Petição em 1ª pessoa
Bom dia nobres colegas
Sou recém formado com pouca experiência prática. Gostaria de saber se a petição em causa própria pode ser redigida em primeira pessoa. Vi poucas peças em causa própria e não recordo se estavam redigidas em 1ª ou 3ª pessoa. Pode parecer banal, mas é estranho relatar os fatos utilizando: "... o autor fez isso, o autor fez aquilo, o autor requer ..." quando se está falando de si mesmo.
Desde já agradeço
Boa tarde
Depois que postei a mensagem, procurei em diversos modelos disponiveis para consulta e não encontrei nenhum em 1ª pessoa. Como o Dr. Carlos mencionou também acredito que a peça possa ser redigida em 1ª pessoa, mas por questão de praxe utiliza-se a 3ª pessoa. Agora acredito que ainda não é o momento de ficar inovando, pois tenho pouca experiência prática na seara jurídica e também não pretendo peticionar em causa própria com frequência, mas ... quem sabe farei em breve e com certeza relatarei o resultado neste tópico. Um forte abraço
Já advoguei em causa própria umas oito vezes, perante JEC, Justiça Comum, Justiça Federal, JEF e Justiça Trabalhista.
Sempre usei a terceira pessoa, como qualquer modelo ensina, porque ali é a parte quem está falando por meio de alguém que detém o jus postulandi.
Sou velho, do tempo em que havia curso primário e ginasial e tínhamos que fazer um exame "de admissão" para passar do primário ao ginásio. Um dos requisitos era fazer um requerimento pedindo a inscrição no tal exame. Para tanto, no últimoa no do primário, aprendíamos a redigir requerimentos, ofícios, cartas, etc., as chamadas redações oficiais. E os requerimentos eram sempre na 3º pessoa. As petições são requerimentos.
Eu digo "JCN, detentor de jus postulandi cionforme cópia anexa de sua inscrição na OAB , em causa própria, ..." e prossigo na terceira pessoa do singular.
Também sou recém formada e tenho algumas dúvidas simplistas... Aproveito este fórum para colocar: se numa apelação após embargos a execução, eu escrever acima da palavra Contra RAZÕES da primeira folha, ao invés de escrever Apelado, eu escrever a palavra Embargante....tratando-se da mesma pessoa...mas, usando a palavra apelado ao longo da peça....Passa??????
Boa noite, comecei a participar hoje deste fórum e gostaria de contar com a ajuda de vocês, caros colegas. Preciso que alguém me envie, por gentileza, algum modelo de petição em causa própria, por aqui já pude tirar algumas dúvidas, mas ainda me sinto despreparada para ingressar sem nunca ter visto sequer uma petição assim. Dr. João Celso, o sr poderia me ajudar também, já que possui vasta experiência em advogar em causa própria? Grata pela atenção.
Mariana Leal; dia 23/11 eu escrevi:
Eu digo "JCN, detentor de jus postulandi cionforme cópia anexa de sua inscrição na OAB, em causa própria, ..." e prossigo na terceira pessoa do singular.
Modelo, acho impossível dar um amplo geral e irrestrito, pois depende da causa de pedir. Use o princípio "dar os fatos e o juiz vai lhe dar seu Direito".
Maria Aparecida:
Na apelação, é apelante. nos embargos, fora embargante. Pode dizer "ora apelante ex-embargante, autora, reclamante, conforme o caso.
A apelante pode ter sido a embargada....