O agenciador do meu empréstimo consignado pode ou deve me cobrar dinheiro de comissão em mãos ?
Solicitei empréstimo consignado e refinanciamento totalizando algo em torno dos 20 mil e o gerente do "escritório" me deu um boleto no valor de 4,060 mil dizendo que me colocou em uma tabela FIT para pagar juros mais baixos e devido a isso a comissão deles vem para minha conta e devo devolver este valor. Eu não pedi nada e acho q consignado todo o desconto deve ser feito em folha, estou errado ?
Normalmente se cobra do cliente quando usa-se uma tabela que a "empresa" não é remunerada por ela ( ou seja, não ganha comissão por aquele contrato por se tratar de uma tabela com juros bem mais baixo). Diante disso, nada mas justo que cobrar uma taxa para realizar o contrato. Mas a comissão não é creditada na conta do cliente ( quando se tem comissão).
A empresa que ele trabalha não recebeu nada por colocar vc nessa tabela, então mais que justo você pagar pelo serviço que eles fizeram pra você. Sendo que ele podia por o senhor em outra tabela onde ele ia receber do banco, mas você ia pagar mais e receber o mesmo valor ou receber menos e pagar o mesmo valor.
Se é irregular ou criminoso qual é o artigo? o cliente não é obrigado a fechar o negócio, ele pode procurar diretamente o banco e receber 13 mil pela mesma margem, é crime não fazer o jogo do banco? não é melhor pela consultoria de alguém especializado pegar 20 mil pela mesma margem e ficar com 16 mil? desafio aos que falaram que é crime a postarem o artigo que criminaliza a prática!
Rafael você pode ir diretamente no banco pegar 13 mil com a mesma margem e não precisar pagar nada por fora, pro corretor ganhar comissão quanto mais alta a taxa melhor, quando o corretor joga numa tabela flex o banco não paga nada, ninguém trabalha de graça, Eu mesmo posso aplicar de 2,4% a 0,99% no consignado,
Rafael ele foi meio que legal com vc ! porque vc com a msm margem na tabela normal n pegaria esse dinheiro todo ! então oq acontece ( ele diminui o juros ao máximo ! com isso a comissão dele zera junto e eles n recebem nada para você poder pegar mais dinheiro ! ) traduzindo , o seu juros deve ser 2,04% ele deve ter botado 0,99% , ele foi meio que legal com você! porque ele n é obrigado a fazer isso!!! pq ele n recebe por esse trabalho , nada mais do q justo de vc pagar a ele a comissão , mas esse valor de comissão achei muito alta !!!! geralmente quando zera a tabela a comissão é 10% no valor bruto q o cliente pega ! então seria 2 mil a comissão dele!
Estou passando pela mesma situação. Me cobraram 20% pelo refinanciamento de 3 contratos. Sendo que um deles com com juros de 1,80% e os outros dois com juros de 1,49%. Será mesmo que ele foi "meio que legal" comigo? Pois quando pedi portabilidade dos mesmos contratos os bancos me ligaram me oferecendo o refinanciamento com juros de 1,09%. Isso significa que dentro desses percentuais de 1,80 e 1,49 está embutida sim a comissão da corretora.
Trabalho com consignado e o que ocorre é exatamente o que já foi dito, temos disponíveis a tabela com juros normais onde o cliente pega um valor menor e o banco nos paga a comissão devida e a tabela flex, com juros bem mais baixo onde o cliente consegue um valor muito maior com a mesma margem ( parcela ), mas o banco não nos paga comissão nessa tabela. Por exemplo, esses dias um cliente aposentado do inss, com uma margem de 807, 05 iria pegar 33.500 na tabela normal, taxa de 1,80 e eu receberia 19% de comissão, ou seja, pouco mais de 6.000, ocorre que euu posso usar a tabela flex e ele pegar 41 mil com os mesmos 807,05 de parcela, no mesmo prazo, numa taxa de 1,12%, porém eu receberia 0% de comissão, seria justo ? Ofereci a ele fazer um acordo de me pagar 5.000 de comissão e ficar com 36 mil. Observe que ganhei menos do que ganharia na tabela normal e o maior beneficiado foi o cliente, o que tem de errado ou de criminoso nisso? Vale ressaltar que deixo o cliente livre para optar pela opção que desejar, não forço ninguém a fazer na tabela flex. O problema é que as vezes as pessoas querem apenas o próprio benefício e não pensam no próximo, não veem que o agente te beneficiou e nada mais justo que você pagar pelo serviço feito, fazer consignado é meu trabalho e ninguém trabalha de graça. Quando você contrata um advogado, ele tem que receber um percentual referente aos honorários dele, certo? Assim é o agente de crédito, precisamos receber pelos nossos serviços prestados, o que acontece é que existem agentes desonestos que se aproveitam dos clientes, querem cobrar além do que é justo, mas isso tem em qualquer profissão.