O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    G

    GLC Domingo, 07 de agosto de 2016, 10h46min Editado

    Alberlany, não será fácil retirar o seu nome do Registro devido ao vínculo afetivo com a criança, vez que quando tomou a iniciativa de registrar já sabia que não era pai, no entanto se não convive com ela existe esse impasse da família, deve tentar entrar com uma ação negatória de paternidade e anulação de registro de nascimento com investigação de paternidade, indicando quem é o verdadeiro pai biológico. Adianto que é uma tentativa que não pode dar certo, pois essa atitude quem pode tomar é o pai biológico.

    M

    Marcia Caíres Clemente Segunda, 15 de agosto de 2016, 23h30min

    Boa noite, tenho 3 filhos, uma de 24 anos dependente interditada filha do primeiro casamento, outra de 14 anos também do primeiro casamento e um menino de 5 anos do segundo casamento, meu ex marido nunca pagou pensão já foi citado e não foi encontrado pela justiça e nem ele nem ninguém da família em 8 anos nunca ligou nem para saber como estão as meninas, nem mesmo saber sobre a filha que é doente e vive em tratamentos desde que nasceu, a 10 anos meu atual marido assumiu as duas como filhas cuidando e educando como verdadeiro pai, os 3 frequentam colégio particular custeado pelo meu marido desde que nos conhecemos, meu marido faz questão de dar-lhes uma boa educação e criá-los dentro de uma doutrina religiosa, ele quer tirar o sobrenome do pai delas e dar o sobrenome dele, pois afinal de contas é ele quem cria, educa, passa horas e horas todos os anos estudando com os filhos preparando-os para as provas, preparando os filhos para o futuro é trabalhando para o futuro dos filhos e não é justo o sobrenome de alguém que não existiu na vida delas, e minha pergunta é, qual o caminho para o processo da adoção unilateral.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de agosto de 2016, 23h38min

    O pai delas teria de concordar com a adoção.

    Mas seu marido pode adicionar o sobrenome dele aos delas

    M

    MONICA Terça, 06 de setembro de 2016, 16h30min Editado

    Boa tarde,
    Nossaaa estou com um problemaoo, espero que alguem me ajude!!
    Tenho uma filha de 7 anos , e o pai biologico faleceu quando ela tinha apenas 2 aninhos,porem o pai vivia na vida errada, do estelionatario, e quando faleceu o mesmo foi dado baixa com os documentos de estelionato que usava no nome de Marcos, sendo o nome verdadeiro Marcelo.Nao sei o que fazerrrr... Minha filha e registrda no nome verdadeiro Marcelo, nao tenho contato algum com a familia e nem sei o paradeiro e agora o pai verdadeiro esta vivo no papel e morto ao mesmo tempo...Gostaria de que ela fosse registrada so no meu nome e possivel?

    R

    Rafael F Solano Terça, 06 de setembro de 2016, 18h23min

    Se o pai falecido já tinha reconhecido a paternidade da criança, lamento, não tem volta

    D

    Dandreia Terça, 27 de setembro de 2016, 20h06min

    A minha duvida é a seguinte, fui criada pelo meu padastro, meu pai me registrou mais nunca se importou comigo e nem me amou ou ama. Como faço para tirar o nome dele dos meus documentos e poder ser adotada pelo meu padastro?

    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de setembro de 2016, 20h19min

    Se vc tem mais de 18 anos e seu padrasto quer lhe adotar, vcs dois devem procurar o cartório e formalizar a adoção, assim o nome de seu pai sairá de sua certidão de nascimento

    Jessica Silva

    Jessica Silva Sexta, 30 de setembro de 2016, 7h24min

    Bom dia. Estou passando por uma situação difícil, o pai da minha filha me abandonou, ele registrou ela mas nunca deu assistência, não vem ver a menina, não paga pensão e tal, não se importa nada nada com a filha dele. Ele tem outra família jah porém eu estou sozinha mantendo ela é a criando sozinha, gostaria de saber se eu consigo a retirada do nome do pai dela só registro, por dois motivos 1 pela refeição dele em relação a filha e 2 pq o sobrenome dela ficou gigantesco. Obrigada

    Camila Renan BJ

    Camila Renan BJ Segunda, 03 de outubro de 2016, 16h45min

    Oi meu nome é Camila tenho 26 anos e sou casada, já tentei de todas as formas ter um relacionamento com meu pai, mais infelizmente ele não quer sabe de mim e gostaria de sabe se posso retirar o sobrenome dele do meu nome. Tenho muitas situações que ele me magoou muito, uma delas voi o dia do meu casamento que nem entra comigo na igreja que era muito importante pra mim ele se recusou. Agradeço se puderem me responder

    S

    sheilla Segunda, 03 de outubro de 2016, 16h49min

    bem já me disseram que quando completamos dezoito anos nos temos trinta dias para mudar ate nosso primeiro nome se quisermos .

    R

    Rafael F Solano Segunda, 03 de outubro de 2016, 18h19min

    Sheila, mudar o prenome vc pode, trocar de sobrenome, tmb, desde que troque por outro que conste do nome dos pais, avós ou até bisavos, mas retirar a paternidade ou maternidade de sua certidão, lamento, não tem como, e nem retirar o sobrenome do lado paterno, tmb não pode.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 03 de outubro de 2016, 18h21min

    Camila, certidão de nascimento não agenda pessoal, não se presta a registrar nomes de amigos. Vc nome precisa conhecer, muito menos conviver, com as pessoas cujos nomes conste em sua certidão de nascimento. A certidão se presta apenas a registrar sua origem genealogica, nada mais, não importa se vc gosta ou não das pessoas nela registradas.

    Se vc arrumar um pai adotivo vc poderá tirar seu pai de sua certidão de nascimento. A questão é arrumar quem te ame e te queira herdeira.

    Daiara Cristina

    Daiara Cristina Terça, 11 de outubro de 2016, 0h56min Editado

    Boa noite! Tenho um filho de 6 meses. O pai do meu filho não o procura não paga pensão, apenas registrou e não quer saber dele. Eu quero tirar o nome dele da certidão do meu filho. Gostaria de saber qual são meus direitos. Levando em conta que ele me abandonou quando eu estava gravida de 7 meses nunca me ajudou com nada e eu tenho 17 anos!

    D

    Daiana Silva Terça, 11 de outubro de 2016, 1h32min

    Daiara vc é menor de idade, procure saber do direito do seu filho de ser assistido pelo pai financeiramente... vai ser bem melhor do que querer tirar o nome do pai da certidão, só pq ele te abandonou grávida

    R

    Rafael F Solano Terça, 11 de outubro de 2016, 9h36min

    Daiara, por mais incrivel que lhe pareça seu filho não lhe pertence, ele não é seu, ele não é uma coisa para pertencer a alguém!!! Ele é um cidadão com direitos e apenas POR MERO ACASO nasceu como seu filho.

    A paternidade e maternidade não é direito dos pais, mas da criança que nasce e tem o direito de conhecer sua origem. Certidão de nascimento não é agenda para registrar nome de amigos e pessoas de quem se gosta, ela existe para registra a origem genealógica do cidadão, só isso!!!

    Transar sem cuidados, sem medir consequências resulta nisto aí, na livre escolha do tipo de pai que vc mesma quis dar a seu filho. Agora é tarde para arrependimentos!! Tenha sido infantilidade, imaturidade, o fato é que vc quis tomar atitude de gente grande e agora existe um ser humano decorrente de seu ato impensado, e ele não tem culpa de seus erros, portanto, trate agora de agir como adulta!! Vc não tem outra opção, ou irá perder a guarda deste inocente.

    O pai de seu filho pode se manter afastado por diversos motivos, desde o fato de quer não ser pai, não se dispor a isso, não se sentir capaz ou preparado, enfim, um moleque que só queria se divertir!!! Mas, pode tmb não querer conviver mais com vc!! E com isso ele se afasta do filho!!

    Assim, assuma a responsabilidade real de administrar a vida deste pequeno ser humano, conhecendo e defendendo os direitos dele. Seus pais, que são na verdade quem detém a guarda da criança, vc ainda é menor e semi incapaz, está sob a tutela deles e por isso não pode ter a guarda de seu filho, eles, seus pais, é que deverão buscar, SE eles quiserem, a justiça para requerer a pensão devida a criança que será 50% das despesas básicas dela, ou outros 50% são por sua conta (agora vc tem de trabalhar para sustentar o filho que irresponsavelmente fez), e serão seus pais que deverão, SE quiserem, estabelecer um regime de visitas para o pai e seu filho.

    No mais, a paternidade desta criança não é sua para que disponha dela, agora é tarde para escolher outro pai

    Daiara Cristina

    Daiara Cristina Terça, 11 de outubro de 2016, 11h53min Editado

    O pai do meu filho te 22 anos trabalha. Quando engravidei não estava brincando de ser gente grande eu estava noiva desse cara! Para minha surpresa ele me abandonou com 7 meses de gestação e des de então trabalho e sustento meu filho! Como recebi um proposta de melhoria para trabalho tendo de viajar e preciso da autorização do pai do meu filho que não atende nem uma das minhas ligações e me bloqueou de todas as redes sócias. Alegando que não dara assistência pro meu filho agora pois ele é muito pequeno e quando ele cresce vai pegar ele

    R

    Rafael F Solano Terça, 11 de outubro de 2016, 13h55min

    Ele não te abandonou, ele não era seu pai, era só seu namorado. E transar sem camisinha é pedir para arrumar problemas, seja um filho, seja uma DST que pode até levar a cegueira, a problemas graves de saude, ou a fatal AIDS!!! Portanto, brincar de ser gente grande sem ter como assumir os resultados do que faz, é brincadeira mesmo!!!!

    Como escrevi, ele não te abandonou, ele terminou o namoro.

    Vc é emancipada judicialmente?? Como vc vai trabalhar em outro lugar?? Para menores de 18 anos trabalhar é imprescindível autorização do representante legal

    Como tmb já coloquei acima, quem tem de tomar providências para pedir pensão são seus pais!!!! A guarda de seu filho é de seus pais!!!! E sem duvida que a criança não poderá sair da cidade sem que o pai dela autorize!!! E até vc só poderá se instalar em outra cidade se estiver com seus pais ou estes formalmente autorizarem um adulto a assumir sua tutela temporária lá onde vc ficará hospedada!!!

    Daiara Cristina

    Daiara Cristina Quinta, 13 de outubro de 2016, 3h56min

    Muito obrigado pela lição de moral! Mesmo que eu tenha apenas pedido uma informação. A pensão não me interessa como já tinha dito sustento meu filho. Quando eu completa meus 18 anos oque esta para acontece já! Eu poderia então entra na justiça para tira o nome do pai da certidão do meu filho? Alegando abandono paterno. Tendo provas e mensagens tanto de voz como de texto dele mesmo dizendo isso. Já que percebi que o problema todo e o fato de eu ter 17 anos. Mesmo eu não dependendo financeiramente dos meus pais e trabalhando de carteira assinada. Pretendendo mudar para melhoria de vida tanto minha quanto do meu filho! Quando eu completa meus 18 anos eu vou poder fazer isso?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 13 de outubro de 2016, 8h44min

    Querida, a paternidade não é sua, não se trata do seu pai!! Mas do pai de outro cidadão!! O cidadão que por MERO ACASO é seu filho!! Só este cidadão poderá aos 18 anos buscar a justiça para TROCAR de pai se ele tiver alguém que o queira adotar!! Somente assim, pois jamais poderá retirar a própria paternidade, exceto em casos gravissimos, como tentativa de homicio do pai contra o filho!!! Quer dizer, nem vc pode se livrar da sua paternidade!!!

    Onde já se viu alguém ser OBRIGADO a conviver com quem ele não deseja conviver??!!!!!! Vc já foi obrigada a isso, por acaso?? Não há como obrigar alguém a conviver com pai, mãe, filho, avó, tio, esposa, esposo, vizinho... Filhos menores de 18 está sob a tutela dos pais, mas se este permitirem, ele pode ir até para Marte!!!

    O homem que vc escolheu para pai de seu filho NÃO É OBRIGADO a conviver com o filho que vc decidiu ter!! Infelizmente foi este pai que não quer ser pai que vc deu ao seu filho!!! Se ele cumpre com a obrigação de dar a pensão, já faz o bastante. Conviver com o filho, querer exercer a paternidade não tem como ser cobrado, não pode ser obrigado, ou a adoção de uma criança.jamais seria viável

    Vc é livre para mudar-se, se vc vai ou não, será problema de seus pais consentirem!! Mas a criança que nasceu de vc e do homem que a fecundou não é objeto para pertencer a alguém que a leve onde quiser!! Se vc prefere se arriscar a ter a guarda da criança entregue ao pai (ou avós paternos) por ter vc praticado alienação parental, o risco é todo seu!!

    Já expliquei acima que se não quer vir a perder a guarda da criança (guarda que ainda é de seus pais) seus pais devem buscar a autorização do pai da criança, e se este negar, buscar a justiça.

    Decida-se! Já que vc é gente grande já sabe que sua decisão (seja qual for) trará consequências, escolha a quem vc vai melhor suportar

    W

    WANDERLEY Sexta, 28 de outubro de 2016, 21h00min

    Boa noite tenho 26 anos e queria saber se haveria alguma possibilidade de tirar o nome do meu genitor dos meus documentos ? nunca tive um vinculo de pai e filho com ele e tudo que eu mais queria era que não tivesse vinculo nem um com ele