Tirar nome do pai da certidão de nascimento
O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???
Meu filho tem apenas 8 meses o pai num tá nem aí, não procura para saber nada sobre o filho e nem ninguém da família dele, ele apenas paga a pensão. Inclusive quando descobriu que eu já havia enviado os dados da empresa em que está trabalhando para ser descontado a pensão direto em folha ele no tal mês só pagou a metade e ficou por isso mesmo. Única coisa que me arrependo e o pai que escolhi pro meu filho. Tenho um companheiro que quer assumir o meu filho e possível, quais medidas a serem tomadas neste caso? Desde já o meu Obrigado
Gostaria de esclarecer uma situação que acontece em minha familia.
Meu primo teve um filho com uma mulher ao qual moraram juntos toda a gravidez, após 3 meses do nascimento da criança eles se separaram e desde então nunca mais viu o menino. A mãe ainda mudou-se do municipio e mora a 132 km do pai e não responde mensagens dos avós e do pai da criança perguntando como a criança está, o único contato que a mesma faz com o pai e pra verificar se a pensão foi depositada e mesmo assim não é sempre. Em conversa com a familia, surgiu o assunto de tirar o nome dele como pai do menino devido ele não ter apego emocional e afetivo devido ao afastamento por conta da mãe ter mudado de municipio.
Nesse caso é possivel o pai abrir uma ação de destituição do poder familiar?
Desde já agradeço.
Ele (o pai) quem deseja tirar o nome, se realmente foi isso, não tem possibilidade de destituição do poder familiar, nem tampouco se fosse a genitora, a Justiça não vai deixar a criança sem nome de pai. Aconselho que deve procurar outras vias para que cada um seja responsável e a obrigação de cuidar, tanto no aspecto afetivo, educacional e do sustento da criança.
Fábio, essa sua pretensão poderia ter sido feita quando tivesse completado 18 anos, comprovando que seu pai não tinha sido presente na sua vida, tanto na formação educacional, afetivo, sustento financeiro e outras obrigações. No entanto com essa idade não vejo possibilidade de excluir o nome do pai. Vejamos novas considerações a respeito dos colegas.
Bom dia! Tenho 2 filhos uma com 14 e um com 13 e desejo tirar a paternidade do pai biologico, pois ele não tem afeto por eles , nunca pagou pensão visita eles uma vez no ano e não atribui a nenhuma despesa ,inclusive ele o pai biológico se amigou novamente e possui uma filha, ele e a mulher dele não gosta dos meus filhos inclusive tenho áudios pelo whatsap com ele e ela dizendo que não quer ver eles e nem quer eles de visita na casa deles pois e ela a dona da casa , pois meu filho e problematico devido a este abandono da parte do pai,pois eu já sou casada ha 12 anos , possuo a guarda definitiva de ambos concedida pela justiça de recife ,meu marido sonha todos os dias com a adoção de ambos, pois ele os ama muito , queria saber como devo fazer e se e possível no meu caso meu atual marido adotar as crianças etc...., pois o pai biológico e bandido ex presidiário e foragido atualmente da justiça isso min ajudaria em algo?? Grata
Meu filho vai fazer 2 anos de idade,é em maio de 2016 precisei colocar ele (o pai do meu filho),na justiça pois não estava dando nada,nunca se preocupou com ele,é não faz questão de ver a criança ou perguntar se esta bem,na justiça,a juíza perguntou oque ele podia dar,a familia respondeu por ele e disse que só 70,pois ele só iria consegui uma vaga de trabalho só em julho de 2016,só que passou julho e nunca que ele aparecia com esse emprego,e no documento que a juíza assinou, tem dizendo que a partir de julho de 2016 ele fixasse em um emprego e dependendo do que ele recebera entrassimos em um acordo do valor da pensao,pois nenhuma crianca se sustenta com 70 reais,mais agora até entra o mês de abril alem de não mandarem na data correta, ainda não mandão o valor adequado. A pergunta exata e. Como Fasso para tirar o nome dele da certidão de nascimento do meu filho? É por o nome do meu atual é marido,pois ele e o responsável por ele é que arca com quase todos os custos dele. Por favor e com urgência me ajudem.