Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    D

    DELMA AURÉLIA DA SILVA Sábado, 14 de junho de 2008, 20h49min

    Caro David, gostaria de receber o parecer da oab. Meu email é [email protected]. Grata

    J

    Joel Carlos Farias de Queiroz Terça, 24 de junho de 2008, 14h11min

    Cursos de outras áreas do conhecimento, que demendam muito mais recursos para o aprendizado, já há aguns anos estão online e com alto índice de inserção dos recém-formados no mercado de trabalho.

    Então não há mesmo motivo racional para um curso 90% feito em livros não figurar nos canais mais modernos do ensino superior.Esta situação não pode durar muito, visto que não reflete a realidade da educação, e por isso sou favorável a uma abertura dos cursos de bacharelado em direito, no sentido de estarem disponíveis a todos, inclusive online.

    A

    Apolinario de A. Albuquerque Terça, 24 de junho de 2008, 15h10min

    Acabei de me inscrever nese forum, dado ao nível das discussões.
    Claro estou interessado em Direito EAD, até porque estou com a matricula trancada, por todas as razões negativas descritas e mais meus joelhos que me dificultam o deslocamento.
    Então achei a discussão sobre a BLIC uma alternativa válida, mas fiquei com a seguinte dúvida: A validação pelas faculdades públicas, apesar de previsão legal, apesar de parecer OABs, não seria conveniênte ouvir - expressamente - a opinião delas?

    L

    Leciane Patrícia Budal Quarta, 25 de junho de 2008, 11h05min

    Prezado David,

    Tenho interesse em receber o parecer da OAB.
    Podes enviar?
    Obrigada

    Leciane
    [email protected]

    V

    Valdir Machado de Almeida Quinta, 26 de junho de 2008, 19h18min

    Caro David!
    Estou muito interessado em receber o Parecer da OAB/SP, pelo que agradeço antecipadamente.

    [email protected]

    A

    ANA Quinta, 26 de junho de 2008, 23h30min

    Caros colegas, tenho formação superior em Relações Públicas, Direito e Pós graduação em Direito Público, Frequentei todos esses cursos em sala de aula sem perder nada. E garanto já é complicado vc. conseguir assimilar tudo o que o Direito nos traz, indo à faculdade e complementando em casa, que advogados formaríamos com esse curso à distãncia? Talvez os mesmos que se matriculam em cursos regulares e não comparecem às aulas. comigo se formaram muitos, mas são poucos os que conseguiram passar no exame de ordem. Só espero que o exame de ordem também não seja à distância, pois se assim fosse o caos estaria instalado. Penso também que o bom aluno não é a escola que faz.. O bom aluno é que se faz. Seja a Faculdade pequena, grande, famosa ou não, o estudo do Direito é o mesmo para todas, os alunos é que tem que se empenhar mais. Para fazer Direito tem que gostar, se não nem comece. Afinal, Direito e Medicina "lidan" com a vida das pessoas, temos que ter muito cuidado e dedicação. Já imaginaram um curso de medicina à distância? Fariam um cirurgia com um médico formado nessa universidade?

    A

    Adriano Moraes Sexta, 27 de junho de 2008, 10h25min

    Caro David, solicito-lhe o obséquio de enviar-me via email o tal parecer da nobre Ordem para minha análise.

    Deveras fico desde já muito honrado e agradecido.

    [email protected]

    R

    Rogério M. Lima Domingo, 29 de junho de 2008, 0h46min

    Estudo para passar no vestibular para direito em uma universidade pública. Para mim que já sou formado e trabalho durante o dia Um curso de Direito EAD ou, pelo menos, semi presencial seria ótimo para mim. Poderia me dedicar mais aos estudos. Não perderia tempo de translado de meu trabalho à Universidade e dessa para minha residência. Estudaria mais e com mais disposição.

    Somente teria que ir à universidade para as provas e em encontros presenciais uma vez na semana.

    C

    Cristiano Segunda, 30 de junho de 2008, 4h15min

    Tive noticia que a Unisul vai lançar um curso de graduação em direito a distância. Sei que a instituição é séria e que eles tem bastante experiência em direito a distância.
    Vou tentar maiores informacões e quando souber comunico.
    Pesquisei um pouco em relação a esse curso da BLIC e achei meio estranho. Eles próprios afirmam no site que não conseguiram o reconhecimento aqui no Brasil e por isso criaram o curso fora. Realmente não sei se as universidades públicas vão validar o diploma.

    Um abraço

    Cristiano

    M

    Maria_1 Segunda, 30 de junho de 2008, 19h57min

    Cristiano,
    também pesquisei sobre a BLIC e entrei em contato com eles por e-mail. O que eles informam é o seguinte: A BLIC é o único curso de Direito Brasileiro a distância, possui um quadro de professores de 90% de doutores e mestres, índice superior a qualquer instituição de ensino superior privada no Brasil, presencial ou a distância. A grade curricular deles é coincidente com a de grande maioria das universidades públicas brasileiras, inclusive com a da UFRJ. Pesquisei também sobre EaD, vi que o que vem sendo feito no Brasil é completamente diferente do que é feito no mundo. Lá fora não existe esse negócio de "presencial conectado", "semi-presencial", onde o aluno continua tendo que ir a uma sala de aula, no fim de semana, pra assistir uma gravação ou uma transmissão. Revalidação de diploma, pelo que eu sei, é necessária para qualquer curso feito no exterior. [...] E mais, o professor que vai me dar aula é da federal e a própria federal vai revalidar o diploma, não vejo risco algum. [...]

    Abraços,
    Maria.

    O

    ORLANDOMZ Quinta, 03 de julho de 2008, 2h37min

    Senhores, em minha jornada aprendi que transformações se suscedem às vezes de maneiras inevitáveis, pressionadas por interesses e "poderes" diversos, tendo em sua maioria o fator econômico. No que se discute aqui ocorre a mesma situação em ambos extremos, tanto pelo lado das instituições de ensino quanto pelo dos alunos: ora pelas economias operacionais, ora pelas facilidades de quem vai se utilizar desse produto.
    Ocorre, portanto que, sabida e sabiamente:" nem tudo o que reluz é ouro!".
    Como graduado em Tecnologia, e , atualmente estudante de direito por dois semestres, onde cursei disciplinas presenciais e on line, me vi tentado a verificar a possibilidade de um curso de direito totalmente on line, respeitando-se as exigências por atividades complementares. Após diversas incursões, passando pela citada instituição, que oferece a facilidade pretendida, quedei-me aqui, apreciando os diversos liames do assunto, entre os interessados, opositores e defensores convictos( e suspeitos?!), e, reavaliando meus objetivos, me vem o questionamento fundamental das pretenções afeitas à uma empreitada deste porte, ou seja : almejar o título de bacharel em Direito e posteriormente o de Advogado, mediante o sucesso nos exames da Ordem, a fim de que? Lecionar, advogar, bem se empregar ou somente ostentar? De qualquer forma, qual seja o caminho que reflita aos presentese e a mim mesmo, o fruto dessa conquista deve ser um resultado com qualidade. Para isso, a respeito das profissões do operador do Direito e concluí que esta atividade requer um corpo a corpo diferenciado; um corpo a corpo que vem desde a presença na sala de aula com os colegas, da admiração da pessoa dos professores, de suas experiências profissionais e pessoais relatadas em aulas presenciais; dos exemplos práticos; das diversas dúvidas pessoais surgidas nas aulas presenciais, preparadas mas expontâneas exclusívas e únicas. Um corpo a corpo, que se suscede no dia a dia produzindo uma experiência indispensável para forjar o futuro profissional, cuja "vida" será , na prática, presencial diante dos fatos, dos relacionamentos com colegas e clientes e nos diversos locais de trabalho. É uma situação, a menos da mera ostentação, da qual não se tem remédio: mesmo as deliberações por ofício requerem o precedente da presença. Desse modo, profissionais com formação predominantemente "virtual" deverão se tornar "carentes" próprios, pois a realidade nos mostra que a prática do Direito por seus operadores não é uma atividade "virtual" e nem predominantemente teórica, e, jamais o será, porque assim o é a natureza humana desde os primórdios. Deixo deste modo, minha reflexão sobre o assunto, onde cada um, por êle interessado, pode fazer suas próprias.

    H

    helder_1 Quinta, 03 de julho de 2008, 20h49min

    OLÁ a todos amigos, li muito falando a respeito da prova da OAB, etc...
    ou seja a faculdade de direito preparando para os profissionais serem advogados,etc.. mas já passou pela cabeças de vocês que pessoas desejem fazer a faculdade de direito para prestar concurso públicos, por exemplo!!!

    E HÁ MUITOS CONCURSOS QUE NÃO PRECISA TER ESTA CARTEIRINHA, OK!!

    H

    helder_1 Quinta, 03 de julho de 2008, 20h52min

    AGORA OLHA O PROBLEMA: passei para o concurso de nível tecnico para o TJRJ, e vou para uma região onde não tem faculdade de direito...e aí ! vou ter que parar de estudar!! FACULDADE DE DIREITO NÃO EXISTE EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO NÃO!
    O OBJETIVO maior de todo país é levar o estudo a todos os lugares do território, O que é facilmente conseguido através do ensino a distancia.

    F

    francisco_1 Quinta, 17 de julho de 2008, 16h08min

    vamos ser bem claros: o corporativismo e o obscurantismo do setor, aliado a uma certa empafia, impedem o acesso de inúmeros interessados na graduação em direito. o que é mais dificil: direito ou biologia? ou tecnologia da informação? esses últimos cursos são todos autorizados através de ead. aqui no rj, o ead é dominado por universidades públicas, via cederj. o vestibular é concorrido, existem polos nas principais cidades, a monitoria é rigorosa, e os diplomas são expedidos pela ufrj, uerj, uff, unirio. estudei administração e direito presenciais. posso atestar que o curso de administração, há muito ministrado à distância, é muito mais complexo. aliás, alguem falou de virtual. para quem não sabe, na justiça federal (rj) todos os juizados especiais são virtuais em pleno funcionamento e varas com projetos-piloto de autos eletronicos. responsabilidade do aluno e seriedade da instituição, o diploma é consequencia. e a qualidade tb.

    F

    Fabio Santos_1 Quinta, 17 de julho de 2008, 16h55min

    Francamente acho que não é a mesma coisa, curso pela internet é complicado e ainda de Direito. Acho que não funciona, tendo em vista toda a sua complexidade.

    M

    MARCÍLIA LAGARES Sábado, 19 de julho de 2008, 13h24min

    Olha, me inscrevi agora no Fórum, pois gostei muito da discussão acerca do ensino de Direito a distância. Li todos os comentários e analisei os vários pensamentos a respeito do assunto. Estou imensamente interessada nisso, pois fiz minha inscrição para o vestibular da BLICCOLLEGE, mas tenho milhões de dúvidas. Não acho, necessariamente, que o ensino será ruim ou fraco por ser uma faculdade a distância, o meu medo é o de perder tempo e dinheiro investindo em algo que, futuramente, não me possibilitará ser reconhecida no mercado de trabalho jurídico brasileiro. Gostaria de receber e-mails de pessoas que também estejam interessadas neste curso da Blic, para trocarmos idéias e experiências sobre o assunto: [email protected].
    Valeu pelo espaço!

    E

    emerson gonçalves dos santos_1 Sábado, 19 de julho de 2008, 13h50min

    Márcília possui questionamentos importantes e os únicos que interessam. Perder dinheiro é osso. Em relação a cursos superiores a distância tenho a plena convicção de que um profissional do ensino à distância não diferenciariam-se muito daqueles que se formam em universidades brasileiras onde é público que possuem dificuldades enormes em passar em um simples exame da oab. Que, aliás, não existiria se os profissionais egressos não possuíssem debilidades, educacionalmente falando, imensas. O ensino à distância seria idêntico aos cursos comums onde existem pessoas preparadas e aquelas que lhe faltam o mínimo.

    F

    Fernando_1 Sábado, 19 de julho de 2008, 17h01min

    Concordo que o ponto principal nesta altura é saber se o diploma da BLIC será revalidado facilmente aqui no Brasil, pois, se não for, teremos perdido tempo e dinheiro durante cinco anos. Até enviei um e-mail para eles com essa dúvida para que eu possa decidir se entro no curso ou não, uma vez que o prazo se encerra no dia 25/07. Pelo jeito, quem se inscrever, pode considerar isso como uma aposta, cujo resultado só será conhecido daqui a 5 anos. Eu acho que vou correr o risco! Dêem seus lances!

    F

    Fernando_1 Sábado, 19 de julho de 2008, 21h46min

    Estava pensando sobre como minimizar nossos riscos ao cursar o BLIC e tive uma idéia: poderíamos conversar com os departamentos de Direito das universidades públicas, afinal, em última instância, eles que estarão decidindo a revalidação. Poderíamos procurar as secretarias ou chefias dos departamentos. Se alguém conseguir alguma informação, por favor, avise aqui no fórum.

    D

    David Yamakawa Domingo, 20 de julho de 2008, 21h40min

    Caros Foristas,

    Problemas em meu computador levaram-me a perder todos os e-mails.

    Aos colegas que solicitaram cópia do parecer da OAB/SP e não receberam, peço que re-enviem o e-mail, que terei o maior prazer em remeter.

    abraços,

    davyd

    [email protected]