Boa noite! Estou passando por uma situação um pouco complicada. Todas as vezes em que o pai do meu filho vem busca-lo aqui em casa, ele grava de forma escondida tudo o que é conversado entre nós dois para mostrar aos parentes. Ele pode fazer isso? Temos a guarda compartilhada e as vezes eu tenho receio até de conversar com ele por causa disso.

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 22 de setembro de 2016, 13h29min Editado

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Se ele vai até a sua casa, e você sabe que ele está gravando, estabeleça como condição para a entrada dele na sua casa que ele se abstenha de usar qualquer tipo de equipamento que grave imagens ou sons, tais como celulares e outros. Se a casa é sua, coloque ordem!

    Gravar as conversas nessa situação não é crime, mas a depender do teor do que conversam, a exposição disso a terceiros pode gerar indenização por danos morais. Eis o que diz o Código Civil:

    "Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais."

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de setembro de 2016, 22h42min

    Muito obrigada!

    Yasmin Camila

    Yasmin Camila Terça, 16 de outubro de 2018, 15h00min

    Boa tarde! Estou com uma dúvida com relação a gravações sem consentimento. Eu trabalho em uma empresa e há um tempo eu sabia que havia alguns colegas de trabalho falando de mim e me difamando. Eu saí da loja para fazer o meu café e deixei o meu celular gravando e eles falaram coisas terríveis ao meu respeito. Neste caso eu gostaria de mostrar a gravação para a minha gerente e para os donos da loja para que pudessem tomar alguma providência ja que o q falaram é muito grave. Eu posso ser processada por ter gravado a conversa??

    D

    Desconhecido Terça, 16 de outubro de 2018, 15h04min

    Neste caso vc nao pode usar pois gravou conversas de terceiros

  • -1
    Luis Carlos Caldeira

    Luis Carlos Caldeira Sexta, 02 de agosto de 2019, 11h34min

    Uma pergunta:
    Fazemos uma reuniao semanal e um dos participantes disse que tinha gravado todas as reunioes anteriores sem nossa autorizacao.
    Ele tinha esse direito?
    Ele pode gravar uma reuniao em que o coordenador da reuniao pediu para ele nao gravar?

    Michelle Torres

    Michelle Torres Sábado, 18 de janeiro de 2020, 20h36min

    Pode usar gravacoes quando se faz parte da conversa, mas não pode fazer uso da gravação se for para difamar ou prejudicar alguém ou comercializar tais gravações.

    Joao Carlos Ferreira

    Joao Carlos Ferreira Segunda, 06 de abril de 2020, 23h06min

    E se alguém gravarum áudio do meu filho brincando , é crime?

  • -1
    I

    ISS// Terça, 07 de abril de 2020, 7h30min

    Depende, digamos que seu filho esteja brincando em local nao permitido, ou, que seu filho esteja agredindo outro nao ha crime , crime é divulgar ilegalmente.

    Leandro Luz

    Leandro Luz Quarta, 23 de setembro de 2020, 11h48min

    Pode vizinhos gravar minhas conversas, sendo que estou dentro da minha casa?

    F

    FERNANDA TALESSA FERREIRA DOS SANTOS Quarta, 17 de março de 2021, 10h15min

    Estou com uma duvida, meu namorado mora em uma casa como se fosse uma pensão, a dona do lugar nunca havia dito que havia câmeras pela casa e além disso não foi passado nada em papel e nem assinado, como se fosse um contrato... além disso, estamos desconfiados que ha câmeras no banheiro rs nesta semana ele irá sair da pensão e não avisou com uma antecedência. Ok, até ai sabemos que teria que ter avisado com antecedência, porém nunca foi colocado como um contrato, ele nunca assinou nada. Isto esta correto?

    J

    Julia Fernandes Sábado, 02 de outubro de 2021, 22h58min

    No caso de uma pessoa que use um gravador pra registrar uma conversa com outra durante um surto psicótico, durante uma crise psicótica, isso é crime? Divulgar essas gravações pra terceiros sem autorização?

    G

    Gbs Sábado, 02 de outubro de 2021, 23h13min

    So divulgação e crime...gravar não

    R

    REGINA DE LOURDES MOREIRA Domingo, 24 de julho de 2022, 10h24min

    Bom dia, estou precisando tirar uma dúvida moro .uma casa alugada que os donos fizeram a casa com a janela para outro vizinhos, em janeiro minha filha estava conversando com uns amigos e passou do horário de meia noite LEMBRANDO QUE EU E MINHA MAE ACAMADA ESTAVAMOS DORMINDO, essa vizinha começou a gritar pedindo eles par ficar calado segundo as meninas que estavam na varanda, tendo não ficando satisfeita chamou a polícia, quando a polícia veio eu escutei o barulho eu acordei e desci para saber que estava acontecendo
    ,Depois desse fato ela passou a gravar minhas conversas dentro de casa ,gostaria de saber se é lícito isso
    Acredito que ela está tentando arrumar uma prova contra mim...
    Com isso ela gravou eu conversando um fato que aconteceu no bairro onde eu morava foi até no judiaria e falou que eu estou ameaçando a mesma de morte

    J

    Juliana Silva Quarta, 14 de setembro de 2022, 11h54min

    Bom dia, meu ex me provocou, falando referente a filho acabei perdendo a paciência e falei bastante coisa, e logo que ele saiu percebi que ele me gravou, posso fazer um B.O, por gravar sem minha autorização?

    G

    Gbs Quarta, 14 de setembro de 2022, 11h55min

    Essa gravaçao nao é ilegal. Entao nao cabe registro de bo

    G

    Gabriela martins Domingo, 27 de novembro de 2022, 3h26min

    Descobri que uma colega de trabalho vem realizando gravações quando ela sai do escritório afim de ouvir o que se é falado quando não está.
    Isso é crime ?

    G

    Gbs Domingo, 27 de novembro de 2022, 4h15min

    Não. O crime sera se for divulgado o audio.

    F

    Felipe santos Terça, 18 de abril de 2023, 16h55min

    Uma pessoa vai no meu trabalho e fez uma gravação, de uma “discussão” nossa. Sem eu saber e depois outra pessoa estava com essa gravação, que no caso ela compartilhou, pode isso?

    G

    Gbs Terça, 18 de abril de 2023, 17h07min

    Pode. Se todos estavam presente pode.

    L

    Lilian Maria de Castro Sábado, 27 de maio de 2023, 9h54min

    Minha cunhada vive gravando(descobrimos a pouco tempo) minhas conversas com minha sogra e outra cunhada,e leva essas conversas pra outras pessoas ouvirem,principalmente se tivermos falado delas,isso é crime e q atitude tomar?obrigada