Sou secretária de um escritório há 8 anos. Fiquei grávida e desfrutei normalmente de minha licença-maternidade que já está chegando ao fim. Acontece, que quero sair desse escritório para trabalhar por conta própria e o meu patrão me informou que não posso ser mandada embora antes de 1 ano após o cumprimento da licença-maternidade, caso contrário, perco todos os meus direitos desses 8 anos. É mesmo verdade que tenho que ficar mais 1 ano para garantir esses direitos? como procedo agora?

Respostas

    1-sky-drive Suspenso Terça, 15 de julho de 2014, 11h51min

    Sua estabilidade pós parto não começa no início da licença, mas sim da data do parto.

    Conte 5 meses da data do parto, o dia seguinte vc já não tem mais estabilidade. Verifique com seu sindicato se na CCT tem previsto alguma estabilidade adicional, se não tiver, o empregador pode lhe dispensa sem justa causa sem dúvidas, sem nada lhe acrescentar por isso.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    A

    AMANDA SOUZA Segunda, 03 de novembro de 2014, 13h40min

    olá boa tarde gostaria de sabe se após a minha licença maternidade de 120 dias se meu filho não tiver com quem ficar não tiver tomando mingau só mamando, eu tenho mas 2 meses de estabilidade na empresa ate ele completar 6 meses de vida e poder tomar mingau e comer outras coisas se tenho ou não ou a empresa pode me demitir após os 120 dias da licença maternidade

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 04 de novembro de 2014, 0h29min

    Apos o retorno vc tem estabilidade por lei, mas verifique na cct da empresa se esta e estendida, vc so tem direito a licença maior SE seu filho por portador de necessidade comprovada pelo medico, o fato dele nao ter com quem ficar infelizmente nao e da conta da empresa...

    Lilian Gomes Ribeiro

    Lilian Gomes Ribeiro Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 10h10min

    Oi, perdi meu BB com 30 semanas, tive 4 meses de licença maternidade. Quero saber se tenho estabilidade depois dos 4 meses de lincensa ou se a empresa pode me demitir assim acabar a licença?

    Driely Matos

    Driely Matos Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 13h03min

    estou trabalhando gravida de oito meses se eu pedir conta tenho direito a licença maternidade? grata driely

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 15h41min

    Sim, Driely, vc poderá requerer diretamente do INSS o aux maternidade.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 15h42min

    Lilian,m a estabilidade é de 5 meses a contar do parto, mesmo que a criança tenha vindo a falecer no ato ou depois.

    I

    [email protected] Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 6h55min

    Bom dia Guilherme trabalho em uma empresa a 2 anos de telefonia como consultora de vendas estou estava de licença maternidade ai pedi minhas ferias eles me pagaram somente 18 dias alegando que tive faltas injustificadas, até ai tudo bem, nao entendi muito mas engoli, ela me disse que tinha que voltar dia 22 de fevereiro porem eu enviei um email para a empresa dia 4 de fevereiro novamente para perguntar qual o dia que tinha que voltar logo apos isso nao tive como consultar meu email para ver a resposta hoje pela manha dia 18 vi um email que ela me enviou dia 06 dizendo que tinha que voltar dia 9 eles podem me mandar embora por justa causa??? enviei um email a ela dizendo que estava sem acesso a internet e o celular que a empresa me da para trabalhar foi cortado um pouco antes de pedir minhas ferias por isso nao entrei em contato pois estava sem telefone para ligar para eles... de qualquer forma mandei um email a ela novamente dizendo que não abandonei o cargo e que irei retornar ainda hoje apos as 12hr para que possa arrumar alguem para que fique com meus filhos... aguardo retorno att

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 16h12min

    Ingrid, vc recebeu seu comunicado ou o recibo de férias?? Nele está previsto o inicio e o fim do período de férias. Assim, subentende-se que o 1º dia putil subsequente deverá ser sua data de retorno.

    Quando vc saiu de férias, isto é, qual foi seu 1º dia de férias? Conte 18 dias, o 19º será o dia de seu retorno.

    Para que tivessem lhe dito que o retorno seria dia 22 de fevereiro, para gozar 18 dias de férias, vc teria de ter saido de férias dia 05 de fevereiro.

    Para que vc só tivesse direito a 18 dias de férias vc precisou ter se ausentado ao serviço, sem justificativa legal (atestado, etc) de 15 a 23 dias acumulados ao longo de seu período aquisitivo de férias.

    D

    Desconhecido Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 14h35min

    Eu engravidei na empresa e tive a licença de quatro meses e peguei as férias td junto e meu filho tem cinco meses e quando eu voltei a trabalhar só trabalhei quatro dias e fui demitida

    D

    Desconhecido Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 14h35min

    Demissão apos a licença a maternidade

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 15h46min

    Lilyana, não houve ilegalidade em sua demissão, a empresa respeitou sua estabilidade de 5 meses a contar do parto, no 5º mês vc estava em férias.

    Paula Ribeiro

    Paula Ribeiro Terça, 10 de março de 2015, 1h18min

    Olá, minha dúvida:
    Minha licença maternidade terminou no dia 14/02, na semana que antecedeu esse final de semana me sugeriram que comparecesse no dia 19, após o carnaval, pois dia 14 foi um sábado, sendo a minha volta num domingo, porém ocorre que trabalhava num callcenter e o expediente administrativo se dá em dia útil. Me descontaram do dia 15 ao19 na rescisão contratual, esse desconto é devido? Muito obrigada.

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de março de 2015, 16h50min

    Se vc não compareceu aos dias úteis no período (só é feriado a manhã da quarta-feira de cinzas, os demais dias são uteis, exceto o domingo, claro), sim, é devido o desconto.

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de março de 2015, 16h51min

    Aliás, sábado é dia útil.

    Lucimar Santos

    Lucimar Santos Quinta, 18 de junho de 2015, 22h42min

    Boa noite fui demitida grávida foi para a justiça e pedir reintegração, pagaram pelo período que eu fiquei em casa depositaram meu fgts e nps voltei no dia 8 de junho mas quero pedir demissão será que eu posso? ou pode gerar algum problema para mim?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 18 de junho de 2015, 23h37min

    Pode se demitir sem problemas.

    Rafael Melo

    Rafael Melo Sexta, 10 de julho de 2015, 15h16min

    Boa tarde
    Minha irmã trabalha em um posto de gasolina há um ano e esta de licença maternidade só que a gravidez dela foi de risco,ela ficou quase a gestação toda afastada pelo INSS e pegou a licença maternidade em seguida , ela gostaria saber se quando ela voltar ao trabalho quanto tempo ela estará segurada no emprego.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 10 de julho de 2015, 15h41min

    A estabilidade é de 5 meses após o parto