Possibilidade de fraude em DNA. A quem processar: o laboratório ou o contratante?

Há 18 anos ·
Link

Realizei dois exames de dna com diferença de dois anos de um pra outro. O primeiro foi pra reconhecimento de paternidade da minha filha, e foi feito judicial. Como o esperado, deu positivo e o juiz decretou a setença. O segundo foi pra recebimento de herança:imposto exame pelos meus supostos meio-irmãos. Esse último foi extra-judicial, e deu negativo. O problema é que os dois exames foram geitos no mesmo laboratório, conceituado por sinal, mas meus valores genéticos são totalmente diferentes nos dois exames, tendo sido realizados com a mesma técnica e estudados os mesmos locos dos mesmos cromossomos. Isso em si prova que não sou a mesma pessoa nos dois exames. Contradição: não que eu afirme que o meu pai seja meu pai, apesar de conhecê-lo como tal a quase trinta anos. Mas infelizmente existe a possibilidade de não sê-lo realmente. Dúvida: 90% de chance dos dados do segundo exame terem sidos "plantados"... qual minha atitude? processar o laboratório, o contratante, no caso meu suposto pai que quiz fugir da situação de me passar a herança que viria por parte da mãe dele que faleceu há pouco, minha suposta avó, ou os dois? Como proceder numa situação assim? Por favor me ajudem!!!! Obs: tenho os dois exames em mãos.

132 Respostas
página 2 de 5
Elisangela_1
Há 16 anos ·
Link

Estou prestes a fazer um exame de Dna, será particular, mas não faço idéia de qual laboratório devo contratar , tenho receio de passar pelo mesmo drama que as pessoas acima relatam. Sendo assim, gostaria de obter indicações de laborátorios confiáveis na grande São Paulo.

Por favpor me ajudem!!!

1 resposta foi removida.
antonio luis batista
Há 16 anos ·
Link

fiz dna há 05 anos deu positivo,tenho duvida do resultado,no dia da colheta de sangue houve outros casais colhendo tbém;o laboratorio pode ter errado nos calculos mesmo sendo super conceituado [...]

1 resposta foi removida.
khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

Bom dia Sr. Antônio.

Qualquer laboratório está sujeito ao erro. Quanto maior o número de amostras manipuladas e menor o nível de especialização, mais erros acontecem.

Sempre recomento a coleta individual... cada caso deve ser encaminhado ao laboratório técnico sozinho, para evitar trocas.

Há como fazer outro exame para confirmação do resultado (contra-prova)?

Abraços

[...]

valmira
Há 16 anos ·
Link

Bem Eu passei por resultado negativo, feito na [...] a dois anos atras, Fui fazer um exame de dna com o suposto pai, ao qual foi acompanhado de um amigo que Era Juiz Aposentado provavelmente para me intimidar, mais nao deixei que me sentir ameacada o problema maior foi quando entrei na sala de coleta, ao qual tinha dois tecnico para fazer a coleta um fez coleta so dele, o outro meu e de meu filho, eu vi o suposto entregar algo na mao da que estava fazendo a coleta dele um papel, na hora nao me precupei pois achei que ele nao teria como subornar ninguem, mais me enganei vinte oito dias depois recebi o resultado negativo, na hora quase tive um infarto pois tenho certeza da Paternidade, dias depois passei em um laboratorio para saber como faria pra fazer o exame por lá e expliquei o que aconteceu claro eu teria que pagar, o dono do laboratorio me deu uma informacao muito valiosa, que a 15 dias tinha vindo uma moça muito humilde passado pela mesma situacao e que disse tambem que nao teria ingano pois foi seu ex patrao que a tinha engravidado ainda menor, bem so pra terminar a juiza mesmo vendo o resultado do meu exame mandou que eu desce continuidade ao processo, entao o fiz solicitei uma contra prova no laboratorio que escolhi isso ja faz um ano e 6 meses, mandaram um oficio para o coordenador do projeto Dna e pro laboratorio bem ja foi mandado por duas vezes e nunca chega no laboratorio meu filho vai fazer 07 anos quando entrei na justica gratuita ele tinha so 09 meses, ai eu Pergunto Foi erro tecnico ou Humano que confiabilidade tem esta Universidade Sera que o erro estao com eles o com quem Coordena e pra terminar meu resultado bem dizer veio em branco sem contagem, porcentagem e muito mais.

khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

OLá Valmira,

Atuo na área técnica de genética humana há 8 anos, infelizmente você não está sozinha, os erros acontecem, mas, como os casos correm em segredo de justiça (por envolver menores) eles não são divulgados.

O erro pode ser desde o mais simples, como uma troca de amostras, até um cálculo errado.

O exame de DNA não tem um resultado automático, não há um equipamento que faça as leituras.

O resultado é a conclusão de um perito, daí a importância da experiência e da seriedade do laboratório.

Um exame de alto padrão de qualidade, realizado por laboratório sério fica em torno de r$ 500,00, em casos parecidos com o seu, em que o resultado se faz necessário e urgente, alguns concedem um desconto ou um parcelamento facilitado.

O importante é não desistir...

Desejo boa sorte e espero que em breve você volte com boas notícias.

Qualquer dúvida entre em contato comigo

Atenciosamente

Khrisna Ferraz

1 resposta foi removida.
maria
Há 16 anos ·
Link

o laudo que comentei antes com voce que deu negativo tem o carimbo do crea isso é possivel sera que minha filha é uma obra uma planta ou um animal ainda tou tentando descobrir sera que vc pode me informar isso o mais rapido possivel desdeja obrigado.

khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

olá maria,

hoje no brasil isto é bem comum, já vi laudos assinados por engenheiros agrônomos, médicos veterinários...

[...]

Silmara Ramos Nunes
Há 16 anos ·
Link

Tenho 33 anos, casada, mãe de 2 filhas a primeira de uma relação com um empresário quando eu ainda tinha ainda 18 anos a segunda com meu atual marido. Na época o pai da primeira não quis assumir e entrei com um processo de paternidade apenas para acertar a situação da menina, dar a ela o nome do pai nos documentos dela, afinal o sobrenome é um direito da constituição. Para minha surpresa o resultado do exame foi negativo, fiquei traumatizada, pior sabia que ele era o pai pois foi o meu primeiro e único homem até aquele momento do parto, não dava pra acreditar que um exame de DNA pudese dar errado, sou simples de poucas posses e não tinha como pagar pela contra prova, troquei o meu advogado e o novo lutou por outro exame em outro laboratório e conseguiu, agora sim eu poderia finaumentee resolver o problema, arrumei o dinheiro e paguei pelo novo exame e para minha surpresa novamente negativo, lembrei-me então que o perito do laboratório chamou o pai lá dentro em uma sala sozinho depois que o sangue já tinha sido tirado, e quando ele saiu la de dentro falou-me que agora ia ficar provado que eu tava errada e que não tinha a menor chanse de ele ser o pai, fiquei ainda mais traumatizada, pior foi passar por mulher de caráter duvidoso, muitos parentes e conhecidos me perguntando se por acaso eu não tinha saído com outro, isso era imposivel, sabendo que a menina ia crescer e um dia ia querer conhecer o pai, e isso já ta acontesendo porque ela esta com 16 anos, não perdi a esperança, passei a pesquisar na internet e somente 10 anos depois comecei a ver que outros casos começaram a acontecer, já se escuta falar até de fraudes, a policia fechou um laboratório em 2009 no Piauí porque a geneticista estava falsificando laudos e chegaram a mais de 60 pessoas no prejuizo, isso demorou demais pra acontecer, agora, falar que é erro tudo isso que ta acontecendo é querer encobrir muita má intensão de pessoas que fazem tudo pelo dinheiro, desrespeitando a dignidade humana. Afinal se laudo de AIDS errado até já deu cadeia nesse país por que de DNA também não deve ser punido? Pior é que passou tanto tempo que não posso mais reabrir o proceso e pedir outro teste, fico pensando se pudese pedir outro exame, pra que se as coisas continuam as mesmas, parece que até ta piorando? Será que não tem um jeito das nossas autoridades verem oque esta acontesendo, ouvi dizer que estão aprovando uma lei no congreso de DNA de graça pros laboratórios particulares fazerem? Se eu consigo entrar na internet é que sou esforçada mais fico imaginando outras muitas pelo Brasil afora o que estão passando, desculpa o meu desabafo sou uma mãe indignada.

Silmara

1 resposta foi removida.
Silmara Ramos Nunes
Há 16 anos ·
Link

Prezada khrisna,

Depois de tudo o que ja passei, não vou abrir o nome de quem esta praticando ese tipo de crime, prefiro esperar mais, ainda vai chegar o dia que as nossas autoridades resolverao colocar um ponto final nessa situação, quero que este meu apelo fique gravado para que principalmente os politicos acordem e vejam o que estam acontecendo, a nossa justiça e o conselho nasional de justiça tem que tomar uma atide seria, isso sim tem que ser investigadu, fraude de DNA é inconcebivel e a imprensa deve dar um apoio pra nós mães que estamos disamparadas e ficando com a necessidade de dar explicações para filhos e os nosos parentes. Pra finalizar acho que você não teria coragem de dizer que esse ou aquele laboratório não são sérios, você só esta me dando uma resposta pra mostrar uma boa vontade, vamos esperar mais escandalos e talves alguma atitude pra acabar com iso.

khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

OLá Silmara,

Atuo com genética humana há 8 anos e conheço bem os laboratórios... pedi para conversarmos por email justamente para não expor o laboratório.

Boa sorte e tomara que você consiga reabrir seu caso.

Abraços

Silmara Ramos Nunes
Há 16 anos ·
Link

Prezada dotura khrisna,

Espero que tenha ficado bem claro, tanto pra você mas principalmente pras mães, não pretendo reabrir o meu caso, o que espero é que essa roupa suja continue sendo lavada sempre e que as mães não deixem de denunciar injustiças e maracutaias e que as nosas autoridades finalmente acordem para ese crime humanitário que esta acontecendo aqui no Brasil, não é ficção é a mais pura verdade, basta ler os relatos acima e em outros blogs e foruns de discussão, que as mães que querem mover processos de paternidade contra pais com bastante dinheiro pensem duas vezes antes de contratar um advogado, em ultimo caso procurem a justiça gratuita e façam valer o seu direito de pesoa de poucos recursos, não permitam que os testes de DNA jamais sejam pagos pelo pai em laboratórios particulares, peçam sempre ao advogado para que os seus exames sejam feitos no laboratório do estado chamado [...], mas principalmente as nosas autoridades devem acordar para o que esta acontecendo e criando leis que ajudem de fato quem quer mover um processo, algum tipo de lei pra levar o segundo exame pro laboratorio do estado evitando o jogo de comadres entre os laboratórios, uma estudante de direito que conheso falou com um professor e este disse a ela que os laboratgórios são intimamente unidos, iso que dizer "farinha do mes...." se eu pudese voltar nos meus 18 anos teria feito tudo bem diferente. Minha querida doutora te desejo boa sorte na profisão e final da nosa conversa!

Silmara Ramos Nunes
Há 16 anos ·
Link

Minha querida iso aconteceu comigo também a mais de 10 anos só agora estão aparecendo outros casos leia os outros abaixo do forum

khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

Bom dia Silmara,

Eu sei que os erros acontecem... 25% dos casos atendidos são contra prova e uma média de 10% deles estão errados.

Há uma proliferação de laboratórios não especializados no Brasil, onde exames sem qualidade nenhuma são realizados, prejudicando famílias inteiras porque muitos são meramente comerciais...

Entendo você não querer reabrir seu caso... mas entendo mais ainda quem quer que a justiça seja feita... não é justo uma criança ficar desamparada por um erro de laboratório.

De qualquer forma, parabéns por expor seu caso.

Divulgar é a melhor forma de fazer com que o outro saiba que os ERROS EXISTEM E SÃO BEM FREQUENTES.

Abraços

Silmara Ramos Nunes
Há 16 anos ·
Link

DOUTORA,

ERROS EXISTEM E SÃO BEM FREQUENTES são suas essas palavras, venho pesquisando bastante, vários artigos de seus colegas o que me deu a certeza que alguns geneticistas mais antigos, portanto creio que de laboratórios "sérios" aqueles que realizaram perícias em alguns casos controvertidos e acabaram transformando-se em autoridades, na época até chegaram encontrar um percentual de erros em exames mal elaborados, mal conduzidos, traduzidos, erros de identificação de amostras, etc, etc... Porém, o que se nota é que os 25% já inaceitáveis na década passada (inicio da era do DNA forense no Brasil), vem crescendo bastante e o percentual apontado nesses artigos, acabaram ficando como média aceitável pela sua comunidade, justificativa para eventuais desdobramentos judiciais contra o laboratório e o geneticista que assina o laudo com ERRO, pode-se notar isso em razão das várias reclamações de mães e até homens, em sites como esse aqui, hoje provavelmente a desculpa do "ERRO" vem sendo utilizada por aproveitadores, que se escoram nessa média, para produzirem resultados não esperados por mães, mães essas desesperadas e a beira de um ataque de nervos e sem saberem o que fazer em razão de poucos recursos, impossibilidade de encaminhamento de material de contraprova para testes, prazos curtos em processos, algumas preferem seguir a sua luta por um resultado VERDADEIRO E SEM ERROS, na esperança de talvez depois acertarem as contas com quem cometeu esse ERRO, acredito que outras várias, preferem deixar pra lá e colocar o caso nas mãos da justiça divina porque essa não falha, porque da justiça dos homens não se pode esperar nada! Não sei se a senhora tem conhecimento, é certo que sim, mas um laudo negativo de DNA em um processo de investigação de paternidade é imensamente complicado de se reverter, um segundo laudo então é quase impossível, portanto doutora os depoimentos acima, retratam apenas uma parte desses ERROS, ERROS esses que devem ser mais bem avaliados pelas autoridades e não seguirem com a IMPUNIDADE ATUAL! Desculpe a pergunta doutora, avaliando melhor os seus contatos com as pessoas acima, solicitando os e-mails delas, para saber mais detalhes de seus casos: A sua intenção é ajuda-las e de que maneira os seus serviços serão cobrados?

khrisna
Advertido
Há 16 anos ·
Link

Olá Silmara,

Voce tocou em um ponto importante... o laboratório se esconde atrás da estatísta, ele não disse que seu resultado teria 100% de certeza, até porque nenhum laboratório do mundo consegue esse índice, por uma razão simples... um capricho da matemática.. O resultado é uma dízima periódica incompleta, será sempre acrescido de um 9 no final.

Porém ao realizar um exame, o laboratório assume o risco, então é 100% RESPONSÁVEL pelo laudo emitido.

Tenho visto muitos responderem processos por erros, mas, como os casos correm em segredo de justiça (por envolver menores), muitos desses erros ficam encobertos.

Reverter um laudo de DNA é difícil sim, mas não impossível. Hoje os juízes tem conhecimento dos erros.

O que se indica neste caso: uma comparação de perfil genético (exame usando a mesma tabela para saber se há erros ou não) e/ou um parecer técnico (profissional que vai analisar o laudo anterior e dar a sua opinião).

Hoje no Brasil, conheço 03 laboratórios de primeira linha, sendo que 02 deles com geneticistas pioneiros na América Latina em exames de DNA.

