Expurgos - FGTS

Há 18 anos ·
Link

Prezados Colegas,

Sou novo no ramo e tenho umas dúvidas, espero que possam me ajudem.

Pois bem, requeri os extratos de um cliente junto ao banco itaú, de jun/jul 89 (plano verão) e abril/maio 90 (plano collor), já devem estar à disposição para serem retirados no banco itaú, instituição em que era depositado o FGTS nesse período.

Para mim deveria ser proposta a ação contra o banco itaú, mas ouvi dizer que as ações de expurgos devem ser propostas contra a CEF - atual gestora do FGTS.

Alguém poderia me dar uma luz acerca dessa dúvida.

Não quero o modelo, mas sim algumas dicas em relação a essa ação, já que é a primeira de expurgos que farei.

Abraços,

172 Respostas
página 1 de 9
Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Basta ver pela Lei n° 8.036 / 90 que verás que a responsabilidade é da CEF ali ... Já quanto aos "extratos" do FGTS, deve-se pedir entre os meses de Dezembro e de Fevereiro do ano de 1989 para o Plano Verão e entre os meses de Abril e de Maio do ano de 1990 para o Plano Collor ...

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Sugiro ver a Súmula n° 252 do STJ quanto à tais Expurgos ...

Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Prezado Carlos Eduardo Crspo Aleixo,

Vi a súmula. obrigado. Postei errado mesmo, meus pedidos de extratos encaminhados foram de jan/fev.

Fui na caixa solicitar tais extratos e me orientaram a retirá-los no banco ao qual era depositado, Banco Itaú, pois a CEF não teria tais extratos, em virtude da incorporação das contas somente após essas datas. Solicitei junto ao Itaú. Estão a providenciar.

Logo que estiver de posse deles, ingressarei com a ação na JF em face da CEF.

Agradeço a atenção.

Abraços

Luís Henrique

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Bem, pela mesma Lei n° 8.036 / 90, é a própria CEF quem deve fornecer estes extratos do FGTS ainda que da época anterior a centralização daquelas Contas Vinculadas junto da CEF ali ... No entanto, como os Bancos Depositários ali têm sob o seu poder os extratos, é melhor mesmo requerê-los neste último mesmo sempre com a ressalva de que, em qualquer período, a responsabilidade será sempre da CEF tal como previsto na lei !!!

Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Carlos, Muito obrigado. Recebi os extratos e estou adequando uma inicial ref. aos expurgos da poupança.

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Só tem um problema, eu nunca fiz este tipo de Ação apesar de ter um certo conhecimento da mesma ... A dica que vos daria seria daí requerer os Juros Remuneratórios do FGTS junto com o pagamento dos dois Expurgos em si e ainda devendo verificar se é o caso de existirem os Juros Progresssivos dali então devidos aos optantes do FGTS entre os anos 1967 e 1971 ou que daí fizeram a sua "opção retroativa" após 1973 quando já trabalhavam naquele período citado acima fora do regime do FGTS ali ...

Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Agradeço novamente.

Serão de grande valia essas dicas.

Caso queira, posso te enviar, qdo pornta, a ação que pretendo ajuizar.

Abs

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Então vai o "e-meio" meu ... [email protected] !!!

OSIRIS RECH
Há 18 anos ·
Link

Os expurgos FGTS se referem a qual periodo realmente?

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Já respondido acima !!!

Marcelo Moretti
Há 18 anos ·
Link

olá...tenho uma dúvida e não encontrei resposta...

Devo pedir os extratos de dez 88 até fev de 89 e abril e maio de 90, ok.

Mas, a dúvida é: para calcular o valor devido, devo usar o saldo existente em Janeiro de 89 e Abril de 90, que constam nos extratos dos meses de fev. 89 e maio de 90, respectivamente??

Obrigao pela atenção!

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Saldos-Base dos meses de Dezembro / 1989 para o Plano Verão (em vista do crédito dos rendimentos ser trimestral ali) e de Abril / 1990 ali !!!

Marcelo Moretti
Há 18 anos ·
Link

Ok ok...saldo de dez. e abril...nos respectivos extratos!!

Obrigado Dr. Carlos Eduardo!!!

