Comprei um chip na operadora TIM, pois meu celular tem lugar para dois SIMs. Como não posso escolher o número, fui contemplado com o telefone que pertencia a um rapaz que não conheço nem faço idéia de quem seja, mas que está devendo em uma financeira.

Comecei a receber vários SMS e notificações da financeira cobrando o rapaz. Não obstante até telefonemas das agências de cobranças terceirizadas da Financeira em questão, entre outros tipos de telefonema procurando o rapaz.

Abri um reclame aqui, citando a financeira em questão, esclarecendo o problema e deixei meus dois números de telefone para contato. A Financeira me contactou, esclareci a situação e por um tempo parei de receber os SMS de cobrança do rapaz que nem conheço. Porém começaram novamente. Abri outro Reclame Aqui, citando o número da reclamação anterior, e pedindo providências. A Financeira sequer entrou em contato comigo e respondeu que EU que deveria entrar em contato com o teleatendimento deles, para tentar resolver o problema. Tentei fazer isso contrariado, pois eu me senti invadido na privacidade com um problema, mas não consegui nem ser atendido, a ligação cai. Novamente abri um terceiro Reclame Aqui, reclamando da situação. A financeira novamente não resolveu meu problema, e me mandou de novo ligar no telefone 3003 dele, que já tinha ligado antes, sem sucesso. Desolado porque não consegui solução no meu problema, desativei o chip da TIM que tinha comprado para atender meus clientes, pois sou profissional de artes gráficas e trabalho como Freelancer. Tinha feito toda minha comunicação com esse telefone e já me preparava para comprar novamente outro chip da TIM, porém para minha surpresa, o banco passou a me enviar cobranças também no meu chip da VIVO, que não tinha nada a ver com a história e que deixei como contato principal no Reclame Aqui.

Diante desse cenário, pergunto... o Reclame Aqui não resolveu. Foram 3 tentativas sem sucesso. O banco não está interessado em resolver meu problema. Estou me sentindo incomodado, lesado moralmente pelo banco, pois preciso ficar com o celular com o som habilitado durante o dia para receber SMS de clientes.. Estou sendo incomodado por uma dívida que não é minha, e pra completar passaram a me enviar cobranças no meu número pessoal. Não quero ter que trocar de número. A TIM disse que não tem o que fazer, pois a designação de números é aleatória, e a partir do momento que o antigo titular não efetuou recarga de créditos e perdeu o número, após um prazo ele fica disponível para novo assinante... infelizmente levei o azar de pegar esse número, mas mesmo notificando o banco o incomodo continua. Entendo que o banco tem que cobrar o que lhe devem, mas não posso ser penalizado por isso... como o banco já foi notificado da situação, preciso saber se existe alguma atitude que eu possa tomar para voltar a ter paz... e não ter que novamente trocar todos meus telefones.

Respostas

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Segunda, 04 de julho de 2016, 1h15min

    Você pode ajuizar uma ação em face da empresa , através dos JECS ( Pequenas causas ) . Pode entrar até sem advogado , pleiteando dano moral e a que parem de te enviar tais cobranças . Se quiser entrar em contato comigo , me passe seu email ou contato através de inbox.

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Segunda, 04 de julho de 2016, 1h17min

    Você pode ajuizar uma ação em face da empresa , pleiteando o dano moral pela situação vexatória , cobrança indevida e pelo fato de não resolverem , também para pararem este processo de demandas via sms . Caso queira uma ajuda me procure que te poderei te auxiliar .

    Phillip Farias

    Phillip Farias Quinta, 26 de abril de 2018, 14h44min

    Estou passando pelo mesmo problema, já entrei em contato com a empresa pararam com as perturbações mas

    Phillip Farias

    Phillip Farias Quinta, 26 de abril de 2018, 14h47min

    Voltaram a me cobrar novamente agora em dobro, "Isaías" e "Vanessa" como proceder?

    Leandro Garcia Freitas

    Leandro Garcia Freitas 314011/SP Quarta, 02 de maio de 2018, 21h33min

    Boa noite amigos. Basta responder o SMS com a palavra SAIR. Vai entrar em uma black list e não vão mandar mais.

  • -1
    D

    Desconhecido Quinta, 03 de maio de 2018, 3h48min

    Bloqueia o numero

    Madalena Mota

    Madalena Mota Terça, 14 de agosto de 2018, 15h08min

    no meu caso o cel.é do meu filho menor de idade ja expliquei varias vezes que esse n.que eles mandam cobranca não é dapessoa que eles procuram eles pedem pra mandar o cpf mai não mando pois nao acho isso certo.o que devo fazer?

  • -1
    D

    Desconhecido Terça, 14 de agosto de 2018, 15h18min

    bloquear os números é simples assim

    ?

    Desconhecido Quinta, 16 de agosto de 2018, 11h45min

    ISS// Se fosse simples assim eu próprio já teria feito... o problema é que essa situação se repete como se fosse uma praga e com números diferentes. Cheguei num ponto em que não conseguia bloquear tantos números diferentes, cada hora um diferente... tive que trocar de número de telefone, e agora quase três anos de novo começou de novo... a solução do amigo Leandro Garcia Freitas também não adiantou, responder SAIR simplesmente não resolveu nada. Tentei denunciar pro anti-spam da VIVO mas também persiste o problema. Infelizmente se eu abrir um novo Reclame Aqui, o banco do credor desconhecido vai cruzar os dados e vai começar a me infernizar de novo. Não vou ter jeito, acho que vou ter que ajuizar ação como o Jonathan Silva propôs.

    D

    Desconhecido Quinta, 16 de agosto de 2018, 11h53min

    faz o que quiser mas com certeza o bloqueio dos numeros e muito mais simples. "mova a acao e vc vera o quanto e simples"

    ?

    Desconhecido Quinta, 16 de agosto de 2018, 11h55min

    ISS// Eu sei como é desgastante e massante; sinceramente eu preferia não chegar nesse ponto, já movi uma ação na justiça outra vez por uma situação bem nada a ver com esse contexto que relatei aqui... porém não venço mais ficar bloqueando número, a cada hora um diferente... e nesse momento não posso mais ficar trocando de número também. Complicado isso, viu...

    Rafael Lucas Loures

    Rafael Lucas Loures Quinta, 13 de dezembro de 2018, 14h31min

    Passo pelo o mesmo problema, a 3 ou mais anos... Porém hoje tenho um celular que me disponibiliza as opções de bloqueio de todas as formas, e ainda sim vira e meche aparece um numero novo, mandando sms com carácter judicial... Eu fico meio sismado com algum tipo de Hacker que possa ter criado ou até mesmo usado algo relacionado as minhas contas... Uma vez que hoje em dia seu email logado no google para ser base de vinculo para todas outras suas atividades nos sistemas android, suas compras compradas via internet seria um meio da qual si cria uma bola de neve com dados, e informações... Para aqueles como eu, que usou de uma unica conta para ingressar em vários eletrônicos diferentes, como videogames, android, windows (pc) ... Gera uma certa insegurança... É algo sem riscos si tratando de uma ação judicial, até mesmo sem advogado?

    D

    DANIEL Quinta, 03 de janeiro de 2019, 16h00min

    Concordo com o pessoal que reclama aqui - nao tenho esse problema pois meu chip foi comprado a anos - e sempre me pertenceu - mas minha mae comprou a alguns anos um celular novo e o numero da VIVO (pelo jeito vale pra qq operadora) - E a antiga dona (OU NAO - essa é uma outra questao tb - pq o estelionatario pode simplesmente na hora de preencher o cadastro no local informar um telefone qq - o que acredito ser o mais provavel) -Ela possui dividas em ZZZZZZZZZZZZZZZZZZILHOES de estabelecimentos..

    Pode imaginar qq empresa q opera credito ou comercio no Brasil. ELA TEM DIVIDA LA. Impressionante.

    Sao DEZENAS DE SMS e LIGACOES DIARIAS. que instrui minha mae simplesmente a nao atender (ela nao tem amigos fora de SP - isso facilita excluir qq ddd externo) - e no fim de semana la ou eu BLOQUEAR NUMERO POR NUMERO.

    Fiz isso incansavelmente por 2, 3 anos - ate que as ligacoes - EXISTEM - mas sao bem menores. assim como os SMS. Agora estou com uma media de 3, 4 por mes.

    antes era dezenas por dia.

    Como falaram aqui É FACIL!! É SO BLOQUEAR.

    so que na pratica - nao é bem assim nao.

    Minha mae nao precisava atender DDD de fora - e quem precisa, faz o que? Vc vai passar o dia todo atendendo cobranca!

    E nao adianta vc pedir pra parar, implorar - qto mais vc da bola - mais eles se acham no direito de ligar.

    enfim..

    Camila Carvalho

    Camila Carvalho Terça, 26 de fevereiro de 2019, 8h54min

    Estou passando pelo mesmo problema, já bloqueei vários números que ligam para uma tal de Maria, mas eles ligam de outro. Antigamente era um atendente agora é automático.

    Thiago Cruz

    Thiago Cruz Terça, 23 de abril de 2019, 17h00min

    Eu também passo pelo mesmo problema... Uma pessoa passou meu número como contato ou algo assim e todo dia mandam sms, não adianta tentar ligar para pedirem pra tirar, eles continuam. Ah é só bloquear, simples... Não é não, pois todos os dias mandam com número de sms diferente, hoje foi 29096...ontem 29088 e por aí vai, como bloquear isso?

    D

    Desconhecido Terça, 23 de abril de 2019, 17h13min

    Normalmente quem faz cobranças para as operadoras e uma empresa chamada grupo service de curitiba, se for essa empresa ligue e solicite atendimento pela ouvidoria eu fiz isso e cessaram as mensagens e ligações

    Sol Oliveira

    Sol Oliveira Terça, 30 de abril de 2019, 10h10min

    Estamos falando de ligações automáticas, nem tem um ser humano do outro lado. Ligam, você atende, a ligação cai. Simplesmente pode se tornar impossível bloquear TODOS os números, pq são incontáveis.
    Eu também recebo dezenas de ligações diárias e alguns SMS's. As mensagens são sempre cobrando uma tal de Iracélia. Por serem cobranças contra a mesma pessoa, imagino que não seja fraude, só azar o meu de ter pego esse número de uma credora. Já respondi mensagem por escrito dizendo que não sou Iracélia, pois foi o único contato que me passaram. Mas as ligações? Essas são impossíveis, são robôs! São números infinitos, bloqueio todos e toda hora surgem novos. É humanamente impossível.

    Leonardo Martins

    Leonardo Martins Quinta, 09 de maio de 2019, 7h16min

    Quem disponibiliza números "descartáveis" para as empresas de cobrança, são as operadoras. São número de uma só via. Vocês certamente já tentaram retornar a ligação desses números , correto? Não conseguem, faz o sinal de ligação inválida ou recebe a mensagem de áudio : "Não foi possível completar sua ligação". Eu vou pegar os 823 números que tenho na minha lista de bloqueados e tentar mover uma ação contra quem fornece esses números. Não é possível que isso seja legal.

    Leonardo Martins

    Leonardo Martins Quinta, 09 de maio de 2019, 7h32min

    Agora comecei receber ligações exatamente às 0:30 hrs. Dá apenas um toque e para. Isso foi calculado e pensado. Apenas um toque nesse horário, pode gerar preocupação instantânea se estiver adormecido, pode gerar desconfiança do cônjuge, etc, etc. É desenvolvido pra mexer com o psicólogico da pessoa e impulsiona-la pagar suas dividas para livrar-se do "inferno" . Eu recebo ligações de cobrança em nome de um tal de "Genir" e "André". Ultimamente comecei a confirmar que realmente era esses sujeitos e que nunca pagaria as dividas por estar desempregado, por não ter dinheiro, etc. Só piorou. Sendo sincero, triplicou o número de ligações e a quantidade de SMS. Havendo minha confirmação de que eu era realmente aqueles sujeitos, deve ter espalhado em todo o sistema que meu número era de quem eles estavam procurando. Não é somente uma financeira, são várias. Vou tentar começar a anotar o número de todas. Não podemos deixar fazer o que querem conosco nesse país. Temos leis e não podemos ir "deixando quieto" por causa da perspectiva que a lei brasileira nunca irá resolver. Isso só facilita para o sistema judiciário. Tem quem mover processos sim!

    Danny Gomes

    Danny Gomes Terça, 03 de setembro de 2019, 8h48min

    Tenho um chip desde 2013. E essas ligacoes começaram ano passado. Procurando pessoas que nao conheço. As vezes so fazem eu atender o telefoe e desligam em seguida. SMS. meu celular sempre deve estar no silencioso caso contrario chama o dia inteiro. Tenho um filho pequeno na escolinha e ja cheguei a nao atender uma chamada de emergencia dele pensando que era cobranca de novo. Esta muito dificil continuar assim. E minha lista de numero bloqueados está imensa. Nao aguenro mais. É desesperador.