Não faz a menor diferença vc ter ou não a guarda da criança, no Brasil é preciso autorização de AMBOS OS PAIS para que qualquer criança saia do país, ter ou não a guarda não influi em nada.
A guarda de fato já é sua, formaliza-la seria muito simples, mas isso não fará qualquer diferença para a Policia Federal.
Hedon o que acontece são fatos... e mais engraçado é que essa sua desconfiança torna essa historia mais triste ainda, pois ela é real.. Ele tem mais 3 outros filhos, e ele nao se importa com nenhum deles... e sinceramente a 2 anos que ele nem sabe se meu filho tem comida ou não, se ele esta vivendo em ambiente familiar ou não.. ele simplesmente nao se importa.. o lema dele é que o filho precisa procurá-lo, e caso isso aconteça ele contribui para a alimentação dele.. mas meu filho tinha 7 anos quando saiu de perto dele.. no inicio ele que procurava o pai,.. na verdade eu que ligava para ele falar com o pai... , chegou ao ponto de eu pedir ele para ligar e perguntar " pai, é o meu aniversário hoje, o senhor não irá me dar parabéns?" sim! chegou a esse ponto.. ele pediu desculpas e disse que esqueceu.. ele pode se opor a passar a guarda pelo fato dele ser uma pessoa extremamente ignorante, e muito mas muito egoísta... e gosta de manter as aparências. a questão é que sei de uma lei que fala que enquanto a mão nao entrar na justiça para obrigar o pai a contribuir com alimentação do filho, o juiz considera que ele sempre contribuiu.. o que é injusto, pois no caso dele eu nao entro na justiça por que eu não quero passar por essa humilhação com ele... eu simplesmente gostaria de exclui-lo de nossas vidas... então independente da adoção o pai precisara assinar para o filho sair do país?
Existe algum critério que possa nos impedir de que meu marido o adote?
desde já agradeço a vocês