Raimunda Nonata Ribeiro
Há 18 anos ·
Link

Caro luis Henrique,

Já fiz duas ações sobre o expurgo do FGTS, se você estiver interessado no modelo de inicial para este assunto escreva para o meio E-mail que é [email protected] Terei prazer em te enviar o modelo, pois já fui muito ajudada aqui neste forum, principalmente pelo Dr. Carlos Eduardo Crespo, Aleixo.

Até breve,

Raimunda Nonata

Marcelo Moretti
Há 18 anos ·
Link

Raimunda,

Será que poderia lhe pedir tb esses modelos? também estou trabalhando com isso e tentando elaborar a inicial sobre o tema...

Se não for abusar da sua boa vontade, ficaria muito grato!!

Obrigado

Rodrigo Móvio
Há 18 anos ·
Link

[...]

Se não for pedir muito, gostaria de saber sobre a Súmula 252 do STJ, citada pelo Dr. Carlos Eduardo Crespo Aleixo, já que os tribunais aplicam somente referentes aos períodos de 1.989 e 1.990.

Se não pedir demais, ficarei grato pela disponibilidade de tempo.

Rodrigo Móvio
Há 18 anos ·
Link

Meu e-mail é [email protected]

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 18 anos ·
Link

Esse tema já foi discutido aqui inúmeras vezes e modelos de inicial postados.

Sei que é mais fácil abrir novo debate em vez de pesquisar.

A Súmula 252/STJ dirime tods as dúvidas, pois diz que índices eram os corretos desde o Plano Bresser (primeiro a ser questionado e que não ficou configurado como expurgo) até o discutido fevereiro de 1991 (também não reconhecido como expurgado).

Constata-se que apenas dois índices (os aplicados relativamente a janeiro de 1989 e abril de 1990) foram reconhecidos como expurgados. Nos demais reajsutes, fora aplicado o índice correto, a conferir (e reclamar na hipótese de não ter sido, claro).

No primeiro (jan/89), em março/89, foi creditado um índice referente ao trimestre dez-88/fev-89 que usou uma variação a menor relativamente a janeiro (o índice de correção trimestral era o produto das três variações), resultando que o trimestre foi reajustado em 16,68% a menor (LC 110/2001).

No segundo expurgo, simplesmente nada (zero) fora creditado, a título de inflação, quando ficou reconhecido que ela fora de 44,8% (a correção passara a ser mensal).

Na verdade, a CEF faz uma consideração que, entendo, favorece o fundista, pois ela aplica uma proporcionalidade maior do índice de janeiro no trimestre, algo com 37 ou 38%, sobre o menor saldo existente em janeiro - a correção deveria ser sobre o menor saldo do trimestre (na maioria dos casos, o saldo existente em 01/12/1988, o que admite exceções).

Também não se deve esquecer que há a taxa de juros progressivos aplicável. Ou seja, o índice, em nenhum caso, é 16,68% nem 44,8%, pois tem que acrescer a proporcionalidade mensal do juros, de 3% a 6% ao ano, conforme a data de abertura da conta vinculada.

SUGIRO que não se pretenda dar o valor da causa, bastando dizer que, para fins de alçada e recolhimento de custas, dá-se à causa o valor Y, e que o valor dos expurgos será definido em liquidação por cálculos na fase de cumprimento, após o trânsito em julgado.

Adianto que a CEF traz memórias e planilhas bem confiáveis, apontado mês a mês quais os reflexos de cada expurgo.

soniakalter
Há 18 anos ·
Link

Expurgos da poupança - sentença Boa noite João Celso. Apesar do assunto "expurgos" ter-se popularizado há algum tempo, eu estou acordando agora para ele, e sei, que à época, tinha uma poupança no Banco Real. Pergunto: Ainda é possível ingressar individualmente com uma ação para ter o reconhecimento judicial do meu crédito? Ou, será melhor procurar habilitar-me em alguma ação já definida? E mais: O senhor tem conhecimento de alguma ação contra o Banco Real para que eu possa acompanhar aqui em São Paulo? Aguardo e agradeço suas informações Sonia

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 18 anos ·
Link

Soniakalter:

pelo histórico do fórum, vê-se que não sou entendido em poupança. Meus pitacos se limitam a expurgos no FGTS (CEF). Com isso, não sei lhe responder a nenhuma das perguntas.

Aguarde que Carlos Eduardo Crespo Aleixo, de Nova Iguaçu/RJ, lhe ajude, pois ele é reconhecidamente um especialista no assunto.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos