Boa noite, trabalho em uma empresa com escala 6:1 com direito a uma folga por semana e um domingo no mês que geralmente sempre sou escalada para o terceiro. Devido a realização da prova do enem meu chefe me escalou para o primeiro domingo isso significa que não terei mais domingos no mês, ou seja ele utilizou a data da prova para coincidir com meu único domingo do mês . Isso está correto ou posso revindicar meus direitos?

Respostas

    D

    Desconhecido Domingo, 06 de novembro de 2016, 9h33min

    Esta correto vc tem um domingo ao mes portanto alterardo 1 para o 4 não lhe da direito a ter dois domingos de folga.

    Carolina Passos

    Carolina Passos Domingo, 06 de novembro de 2016, 9h40min

    Entendi, é uma injustiça e ele agiu de má fé, mas obrigado pela resposta.

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Domingo, 06 de novembro de 2016, 9h44min

    Há quem entenda que você pode faltar para ir fazer o ENEM por força do artigo 473, VII da CLT

    Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

    VII - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. (Inciso incluído pela Lei nº 9.471, de 14.7.1997)

    Considerando que o ENEM hoje é um vestibular, entendo eu que é perfeitamente cabível.

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Domingo, 06 de novembro de 2016, 9h45min

    Inclusive, eu já trabalhei na aplicação do ENEM e eles dão se você pedir um atestado que esteve lá e fez a prova.

    D

    Desconhecido Domingo, 06 de novembro de 2016, 9h56min

    No caso trata-se de folga dominical, o que não obriga o patrão a fixar que as folgas será sempre no terceiro ou primeiro domingo e enem não é vestibular ENEM e só uma aferição de conhecimento de materias do segundo grau o que não vincula nenhuma faculdade a aceitar com vestibular.

    D

    debora cristiane Domingo, 06 de novembro de 2016, 10h21min

    Ele não agiu de má fé,ele agiu visando o melhor aproveitamento do empregado que recebe para isso,trabalhar,uma vez que ele tem direito de mexer com as folhas da melhor maneira possível para a empresa.

    D

    Desconhecido Domingo, 06 de novembro de 2016, 11h12min

    E como tá fácil encontrar emprego eu te pergunto : seria interessante criar confronto com o empregador?e pior sem ter razão para tal.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 06 de novembro de 2016, 17h55min

    Ter um ou outro que entenda que se pode faltar ao serviço para fazer o Enem não significa que terá como impedir de ser descontado, pois não se pode agir com base em mero "entendimento de um ou de outro", se não há na Lei o que iguale o tratamento do Enem ao Vestibular (que não é igual), não se pode exigir que o empregador abone a ausência.

    A declaração de comparecimento ao exame que se fornece é mera justificativa da ausência, não a torna ausência legal como exige a Lei.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 06 de novembro de 2016, 17h57min

    Carolina, vc preferia ter de trabalhar mais horas para repor sua ausência ao dia de serviço que iria recair no dia do Enem??!!!!!!!!!!!!!!!! Vc é contratada para produzir, não para cuidar da sua vida particular em dia de trabalho. Se o emprego está atrapalhando sua vida, a solução é simples!!! Afinal, vc não é obrigada a nada exceto em função da Lei, e tmb ninguém é obrigado a lhe dar emprego!! Desenvolva sua renda como trabalhadora autônoma, assim ninguém vai lhe tirar folga alguma!!! Mas tmb não terá férias depois de 1 ano, nada de FGTS nem 13º.....tudo isso vc mesma é quem terá de se dar se tiver competência para tanto!!!

    Carolina Passos

    Carolina Passos Domingo, 06 de novembro de 2016, 22h41min Editado

    Rafael foi uma dúvida que surgiu, sua ignorância e falta de educação foram desnecessárias ;)

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 14h46min

    Meu amorzinho, estou sendo bastante educado, é sua imaginação que dá conotação equivocada as minhas palavras, talvez porque vc se reconheça nelas!! :)

    Carolina Passos

    Carolina Passos Segunda, 07 de novembro de 2016, 17h47min Editado

    Você precisa revê seus conceitos de educação querido, mesmo que os mesmo possam não mudarem pois como dizem " pal que nasce torto, não se endireita" passar bem "meu amorzinho" ;)

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 18h35min

    Quem desconhece o sentido das palavras é a senhorita, que entende ser educação ou um excesso de formalismo, ou a ausência de clareza na descrição. Deve tmb rever o aprendizado do idioma pátrio pois não existe o termo "endereita", pelo jeito vai levar bomba em Português!!!!

    Carolina Passos

    Carolina Passos Segunda, 07 de novembro de 2016, 22h18min

    kkkkkkkk como disse "pau que nasce torto não se ENDIREITA" e PASSAR BEM.