JUIZ PODE NEGAR SEGUIMENTO A APELAÇÃO

Há 18 anos ·
Link
· Editado

Prezados Colegas:

O Juiz pode negar seguimento ao recurso de apelação, se a sentença for fundamentada em súmula do STF e STJ.

Juscelino da Rocha - Advogado

Código de Processo Civil

Art. 518. Interposta a apelação, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandará dar vista ao apelado para responder. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)

§ 1o O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal. (Renumerado pela Lei nº 11.276, de 2006) § 2o Apresentada a resposta, é facultado ao juiz, em cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso. (Incluído pela Lei nº 11.276, de 2006)

3 Respostas
Desconhecido
Há 18 anos ·
Link
· Editado

A Súmula que se refere o parágrafo 1º da Lei 11.276 é a Vinculante, e apenas para casos excepcionais. Fora isso, desde que formalmente em ordem não lhe pode negar seguimento.

Jorge Candido

eldo luis andrade
Há 18 anos ·
Link

Vinculante ou impeditiva de recurso? Só o STF é que pode editar súmula vinculante. Como há referencia ao STJ também, acredito que seja súmula impeditiva de recurso. O que não impede o juiz de ir contra a súmula. Já na vinculante a sentença do juiz não poderia ir contra a súmula. Quanto a se pode como está previsto na lei, havendo os pressupostos para negar o seguimento da apelação, deve-se entender o pode como deve. Salvo melhor juízo.

1 resposta foi removida.
Jacson Borges
Há 18 anos ·
Link

Se a sentença do juiz estiver em CONFORMIDADE com súmula do STF ou STJ ele deve deixar de receber a apelação. Neste caso, cabe a parte apelante interpor agravo de instrumento para demonstrar que a decisão não está em CONFORMIDADE com súmula, que súmula não é aplicável ao caso, ou que o entendimento contido na súmula está superado, equivocado.

No entanto, como no recurso de apelação se devolve ao Tribunal o conhecimento de matérias fáticas, entendo que somente em situações excepcinais, o referido dispostivo pode ser aplicado, ou seja, é de aplicabilidade restrita.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos