CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO A DISTÂNCIA

Há 18 anos ·
Link

Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

451 Respostas
página 16 de 23
CBMatias
Há 16 anos ·
Link

Minha opinião, e que o único curso ideal, a ser feito através do EAD, é justamente o que não temos opção, ou seja, DIRETO, a necessidade de aprovação pela OAB, para poder exercer a atividade, daria credibilidade aos formados pelo sistema. Acredito que o fator impeditivo, esta mais ligado á “RESERVA DE MERCADO PARA OS ATUAIS ADVOGADOS” do que o duvidoso aprendizado através do sistema EAD.

freitas13
Há 16 anos ·
Link

QUEM TEM MEDO DO ADVOGADO QUE ESTUDARÁ A DISTANCIA? O corporativismo da OAB? os funcionários públicos que tem este privilégio afrontado o direito constitucional da igualdade? As camaras de arbitragens? Os Juizados de Conciliação?

QUE TEM MEDO JÁ PERDEU! É UMA QUESTÃO DE TEMPO!

fgvieira
Há 16 anos ·
Link

Alguém tem mais alguma notícia sobre a ação do MPF/AM contra a BLIC?

No site da BLIC não consta nenhuma informação... Estou pensando em fazer este curso de direito na BLIC...

Realmente é um absurdo o que está acontecendo, em relação ao corporativismo da OAB determinando regras quanto a metodologia de ensino.

Interessante que já existem tantas graduações na modalidade EAD. Cursos com complexidade muito maiores que estudar direito. Por exemplo: Engenharia...

Você estudar um determinado código, seja ele qual for à distância, é uma coisa muito menos complexa de que aprender cálculo diferencial e integral a distância...

Senhores e senhoras integrantes deste fórum, é interessante como os interesses políticos de determinadas classes interferem e ditam as regras neste país...

É até louvável que fiscalizem e preocupem com a qualidade do ensino oferecido. Neste quesito, penso que o consumidor (estudante) deveria até ser grato pela preocupação dos órgãos fiscalizadores... Mas, que se limitem as estas funções...

Marcilio Cassini
Há 16 anos ·
Link

E voce conhece algum curso de Direito a distancia no Brasil ?

fgvieira
Há 16 anos ·
Link

Não... não conheço. Penso que ainda não existe no Brasil.

Minha sugestão é que devemos nos organizar e vamos pedir aos nossos parlamentares. Somos um número bastante expressivos, ou seja, de brasileiros que desejam estudar curso de direito à distância (EAD).

Eu enviei pedido para o Deputado Federal WILSON PICLER. Ele é autor do projeto de lei, que iguala os diplomas dos cursos EAD, com os presenciais. Assim que tiver resposta do deputado, posto aqui no fórum. o email dele é : [email protected]

Vide no site da Câmara Federal: http://www2.camara.gov.br

Proposição: PL-6219/2009   Avulso 

Autor: Wilson Picler - PDT /PR

Data de Apresentação: 14/10/2009 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de tramitação: Ordinária Situação: CEC: Aguardando Parecer - Ag. devolução Relator não-membro. Ementa: Assegura aos portadores de diplomas de cursos a distância, as mesmas prerrogativas legais que portadores de diplomas de cursos presenciais.

Luiz Augusto Santana de Melo
Há 16 anos ·
Link

ola turma antenada nas mudanças sociais;

o curso de direito a distancia tem que virar realidade; quem quer,sabe ,so precisa do canudo e nao sera sua presença em sala,que vai ditar seu talento! um abraço galera!

Sildomar Junior
Há 16 anos ·
Link

Realmente não vejo desmerecimento da OAB caso haja uma redução do percentual de aprovados no exame. O problema não é permitir que adeptos do sistema educacional a distância possa cursar a graduação em direito e sim "afrouxar" o exame da OAB. Fato que sem dúvida alguma não acontecerá.

Sou formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás, cursei Biologia pela Universidade Católica de Goiás e gostaria muito de fazer uma graduação em direito. Ser bacharel é uma coisa....Advogado é outra. Precisa passar pelo rigoroso exame da ordem. Por isso vejo que o impeditivo está no tradicionalismo da Ordem que, ao contrário da atualidade, deveria ser a vanguarda das alterações nas relações sociais e não um entrave, uma resistência retardatária. Não tenho dúvida que será vencida pela impossibilidade da rejeição de um fato concreto e irreversível.

OAB, reconheça as circunstâncias atuais da sociedade moderna, mantenha o rigor do Exame e Libere o Curso de Direito a Distância!!!

Abs a todos.

Sildomar Junior

fgvieira
Há 16 anos ·
Link

Caros,

Como prometido anteriormente recebi a resposta do Deputado Wilson e segue abaixo na íntegra. Poucos minutos atrás conversava com uma colega, que está no 6º período de direito (presencial é óbvio, pois só tem este no Brasil). E devida a uma doença não está podendo andar. Obteve uma dispensa médica e só comparece na faculdade, aliás uma das maiores do país, para efetuar a prova. Esta moça nunca ficou de recuperação e é a melhor aluna da sala. E isto já tem 3 semestres...

Segue abaixo a resposta do assessor do deputado. E minha sugestão é enviarmos email para o MEC e divulgar de maneira bem ampla, para mais pessoas interessadas neste tipo de educação , ou seja, graduação em direito à distância e assim, podermos efetuar os estudos da maneira mais adequada com a nossa epistemologia.

(...) Só estou recebendo sua mensagem agora, perdoe pela demora. Sou assessor do deputado Wilson Picler. Inicialmente, agradeço pelo elogio feito ao deputado e ao projeto. Infelizmente ele recebeu um parecer pela rejeição na Comissão de Educação, porém vamos trabalhar para que possamos reverter esse quadro. Caso possível, peça para seus colegas de fórum entrarem em contato com os membros da Comissão de Orçamento para que aprovem um relatório favorável ao projeto, sim? Os membros estão no seguinte site: http://www2.camara.gov.br/comissoes/cec/membros

Quanto a criação de cursos de direito por EAD, infelizmente não é uma definição do parlamento, e sim uma disposição unilateral do Poder Executivo. Ou seja, o MEC é o responsável por essa regulamentação. As atuações de um parlamentar nesse sentido são extremamente limitadas por questões constitucionais. Iremos observar o que é possível fazer, e caso logremos algum êxito, entraremos em contato. Entretanto, minha sugestão é para que entrem em contato com o MEC através de sua ouvidoria (http://portal.mec.gov.br/index.php) e com a Secretaria Especial de Educação a Distância (http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=356&id=289&option=com_content&view=article) para essa regularização.

Sem mais para o momento, agradeço a atenção com o deputado Picler e fico a disposição para ajudá-los no que for necessário e possível.

Att.,

Márcio Maciel Assessor Parlamentar - Deputado Wilson Picler (PDT/PR)

Gabinete em Brasília: Câmara dos Deputados, Anexo III, Gab. 576 Tel.: (61) 3215-5576 Fax.: (61) 3215-2576 E-mail: [email protected]

fgvieira
Há 16 anos ·
Link

Muio Interessante este artigo que trata da educação e internet. E foi escrito por um professor de direito: (...) A resistência das escolas, doravante, será cada vez mais difícil, porque as pessoas conseguem as informações fora dela (na web). O mundo da web é o mundo da informação (dos dados). Sobretudo na web 3.0 (que está chegando), as pessoas vão se interagir de modo extremamente produtivo (útil). É bem provável que o dualismo platônico (teoria e prática, intelectual e prático etc.) venha a desaparecer. Nós vamos, na internet e pela internet, ensinar e aprender a teoria e a prática, o fazer e o saber, o intelectual e o prático etc.

Houve época em que o mundo podia ser separado em físico e virtual. Isso deixou de fazer sentido. A web é o mundo (como dizem John Battelle e Tim O´Reilly, criadores da expressão web 2.0), porque o mundo está dentro dela. Todas as coisas e todas as pessoas já estão ou vão estar na web, projetando suas "sombras informativas" (que são todas as marcas das pessoas e das coisas na web: suas fotos postadas, suas opiniões emitidas, seus e-mails enviados, as músicas, os carros, os livros etc.). Em razão da capacidade fantástica dos sensores, a internet está ficando inteligente mais rápido que se podia imaginar. Duas características parecem decifrar a web 3.0: interatividade útil e inteligência. (...) artigo na íntegra no site: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=2009112311172129

fonte: GOMES, Luiz Flávio. Educação: de Anísio Teixeira à era digital. Disponível em http://www.lfg.com.br - 27 novembro. 2009

fgvieira
Há 15 anos ·
Link

Veja um outro motivo da pertinência da graduação em direito na modalidade EAD:

(...) Em decisão, juiz dá uma verdadeira aula de informática

Portal do TJ/SP publicou decisão do juiz Wanderley Sebastião Fernandes, da 6ª vara da Fazenda Pública de SP, acerca de um crédito de natureza alimentícia. Até aí nada de diferente.

O interessante é que no final da decisão o magistrado aproveita para ensinar, passo a passo, o que o advogado do autor da ação precisa fazer : "sem a necessidade de comparecer ao cartório judicial, sem filas e sem perda de tempo, no site do Tribunal de Justiça (Consulta/ Processo/1ª instância/Capital/Processos Cíveis/ Fazenda Pública/ Nome da parte ou número dos autos ou acessar, diretamente, o link..."

Fonte e artigo na íntegra no link abaixo: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI104006,61044-Despacho+com+aula+de+informatica+para+partes+interessadas

fgvieira
Há 15 anos ·
Link

No link abaixo, uma notícia sobre sentença que obriga a Prefeitura de S. Paulo a aceitar diploma de Curso a distância na contratação de professores. Em outras palavras, proibi a Prefeit. paulista de fazer distinção da modalidade de ensino à distância. Penso que isto é um motivo a mais para termos a graduação de direito na modalidade EAD:

"MP obtém sentença que obriga prefeitura de São Paulo a aceitar diplomas de cursos a distância" Veja na íntegra no link: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI108280,31047-MP+obtem+sentenca+que+obriga+Prefeitura+de+Sao+Paulo+a+aceitar

PAULO SÉRGIO
Há 15 anos ·
Link

Alessandra,

Faço Ciências Contábeis na Modalidade EAD, estou no 4º Semestre e posso esclarecer muitas dúvidas

[email protected]

R
Há 15 anos ·
Link
· Editado

...

Tavaresd
Há 15 anos ·
Link

oi,tenho duas graduações na área de ciências Humanas we estou me especializando em meio ambiente.Acabei de me formar em educação ambiental,pela UFESe estou cursando gestão ambiental.Meu sonho é fazer direito ambiental,mais estou cheia de duvidas:Será que tenho que ter o curso de direito?como fazer um curso de direito com grade reduzida em ead?Pelo que eu sei algumas universidades,ainda não aceitam o curso a distância.por favor me orienttem

LIRICCI
Há 15 anos ·
Link

Óla

Edsson Nilsson

Gostária de saber quanto a validação do curso de direito que vc está cursando na blic. e o que vc esta achando das provas presenciais?

DANIEL CONSTANT
Há 15 anos ·
Link

Estou nos momentos finais, para aderir aos cursos costumeiros e presenciais, por que tenho esperado muito pelo milagre e revolução no ensino; que é o ensino a distância na area do Direito. A faculdade que primeiro aderir a este curso, será a primeira a alavancar os melhores resultados em qualidade de formandos, pois, sem dúvida, as vantagens são infinitamente infinitas. Além de todas às que foram narradas aqui, pelos colegas, tem àquelas que devem serem novamente enumeradas, como: a) todos concentrados às aulas, sem bate papo internos de amigos do lado; b) alunos que sabem o que querem, aprender e se tornar profissionais de verdade; c) Economia e prasticidade para ambos, alunos e instituição de ensino; d) ganho de tempo; e) Ensino de qualidade, com professores menos extressados e mais preparados; f) O Brasil, dando um salto na qualidade de ensino e acabando de vez com a oligarquia disciplinar.

  Desculpe-me se fui icoerente com as palavras, mas é isso mesmo, oligarquia, o que esta se fazendo com o ensino no país. É preciso que se tome uma atitude urgente e com isso, faça-se uma revolução na educação sequencia, de quem ainda não pode adentrar no ensino superior, por falta de tempo, gastos ou barreiras criadas pelo homem.
Geralda Alves
Há 15 anos ·
Link

QUEM NÃO ACREDITOU SE DEU MAL.

Ola pessoal,

estou cursando o 2º semestre de Direito via Internet, na AMBRA COLLEGE e trago uma boa nova a todos que desejarem ingressar no ensino a distância, sem medo de concluir o Bacharelado e, ao final do curso, não terem seus diplomas revalidados, por IES brasileira.

A AMBRA firmou convênio de cooperação técnico-científica, em 04 de agosto último com a Universidade de Roraima – UERR, no qual está prevista a revalidação/conferição de títulos acadêmicos entre essas instituições. Isto quer dizer que nós alunos, que acreditamos na AMBRA, temos a certeza de que a nossa aposta nessa conceituada instituição não foi, e nunca será, em vão.

Não tenho receio em afirmar que AQUELES QUE NÃO ACREDITARAM NESSA POSSIBILIDADE, SE DERAM MAL. Nunca tive a menor dúvida quanto à escolha que fiz – escolhi a AMBRA pela excelência nos serviços oferecidos, pela alta qualificação de seus professores e pelo método diferenciado de ensino.

Estou muito satisfeita com os resultados alcançados, por isso divido com vocês essa maravilhosa notícia, nesse fórum, que no meu entendimento, é bastante apropriado para uma contínua discussão sobre o ensino a distância. Acredito na construção do conhecimento, na realização de um projeto de estudo feito de forma segura, confiante e sem fronteiras.

Caso desejem saber algo mais sobre o curso da AMBRA é só me perguntar que terei o maior prazer em dividir com vocês minha feliz escolha.

Marisa
Há 15 anos ·
Link

Oi Geralda

Estou interessadissima em maiores informações. Você passaria para mim?

Grata

[email protected]

Elen Carina
Há 15 anos ·
Link

Olá pessoal, Sou aluna da Ambra (blic) há 3 semestres. Há tempos desejava estudar direito mas, por questões pessoais, um curso convencional presencial não me era viável. Apesar de estar bastante satisfeita com a qualidade do curso como um todo e, especialmente, com os professores, sentia-me insegura quanto à revalidação do curso. Felizmente, com o acordo firmado entre a AMBRA e a Universidade estadual de Roraima, essa questão está resolvida. Para quem acreditou, vamos comemorar e continuar a estudar com muito empenho, pois, ainda temos alguns semestres pela frente. Para quem não acreditou, ainda há tempo de fazer um excelente curso de direito à distância. Abraços. Elen Carina

Geralda Alves
Há 15 anos ·
Link

Claro que sim Marisa, o que você gostaria de saber? Estou ao seu dispor, um abraço. Geralda.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos