculdade foi mal e sim porque o aluno nao deve interesse, eu creio que quando acharmos uma faculdade a distancia, vai chuver pessoas de garra para estuda e vao ser bons advogados, porque para uma pessoa estuda a distancia tem que ter boa cabeca, pois sei que nao é facil, pois meu esposo faz facudade de engenharia de mecatronica na alemanha e ele so falta comer os livros porque é muito dificil e é muito respeitada porque o aluno tem que quebra a cabeca e aprender sozinho, mas no nosso lindo Brasil o povo primitivo so sabe critica e logico esse que so critica, ele (a) nao tem a capacidade de vencer nenhuma faculdade. Desculpa a sinceridade.Abraco para todos

    M

    micha Quinta, 21 de outubro de 2010, 1h57min

    ROGÉRIO MARTINS DE GOUVEIA a sua ideia é excelente, mas infelismente ningue, toma a iniciativa de fazer um abaixo assinado, infelismente eu nao moro no brasil entao para mim fica dificil, e pela a net eu nao sei como fazer, se caso eu morasse no brasil eu levaria esse caso a adiante, iria as faculdades junta assinatura, peso alguem aqui do forum que more no brasil que tome essa decisao, e dê os primeiros passos para nós nao ficar mais perdendo tempo, abraco

    V

    Valberto_1 Domingo, 24 de outubro de 2010, 17h20min

    Alguem ja ouviu falar do curso de graduação em direito brasileiro da PHOENIX INTERNATIONAL UNIVERSITY? Se alguem tiver alguma informação ficarei agradecido.

    G

    GROTÉCNICO Quinta, 28 de outubro de 2010, 11h21min

    No google deve ter alguma coisa da phoenix international university

    D

    Dorival Scaliante Quinta, 04 de novembro de 2010, 14h45min

    ===========================================================

    Não é piada, Nayara. Apesar da sua crença.

    Eu sou aluno de EaD (Ensino a Distância), Faltam agora 15 dias para a conclusão do meu curso (em dezembro de 2010), de quatro anos, de Administração de Empresas. A faculdade que eu curso simplesmente foi a PRIMEIRA COLOCADA no ENADE em sua modalidade. A PRIMEIRA FACULDADE ENTRE TODAS, REPITO COM ÊNFASE: TODAS AS FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DO PAÍS.

    Quase todos os alunos dos meus grupos estão empregados e muito bem empregados. Muitos têm empresas próprias e inovadoras em suas áreas ou setores de mercado, ou são profissionais autônomos que cuidam muito bem das próprias carreiras (como eu, que sou Tradutor Técnico em tempo integral). O nível das discussões em sala de aula não é nem sombra dos "bate-papos" de molequinhos de "dezoito-aninhos" que em geral se vê em faculdades de Adm. presenciais.

    Em suma: Um curso de Direito por EaD é perfeitamente possível, desde que respeitadas as leis e utilizadas as modernas tecnologias disponíveis atualmente. Além disso, é óbvio que é necessário haver muitas aulas e provas presenciais, como forma de implantar a parte prática do curso.

    Um curso de Medicina EaD é claro que é bem mais difícil. Não dá para ministrar Anatomia on-line.

    Mas curso de Direito da forma como vejo nas faculdades aqui de Campinas (90% dos alunos no bar da esquina) é bem certo que não surte resultado de aprendizado. No caso dos cursos a distância, o aluno do EaD CERTAMENTE não vai sair do seu computador para ir ao bar da esquina.

    Além do que é o aluno que faz a escola. O aluno de EaD busca muitos mais livros curriculares e extracurriculares do que o ano presencial.

    E é por isso e por muitas mais razões importantes e positivas que a modalidade de EaD continuará crescendo com toda força, apesar dos detratores.

    Ah, sim: Não preciso gastar nem gasolina para ir à faculdade. Ela vem até mim, seja no horário que eu mais desejar.

    P.S.: Nota de curiosidade: "ensino a distância", sem hífen, sempre.

