Meu pai possui uma chácara de 50 mil m² e gostaria de doar para companheira dele. Eles estão buscando a dissolução da união estável consensual. A chácara foi adquirida antes da constância da união estável. Ele quer doar 1 mil m² da chácara para ela ter onde morar porém ele possui apenas uma cessão de posse uma vez que o imóvel é dá União. Ele pode fazer a cessão de direitos para 1 mil m² pra ela?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 19 de outubro de 2016, 20h32min

    Se o imóvel é da União, não é dele, e não sendo dele não tem como ele doar. Não se doa o que é dos outros. Ele só tem a posse, no máximo só pode ceder o uso de um trecho do que ele detém a posse, nada mais.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 19 de outubro de 2016, 21h01min Editado

    Imóvel público não cabe a aquisição "por prescrição aquisitiva" pelo particular , a não ser que o Poder Público aliene o imóvel e nem há possibilidade de usucapir o imóvel....só se pode doar aquilo que lhe pertencer; ninguém pode doar o que não é seu....porém pode o Poder Público ser forçado a indenizar as perdas e danos mesmo sendo pública a propriedade.....