O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    G

    GLC Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 15h40min

    Michele, no seu caso a única saída para que obtenha a pensão alimentícia é requerer na justiça o que é de direito, pois quando a obrigação não é cumprido pelo pai biológico essa se tranfere para os avós. Quanto a anulação dos registros de nascimento das garotas será impossível, pois nenhum Juiz vai dar sentença favorável nesse sentido,mesmo sendo ausente, apesar do art. 1638 Código Civil dizer que o pai ou a mãe poderá perder o poder familiar por ato judicial qquando deixar o filho em abandono. Portanto, mesmo sendo pai ausente, nenhum juiz vai decretar por sentença a anulação da paternidade, ou seja não vai deixar um constrangimento e irreparável para suas filhas.
    Abraços.

    W

    weliton de lima Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 21h28min

    oi tudo bem meu nome e eduardo sou de cotia sp fui casado um ano e meio com ela ela ja tinha um bebe de 6 mezes ai eu criei eli deis dos seis mezes de vida estou com eli a te hoje eli esta com 5 anos de idade pai deli sou eu outro fez e a bondonou menino so viu menino quando foi rejistra so de pois diso eli munca mais quis saber do bebe foi em bora para bahia esta la ja faz ums 15 anos que eli nem ver menino eli a gora e meu finho me chama de pai dou de tudo para eli do bom do menhor eli e minha vida tenho a guarda deli vai para escolinha meio do ano a gora eli e mindo munto felis ao meu lado so queria dar meu sobre nome para eli meus ben fica tudo para eli minha casa ben etc pasa para nome deli eu trabalho em uma firma mesmo eli não teno meu sobrenome eli resebe benefisio de minha inpresa onde eu trabalho so queria pasar eli para meu nome a proveitar que eli esta com 5 anos não intendi munto ainda mas ja e munto isperto kkk coiza mais linda ja mais eu largo eli nesi munto deus me livre a queli cavalo que sobe so fazer vim a tras deli nossa ainda bem que eli munca gostou do menino mesmo ai nem a parese obrigado pela tela tenção me a juda tenho 26 anos trabalho so quero dar menhor para eli creser fazer uma facudadi se forma ser alguem na vida tudo que eu quero na vida deli agradeso deis de ja eduardo lima

    G

    GLC Quinta, 01 de março de 2012, 9h38min

    Prezado Wellington:
    Nesse caso poderá pedir aadoção unilateral, mas o pai biológico terá que consentir, só assim poderá figurar o seu nome no registro de nascimento da criança. Deve procurar um advogado para requerer em Juízo a sua pretensão ou a Defensoria Pública.
    Abraços.

    D

    Darilene Moreira Quinta, 01 de março de 2012, 10h34min

    Bom dia!

    meu pai registrou uma prima como filha dele (ele e a mãe dele) a 47 anos atrás , hj ele é falecido a 5 anos e a pessoa entrou na justiça militar requerendo pensão pós morte , ele sempre disse que a menina era prima dele e só fez isso por que a mãe dela morreu e minha avó sendo tia resolvel registrar , pois ela não tinha registro , TENHO COMO ENTRAR NA JUSTIÇA PARA ALEGAR ESSA SUPOSTA PAATERNIDADE SENDO QUE ELE NÃO TEM IRMÃOS E NEM MÃE E NEM PAI , COMO FAZER ESSE DNA?

    G

    GLC Quinta, 01 de março de 2012, 22h19min

    Impossível, minha cara Isabele, a sua pretensão ser reconhecida pela Justiça, vez que a vontade de seu pai deve ser respeitada.

    Abraços.

    G

    Gabriel Souza Terça, 13 de março de 2012, 0h05min

    Muito bom o forum, li toda a discucursão e me esclareceu muito.

