Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    M

    Marisa Terça, 10 de agosto de 2010, 16h03min

    Oi Geralda

    AMBRA e BLIC são a mesma instituição?

    Agradecida

    G

    Geralda Alves Quinta, 12 de agosto de 2010, 13h07min

    A BLIC não existe mais, ocorreram mudanças no registro da instituição que passou a denominar-se AMBRA - American College of Brazilian Studies. Tais mudanças possibilitaram uma maior amplitude de ação educacional, com o oferecimento de novos cursos.
    Estou matriculada no “Bachelor of Science in Foreign Legal Studies”, ao término deste curso terei a titulação de Bacharel em Direito e meu diploma poderá ser revalidado pela Universidade Estadual de Roraima. Essa é a segurança jurídica de que preciso para focar toda minha energia no curso de Direito e fazê-lo da melhor forma possível.
    Caso queira saber algo mais, terei o maior prazer em te informar.
    Um abraço, Geralda

    M

    Marisa Quinta, 12 de agosto de 2010, 15h59min

    Oi Geralda

    Vou abusar da sua boa vontade. Quando nós falamos de cursos de graduação a distância, na verdade o aluno precisa comparecer 20% da carga horária nos polos. E as provas e estagios são presenciais. Agora trata-se de uma escola fora do Brasil. Como fica essa situação? O curso é totalmente on-line?

    Agradecida, abraços
    Marisa

    M

    Marisa Quinta, 12 de agosto de 2010, 16h00min

    Oi Geralda

    Vou abusar da sua boa vontade. Quando nós falamos de cursos de graduação a distância, na verdade o aluno precisa comparecer 20% da carga horária nos polos. E as provas e estagios são presenciais. Agora trata-se de uma escola fora do Brasil. Como fica essa situação? O curso é totalmente on-line?

    Agradecida, abraços
    Marisa

    G

    Geralda Alves Quinta, 12 de agosto de 2010, 19h33min

    Marisa, você tem toda razão quando se trata de curso a distância oferecido por IES brasileira. Esse não é caso do curso de Direito da AMBRA, pois ela é uma instituição estrangeira, regida pelas leis do Estado da Flórida – EUA, portanto não está sujeita à legislação de nosso país. As normas do MEC não se aplicam ao curso que faço.

    O meu curso é on-line, todas as atividades são ministradas em ambiente virtual, portanto não há aula presencial. Elas acontecem em tempo real e podemos assisti-las quantas vezes quisermos. Considero essa uma grande vantagem, se comparada aos cursos presenciais, não acha?

    As provas também são on-line ou oral, por web conference. A AMBRA oferece atividades práticas simuladas (pela internet) e reais, também à distância e que serão realizadas nos Núcleos de Práticas Jurídicas. O mais legal disso tudo é que fazemos uso de recursos tecnológicos modernos. Isso significa que ao mesmo tempo em que estamos recebendo formação Jurídica estamos, também, recebendo formação em Tecnologia da Informação. Esse é mais um diferencial do curso a distância.

    Falei muito sobre o meu curso, agora gostaria saber de você – o que te motiva a conhecer o curso de Direito da AMBRA? Vou tê-la como colega de curso? Espero que sim. Um abraço, Geralda.

    M

    M. Ribeiro Domingo, 15 de agosto de 2010, 9h37min

    Olá, Geralda.

    Desculpe-me pegar carona na discussão, mas você poderia confirmar o valor da mensalidade. Para 8 disciplinas seria em torno de R$940,58, correto?

    Abraços

    G

    GROTÉCNICO Terça, 31 de agosto de 2010, 11h23min

    A minha opinião é que deveria ter o curso de Direito a Distância para pessoas que já possuem Diploma de Nivel Superior, pois passaram pela experiência de Faculdade, são mais responsáveis. O que vocês acham???

    F

    FSSOUSA Terça, 31 de agosto de 2010, 11h31min

    Não sou a favor, por conta da impossibilidade de adequação de uma metodologia que viesse a permitir que o acadêmico tivesse to

    G

    GROTÉCNICO Quarta, 01 de setembro de 2010, 10h03min

    Eu gostaria de saber: Quem já concluiu curso na Ambra e teve seu Diploma validado?
    Problema da Ambra que pede pagamento das mensalidades em cartão de crédito. Eu queria fazer uma faculdade presencial de Direito. Tentei o FIES mas pede fiador. Fiador é impossivel de arranjar, póis nem eu quero ser fiador.

    K

    Katia/SP Sábado, 04 de setembro de 2010, 18h18min

    Com a devida desculpa aos que não concordam.

    Eu sou estudante de dieito e estou na minha terceira faculdade.
    Foi assiduamente às aulas diariamente.
    Vejo muitos professores desinteressados, passando a apula de qualquer forma, exigindo muito nas provas e ensinando sem paixão.
    Perdão, mas prá ter um professor destes eu prefiro estudar por conta propria. pago quase 1000 reais de faculdade, minha faculdade teve nota 3 no MEC, de 5 no total.
    Eu não estou nada preparada para uma OAB e desta forma tenho feito aulas on line em diversos sites como o R2 Direito e FGV on line e surpreendentemente tenho conseguido sanar minhas duvidas. As aulas on line são mjuito mais fortes que as presenciais. Imaginem um professor dando aulas seguidas em 4 horas para a mesma turma. É uma tortura para todos. Portanto deixemos de uma vez por todas essa hipocrisia que o professor é essencial para o aluno. Em casa aprendo muito mais, acreditem.

