Bom, tenho 12 anos e quero trabalhar. Pode parecer besteira, mas vejo sempre meus pais se matando pra poder pagar as contas, e eu me sinto inútil por não poder ajudar. Eu sei que a lei diz que é a partir de 14 anos, com autorização de um responsável, mas se for escolha minha, eu tenho esse direito? Essa é minha dúvida, e se não tiver um jeito, minha única opção é esperar.

Respostas

  • -1
    D

    Desconhecido Domingo, 04 de setembro de 2016, 6h09min

    Infeluzmente não pode.

  • -1
    A

    Anne Torres 39137/PE Domingo, 04 de setembro de 2016, 7h14min

    So a partir dos 14 anos na funcao de jovem aprendiz. Parabens por reconhecer a luta e dificuldades de seus pais e pelo interesse em ajuda, mas vc pode ajudar de outra forma, se dedicando aos estudos, tirando boas notas, nao se juntado com jovens encrequeiros, e tb ajudando nos afazeres domesticos. Faça seus pais terem orgulho de vc e todo esforço deles valeram a pena. Tenha certeza. Eles fazem de um tudo para q vc tenha um futuro melhor

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 21h45min

    Proponha a seus pais vc ajudar a produzir alguma coisa em casa, como empada, biscoito, bijuterias, e eles venderem, seria uma forma de vc ser produtivo.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 21h50min

    Vc não deve se sentir um inutil, vc ainda não tem o corpo formado de maneira a realmente pegar no pesado, mesmo que tenha consciencia da realidade em vive. Isso já comprova que vc de inutil não tem nada.

    E não se sinta culpado por seus pais trabalharem, as contas que eles pagam é resultado das escolhas dele, entenda que todos nós, sem exceção, tem de assumir o resultado das escolhas que fazem por isso é tão importante concentração, seriedade, senso de responsabilidade, e mais ainda, bom senso para dirigir todos seus atos. Amanhã vc talvez venha a ter filhos que irá depender de vc para viver, e será a sua vez de trabalhar para sustentar quem não tem como sobreviver sozinho, e o mesmo irá caber para seus pais que na velhice terão o direito de recorrer a sua ajuda. Quer dizer, eles estão plantando para colher na velhice, faça a sua parte, estude e conquiste uma profissão, aja sempre com consequências em seus atos e o futuro te sorrirá!!

    Lalisa Manoban

    Lalisa Manoban Sábado, 07 de dezembro de 2019, 18h28min

    Eu também tenho 12 anos e sinto a mesma coisa, queria trabalhar para poder ajudar mus pais em casa, eu tenho esperado muito pra' fazer 14 ou 13 anos pra' começar de verdade a trabalhar.

    I

    ISS// Domingo, 08 de dezembro de 2019, 16h21min

    ENTÃO espera.

    Isaque Samuel

    Isaque Samuel Terça, 21 de janeiro de 2020, 11h21min

    Tbm queria poder trabalhar pra eu conseguir ajudar minha mãe e poder comprar coisas pra mim

    I

    ISS// Terça, 21 de janeiro de 2020, 11h23min

    Se nao tem idade entao so resta esperar enquanto isto estude.

  • -1
    D

    David Bezerra Sábado, 04 de abril de 2020, 13h34min

    Isso e uma injustiça porquê tem crianças de 12 anos mais inteligentes do que quartoze,e mais experientes . Eu tenho 12 anos e acho isso

    I

    ISS// Sábado, 04 de abril de 2020, 16h42min

    Nada injustica. A lei determina 14 anos e pode crer ha criancas de 10 anos mais inteligente que alguém com 12 anos.

    D

    David Bezerra Quarta, 22 de julho de 2020, 14h54min

    Exatamente isso que quero lhe dizer que tem crianças com menos de 14 anos que são mais inteligentes do que a idade que a lei determina

    I

    ISS// Quarta, 22 de julho de 2020, 15h35min

    Ser inteligente nao significa absolutamente nada.
    A lei nao determina que um maior de 14 anos seja mais inteligente que uma criança de 11 . A lei determina somente a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho...Pouco importa se vc é um gênio.

    A

    Advocacia Tomasia e Silva 206975/SP Quarta, 22 de julho de 2020, 19h02min

    Ane, primeiramente meus parabéns, que em tenra idade, já está querendo trabalhar. Há muito tempo se poderia trabalhar na sua idade, hoje, não mais a menor possibilidade, você pode fazer pequenas tarefas em casa, já vai treinando ajudando seus pais nas tarefas de casa, quando você completar 14 anos, ai o seu desejo poderá ser alcançado e você poderá trabalhar com menor aprendiz. Fico feliz, que você está com essa gana em trabalhar, como diz meu sogro, mente vazia, é oficina do diabo, você já está querendo se ocupar.

    G

    Gabriel Teodoro Da Fonseca Domingo, 28 de fevereiro de 2021, 23h22min

    Eu só quero ajudar minha mãe a pagar as contas de casa

    G

    Gbs Segunda, 01 de março de 2021, 0h32min

    Mas não pode.

    Y

    Ysabella Pimentel Terça, 02 de março de 2021, 15h14min

    Tente fazer uma lojinha online do que vc gosta ou acha que as pessoas vão gostar

    D

    Davi Araújo Quinta, 15 de abril de 2021, 10h14min

    Cara vcs não entendem,nos menos de 14 anos não queremos apenas fazer e agradar,queremos dinheiro pra comprar as coisas que queremos já que os pais não compram pra gente

    G

    Gbs Quinta, 15 de abril de 2021, 11h55min

    Curto e simples. A lei não permite.

    E

    elias fermino Sexta, 04 de junho de 2021, 14h05min

    trabalhar honestamente não pode ,,,,agora roubar e muita outras coisa pode....

    G

    Gbs Sexta, 04 de junho de 2021, 14h10min

    Cobtinua nao podendo nenhuma nem outra coisa.