    Tenho a seguinte dúvida, tenho 23 anos, sei onde mora o meu pai porém tive quase nenhum contato com ele, vi ele apenas 2 vezes na minha vida, ele nunca demonstrou nenhuma tentativa de aproximação ou dever, nunca pagou pensão, tive uma vida sofrida vivendo com a minha mãe que e uma pessoa humilde, tivemos que morar em barraco de madeira ao meio de ratos e outros bichos quase ao ponto de passar fome, porém hoje considero um vencedor pois me formei em analise de sistemas tenho um bom salário, casa própria enfim, nunca tive nenhuma ajuda financeira do meu pai, por isso e outras dúzias de motivos quero poder tirar o nome dele do meu rg, pois prefiro ter um monte de X no lugar do nome do pai, seria uma forma de colocar um ponto final na historia, seria possível a mudança? caso ele declare perante ao juiz que confirma o abandono e não tem interesse de criar nenhuma relação comigo seria uma forma de facilitar o processo? e caso ele não queira comparecer na audiência serviria uma carta declarando assinada e autenticada?

    M

    Mary 2012 Terça, 13 de março de 2012, 13h58min

    Boa tarde
    Tenho uma dúvida a qual queria muito saber
    Meu atual marido era amigado com uma mulher que tinha uma filha com um outro homem,dai ela se juntou com meu atual marido , na época ele não tinha filhos,dai como estava vivendo juntos já alguns anos resolveu adotar a menina e dar seu sobrenome, só que a ex mulher dele ,mãe da criança que já estava com 10 anos , traiu ele e engravidou de outro , dai eles se separaram e nem mais se falam , ele paga pensão mas a menina nem quer saber dele nem nada,pois moram longe e só querem a pensão, já que chama o atual marido da mãe de pai,hoje ela tem 12 anos ...
    minha dúvida é o seguinte meu marido pode pedir para tirar seu sobrenome já que houve traição por parte dela e tb que a menina ganhou seu sobrenome com 10 anos na mesma época da traição????e que a ex mora longe e nem deixa ele ver a menina e só quer a pensão? o que fazer nesse caso...
    Desde já obrigada

    M

    Mary 2012 Quarta, 14 de março de 2012, 14h50min

    Boa tarde
    Tenho uma dúvida a qual queria muito saber . Meu atual marido era amigado com uma mulher que tinha uma filha com um outro homem,dai ela se juntou com meu atual marido , na época ele não tinha filhos,dai como estava vivendo juntos já alguns anos resolveu adotar a menina e dar seu sobrenome, só que a ex mulher dele ,mãe da criança que já estava com 10 anos , traiu ele e engravidou de outro , dai eles se separaram e nem mais se falam , ele paga pensão mas a menina nem quer saber dele nem nada,pois moram longe e só querem a pensão, já que chama o atual marido da mãe de pai,hoje ela tem 12 anos ... minha dúvida é o seguinte meu marido pode pedir para tirar seu sobrenome já que houve traição por parte dela e tb que a menina ganhou seu sobrenome com 10 anos na mesma época da traição????e que a ex mora longe e nem deixa ele ver a menina e só quer a pensão? o que fazer nesse caso... Desde já obrigada

    G

    GLC Quarta, 21 de março de 2012, 9h53min

    Gabriel:
    Não vejo possibilidade na Lei para o teu caso, haja vista que já é de maior. Poderia ter ocorrido quando fosse menor de idade.
    Mary:
    Poderá a pessoa que a criança chama de pai solicitar em Juízo a adoção unilateral, para isso terá que chamar a lide o pai que registrou, caso ele concorde a criança terá novo registro.

    G

    GLC Domingo, 20 de maio de 2012, 17h15min

    Anielle;
    Caso ele consiga comprovar através de exame de DNA que é o pai biológico, há possibilidade de entrar com ação Anulatória de Registro de nascimento com reconhecimento de paternidade, daí o Juiz dará direito a exclusão do atual pai e a inclusão do pai biológico.

    C

    Carolina Vargas Quarta, 13 de junho de 2012, 16h31min

    Dr e se o filho a ser adotado for maior de idade, o pai biológico nunca a procurou e o pai de criação casado com a mãe desde quando a criança tinha 6 anos de idade. A filha hoje tem 26 anos e nãoq uer o nome do pai biológico na certidão. COmo fica?

    J

    Julianna Caroline Quarta, 13 de junho de 2012, 16h40min

    No caso de adoção de um maior de idade, não é necessário que o pai biologico nem a mãe do filho em questão se manifestem.
    Basta a vontade do adotando e do adotante.