Não cobro por orientações, o que faço é enviar material informativo que fale sobre exames de DNA... inclusive tenho uma cartilha, que pode ser enviada por email. Que fala sobre a padronização dos exames de DNA no Brasil. A cartilha foi desenvolvida pelo Ministério Público e por Laboratórios especializados em genética humana.

Atenciosamente,

1 resposta foi removida.
Gomez
Há 15 anos ·
Link

APRENDENDO COM OS ERROS:

1 – Você escolheu um advogado da sua confiança, perguntou a ele se possuía experiência em processos envolvendo investigação de paternidade, quais são esses processos e quais foram os resultados, você possui de fato condições de arcar com os custos desse profissional e outras despesas que deverão surgir no decorrer do processo, saiba que essa despesa pode poderá ser acrescida para 2 ou 3 laudos de DNA, principalmente se o resultado do primeiro for negativo, surgirão outros laudos de CONTRAPROVA que você terá que apresentar. 2– Na prática quando procurou o advogado (sempre da sua mais inteira confiança), concordou com ele em propor um exame amigável, o seu pai ou o pai da criança esta favorável ao exame de DNA propondo-se inclusive a ajudar nas despesas seja de advogado ou do próprio laboratório, pois quer ver a situação logo resolvida desejando assumir a paternidade sem precisar ir à justiça, você não desconfia, pois não sabe que a absoluta maioria dos problemas envolvendo testes de DNA ocorre nos EXAMES EXTRAJUDICIAIS (os que são realizados amigavelmente) não se trata de uma informação leviana, na duvida digite as palavras “FRAUDE EM DNA” em um SITE DE BUSCAS e poderá constatar de fato inúmeras pessoas reclamando dos resultados de exames e buscando ajuda desesperadas, não se tem noticia até então de problemas envolvendo os laboratórios do estado (no estado de São Paulo existe o IMESC com acesso através da Defensoria Pública) em outros estados é possível que esse serviço exista nas capitais, portanto não se esqueça procure evitar os exames "amigáveis" procure a justiça gratuita; 3 – Ao procurar a justiça gratuita, você esta optando pela DEFENSORIA PUBLICA, ou seja, advogado e exame de DNA gratuitos, tudo tende a ser mais lento (média 2 anos) porém extremamente mais seguro para o resultado desejado que seja PATERNIDE POSITIVA, então pare e pense friamente, você já passou parte da sua vida sem o nome do pai na caarteira de identidade, alguns anos a mais não farão tanta diferença; 4 – Como a Justiça encaminha a questão do exame de DNA gratuito? O Juiz recebe o processo de paternidade vindo da Defensoria Publica, então ele vai encaminhar o seu exame para ser realizado no IMESC (laboratório do estado) nesse momento entra em cena o geneticista, esse profissional conhecido tecnicamente por PERITO DO JUIZ ele vai marcar a data, horário, endereço do laboratório do estado, sendo as partes comunicadas através processo.
5 – Caso o seu pai se negue a realizar o exame de DNA o Juiz vai julgar procedente o seu pedido de reconhecimento de paternidade (juridicamente conhecido por presunção da verdade) e você passará a ter o direito de ter em sua carteira de identidade o sobrenome e nome de seu pai; É importante saber que desde o inicio do uso do método do DNA para resolver casos de paternidade na nossa justiça a mais ou menos 20 anos, tem ocorrido inúmeros relatos de erros e até fraudes na rede particular, seja por troca de amostras acidental ou propositadamente, resultados criados exclusivamente visando o lucro e isso sobre o manto da justiça brasileira, justiça que persiste em não enxergar o que vem ocorrendo nessa área, alguns geneticistas proprietários dos primeiros laboratórios que chegaram ao mercado nos anos 90 chegaram a criaram um índice com um numero elevado de erros nos laudos de seus concorrentes (justificativa para a indústria?) isso é inaceitável, por muito menos nas décadas passadas licenças de profissionais foram cassadas, estes processados por erros em testes de HIV causando danos irreparaveis a muitas pessoas. Porque algo mais sério ainda não ocorreu com os peritos errantes nos laudos de DNA?

Este alerta só existe com base em inúmeros casos já ocorridos. (VEJA ALGUNS NOS LINKS A SEGUIR):

http://pagina20.uol.com.br/08012006/c_0108012006.htm http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_657121.asp
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL180193-5598,00-POLICIA%2BPRENDE%2BSUSPEITA%2BDE%2BFRAUDAR%2BEXAMES%2BDE%2BDNA%2BEM%2BSE.html http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:a100rPS4x58J:paginadoenock.com.br/home/post/5874+ONG+teste+dna+gratuito&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

neli2001
Há 15 anos ·
Link

existe casos onde 2 exames de reconhecim de paternidade deram negativo e depois se provou que era mesmo o pai por um3 exame???um juiz apos ver 2 exames neg em laboratorios partic claro manda realizar outro pela justiça mesmo sabendo dos outros???? é uma peergunta que eu gostaria de obter resposta.

neli2001
Há 15 anos ·
Link

eu preciso urgentemente de que me indique o laboratorio para um segundo exame de dna o primeiro deu errado pois eu tenho total certeza de que ele era o pai agora quero realizar um outro mas não pode dar errado eu não aguentaria mais vergonha e humilhaçao por algo que eu nao fiz,é estranho o qto nos sentimos mal com um erro que não é nosso mas se volta contra nosquero um excelente laboratorio.obrigada

1 resposta foi removida.
neli2001
Há 15 anos ·
Link

o maior poroblema é que em muitos casos como o meu o pai se recusa a fazer outro entrar com um processo é caro e pela justiça gratuita se vc tem um barraco pra morar eles nao te dão, é bem complicado mesmo

1 resposta foi removida.
zihh
Há 15 anos ·
Link

Isso tbm esta acontecendo comigo tive um relacionamento de 5 anos com um rapaz desde infancia, fomos muito felizes , me perdi com ele so q o amor nosso foi se desgastando e brigavamos muito ate q numa das brigas terminamos definitivamente, mas ainda qdo um via o outro sentia uma dorzinha no ♥ ... então começamos a ficar sempre q dava agemte fikava sem nada sério ate q eu engravidei, e na epoca ele se recusou a assumir a patermidade e a familia dele é bem sucedidaa a mae dele me odeia... e mesmo gravida agente se encontrava e ele começou a assumir o papel de paii me tratava bem eu e o nosso BB dentro da minha barriga e qdo eu estava de 7 meses ele foi morar em outra cidade a mae dele q mandou, la ele encontrou outra e começou a namorar, quando o nosso filho nasceu eu o procurei e ele veio disse p mim q iria assumir pq ele tem certeza q o filho é dele e a mãe dele tomou um susto e pelo fato dele ser menor de idade com 17 anos ela impos a mim que fizessimos um exame de DNA!! pois bem eu nao me recusei tinha serteza q iria dar POSITIVO o exame foi feito pelo Forum e foi cobrado o valor de 500,00 depois de ums 02 meses a defensoria m ligou e disse q o exame tinha dado negativo, quando chegamos la o exame ja tinha sido aberto e visto pela secretaria dela, e a mãe do pai do meu adorou , eu disse q iriamo fazer outro exame e ela se recusou a fazer não sei o que eu faço o pai do meu filho me odio nao queria ver minha cara dps de um tempo ele me procurava disse q quando ele completasse 18 anos agente iria fazer outro exame so que depois de 04 meses a namorada dele engravidou dele e esta com ele ate hoje e ele não me procurou mais nao sei o que eu faço tennho serteza da pater nidade do meu filho entrei ate em depressão minha familia duvida de mim estou perdida gente alguem me de um conselho obre oque fazer??? = ) ♥ pode abrir um examde de DNA sem os pais Presentes??

3 respostas foram removidas.
Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos