Processar médicos do INSS
Gostaria de saber se cabe alguma ação de indenização contra médicos do INSS que realizam perícias. Já me submeti a quatro cirurgias no braço e já estou com outra já marcada, mesmo assim me foi retirado o benefício de auxílio-doença. Tentei entrar entrar com recurso no próprio INSS pedindo nova perícia mas nem foi recebido, mesmo com radiografias em mão que mostram claramente ossos descolados e platinas colocadas nas cirurgias anteriores quebradas.Obrigada.
Eu tenho pelo menos uns cem casos previdenciários e na sua grande maioria, impossibilitados mesmo para qualquer atividade laborativa, salvo aquela de ficar numa esquina de uma rua qualquer para dar informações e sabemos que ninguém dá emprego a pessoas para ficarem em esquinas dando informações.
É bem verdade que no meio destes tem alguns, que só querem mamar nas tetas, entre meus clientes tem alguns, poucos mas tem, e eu os aconselho a procurarem uma nova função laborativa, alguns até já concordaram, isso depois de dizerem que eu não tenho capacidade e otras cositas más, mas é assim mesmo.
Abraços e boa sorte.
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.ig.com.br [email protected]
Se fossem obedientes somente à legislação previdenciária não fariam as barbaridades que fazem. É que além da legislação previdenciária e o código internacional de doenças (cid), estão submetidos à hierarquia previdenciária, ou seja, a portarias, ordens superiores e outras pressões que não cabe aqui registrar. Mas que não agem pelo livre arbítrio, ah isso com certeza não agem....
Abraço a todos
D e o n í s i o R o c h a Home Office: Rua São Pedro, nº 397, Apto. 1004, Balneário CEP 88075-520, Florianópolis - SC, 3024-2383 / 9901-4797 [email protected]; [email protected] http://drdeonisiorocha.blogspot.com
Nice agradeço pelas suas palavras, mas, o aconselhamento que dou a alguns de meus clientes, que sei de antemão que não terei sucesso, é mais com o intuito de economizar meu tempo, em causas perdidas. Depois de uma certa idade, e depois de dar muito murro em ponta de faca, temos que aprender o que pode e não pode ser feito.
Em favor daqueles que "eu" estou convencido que realmente não tem qualquer capacidade laborativa, vou às últimas consequências, e tenho certeza, que uma hora vou encontrar um julgador, consciente, que vai dar ganho de causa.
Não sei se voce sabe, que o nosso judiciário, está cheio de jovens juízes, que não tem a mínima sensibilidade, com os idosos ou incapacitados, e julgam mais pela aparência do que pela Constituição, outros mais velhos, se julgam o senhor de tudo e de todos, prepotentes, que só eles sabem de tudo. Mas de vez em quando, encontramos aqueles que passaram por privações e que tem problemas desse tipo na própria família e entendem a situação. É nesses que depositamos nossas esperança de um mundo melhor, para todos os brasileiros.
Tenho uma obra, que foi prefaciada por uma Gerente Executiva do INSS (Crimes contra a Seguridade Social), na qual, ela (a Gerente) não concorda com o meu ponto de vista a respeito da seguridade social e a que ela se destina. Tanto que havia se recusado em fazer o prefácio por acreditar que eu não o publicaria, e eu lhe afirmei, que qualquer que fosse a sua opinião a respeito da obra seria publicado, e assim foi feito. Normalmente, eu peço para fazer o prefácio e comentários de minhas obras, àqueles que tem pontos de vista diferentes do meu, já estou muito velho (e de saco mucho) para ficar andando com puxa-saco me agarrando.
Assim, é depositando minhas (e nossas) esperanças nesses Juízes que continuamos nosso caminho em busca de uma Justiça que realmente sejam igual para todos, sem distinção de credo, etnia, condição social, etc.
Um abraço
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.com.br [email protected]
Em resposta à pergunta de nossa consulente Márcia.
Se tiver que procesar alguém, este alguém é o próprio Instituto Nacional da Seguridade Social, e não seu preposto (no caso o médido). A possibilidade de processar o médico e colocar no polo passivo o INSS, só cabe no caso do médico dar um diagnóstico errôneo sobre seu mal e você tiver outros diagnósticos de outros médicos que afirmem o erro de diagnóstico. Mas, como a maioria do diagnóstico médico, principalmente estes que se destinam a atestar a capacidade laborativa, dificilmente obterá sucesso, pois na maioria das vezes, eles atestam que o segurado tem capacidade laborativa, mas não especificam qual atividade. Por exemplo: um operador de máquinas, não tem mais capacidade de operar máquinas, só que o médico atesta que ele está capacitado para atividade laborativa, se chamado a juízo, simplesmente ele declarará, que o segurado tem capacidade laborativa, para varrer, ou para entregar papéis. O que normalmente se discute não é a capacidade para uma determinada função e sim sua capacidade de trabalho. Se a pergunta fosse feita, especificamente, por certo ele (o médico) atestaria que para aquela atividade específica ele (o segurado) não teria seu potencial de trabalho assegurado, mas que poderia outra função, ou seja, usar a capacidade laboral onde não tenha que se submeter às mesmas atividades anteriores, a de operador de máquinas.
Será que me fiz explicar?
Um abraço
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.com.br [email protected]
NOssa que debate sem fim, porque complicar tanto, a coisa é tão simples!!! Resumindo tudo..... Inss não respeita leis.... faz oque quer.... e ninguem pode fazer nada, infelizmente o governo atual está jogando sujo, no caso da previdencia dá ordens para os peritos não se importarem com a doença, tem é que dar alta, fiquei sabendo recentemente que tem alguns peritos que se demitiram porque não quiseram fazer parte dessas ordens, agora os que vão ficando imaginem que profissionais!!!! Então não tem jeito, estou muito triste de ver nosso País desse jeito, um País totalmente sem comando, sem direção, desgovernado, quando falta o respeito não vai pra frente , assim é nas famílias, nas empresas etc.... Só pra finalizar nesses ultimos dias estive em duas agencias do inss, e observei na area reservada para perícias, clima tenso, 2 guardas olhando, o períciado tem que ficar sozinho, uma vergonha, lembra um pouco aquele tempo terrível da ditadura..... que tristeza....
Concordo contigo jorge, pois, sou ex-funcionário do INSS, conheço por dentro, houve uma época que a previdência era usada como máquina de fazer "politicagem" e as aposentadorias e benefícios eram concedidos sem nenhum critério avaliativo, dessa forma, foram feitos muitos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, inclusive alguns eram médicos peritos que se tornaram políticos, imagine a bandalheira. Hoje isto está mudando, apesar das injustiças, infelizmente. Portanto, vamos tentar ganhar dinheiro honestamente, isto é o que vale e não fazer igual ao que "eles fazem lá no congresso".
Cara Cristina: Além da tensão nervosa que passamos, na sala de espera não sabemos quem , esta nos aguardando do outro lado ja que tramita uma lei que os peritos pedem se armar não somos violentos mais ai , fica facil do cara indefirir nosso pedido porque ja entramos tremulos ao verem. Um abraço e um ano novo cheio de alegrias e muita saude!!!!
Afora o anacrônico estado de insuficiência de atendimento por parte dos peritos do inss, penso que, no caso, o segurado deverá providenciar um laudo de exame, às suas expensas infelizmente, juntando como provas de uma ação cautelar com pedido de tutela antecipada, para que o inss continue pagando o benefício que foi sustado. Depois é só esperar a contestação e, com certeza uma perícia bem mais justa será realizada.... E em tempo mais curto.. Penso assim... Carnaúba.
Recebi alta do INSS esta semana, (tenho tendinite/bursite ombro) e o perito me disse que meu "prazo para melhorar" já passou, que hoje em dia, uma pessoa com meu problema só pode ficar afastada por 5 meses! Consegui ficar 8 meses afastada e cheguei num ponto em que realmente aceitei voltar a trabalhar de tão desanimada que fiquei com essa situação... É humilhante chegar numa perícia e ser tratada como mentirosa. Desde quanto tendinite tem cura e pior, prazo pra melhorar?? Meu último exame diagnosticou tendinite crônica e ainda assim recebi alta. Ah, e, pra melhorar, o perito disse que eu só conseguiria novo afastamento se fizesse cirurgia, mas o médico que me acompanha há mais de 10 meses disse que não posso fazer cirurgia de jeito nenhum, já que o tendão não rompeu. Agora, eu pergunto a vocês: é ou não desanimador? O que se pode fazer numa situação dessas? Voltei a trabalhar com dor, passo a maior parte do tempo parada porque não aguento digitar muito tempo (pra escrever aqui, fiquei quase o dia todo...). É o que seu sempre digo: O poder não é pra todos.
Não perca seu tempo. Entre com uma ação no juizado especial federal e peça o restabelecimento de seu auxílio-doença. Rapidinho vc consegue. Se quiser pode procurar um advogado especiaizado nesta área, ou então, procure o secretário(a) do juizado que eles fazem a petição para vc.
Abraços
D e o n í s i o R o c h a Home Office: Rua São Pedro, nº 397, Apto. 1004, Balneário CEP 88075-520, Florianópolis - SC, 3024-2383 / 9901-4797 [email protected]; [email protected] http://drdeonisiorocha.blogspot.com
CAROS COLEGAS... DIANTE DA QUANTIDADE DE RECLAMAÇÕES, E TANTO DISCASO DESSA INTITUÇÃO, CESSANDO NOSSOS DIREITOS DE CONTRIBUINTE, NÃO CABE A NÓS NOS UNIRMOS E DE ALGUMA FORMA LUTARMOS POR NOSSOS DIREITOS. TALVES MANIFESTAR-MOS PESSOALMENTE NO CONGRESSO, EMBORA BOA PARTE DOS POLITICOS SÃO CORRUPTOS, MAS DEVE TER ALGUEM SÉRIO NESTE PAÍS. SERA QUE ESSE CHOQUE DE GESTÃO IMPOSTA PELOS MÉDICOS PERITOS A QUALQUER CUSTO É PARA SUPRIR AS NESCESSIDADE DO CARTÃO CORPORATIVO?
João Francisco, sou solidária, e concordo com o que diz a respeito, até aceitaria a proposta de irmos a esta manifestação...lá..., porém, não tenho pagamento do INSS já faz tempão, e também não tenho o tal cartão! se não fosse por este motivo certamente que iria!
Tenho a certeza que estão mandando o povo que estão "afastados" voltarem ao trabalho mesmo com deficiências, ou por incapacidades, somente para encher os bolsos "deles"
Aliás..., "eles" são: incapacitados e tem uma séria deficiência mental!