Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    A

    Alfredo Américo de Freitas Segunda, 21 de julho de 2008, 17h40min

    Caros Colegas,

    Tenho a satisfação de comunicar -lhes que estiveram presentes no evento de apresentação institucional da BLIC os senhores: Ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, o Desembargador Federal João Batista Gomes Moreira, o membro do MPDFT Guilherme Fernandes Neto, O conselheiro e presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/DF Othon de Azedevedo Lopes, o Subsecretário do GDF Francisco de Assis Chiaratto e outros convidados que muito nos honraram e dignificam nosso projeto com a presença no referido evento.

    Atenciosamente,
    Alfredo Américo

    A

    Alfredo Américo de Freitas Segunda, 21 de julho de 2008, 17h42min

    A OAB prestigia evento da BLIC, veja na página http://www.oabdf.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=61748

    Atenciosamente,
    Alfredo Américo de Freitas

    E

    Elias Ribeiro Terça, 22 de julho de 2008, 3h30min

    Amigos, vou deixar um depoimento pessoal.

    Semana passada entrei no site da BLIC e vi que eles informavam que não fariam atendimento na sexta-feira devido a um evento de apresentação da entidade.

    Quarta-feira liguei no atendimento e perguntei onde seria a apresentação, quando, para minha surpresa, me informaram que seria em Brasília, minha cidade, no hotel Blue Tree Park. Perguntei se era aberto ao público e fui informado que sim.

    Como tinha muitas dúvidas, resolvi ir ao evento para, quem sabe, tentar saná-las. Confesso que fui com poucas expectativas, não esperava nada demais. Mas foi neste momento que tive uma grata surpresa.

    O evento foi sensacional.
    Fiquei muito impressionado com o tamanho da BLIC, com o poder de influência da entidade.
    Acabei conhecendo os idealizadores da BLIC, inclusive o senhor Alfredo Américo, que é uma pessoa muito bacana e atenciosa.

    Realmente foi muito impressionante, estiveram presentes verdadeiras autoridades em direito e em influência no mundo jurídico, inclusive o Ex-presidente do STF, Ministro Sepúlveda Pertence.

    O jornal “Correio Braziliense”(o melhor de Brasília e que completa 200 anos este ano) também esteve presente, só não sei que dia sai a matéria ou se já saiu.

    Os professores presentes se mostravam bastante empolgados e motivados para o início do semestre letivo.

    E outra, cada um dos professores recebeu “de presente” um notebook top de linha da marca Dell com webcam, todo configurado para backup e segurança das informações. Todos os professores vieram de vários lugares do Brasil por conta da BLIC e ficaram hospedados por conta da BLIC neste mesmo hotel.

    Uma questão que foi bastante debatida lá foi a respeito da bendita revalidação do diploma. E fiquei muito satisfeito com os argumentos. Eles bateram muito na tecla de que a qualidade da formação dos alunos garantirá a revalidação, ou seja, afirmaram que se alguém estiver pensando que vai estudar na blic achando que vai conseguir um diploma fácil, que vai conseguir sair de lá sem ser bom, está enganado. Devido à necessidade de se revalidar o diploma, o graduado pela BLIC tem que ter uma ótima formação. Essa foi uma exigência que eu vi sendo feita aos professores várias vezes.

    Posso até estar enganado, mas uma outra estratégia que percebi, e que vcs também podem perceber, é a seguinte:
    Eles possuem muitos professores da UFPE, inclusive o ex-reitor. Acho que a tendência deles é de praticamente “fechar” com a cadeira de Direito desta e de outras Universidades Públicas para garantir a revalidação, também, a partir do pressuposto de que os mesmos professores que participam da BLIC, e que aprovarão os alunos, participarão das comissões de revalidação dos diplomas destes mesmos alunos, tornando esta revalidação certa.

    Eu vi lá que eles, durante estes 5 anos até a formação da primeira turma, não descansarão em procurar meios que viabilizem a revalidação dos diplomas com facilidade.

    Olha pessoal, eu fiquei muito satisfeito e empolgado com a BLIC, estou bastante ansioso pra começar logo o curso. Claro, antes tem o vestibular. Espero, pelo menos, que este seja fácil.rsrs

    Então é isso pessoal, espero tê-los ajudado.

    Abraços

    Elias

    M

    Marisa Quinta, 31 de julho de 2008, 18h24min

    Olá a todos

    Atualmente a EaD (educação a distância) costuma ser ancorada na internet e os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem) suprem as necessidades do contato direto com outros alunos e tutores através de fóruns, chats, wiki, etc. Também é importante salientar que os estágios e aulas de laboratório serão presenciais. Talvez os senhores desconheçam, mas nas avaliações do MEC os alunos de graduação através da EaD têm se saído melhor do que os alunos de cursos presenciais. O aproveitamento depende tanto de uma boa escola como de um aluno interessado, porque a melhor tecnologia do mundo não fará um mau professor dar uma boa aula; e o melhor professor do mundo não consegue ajudar quem não tem interesse. Acredito sinceramente que um curso de direito não é nem mais fácil nem mais difícil do que um curso de matemática, são só diferentes, e em ambos EaD é perfeitamente viável.

    C

    Carlos Valente Segunda, 04 de agosto de 2008, 17h08min

    Concordo com todos que disseram que o aluno faz a faculdade.O fato de hoje em dia, o indice de aprovação na OAB ser baixo, é devido a falta de empenho dos alunos.Tenho certeza de que todos aqueles que foram aprovados na OAB, seriam aprovados também se fizessem o curso EaD ao invés do convencional.
    Dizer que no EaD, somente a minoria serão bons...eu pergunto...não é isso que acontece no curso convencional?Os números de aprovados na OAB não mentem.

    M

    Marcelo baratta Segunda, 04 de agosto de 2008, 20h34min

    Professor, foi brilhante sua defesa à iniciativa de se implementar, não o curso de direito à distância como também outras cadeiras. Penso como o Sr., que na era em que estamos, tempo de plena revolução, revolução pela informação, revolução pela informação automática, reloluão pela informática; não podemos deixar de usufruir tudo que essa nova ciência pode nos proporcionar. Concordo com fato de ser falácia, um discusrso retorgrado, conservador, mantenedor de status diferenciado a alguns somente, como se um certo segmento da sociedade fosse diferente dos demais. Por falar nisso, os advogados são mestres nessa prática, os sofistas da atualidade, defendem com unhas e dentes distinções algo semelhante; de fato não são merecedores de distinções em relação a outras categorias profissionais e nem em relação ao povo em geral que realmente tem pouco acesso à informação portanto não formam censo crítico. Eu gostaria de participar de um curso à distância de direito, seria um agente de mudança nesse meio tão complicado e cheio de paradigmas.

    B

    Barreto_1 Terça, 05 de agosto de 2008, 0h40min

    OLÁ! CONSEGUI UM DESCONTO ESPECIAL PARA QUEM QUISER ESTUDAR DIREITO NA BLIC. NEGOCIEI COM ELES, POIS FORMEI UM GRUPO DE ALUNOS QUE TINHAM MUITO INETRESSE NO PROJETO E RESOLVI DIVULGAR PARA PROPORCIONAR A QUEM QUEIRA TER ESTE DESCONTO TAMBÉM!!!

    SÓ PRECISO QUE VOCÊ ME MANDE UM E-MAIL COM SEU NOME E TELEFONE PARA EU PODER REPASSAR PARA MEU CONTATO DENTRO DA BLIC E INCLUÍ-LO PARA ESSE DESCONTO.

    QUANTO MAIS PESSOAS ADERIREM, MAIS ALAVANCADO SERÁ NOSSO SUCESSO.
    SOU FUNCIONÁRIO DA PETROBRAS E INTERMEDIEI UM CONTATO ENTRE AS PARTES PARA A ELABORAÇÃO DE UM CONVÊNIO. AGORA, EU TE PERGUNTO: VOCÊ ACHA QUE A PETROBRAS VAI SE METER EM UM NEGÓCIO FURADO? PODE ACREDITAR, A BLIC É A INOVAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO.

    MEU E-MAIL: [email protected]

    Rafael Rezende.

    C

    Carlos Valente Terça, 05 de agosto de 2008, 14h55min

    Pessoal, estive lendo o jornal Folha Dirigida da semana 04 a 10/08 e nele veio um caderno especial com matérias sobre o EaD.Logo na primeira pg tem uma comparação de desempenho entre alunos EaD e de presenciais.Foram feitos em 13 cursos onde os alunos do EaD tiveram uma melhor pontuação em 7.São eles: Administração, Biologia, Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia e Turismo.
    Sem mais...

    D

    Dorival Dantas Domingo, 10 de agosto de 2008, 0h50min

    Prezado Jaides,

    Sou formado em Direito, e posso com tod convicção lhe afirmar, que o nosso Poder Judiciário, hoje, já é carente de bons profissionais.

    Um bom advogado, precisa ir ao fórum, participar de audiências, advogar estagiando, e muitas vezes tive que simplesmente acompanhar o proprietário do escritório o qual eu era estagiário, em audiências, para observar o comportamento de Juízes e das partes. Devemos estar em todas as áreas bem informados, sobre cultura, política, e principalmente ter nossa Constituição, o Código penal, o EAC etc. na ponta da língua, por isso no meu entender como profissonal, o curso de Direito a distãncia é impossível, a qualidade de um bacharel em aulas não presenciais, colocaria limites de conhecimentos para retirada de sua OAB.

    E a profissão Advogado, é mais complexa do que muitos pensam, tem Justiça Comum, Federal, e as Leis, mudam constantemente, existe a parte que substituiria a prática laboratorial, que seria as idas ao fórum, a Justiça federal, a participção em audiências, Júri Público, etc.

    Somos procurados para ajudar vítimas, famílias, empresas, acusados, e somos parte de confiança dessas pessoas, hoje existe sim no mercado ainda, o preconceito de o cliente optar pelo advogado que estudou 5 anos, ao que estudou menos e a distãncia.

    Seria um tiro no nosso Judiciário. Com tantas Faculdades particulares, já temos um alta demanda de alunos em Direito, que saem despreparados.

    Quanto a uma pós a distãncia, é claro que se estuda e se aprende, mas não vamos comparar a uma pós presencial, com aulas todos os dias, aí só cursando as duas e depois fazendo um teste de avaliação.
    è a minha opnião.

    Abraços
    Dourival Dantas

    M

    Marisa Domingo, 10 de agosto de 2008, 18h36min

    Dr Dorival

    Em qualquer curso a distância continua a exigência das aulas laboratoriais e dos estagios serem presenciais. Fica para a distancia a parte teórica do curso. E veja, os fóruns são assíncronos o que facilita a participação dos mais tímidos, O limite é a internet, então não se considera a distância, a deficiência física, a falta de tempo como barreiras inevitáveis aos cursos presenciais. Talvez ainda exista um pouco de preconceito porque as pessoas tendem a achar que cursos a distância são pelo correio e isso é minoria. Boas instituições promovem a EaD em ambientes virtuais de aprendizagem. E é uma tendencia e uma exigência da própria ONU como forma de se garantir educação de qualidade para todos. O Brasil participou do encontro de Jointien e se comprometeu com suas metas, que não serão atingidas (até em virtude de nosso imenso território) sem a educação a distância, que nao é uma forma menor de aprendizagem.
    Desculpe minha eloqüencia;mas sou "defensora apaixonada" de EaD.
    Um abaraço

    J

    J R OLIVEIRA Segunda, 11 de agosto de 2008, 23h32min

    Boa noite.
    Caros colegas.

    Devo lhes dizer que mesmo ja tendo curso superior de bacharel em ciencias contabeis, e tendo ja concluido o terceiro ano de direito, o que tenho visto ao longo deses anos é instrutores na sala de aula com apostilhas na mão, lendo exatamente o que está na apostila, portanto digo a vocês que é possível sim um curso de direito a distância de direito, pois, normalmente quem procura esse tipo de aprendizagem, são pessoas maduras que sabem o procuram. E o que e melhor para sua formação profissional.

    Um abraço

    D

    Dorival Dantas Terça, 12 de agosto de 2008, 19h16min

    Prezada Mariza,

    Admiro suas convicções e como advogado tenho o dever de respeitar o direito de expressão de todo cidadão, porém sou apaixonado por Direito, e prefiro aguardar, é uma das virtudes de um bom advogado a paciência... a longo prazo, teremos muitos profissionais na área de Direito formados pelo sistema EAD, e na prática muito provavelmente não passará na prova da OAB, e mesmo que passe, não passará na prova do mercado de trabalho.

    è que os Brasileiros infelizmente hoje não aceitam que o dia continua sendo de 24 horas, e é mais cômodo estidar em casa, mas na prática é bem diferente, nos próximos 8 a 10 anos vamos estar sofrendo, como já estamos hoje sofrendo na área de saúde com médicos recém formados por faculdades particulares.

    Vamos a frente, concordo em cursos a distância nas áreas de pedagogia, administração, cursos menos complexos, do jeito que nosso amado País se encontra não vai demorar termos Medicina, engenharia em EAD.

    Abraços

    A

    Alfredo Américo de Freitas Quarta, 13 de agosto de 2008, 11h57min

    Prezada Mariza,

    Vejo que você possui um bom conhecimento sobre EaD e sabe exatamente o que está falando (escrevendo) neste espaço. Meu nome é Alfredo Américo de Freitas e sou diretor da BLIC e tenho certeza que formaremos grandes operadores do direito utilizando de nosso inovador método de ensino independentemente de distância (http://www.bliccollege.com/tiki-index.php?page=M%C3%A9todo+de+Ensino+Aprendizagem). Por um motivo bem simples, temos um corpo docente composto por grandes mestres do direito que são bem respeitados e valorizados.

    Prezado Dorival,

    Acho normal que você defenda o método pelo qual foi formado, mas sugiro que leia esse link (http://www.open.ac.uk/about/ou/p6.shtml) sobre a Open University. O método de ensino pode não ser adequado a qualquer pessoa, pois o aluno da EaD precisa ser mais ativo e não apenas ouvir o professor em sala de aula....

    Já em relação ao direito concordo quando afirma que é assunto complexo e deve ser tratada com tal e foi exatamente isso que o projeto BLIC levou em consideração. Temos grandes professores e um método de ensino-aprendizagem inovador e adaptado especialmente para o curso de direito.

    O senhor sabe muito bem que o operador do direito trabalha com leitura e produção de peças (textos), sabe-se também que, muitas vezes, o aluno não estuda praticando a escrita, mas apenas ouvindo o professor em sala de aula. Na BLIC o aluno atuará nessa prática já no primeiro dia de aula e passará os cinco anos do curso aprendendo e praticando como um operador do direito, sugiro a leitura do texto A EaD e o direito da BLIC College no link: http://www.bliccollege.com/tiki-index.php?page=A+EaD+e+o+ensino+do+direito

    Veja que o MEC fechou 24 mil vagas dos cursos presenciais de direito (http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL707504-5604,00.html). Isso por um motivo simples: a falta de professores capacitados, a BLIC possui um corpo docente fora dos padrões brasileiros com 92% de doutores e mestres. Note que esse número é superior a qualificação do corpo docente de direito das universidades públicas que possuem 75% de mestres e doutores – fonte SINAES.

    Sobre ensino privado veja o caso de sucesso dos EUAs no http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0307-91.htm . No Brasil temos diversos casos de sucesso de ensino privado: Santa Casa (medicina), FGV, IBMEC, e no caso da EaD a AIEC teve nota máxima no ENADE posicionando-se as 14 melhores escolas privadas de Administração do Brasil.

    Prezados, convido todos os participantes deste fórum para uma web conference, escolham uma das datas abaixas:
    • às 19:00, horário de Brasília (GMT -3:00), do dia 14 de agosto de 2008.
    • às 19:00, horário de Brasília (GMT -3:00), do dia 15 de agosto de 2008.
    • às 10:00, horário de Brasília (GMT -3:00), do dia 16 de agosto de 2008.

    Atenciosamente,
    Alfredo Américo de Freitas

    A

    Alfredo Américo de Freitas Quarta, 13 de agosto de 2008, 11h59min

    Link para participação na Web Conference:

    http://www.bliccollege.com/tiki-index.php?page=Web%20Conference

    -------------------------------------
    Atenciosamente,
    Alfredo Américo de Freitas
    BLIC College
    http://www.bliccollege.com

    M

    Marisa Quarta, 13 de agosto de 2008, 19h53min

    Oi Dr. Dorival

    Legal você ter respondido. Acredito eu que para ser advogado, do jeito que os processos são lentos, a paciência é uma exigência sim. Como vocês conseguem? Sem a mínima ironia, admiro isso, já que sou uma pessoa imediatista.
    Só uma curiosidade, sabia que na China, em algumas áreas do conhecimento, não é preciso nem frequentar a faculdade? Basta fazer os examos, passou, leva o diploma.
    Enfim, o melhor termômetro é sempre o mercado, quem for bom sobrevive em qualquer atividade, independente de quem o tenha formado e quem não se der bem, paciência... "Os mais fortes sobreviverão"
    Abraços, obrigada pela resposta

    A

    Alfredo Américo de Freitas Quinta, 14 de agosto de 2008, 10h05min

    Gostaria de saber o real motivo da exclusão das minhas mensagens.

    Atenciosamente,
    Alfredo Américo de Freitas

    Q

    quero cursar direito Sexta, 22 de agosto de 2008, 7h54min

    Eu estava pesquisando sobre curso de direito a distancia e achei uma materia que me desapontou onde a AOB recusou a autoriazacao para unisul do curso de direito e ainda vai recomendar ao MEC a suspensao dos pedidos.
    Bem eu sou formado em administracao nao e de meu conhecimento essa area mas se eu nao me engano com um certo numero de assinaturas e possivel levar a vontacao uma lei e com outra determinada quatia essa passa a ser lei se necessidade de votacao acho pelo que tenho pesquisado existe muita gente interessada na aprovacao do curso de direito a distancia sera que nao poderia ser recolhida as assinaturas suficientes?

    Abaixo segue a materia e um pouco extensa mas para quem estiver interessado vale a pena ler.

    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai encaminhar ofício ao ministro da Educação, Fernando Haddad, requerendo que sejam sustadas por ora as autorizações para o funcionamento de novos cursos à distância na área jurídica. A decisão foi tomada hoje (19), na sessão plenária da OAB, durante exame do pedido de autorização para funcionamento de curso jurídico nessa modalidade feito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Além de decidir pelo envio do documento, a OAB Nacional optou por não recomendar ao MEC a abertura do referido curso, por considerar que o projeto pedagógico apresentado pela Unisul não é compatível com as exigências de um curso à distância de qualidade.

    A decisão foi tomada à unanimidade com base no voto do relator da matéria na OAB, o conselheiro federal por Minas Gerais, Paulo Roberto de Gouvêa Medina. Em seu voto, o relator ressaltou a inconveniência de se adotar esse sistema (do ensino à distância) em um momento em que o ensino jurídico no País atravessa uma crise tão grande, decorrente da proliferação indiscriminada de cursos, da flexibilidade dos critérios para a concessão de autorizações de funcionamento de cursos e do número exagerado de vagas oferecidas por instituições particulares de baixa qualidade.

    Ele destacou, ainda, o fato de também a Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB ter opinado desfavoravelmente ao pedido de abertura do curso da Unisul, por considerar o projeto pedagógico apresentado pela instituição como “marcadamente inconsistente, lacunoso, incoerente”, além de “não refletir as diversidades e peculiaridades regionais onde atua a instituição de ensino”.

    N

    newton dutra Domingo, 24 de agosto de 2008, 14h44min

    A discriminação por parte da cúpula da OAB quando o assunto é EAD no Direito mais uma vez vem refletir o despreparo das autoridades brasileiras a que a sociedade brasileira tem que se submeter, posto que a repulsa ao "novo", "velha" conhecida nossa, é "marcadamente " dominante na "lacunosa, inconsistente" e retrógrada mentalidade desses dirigentes, mas que serão vencidos inapelavelmente pelo tempo e sucumbirão à avalanche da informatização. Quem viver verá.

    L

    Luís Domingo, 31 de agosto de 2008, 12h30min

    Concordo plenamente as autoridades brasileiras falam tanto em renovação e em direitos, mas não dão espaço para a sociedade.
    A novidade boa para eles é só quando se beneficiam enquanto o povo fica a mercê de dirigentes cruéis e dspreparados, como u texto bíblico faço aqui minhas palavras: "Quando o ímpio governa o povo geme". É realmente o que está acontecendo atualmente cadê a democrácia.