O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de novembro de 2015, 19h21min

    Juh, a questão vai além de ter ou não sobrenomes, mas sim se a criança teve a paternidade biológica reconhecida,

    Se não teve, vc como fiel representante do cidadão que POR MERO ACASO é seu filho, tem a obrigação de buscar na justiça este reconhecimento, é direto deste cidadão, seu filho, ter sua origem conhecida e reconhecida.

    Se seu filho tem na certidão o reconhecimento da paternidade biológica, seu marido poderá adicionar o sobrenome dele ao de seu filho, mas não irá constar com pai dele visto que pai ele já tem (mesmo que não tenha ainda assumido sua paternidade)

    C

    Carla Domingo, 03 de janeiro de 2016, 14h01min

    Preciso de um contato de advogados para me ajudar com um caso parecido com esse. Alguém?
    Se for se sp melhor.

    E

    Everton Cavalcante Quinta, 07 de janeiro de 2016, 9h59min Editado

    Olá Tenho uma, a situação é bem parecida com algumas perguntas neste tópico, Uma Amiga engravidou de seu companheiro 6 anos atrás, o certidão de nascimento foi colocado o rapaz como pai, porém a criança com 1 Ano, o pai a abandonou, a criança hoje tem 6 anos de idade, com 5 anos de abandono, a mãe não faz questão de receber pensão, e o pai não da Nada! Sumiu na vida da criança, e a criança não o reconhece como pai, por vontade própria, gostaria de saber se ela poderia, tirar o nome desse rapaz da certidão da criança , e mudar um de seu nome já que veio do pai, gostaria de saber se é possível, e o procedimento que ela teria que fazer, agradeço a resposta.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de janeiro de 2016, 20h58min

    "e a criança não o reconhece como pai, por vontade própria,"

    Se a criança decidisse a propria vida não seria necessário que se tivesse a guarda ou tutela sobre ela, e ela já seria emancipada na vida.

    Seres humanos não pertencem a ninguém, não importa o vinculo de sangue. Certidão de nascimento não é certificado de propriedade, a certidão só existe para registrar a origem genealogica do cidadão, não é agenda para somente ter nome de amigos.

    Esse cidadão JAMAIS irá tirar o nome do genitor de sua certidão, exceto se o genitor tentar mata-lo ou o violentar.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de janeiro de 2016, 20h58min

    Mudar os nobrenomes não pode, mas pode adicionar nomes de avós ou bisavós.

    Thalita

    Thalita Sexta, 20 de maio de 2016, 23h11min

    Ola,eu tenho 18 anos,e engravidei de um cara,eu não gosto dele e tenhos meus motivos pra isso,ele registrou meu filho,pois meu pai fez ele registrar,(se nao,nao tinha registrado),ele não ve meu filho,nao tem contato nenhum com ele,não da pensão,não ajudacom nada..Tenho um namorado que me acompanhou a gravidez inteira,tem muito carinho pelo filho,chama ele de filho....meu filho tem 10 meses,o paibiologico achou otimo a ideia de tirar o nome dle da certidão,e eu querooo muito tirar pois ele nao faz papel de pai..Posso tirar?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 21 de maio de 2016, 16h04min

    A pensão é com vc, depende só de vc buscar a justiça para obrigar o pai de seu filho a colaborar com 50% das despesas básicas dele.

    Vivemos num mundo onde a informação é farta, todos sabem como se engravida e quais metodos para evitar, logo, vc mesma, pessoalmente, escolheu esse sujeito para pai de seu filho. Não tem nada haver com vc querer ou não querer que ele registrasse a criança, não falamos do seu direito!! Seu direito era escolher quem quisesse pra transar, mas, no momento que escolheu quem a fecundasse vc envolveu a vida de outra pessoa na história, agora o que vale, o que conta, o que de fato importa são os direitos desta outra pessoa!! O cidadão que POR MERO ACASO nasceu seu filho tem o direito de conhecer e ter reconhecida sua origem, identificado seu pai e sua mãe, tem todo o direito de manter contato com eles e parentes de ambos os lados de parentesco. Como vê, o que vc gosta ou quer não tem a menor importância porque não se trata DA SUA vida, mas da vida de outra pessoa, um cidadão cujos direitos não pertencem a vc ou a qualquer outra pessoa, direitos que vc tem de respeitar e defender ou estará provando ser incapaz de seguir como tutora desta criança, ao desfazer-se, dispor, desrespeitar os direitos dela.

    Ele não pode tirar o nome da criança porque este é um direito da criança. Simples.

    Horacio Domingues Junior

    Horacio Domingues Junior Domingo, 22 de maio de 2016, 23h57min

    DR ARTHUR O DE é advogado pois gostei da explicação e gostaria de seguir com esse mandado para trocar o nome do pai do meu filho pelo do meu marido , me chamo GRAZIELE se puder me chamar no WHATSAPP 992353756

    R

    Rafael F Solano Segunda, 23 de maio de 2016, 14h56min

    Graziele, vc tem de recorrer a justiça para isso, contrate um advogado ou procure a defensoria publica.

