Demora do advogado em entrar com inicial, após antecipação dos honorários.
Contratei um advogado, para entrar com ação de cobrança de aluguéis e despejo, assinei procuração, paguei os honorários, entreguei toda a documentação, e já tem 15 dias e ele não dá entrada na ação. Existe um período legal para o advogado entrar com a inicial? Posso pedir devolução do valor pago e contratar outro advogado? Se for o caso, onde posso reclamar, haja vista, que a morosidade está me causando prejuízos, pois o inquilino não está pagando os aluguéis?
José Eduardo, em princípio não há um prazo para entrar com a inicial. Existe sim advogados que são conscientes e antes de entrar com a inicial tentam fazer um acordo com o inquilino ou com o fiador, ou ainda fazer um levantamento sobre a garantia dada. Se desses contatos não resultar em nada produtivo e benéfico para seu cliente ai sim entra com a ação de despejo.
Embora pareça estranho, o acordo ainda é a melhor saída. É provavel que você não saiba, mas existe uma infinidade de recursos e se o inquilino, quiser e tiver um bom advogado pode ficar anos em seu imóvel sem pagar.
Tente falar com seu advogado para que ele lhe explique qual o caminho que está traçando para levar a bom termo o seu objetivo que reaver se imóvel.
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.com.br [email protected]
Caro, Jorge Candido, Agradeço a informação recebida, porém a morosidade do advogado é de teor próprio, o mesmo está com problemas em seu computador e acha que tenho que esperar que se organize, para aí então, entrar com a ação. Parece um absurdo, mas é o que ele alega, fica pedindo tempo, para isto. Em relação ao inquilino, o mesmo veio do Paraná e já visualizei mais de 10 processos na cidade de onde veio, sendo metade de despejos, e pior, com a minha futura ação de despejo será a terceira aqui no Rio de janeiro, pois as outras duas estão em andamento, acho que o mesmo deve abandonar o imóvel, quando as bombas começarem a estourar, até o carro dele está penhorado na justiça de sua cidade natal, por isso a urgência em entrar logo com a ação. O que você acha deste caso?
José Eduardo, sinceramente eu tentaria falar com o inquilino e dar até se fosse o caso uma compensação financeira para ele entregar o imóvel, tenho certeza que sairá muito mais barato e rápido.
Pois como disse anteriormente, um advogado razoável, pode manter o locatário por anos no imóvel em razão dos recursos que há em seu favor, e sabemos que um processo dessa natureza, quando sobe às instâncias superiores caminha vagarosamente durante muitos anos.
Desta forma, ainda sou pelo acerto com o locatário e depois que ele sair do imóvel, você poderá entrar com uma ação de cobrança para cobrar os aluguéis e até o que você deu a ele para abandonar o imóvel é só saber fazer.
E para finalizar, procure fazer um contrato de locação que lhe garanta a restituição do imóvel de imediato em caso de atraso nos aluguéis.
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.com.br [email protected]
Prezado José Eduardo.
Pelo seu relato o patrono já deveria ter ingressado com a petição, em vista dos "antecedente do inquilino". Se esse fato é do conhecimento o patrono e ele alega problemas com seu computador, você pode e deve notificá-lo para rescindir o contrato e devolver o seu dinheiro, pois, se sabendo do perigo na demora, não será um computador que o imperidá de fazer, com todo o meu respeito, uma simples ação de cobrança. Se, ainda, persitir a demora após a notificação, cabe uma representação na OAB e uma ação pedindo a resicsão do contrato.
Qualquer dúvida: www.ezizzi.com e www.forumdoconsumidor.blogspot.com
Vou mais além, do Estevão, faça uma carta pedindo a renúncia do advogado com aviso de recebimento, ou mesmo uma destituindo-o dos poderes que lhe foram outorgados e contrate outro advogado, com a carta o contrato está automaticamente revogado.
Um abraço.
Jorge Candido www.couto viana.hpg.com.br [email protected]
Amigos debatedores
Separei algumas discusões das quais tenho participado, porém tenho percebido, que, ou o assunto está esgotado, ou não está despertando interesse entre os experts. Entretanto, não foi isso que me motivou a entrar, sem comentário novo e sim para desejar a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO, repleto de realizações.
Jorge Candido S. C. Viana www.coutoviana.hpg.ig.com.br [email protected]