    A

    Alvaro Luis Terça, 07 de setembro de 2010, 11h54min

    Oi Elen, você poderia me falar sobre o curso da Ambra e sobre a revalidação, como funciona?
    Grato.
    Álvaro
    [email protected]

    L

    lisp10 Sábado, 11 de setembro de 2010, 21h29min

    faz tempo q ninguem escreve neste topico, mas vamos la, alguma novidade, alguma luz no fundo do tunel, alguma universidade brasileira ja oferta o curso???

    F

    fgvieira Quarta, 22 de setembro de 2010, 14h25min

    Lí este artigo hoje, 22set2010, achei bastante pertinente ao nosso tópico:

    " Faculdades de Direito: o problema não é a quantidade, sim, a qualidade".
    (...)
    Mídia, MEC e OAB, em geral, criticam a quantidade de faculdades de direito existentes no país (cerca de 1100). O problema, no entanto (por incrível que pareça), não é quantitativo, senão qualitativo (qualidade do ensino). Apenas 15% da faixa etária universitária (17 a 25 anos) está frequentando um curso superior no Brasil. Esse percentual é vergonhoso e ridículo quando comparado com outros países (Argentina quase 20%, Chile 38%, Coréia do Sul mais de 60% etc.). Nosso problema, evidentemente, não é de sobra, sim, de falta de faculdades. Só não enxerga isso quem não quer ver.

    A maneira inteligente e factível de resolver o problema da qualidade está no ensino "sem" distâncias (satélite e internet) combinado com a presença de professor local e de tutor. Mas, retrogradamente, ainda há muito preconceito contra essa modalidade de ensino, sobretudo na área jurídica. MEC e OAB vêm preferindo o comodismo da crítica e o discurso do atraso a abrir suas - antiquadas - cabeças para a realidade mundial regida pelo império das tecnologias da informação e da comunicação.

    Estamos passando por crise aguda de mão de obra qualificada por puro obscurantismo educacional. Cabeças obtusas não aceleram o progresso de nenhum país. A história vai registrar que as elites responsáveis pela educação no Brasil, especialmente a jurídica, jogaram no lixo do analfabetismo a primeira década do século XXI. Mas ainda há tempo: na próxima década o erro não deveria ser repetido.

    Quem quiser ler na íntegra é só acessar o link:
    http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI117690,41046-Faculdades+de+Direito+o+problema+nao+e+a+quantidade++sim++a+qualidade

    L

    Luciano KB Sexta, 24 de setembro de 2010, 23h49min

    Respeito opiniões diversas, mas, sinceramente, não vejo qualquer problema na oferta de cursos de graduação de Direito na modalidade à distância. Hoje já há cursos de Economia, Contabilidade, Matemática, Administração e até Engenharia oferecidos por instituições renomadas!!!

    O curso de Direito é integralmente teórico, sendo, portanto, de fácil adequação à modalidade virtual!!!!!

    G

    GROTÉCNICO Sábado, 25 de setembro de 2010, 18h43min

    Seria viável fazer uma abaixo assinado eletrônico e enviar ao MEC e a OAB Federal.

    G

    GROTÉCNICO Sábado, 25 de setembro de 2010, 18h50min

    Há alguma luz sobre liberação de Direito a Distância???

    G

    GROTÉCNICO Sábado, 25 de setembro de 2010, 18h55min

    Diga: Vc pode estudar a hora que quiser??? Quantas horas por dia tem que dedicar no computador??? Os professores não estão on line para tirar dúvida em tempo real que é ministrada a aula?

    G

    GSilveira Quarta, 29 de setembro de 2010, 12h12min

    Li atentamente todos os posts, tentando chegar a alguma conclusão plausível. Tenho 47 anos e quero fazer um curso de direito à distância como uma segunda formação. O post do CBMatias fala em ‘reserva de mercado para os profissionais advogados’. Penso que o que se opera aqui é sim um tipo de reserva de mercado, mas, que visa proteger especificamente o mercado das instituições de ensino do direito de modalidade presencial. Do ponto de vista dos alunos, os cursos à distância são mais acessíveis, baratos e práticos, por outro lado, as faculdades de direito investiram milhões nas últimas duas décadas, equiparam estruturas enormes, verdadeiras fábricas de ensinar. Como imaginar que elas agora dariam de mão beijada este ‘filão precioso’ do mercado do ensino? Alguém poderia levantar a seguinte questão: Porque então estas mesmas faculdades presenciais não montam cursos à distância e passam a oferecer este tipo de serviço? Na minha opinião, ao não oferecerem cursos à distância, elas evitam concorrerem com elas mesmas. Evitam assim a possibilidade de milhares de alunos migrarem para uma proposta de ensino mais prática e barata, e que possivelmente dê menos lucro. Isso seria comercialmente desastroso, após este investimento maciço de esforço e dinheiro.
    Infelizmente, nós estamos discutindo uma questão educacional que é tratada, pelas autoridades e pelos empresários do ensino, como uma questão comercial.
    Resta-nos a vontade cidadã e o esforço dos nossos representantes para a reversão do quadro. Qualquer sugestão de como isso poderia ser materializado seria muito bem vinda.

    Saudações a todos.

    G

    GROTÉCNICO Sexta, 01 de outubro de 2010, 18h43min

    Colocação bem feita pelo GSilveira. É interessante a citação " Porque então estas mesmas faculdades presenciais não montam cursos à distância e passam a oferecer este tipo de serviço?"
    Realmente é um prejuízo no investimento das Faculdades. Como já citei neste post. É hora de fazer um abaixo assinado e enviar à OAB, ao Congresso Nacional e agir como os grevistas, fechar estradas, rodovias, movimentos no Congresso Nacional e na OAB solicitando a liberação do Curso.