    ==========================================================

    D

    Dorival Scaliante Quinta, 04 de novembro de 2010, 14h51min

    Falou superbem! Quem estuda porque quer, faz exatamente isso mesmo: estuda porque quer.
    Aluno de EaD, em sua maioria, tem objetivo muito mais bem traçado e delineado do que aluno presencial. E não se distrai com a bagunça do fundão, porque meramente não existe fundão no computador do usuário do EaD.

    Estou agora desejando que a legislação brasileira acabe com a frescura e lance um curso de Direito a distância. Tenho sérias intenções de fazê-lo, assim que disponível.

    (Serei bacharel em Administração por curso via EaD este ano, em dezembro de 2010.)

    D

    Dorival Scaliante Quinta, 04 de novembro de 2010, 15h08min

    Olá, Atílio!

    No caso do meu curso de EaD, Administração de Empresas na AIEC (www.aiec.br), as aulas são assíncronas, ou seja: cada um acessa quantas horas quiser, no horário que quiser. Os professores estão disponíveis para os alunos enviarem mensagens em fóruns, como este, ou via sistema de e-mails. Os professores respondem às dúvidas, fornecem mais exemplos ou fontes de consulta, debatem, repreendem, explicam mais detalhes, encaminham orientações para provas mensais e tudo o mais, tudo via sistema. O aluno tem todo o material disponível para acessar 100% do tempo, seja no horário em que quiser. O aluno faz exercícios de cada unidade dos módulos de cada disciplina, que contam pontos para a nota final.
    E mensalmente temos o exame presencial em um local fixo durante o curso todo (no nosso caso, um auditório de um hotel local). O curso, o exame, a biblioteca on-line da Faculdade, as aulas, as tutorias, tudo é monitorado e certificado pelo MEC.

    Nossa faculdade tem parceria com uma editora de livros didáticos, e temos acesso irrestrito ao conteúdo integral de livros de diversos assuntos, tudo on-line. Só não pode imprimir 100% do livro (o que seria pirataria de conteúdo e violação de direitos autorais). Mas o aluno pode ler quantos livros conseguir, tudo sem custo.

    Em suma, tudo é muito mais ágil e prático, funcional e azeitado do que em muita faculdade presencial por aí.

    Desejo a você uma excelente escolha.

    Um abraço!

    Dorival

    A

    Ana_1 Terça, 09 de novembro de 2010, 18h39min

    Os cursos da UNISUL (especialmente Administracao a distancia) sao reconhecidos pelo MEC?

    O

    oswaldo barreto paccamicio Sábado, 20 de novembro de 2010, 22h16min

    Ao nobre colega Juarez C. da Silva Jr, parabéns, não só pelo exemplo como também pela iniciativa em dividir conosco seus conhecimentos, uma vez que traz a direção e o caminho certo com embasamento legal, onde pode-se ver claramente, a plena ausência de conhecimento da grande maioria em buscar na legislação pertinente as devidas respostas. É fato notório que temos grandes corporações educacionais no País que detem muita influência sobre o MEC, e que, por interesses diversos e especificos, não querem dividir sua parcela dentro do mercado educacional, monopolizando a educação das ciências sociais. O que cada interessado em fazer o curso de direito por EAD deve fazer é aproveitar a oportunidade do portal do MEC é tecer comentários em que pese a atuação do MEC em provocar a busca de instituições educacionais comprometidas com a qualidade em conteúdo e cobrar respostas e posições no contexto especifico das ciencias sociais.
    Um abraço a todos os participantes do Forum, que possamos unir e usar toda a nossa força para alcançar esse objetivo que é o de ter um curso de Direito por EAD devidamente credenciado pelo MEC.

    A

    Anderson Gamma-Ba Domingo, 21 de novembro de 2010, 0h46min

    se querem curso a distancia de Direito, tbm exigo curso a distância de MEDICINA. quem encara? quem aceitaria se consultar com um "profissional" que estudou medicina a distância? a mesma pergunta eu te faço com relação a direito. quem vai se "consultar' com um operador do direito que cursou EAD, kd a qualidade, a confiança? vc aceitaria passar por uma cirurgia de risco por um médico recém-formado EAD??

    L

    Luciano Mende Domingo, 05 de dezembro de 2010, 14h41min

    Acontece que quem está reprovando no exame da OAB são os bachareis do curso regular, pelo simples fato ser e ter o maior contigente de bachareis de direito. Seria irracional culpar os cursos EAD pelo alto índice de reprovação. O maior problema está na estrutura precária das instituições que oferecem o curso de Direito. Apesar de ter estudado de forma presencial, sou totalmente a favor dos cursos à distância.....

    A

    Anderson Gamma-Ba Domingo, 05 de dezembro de 2010, 19h12min

    quem me responde?

    alguém teria ou não teria coragem de passar por uma cirurgia de risco com um médico rec-em formado por EAD????

    M

    Marisa Domingo, 05 de dezembro de 2010, 20h11min

    Primeiro que nós estamos falando de duas ciências distintas. Mas digamos que esse médico vai cursar a parte teórica a distância, e todo o estágio e toda a residência será presencial. Qual é exatamente o problema? O que ele verá num livro (estático) que não seja muito mais didático num computador (interativo)?

    Alias, já existem matérias afetas à medicina ministradas a distância.

    Abraços

    G

    G. Luis Quinta, 09 de dezembro de 2010, 16h08min

    Boa tarde David,
    Pensei bastante antes de matricular no curso da ambracollege e cheguei a seguinte conclusão que é provável a revalidaçao do curso de direito da ambracollege, já que o Mec não interfere no processo de revalidação, muito menos a OAB, que essa mesmo não tem nada a ver com isso e a Resolução é favorável ao processo de revalidaçao. E mais, a Unisul já possui um curso de direito a distancia em convenio com os funcionários da Justiça de SC, isso abre um precedente, caindo então aquela conversa de que no Brasil não existe curso de direito a distancia e por consequencia não haveria similaridade entre os cursos. Existe sim, para uma minoria privilegiada!!!! Não estamos sendo tratados com igualdade, porque eles podem e nós não?!!
    Conto com a sua colaboração e aguardo sua resposta

    B

    brazuca Segunda, 10 de janeiro de 2011, 21h17min

    Bom Noite
    Queridos colegas, busco informaçao sobre os cursos da ambra e necessario fazer o ciclo regular para depois fazer o de concentraçao tradicional brasileira para o diploma revalidado no brasil.
    Cual e o valor dos dois ciclos ?
    Depois de formado como e feita a entrega do diploma
    Abrcao a todos.

    B

    brazuca Segunda, 10 de janeiro de 2011, 23h24min

    Boa noite,
    Queridos colegas, estava trocando imais com a diretoria da AMBRA ( curso superior de direito a distancia ), me falaram que é necessario fazer os dois cursos o regular e o de concentraçao tradicional brasileira para que o diploma tenha a possibilidade de ser revalidado no Brasil.
    Me passaram um valor que me parece um pouco alto para o termino do curso de 24,320,00 dolares, queria informaçao de alguem esta estudando na Ambra para confirma esse valor e a real necessidade de estudar os dois cursos para pode ter seu diploma revalidado o somente com o fluxo da concentraçao tradicional brasileira e suficiente para formar e revalidar o diploma no Brasil.

    Meu imail e [email protected]

    Obrigado

    C

    Cláudio Robério Moura Luz Quarta, 26 de janeiro de 2011, 19h45min

    Sou formado em Contábeis(presencial) e já passei 3 vezes para o curso de Direito em Universidades Públicas.O que me fez desistir foi a falta de tempo.Com esse curso à distância a chance de concluir seria bem maior,pois teria a noite e as madrugadas para estudar. Não vejo nenhuma razão para o boicote desse curso a distância, pois a OAB a nível nacional com seus exames dificilmente um mau profissional conseguiria aprovação.
    E isso contribuiria de maneira decisiva para a concretização dos sonhos de milhares de jovens de fazer um curso de qualidade a distância sem precisar sair de sua cidade.Sei que em parte é revoltante para aqueles do curso presencial, mas acho que as oportunidades devem ser dadas a todas as pessoas que queiram, realmente, contribuir de alguma forma para o engrandecimento de nosso país.