    H

    Hedon Terça, 24 de maio de 2016, 22h29min

    Que eu saiba a Lei Clodovil diz que o enteado pode pleitear por o nome do padrasto e não a mãe; caso isso seja possível é mais um absurdo. Já pensou vc se separa da mulher a mulher casa de novo e põe o sobrenome do marido do registro de seu filho. Dá até morte...

    A

    Aline Appolinario Quarta, 01 de junho de 2016, 7h49min

    Bom dia meu caso ja é diferente o pai do meu filho não sabia da minha gravidez e deixei outra pessoa registrar agora quero que meu filho tenha o nome do pai dele como Fasso posso pedir pra essa pessoa entrar na justiça pra anular o nome dele é posso depois recorrer para que o pai assuma ??

    Val Santos

    Val Santos Quinta, 02 de junho de 2016, 0h29min

    Quanto tempo leva para retirada de nome do pai registro? Leva anos?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de junho de 2016, 1h11min

    Isso depende, Val

    Depende do caso, depende das partes, depende do forum............

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de junho de 2016, 1h12min

    Aline, somente se o pai registral entrar na justiça com ação negatória da paternidade, ou o pai biologico requerer a investigação da paternidade.

    Kelly Gomes

    Kelly Gomes Segunda, 13 de junho de 2016, 22h25min

    Olá .
    Gostaria que me ajudasse , tenho uma filha de 4 anos e ela está registrada no nome do meu ex companheiro que na verdade não é o pai biológico , ele assumiu ela deu seu sobrenome e tudo ,mas nunca menti dizendo que ele era o pai biológico, nos separamos quando ela tinha 1 aninho, sendo que ele sempre expulsa ela é eu de sua casa quando vamos la pq os pais dele gostam muito da minha filha .. gostaria de retirar , e então registra no nome do pai biológico que hoje quer ter e ver ela como sua filha . Eu nesse caso consigo tirar o sobrenome dele do registro e como faço , quais os procedimentos ??? Me ajude por favor essa situação tá me deixando louca

    R

    Rafael F Solano Segunda, 13 de junho de 2016, 22h35min

    Vc sonegou desta criança o direito ao reconhecimento do estado de filiação. Este cidadão não pertence a vc, ele tem direitos que nem vc pode dispor. Vc e seu ex cometeram um crime previsto no art 242 do Codigo Penal, se denunciados podem pegar até 6 anos de prisão!!!

    Somente o pai biologico poderá agora consertar toda esta lambança, ele deverá buscar A JUSTIÇA e requerer a investigação da paternidade da criança, apontando ser ele o provavel pai, e não o pai registral dela.

    Criança não é carro para ficar mudando de nome, ela não tem proprietário!!!!!

    Isabelle Bueno

    Isabelle Bueno Segunda, 27 de junho de 2016, 23h54min

    Boa noite Dr Arthur , bom minha situação é a seguinte, tenho 21 anos e desde meus 6 meses sou portadora de uma valvula na cabeça da qual serei pela vida toda decorrente a uma hidrocefalia, nao tenho cequelas porem ja tomei remedios controlados e nao posso passar nervo, e durante grande parte da minha vida desde os 6 anos meu pai nunca foi presente apenas colaborava com 1 salario minimo porque foi determinado em juizo , e aos 18 anos quis cortar mais lhe foi negado isso contando que ele nunca foi presente e a alguns meses depois de anos apareceu me fazendo passar por constrangimento moral, e psicologica, meu sobrenome só tem o dele e nao o da minha mae e eu gostaria de retirar o sobrenome dele e ficar com o da minha mae , gostaria de sabe se isso é possivel e como devo proceder , obrigada.

    C

    cristina Segunda, 11 de julho de 2016, 7h24min

    Meu marido gostaria de registrar minha filha porem o pai biológico já o fez, mas não faz questão nenhuma de ter contato, já o meu marido a acompanha desde dos dois meses de vida.
    gostaria de saber si o pai biológico estiver de acordo com a retirada do seu sobre nome do nome da criança isso é possível. Pois o pai biológico me disse que o meu marido tem muito mais a oferecer como carinho e amor.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 11 de julho de 2016, 17h28min

    Sim, o pai biologico pode concordar com a adoção unilateral pelo padrasto

    A

    alberlany ribeiro miranda Sábado, 06 de agosto de 2016, 17h19min

    boa tarde! olha, eu resgistrei uma criança que nao è minha sempre cumpri com as minhas obrigaçoes. eu descobri que ela pegava pensao minha e do pai biologico,ate ai tudo bem, mas a familia dela proibe eu e minha familia ver a menina, e obriga eu pagar pensao e ainda fivam rindo da minha cara e me chamam de otario. a menina chama o outro de pai e a mim nao, tem como eu retirar o meu nome do registro da menina? ate prq o pai biologico que fica com ela.