O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    G

    GLC Sexta, 28 de outubro de 2016, 21h28min Editado

    A retirada do nome do pai do registro será impossível,Veja o que diz a Jurisprudência:.
    TJ-SC - Apelação Cível AC 105775 SC 2008.010577-5 (TJ-SC)
    Data de publicação:
    TJ-DF - APELAÇÃO CÍVEL AC 1182369720048070001 DF 0118236-97.2004.807.0001 (TJ-DF)
    Data de publicação: 30/05/2006
    Ementa: CIVIL. ALTERAÇÃO DE NOME CIVIL. EXCLUSÃO DO SOBRENOME PATERNO. AUSÊNCIA DE MOTIVAÇÃO. PREJUÍZO À IDENTIFICAÇÃO FAMILIAR. ARTIGOS 56 E 57 DA LEI Nº 6.015 /73. 1. NÃO DEMONSTRADO O MOTIVO PARA A PRETENDIDA ALTERAÇÃO DO NOME CIVIL DA AUTORA, COM A EXCLUSÃO DO SOBRENOME PATERNO, EM DETRIMENTO DA IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR QUE INTEGRA, CORRETA A SENTENÇA QUE JULGOU IMPROCEDENTE O PEDIDO, À LUZ DO QUE ESTABELECEM OS ARTIGOS 56 E 57 DA LEI Nº 6.015 /73. 2. RECURSO IMPROVIDO.
    Encontrado em: , NOME CIVIL, EXCLUSÃO, PATRONÍMICO, PREJUÍZO, IDENTIFICAÇÃO, FAMÍLIA, INEXISTÊNCIA, MOTIVAÇÃO

    Walquiria Avelar Mourão

    Walquiria Avelar Mourão Sexta, 18 de novembro de 2016, 16h20min

    Laura sua historia é muito parecida com a minha a diferença que ainda não tive coragem de contar a verdade para minha filha e dizer que meu marido não e o pai biológico o pai dela a rejeitou desde bebe ela foi registrada por DNA e o mesmo só paga pensão, mas nunca foi presente, também queremos retirar o nome dele e incluir o do meu marido, o que me aconselha?

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 18 de novembro de 2016, 17h01min

    Walquiria,

    Recomendo parar de mentir pra criança... nada vai interferir na relação dela com seu marido de pai e filha de fato se vc disser que ele é pai do coração pq a escolheu como filha.

    Mais cedo do que você pensa, ela saberá ler e pode ver sua certidão de nascimento ou identidade.

    F

    Fran Sábado, 03 de dezembro de 2016, 3h50min

    Meu filho tem apenas 8 meses o pai num tá nem aí, não procura para saber nada sobre o filho e nem ninguém da família dele, ele apenas paga a pensão. Inclusive quando descobriu que eu já havia enviado os dados da empresa em que está trabalhando para ser descontado a pensão direto em folha ele no tal mês só pagou a metade e ficou por isso mesmo. Única coisa que me arrependo e o pai que escolhi pro meu filho. Tenho um companheiro que quer assumir o meu filho e possível, quais medidas a serem tomadas neste caso? Desde já o meu Obrigado

    G

    GLC Sábado, 03 de dezembro de 2016, 15h36min

    Fran. existe a possibilidade de haver uma adoção unilateral, mas essa adoção se dará se o pai biológico der o consentimento, portanto, você tem que convencê-lo para que o nome de seu companheiro figure no registro de seu filho.

    F

    Fabricio Quinta, 05 de janeiro de 2017, 9h42min

    Gostaria de esclarecer uma situação que acontece em minha familia.

    Meu primo teve um filho com uma mulher ao qual moraram juntos toda a gravidez, após 3 meses do nascimento da criança eles se separaram e desde então nunca mais viu o menino. A mãe ainda mudou-se do municipio e mora a 132 km do pai e não responde mensagens dos avós e do pai da criança perguntando como a criança está, o único contato que a mesma faz com o pai e pra verificar se a pensão foi depositada e mesmo assim não é sempre. Em conversa com a familia, surgiu o assunto de tirar o nome dele como pai do menino devido ele não ter apego emocional e afetivo devido ao afastamento por conta da mãe ter mudado de municipio.