    C

    Carolina Vargas Quarta, 13 de junho de 2012, 16h42min

    A adoção é irrevogável minha cara Mary! Pode ter havido traição, a menina pode nunca querer ver seu marido como pai, isso acontece até com pai biológico. Nada exime ele de ser responsável pelas obrigações de pai. Os dreitos do adotado é igual ao do filho biológico. É comos e filho fosse. Tem mais, a criança pode estar sendo influenciada pela mãe, fato natural entre filhos biológicos também.

    OSB: É incrível que em toda separação os filhos sempre acabam sendo responsabilizados de alguma forma. Lamentável quando os pais (separandos ou separados) não cosneguem separar as coisas, filhos são filhos, as obrigações são inevitáveis se não por consciência, por LEI. ABS

    C

    Carolina Vargas Quarta, 13 de junho de 2012, 16h45min

    Obrigada pela resposta! Soue studante de direito ainda. E este exemplo é meu mesmo. Fico satisfeita, pois meu pai biológico a única vez que me procurou (sempre soube onde eu e minha mãe morávamos) foi para me individar. Nãoq uero seu nome em meu registro, pois considero meu pai o que me criou desde criança. Semper esteve a meu lado nos melhores e piores moemntos de minah vida.

    C

    Carolina Vargas Quarta, 13 de junho de 2012, 16h50min

    E para completar cumpre todos requisitos da Lei, idade mínima etc. Elet em 65 anos e eu 26 anos. Tenho 4 irmãos e sempre fui tratada por ele como sendo sua filha biológica.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 13 de junho de 2012, 16h51min

    Boa sorte Maria, vcs podem movimentar o judiciário para a adoção sim.
    Abraços**

    C

    Carolina Vargas Quarta, 13 de junho de 2012, 16h55min

    Achei Agravo de Instrumento a respeito desse assunto, pode ser o caso de outros:
    http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/16673331/agravo-de-instrumento-ai-435509420108190000-rj-0043550-9420108190000-tjrj

    I

    Ingrid Nascimento Quarta, 04 de julho de 2012, 23h27min

    ola pessoal tudo bem, eu gostaria de saber se eu posso trocar o nome de pai na certidão da minha filha, ela tem 8 anos de idade e o pai biológico a abandonou a 5 anos, entrei na justiça requerendo pensão alimentícia para ela, porem ele só pagou um mês, como ele não pagava a pensão proibi ele de levar ela para casa dele, mas não o proibir de vela já que isso é um direito dele, só que em relação a isso ele nunca foi pai, até quando morávamos juntos ele mal ficava com a menina, me separei dele por maus tratos, para comigo, quando minha filha tinha 3 anos e meio dai pra cá, ele nem quer saber dela e já tem ate outra filha, os parentes dele, ate veio ver ela a uns 2 anos mais não falaram nada e nem sequer consideram ela, meu atual companheiro é quem cria ela desde quando eu me separei do outro, ela ama meu atual marido e ele também a ama muito os dois são muito parecidos e ele gostaria muito de ser pai dela na certidão também, já que ele cria minha filha com tanto amor e carinho eu acho mais que justo, conversei com meu defensor publico mas o mesmo me disse que seria impossível fazer isso pois e direito da criança ter um pai, mas é justamente por esse direito que estou querendo mudar a certidão da minha filha, pois ela já assina o nome dele com o sobrenome do meu atual marido e rejeita o sobrenome do outro, como posso legalizar isso, para que meu marido também possa responder por ela.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 05 de julho de 2012, 0h29min

    Seu marido pode pedir a adoção unilateral, alegando o laço afetivo, a relação paterno/filial entre eles e o abandono afetivo, material do genitor.
    Depois de um estudo psicosocial com a cça e com vcs, se der tudo certo, seu marido passa a ser pai dela no registro, depois de retirado do genitor o poder familiar.
    Lembrando que essa adoção é irreversível, ele sempre será o pai e não será mais possivel mudar isso, nem ela ser adotada por outro marido caso seu casamento não de certo.
    Ele tbm será chamado a se manifestar.
    Se ele concordar, sai mais rapido.
    Se ele não concordar ou não aparecer, quem decide é o juiz.
    Somente retirar o sobrenome dele, é impossivel mesmo.
    Boa sorte**