Posso processar meu pai por abandono afetivo?
Tenho 14 anos, meu pai mora em outra cidade e a muito tempo não o vejo. Mas de um mês pra cá comecei a falar com ele, mais ontem ele me mandou uma mensagem dizendo que não me considera como filha dele, e pouco importa a minha vida a ele. O que posso fazer para levar isso a justiça? Desde já agradeço uma resposta que me ajude.
Abandono efetivo?? Não seria Afetivo??
Se antes deste recente contato ele nunca manteve relacionamento com vc, demonstrando afeto, não tem como processa-lo. Vc não me ama, e nem por isso posso processa-la, não é porque ele cedeu material biologico para que vc fosse fecundada no utero de sua mãe que ele é OBRIGADO a gostar da pessoa que resultou deste ato.
Pais, mães, irmãos, etc, são pessoas, não maquinas, não podem ser programadas a gostar deste ou daquele, dessa ou daquela forma. Ele apenas fez sexo com sua mãe, foi só. Não existe aquela figura mitica idealizada nas propagandas de margarina, de pais atenciosos e dedicados a familia, que ampara e ama seus filhos e a esposa. Isso é bom para vender produtos, pois apela ao que a maioria das pessoas "sonha", idealiza, que deseja como fosse a realidade.
Abandono afetivo não está previsto em Lei, ele é aplicado quando realmente existiu um relacionamento afetivo, quando o genitor ou genitora cultivou o afeto do filho para depois abandonar este afeto, deixando de cultiva-lo, renegando-o.
Se vc não tinha contato com o cara que cedeu o espermatozoide a sua genitora, e quando tentou contato com ele este se mostrou sincero, foi franco, vc não ficar aborrecido por ter seus desejos contrariados, agradeça por ele ter sido franco, honesto, claro, sem intenções de lhe iludir, isso é raro hoje em dia, a maioria das pessoas são falsas visando um dia tirar proveito de vc, esse ai pelo menos não quis te enganar.
Toque a vida e vá ser feliz, para isso não se precisa de ninguém, basta vc estar satisfeita com vc mesma. Figuras paternas vc pode encontrar em alguém querido, um parente, um amigo mais velho, estes são os que de fato merecem seu afeto e respeito, os parentes que elegemos!!
Obrigado por sua resposta.
Mas antes dele me mandar essa mensagem ele demonstrava carinho e afeto, tínhamos um relacionamento de pai e filha ótimo mesmo sendo à distância, e com palavras brutas ele foi "sincero", e acabou me machucando, queria que ele pudesse sentir essa dor que estou sentindo, certo de que ninguém é obrigado a amar ninguém, ele deveria ter desmostrado tal realidade antes que seria o certo ao invés de me iludir com palavras toscas, e já que não é capaz de sentir no coração que sinta no bolso.
Vc quer feri-lo por não a corrsponder??
Tem um sujeito aqui no Jus perguntando qual seria a pena dele caso matasse a tiros a ex namorado que já está com outro, e ele diz que só deseja chegar na frente dela e dizer que a despreza por ela não o amar, e dar os tiros e simplesmente se deixar ser preso. Quer dizer, ele tmb se acha no direito de punir o outro por não corresponder aos desejos e fantasias que ele, em sua mente distorcida, doente e infantil, sozinho construiu
Querer ferir o outro por não ser quem vc quer, é no minimo inutil, pois ele pode não dar importância ao dinheiro da mesma forma que vc dá, e vc só fica sonhando, fantasando a inexistente dor que estará infligindo a ele.
A justiça não é meio para se perpetrar vinganças. Se o odeia, vá lá e diga na cara dele, se assuma, tenha coragem. Pelo menos o futuro assassino não se esconder por trás da justiça, ele assume ser preso e sofrer na cadeia.
Se vai viver ferindo os outros por não corresponderem aos seus desejos, digo a vc o mesmo que disse ao candidato a assassino, procure uma terapia, um psiquiatra poderá lhe ajudar mais do que a justiça