    Nesse caso é possivel o pai abrir uma ação de destituição do poder familiar?

    Desde já agradeço.

    G

    GLC Quinta, 05 de janeiro de 2017, 10h35min

    Ele (o pai) quem deseja tirar o nome, se realmente foi isso, não tem possibilidade de destituição do poder familiar, nem tampouco se fosse a genitora, a Justiça não vai deixar a criança sem nome de pai. Aconselho que deve procurar outras vias para que cada um seja responsável e a obrigação de cuidar, tanto no aspecto afetivo, educacional e do sustento da criança.

    Fabio Castro

    Fabio Castro Quinta, 05 de janeiro de 2017, 10h49min

    Ola, Bom dia! Como Faço para tirar o nome do meu Pai de todos os documentos? tenho 33 anos e ele nao da certo comigo como também nao dou certo com ele. ele ja me deserdou de tudo que é dele! e eu como agradecimento quero arranca o nome dele da minha vida. obrigado desde ja.

    G

    GLC Quinta, 05 de janeiro de 2017, 11h10min

    Fábio, essa sua pretensão poderia ter sido feita quando tivesse completado 18 anos, comprovando que seu pai não tinha sido presente na sua vida, tanto na formação educacional, afetivo, sustento financeiro e outras obrigações. No entanto com essa idade não vejo possibilidade de excluir o nome do pai. Vejamos novas considerações a respeito dos colegas.

    Raymy Wiik

    Raymy Wiik Sexta, 06 de janeiro de 2017, 6h39min

    Bom dia! Tenho 2 filhos uma com 14 e um com 13 e desejo tirar a paternidade do pai biologico, pois ele não tem afeto por eles , nunca pagou pensão visita eles uma vez no ano e não atribui a nenhuma despesa ,inclusive ele o pai biológico se amigou novamente e possui uma filha, ele e a mulher dele não gosta dos meus filhos inclusive tenho áudios pelo whatsap com ele e ela dizendo que não quer ver eles e nem quer eles de visita na casa deles pois e ela a dona da casa , pois meu filho e problematico devido a este abandono da parte do pai,pois eu já sou casada ha 12 anos , possuo a guarda definitiva de ambos concedida pela justiça de recife ,meu marido sonha todos os dias com a adoção de ambos, pois ele os ama muito , queria saber como devo fazer e se e possível no meu caso meu atual marido adotar as crianças etc...., pois o pai biológico e bandido ex presidiário e foragido atualmente da justiça isso min ajudaria em algo?? Grata

    G

    GLC Sexta, 06 de janeiro de 2017, 11h25min

    Pode fazer adoção unilateral, no entanto é preciso que o pai biológico dê o consentimento.,

    C

    Clauuh Sullivan Sexta, 31 de março de 2017, 23h12min

    Meu filho vai fazer 2 anos de idade,é em maio de 2016 precisei colocar ele (o pai do meu filho),na justiça pois não estava dando nada,nunca se preocupou com ele,é não faz questão de ver a criança ou perguntar se esta bem,na justiça,a juíza perguntou oque ele podia dar,a familia respondeu por ele e disse que só 70,pois ele só iria consegui uma vaga de trabalho só em julho de 2016,só que passou julho e nunca que ele aparecia com esse emprego,e no documento que a juíza assinou, tem dizendo que a partir de julho de 2016 ele fixasse em um emprego e dependendo do que ele recebera entrassimos em um acordo do valor da pensao,pois nenhuma crianca se sustenta com 70 reais,mais agora até entra o mês de abril alem de não mandarem na data correta, ainda não mandão o valor adequado.
    A pergunta exata e. Como Fasso para tirar o nome dele da certidão de nascimento do meu filho? É por o nome do meu atual é marido,pois ele e o responsável por ele é que arca com quase todos os custos dele.
    Por favor e com urgência me ajudem.

    G

    GLC Sábado, 01 de abril de 2017, 9h28min

    Retirar o nome dele não é possível, mas pode o seu marido fazer uma adoção unilateral, porém é preciso que ele dê autorização