Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    C

    cidadão brasileiro Domingo, 31 de agosto de 2008, 21h56min

    Comungo com sua palavras nobre Fábio e numa sociedade elitizada temos a "democracia" d'uma classe dominadora sobre as outras... quando não se caminha pelas estradas dessa classe estaremos diante de um dilema... o quê, no caso em tela, é a relutância em aceitar o novo... a educação via ead é uma realidade imanente do conhecimento contemporâneo e da qual não nos poderemos dissociar, sob pena de não nos ser proporcionado o mesmo caminho pelo qual trilha a classe dominadora...

    C

    Carlos Valente Segunda, 01 de setembro de 2008, 13h47min

    Concordo com o nosso amigo Dorival que existirão muitos maus profissionais de direito formados pelo EAD, assim como existe muitos maus profissionais formado em aulas presenciais...

    M

    Marisa Segunda, 01 de setembro de 2008, 16h30min

    Parece que os responsáveis pela autorização de novos cursos esquecem que nós ensinamos e aprendemos com as tecnologias que nos são contemporâneas. Não estamos mais na época de ensinar através de lousa, giz e cuspe. Pelo contrário, no ciberespaço circula muita inteligência e os ambientes virtuais de aprendizagem substituem, até com vantagem, as aulas presenciais. Afinal, o que estamos fazendo aqui não é uma troca fantástica de experiência e aconselhamento sem precisarmos estar juntos?
    Repito: ESTÁGIO E LABORATÓRIO SERÃO SEMPRE PRESENCIAIS. E no caso específico dos senhores ainda existe o exame da ordem. Então para que tanto medo? Porque o novo assusta tanto? Grandes empresas já se utilizam do ensino a distancia faz muito tempo. E esse pessoal visa e consegue lucro. Na minha opinião nós precisamos usar tudo, mas tudo mesmo, que estiver ao nosso alcance para dar uma boa educação para todos. E pela própria dimensão geográfica do nosso país, EaD é mais do que necessária. Tomara que uma categoria tão importante quanto a de vocês não perca o bonde da história.
    Abraços
    Abraço a todos

    D

    Douglas José Garcia Sexta, 05 de setembro de 2008, 11h40min

    HIPOCRISIA esta é a justificativa para a negação de autorização para o curso de direito a distância. Alegal que não haverá qualidade... a complexidade do curso... lorotas... Itália, Espugal, Alemanha, França e tantos outros países já HÁ MUITO TEMPO muito tempo mantém tais cursos de graduação NÃO PRESENCIAL. Neste país onde a indústria do pseudo-ensinho manda, o governo de forma irresponsável vem indeferindo os pedidos de autorização para o curso de Direito a distância. A única justificativa: Não há interesse econômico por parte de algumas "Universidades" influentes no governo e junto a OAB... Faculdades que cobras caro e mantem curso de 3000 h/a para realização em 5anos.... coisa de República das Bananas.... Tá na hora de mover Ação Civil Pública contra esse absurdo.

    D

    Daniel S. Diniz Domingo, 07 de setembro de 2008, 20h42min

    Caríssimos, guardadas as devidas proporções sou igualmente favorável, bem como torcedor para essa nova dinâmica torne-se exitosa. Muito bom o fórum.
    Ceticismos,preconceitos deixemos de fora! Sou a favor do novo, e na esteira da globalização não há que se falar em ambientes estruturados do ponto de vista corpóreo (PROFESSORES,SALAS FÍSICAS, PESSOAS INTERAGINDO),em tudo há prós e contras. O q se foi dito com algumas reservas, procede! É evidente que as opiniões divergem, contudo faz-se necessário sabermos que as inovações tecnológicas só se justificam se efetivamente implementadas. E neste passo fica a minha crítica para com a OAB e àqueles com competência para tais tratativas! - Ora, é inadmissivel a reserva de mercado, monopólios,a famosa ciranda do interesse corporativista promovida pelas autoridades políticas e sociais. Haveria muito o que se dizer à respeito, porém, contudo e, entretanto ressalve-se: O conhecimento é intangível! E em pleno séc. XXI, porque o método, assim como (estruturas físicas, corpo docente,...), haveriam de ser tangíveis? Nos parece haver uma involução! Os bons não podem pagar pelos maus. Uma boa educação e cultura se faz com garra, afinco, determinação e, sobretudo com muita força de vontade;-Logo, àqueles que por "N" motivos desejam uma graduação a {priori}, não se pode constitucional e democraticamente tolher equivocadamente tal intento! É frustrante! Quanto à qualidade o mercado dirá! Quanto à competência o exame da OAB já existe!
    E, por fim sabemos que nem todos querem advogar, ou seguirem a já sabida "nobre" carreira jurídica! No mercado capital existe a mão invisível do mercado, no mundo globalizado existe a enorme demanda das provas, isso já não bastaria?

    A

    Alessandra Maria Ferreira Frazão Terça, 16 de setembro de 2008, 9h01min

    Gostaria de me comunicar com pessoas que fazem faculdades no sistema ead

    M

    Marisa Terça, 16 de setembro de 2008, 10h17min

    Olá a todos,

    Sou pedagoga e estou fazendo uma especilização em Educação a Distância. Para meu TCC pretendo trabalhar um pouco sobre os preconceitos que ainda existem sobre educação a distância, principalmente, e por incrível que pareça, na área jurídica. Gostaria que todos que puderem participar deste debate me respondessem às perguntas abaixo, ao mesmo tempo que me autorizam a usar suas opiniões em meu trabalho.

    Você conhece cursos superiores a distância ancorados na internet? Qual sua opinião sobre eles?

    Especificamente falando sobre curso de direito, qual a matéria, ou quais as matérias, você acharia produtivo se ministrar à distância?

    [...]

    Meus agradecimentos a todos.

    M

    Marisa Terça, 16 de setembro de 2008, 10h53min

    Alessandra

    Eu faço POS, totalmente em EaD; São só tres encontros presenciais ao longo de mais de um ano de curso. Se eu puder ajudar, meu e-mail é: [email protected]

    J

    José Nicésio Maia Terça, 23 de setembro de 2008, 23h01min

    Glauce, o MEC já aprovou. As universidades é que não estão disponibilizando o curso superior de Direito à distância. Isso mostra o quanto os donos das escolas são retrógrados. Veja o opinião das pessoas que escrevem neste fórum. Todos aqueles que conhecem o que é Aprender à Distância são a favor. Aqueles que são contra, pode analisar, são os que só sabem a respeito desse assunto de ouvir falar. Ou seja, não sabem nada. Eu fiz um curso sobre "Aprende à Distância" e constatei as vantagens de se utilizar desse método. São tantas e tão grandes as vantagens, que não dá para ficar indeciso. Quem me ler, e conhecer esse sistema, que não é novo, mas que ganhou grande impulso através da informática/internet, sabe que é isso mesmo e que a escola com alunos e professor cara a cara, ou muda radicalmente, ou está (graças à Deus) com seus dias contados. E tem mais: Submetam uma turma que tenha realizado um curso à distância e outra que tenha feito o mesmo curso de forma presencial, a um provão. Qual turma sair-se-á melhor? Não há dúvida que será aquela que tiver estudado com mais eficiência. E a turma do método à distância sai na frente, com muito mais ferramentas e tempo disponível do que a outra. Você é capaz de duvidar disso?

    J

    José Nicésio Maia Terça, 23 de setembro de 2008, 23h55min

    Marisa Marta, eu estudei Direito (tranquei matrícula no 4º ano) na forma tradicional. Também frequentei faculdade cursando Administração de Empresas. É tudo a mesma coisa. Direito, Administração, todos possuem suas dificuldades. E informo. Na sala de aula eu não aprendi nada. Também não soube de nenhum colega que o tenha aprendido. Todos aprendem quando botam empenho no que fazem e o fazem diversas vezes. É o hábito que faz o homem e para virar hábito, você precisa repetir muitas vezes. E para vc se submeter a isso é necessário o interesse. Fiz o curso "Aprender à Distância" e pude constatar as vantagens deste método sobre o presencial (com a grande vantagem de vc nunca levar cusparada) rsrs. Eu gostaria de terminar meu curso de Direito, mas de forma à distância. Nunca mais me submeterei à uma obsoleta sala de aula e suas desconfortáveis e ridículas cadeiras de madeira. Isso para não falar dos professores, pois teria vergonha de utilizar as adequadas palavras para qualificá-los. Gente, meus professores de Direito foram todos, sem exceção nenhuma, simplesmente ridículos. E há pessoas que me vêm dizer que preciso deles presencialmente para aprender... me poupem!!!

    J

    José Nicésio Maia Quarta, 24 de setembro de 2008, 0h28min

    Oi Marisa Marta. Vi que o Sr. Dorival lhe escreveu: "Vamos a frente, concordo em cursos a distância nas áreas de pedagogia, administração, cursos menos complexos, do jeito que nosso amado País se encontra não vai demorar termos Medicina, engenharia em EAD." Por que diabos esse senhor acredita que o curso que ele frequentou é mais complexo do que os das áreas acima referidas? Esqueceram de lhe ensinar que as melhores e maiores coisas não são as complexas, mas as simples. Mas, na realidade, o que ele quis dizer com "ser complexo", foi uma tentativa de convencer nós outros, pobres mortais, que o que ele estudou é muito mais profundo, muito mais difícil de se aprender, não é coisa para qualquer um, é somente para poucos iluminados. E mais, passa a mensagem de que aprender à distância é uma forma muito ruim, pior do que frequentar bancos escolares. Mas ele está a falar do que não conhece. Agora, os ditos advogados que proliferam por este Brasil são todos formados pelo sistema presencial. E o que vemos? Poucos que verdadeiramente podem se intitular com esse honroso título. A grande maioria não passa de pobres rábulas, à caça de suas infelizes presas.

    M

    Marisa Quarta, 24 de setembro de 2008, 13h25min

    Oi José Nicésio

    Eu diria que a grande maiora dos bachareis formados em direito não passam nem no exame da ordem. Você diz que o MEC já aprovou os cursos a distancia. Isso é certo, mas salvo engano, os cursos de direito exigem também aprovação da OAB e é aí que está a dificuldade. Tem faculdade que já ministra o curso na forma presencial querendo fazê-lo à distância e a OAB não permitiu.
    Justiça é uma coisa tão importante e estamos à mercê de pessoas que parece que não viram ainda todo o potencial da internet. Fazer o quê, não é mesmo?
    Abraços

    C

    Cristiano Quinta, 25 de setembro de 2008, 1h37min

    Amigos do fórum

    Está confirmado: A UNISUL vai lançar o curso de direito a distância.
    Não sabem ao certo se no primeiro ou segundo semestre do ano que vem.
    Finalmente teremos o primeiro curso de graduação a distância brasileiro.

    Estou esperando ansioso para abrirem as vagas e eu possa realizar minha segunda graduação.

    Um abraço

    C

    CECILIO ALMLEIDA MATOS Domingo, 28 de setembro de 2008, 22h06min

    ENQUANTO SE DISCUTE O SEXO DOS ANJOS, O CURSO DE DIREITO A DISTANCIA JÁ EXISTE, É UMA REALIZADE E JÁ POSSUI UMA INFINIDADE DE ALUNOS CURSANDO NO PAÍS E NO EXTERIOR.

    [...] muito embora já possua um diploma de direito, aceitei o desafio e resolvi realizar o curso, para verificar a qualidade do ensino, cuja manifestação da OAB já foi favoravel.
    [...]

    C

    CECILIO ALMLEIDA MATOS Domingo, 28 de setembro de 2008, 22h08min

    ENQUANTO SE DISCUTE O SEXO DOS ANJOS, O CURSO DE DIREITO A DISTANCIA JÁ EXISTE, É UMA REALIZADE E JÁ POSSUI UMA INFINIDADE DE ALUNOS CURSANDO NO PAÍS E NO EXTERIOR.

    TRATA-SE DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO BRASILEIRO DA BLICCOLLEGE

    www.bliccollege.com.br, muito embora já possua um diploma de direito, aceitei o desafio e resolvi realizar o curso, para verificar a qualidade do ensino, cuja manifestação da OAB já foi favoravel.
    entrem no sitio e vejam

    meu contato em Salvador 71 3495-2194

    F

    Format All Quarta, 01 de outubro de 2008, 9h50min

    Participei de aulas presenciais de direito em uma faculdade particular de renome em Brasília e posso afirmar que não há perda de qualidade em estudar em casa, minha presença em sala de aula faz-se necessário por uma mera formalidade. Se existe um curso pronto para a modalidade a distancia, este curso é o de Bacharelado em Direito, mesmo porque já existe a prova da ordem para atestar a qualidade da formação dos futuros advogados.
    Não existe explicação razoável para impedir a modalidade a distancia para o curso de direito. Direito é mais complexo que o curso de Economia (argumento de autoridade), a modalidade a distância oferece qualidade inferior à modalidade presencial (relativo, depende do aluno e do curso. Existem faculdades que atuam na regressão do conhecimento, nestes casos, quanto mais diatância, melhor. E o que dizer de alunos a distância que consigam aprovação com louvor na prova da ordem?). Das duas uma, ou é medo da concorrencia ou é preconceito mesmo. De qualquer forma, tentar frear a aprovação do curso de Direito a Distância é conservadorismo fundamentalista, é falta de visão e de responsabilidade social.

    D

    Douglas Pierangeli Carvalho Quarta, 01 de outubro de 2008, 10h29min

    Esse curso, dessa BLiC é reconhecido pelo MEC ?

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 02 de outubro de 2008, 14h10min

    Eu acho um absurdo ter gente a favor dos ensinos a distância. É a famosa teroia do "menor esforço". Por isso que tá virando um grande mercadão de diplomas o Brasil. E depois o povo vem chorar pq não passa no exame da OAB, falando que incostitucional, essas besteiras de sempre.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 02 de outubro de 2008, 14h11min

    Claro que não´é reconhcido Douglas, e nem vai ser, tenho certeza. Portanto, quem quiser fazer que faça, mas depois que o diploma não valer nada, não digam que eu não avisei.

    T

    TARCIS Quinta, 09 de outubro de 2008, 15h27min

    Sou contadora e já se VÀRIAS faculdades de contabeis a distância. Estudo em uma das 10 melhores faculdades de contábeis do país e não consigo imaginar como alguem pode aprender a fazer a contabilidade de uma empresa sem instrutores e bom ensino.
    Estou iniciando uma faculdade de direito e considero que é mais fácil fazer faculdade de direito a distância do que faculdade de contábeis a distância. E o q acontece é justamente o contrário.