RESPONSABILIDADE DO CONTADOR?
Anos e anos, meu esposa faz sua declaração de IR com o contador,que tb é contador da nossa dirma,só que cobra separado o imposto de renda para fazer.Sempre confimos nele, ele manda tudo certinho em uma pasta,apesar de todods os anos meu esposo sempre pagar uma carga tributaria alta,pagamos sempre parcelado o imposto de renda.Estamos crente que ele sempre fez cetinho.Quando foi agora, recebemos uma notificação do IR de 2003/2004,caiu na malha fina.Voce acredita,fomos ver,aliás fomos conhecer o que era o imposto de renda,fomos a receita federal, la eles disseram que meu marido omitiu as maiores declarações de fonte de rend dele.Meu esposos é médico,então, a unimed,o hospital,onde ele é celetista,alguns convenios mais.E agora,deu 11.000,00, com multa,juros,etc.O total só de 2003/2004.Dizem que ainda vem 2005.Bom agora estou tentando organizar ,ver o que o contador fez,que não devia ter feito.Pergunto.Qual a responsabilidade deste ontador perante a meu marido?digo, perante ao prejuizo do meu marido`Pois sempre fomos honestos,pior,ingenuos,pensando que tudo estava certinho.O que dvo fazer em face do contador.
Acho que a Sra. deve fazer uma representação perante o Conselho REgional de Contabilidade de sua cidade ou de seu Estado. É o que pode dar resultados mais eficientes, pois eventualmente ele poderá perder a carteira profissional de contador. Se não perder a carteira, fica pelo menos registrado a infração cometida. A Sra. também poderia acioná-lo judicialmente, só que corre o risco dele dizer que o seu marido foi quem pediu para que ele omitisse a receita, e ainda passar por mentiroso. Assim, o melhor é procurar outro contador HONESTO, acompanhar de perto, pedir para ele fazer uma retificação da declaração de 2005 se ela ainda não foi processada pela Receita Federal e parcelar a dívida que já está consumada. O parcelamento pode ser feito em no máximo sessenta parcelas (Lei 10.637, de 31/12/2002); O valor mínimo de cada parcela será de: I - R$ 50,00 (cinqüenta reais), no caso de pessoa física; e II - R$ 200,00 (duzentos reais), no caso de pessoa jurídica.
É bom também verificar as declarações de IR de sua empresa, pois lá podem estar havendo coisas incompatíveis com a legislação.
Mas a primeira providência é TROCAR DE CONTADOR!!!!! e espalhar aos quatro ventos que tipo de contador a Sra. tinha, isto já é castigo o bastante. Abraços
Virgínia,
Os arquivos da Receita Federal quanto a rendimentos, imposto retido na fonte são alimentados pelas próprias empresas; possa ter ocorrido também que a empresa tenha fornecido os dados ao Fisco e esqueceu de fazer o mesmo com os empregados não fornecendo os comprovantes de rendimentos...cuidado ao culpar o Contador, este trabalha com os documentos que lhe fornecem; pode ocorrer também que a empresa tenha corrigido os arquivos na Receita e não ter corrigido da mesma forma os comprovantes de rendimentosa dos empregados...
Virginia para Orlando
Não Orlando, a firma ainda nem vimos se tem algo errado,é o imposto de pessoa física mesmo.Creio que a firma ele não pisou na bola,Acredito que não. Pelo menos essa bomba aind não estourou,mas sabe, vou dar uma olhada.Mas acho que o conselho do Dio esta coerente,pois realmente depois que o imposto foi declarado,é de responsabilidade do contribuinte.A Receita não quer nem saber.Nós vamos é tentar salvar outros contribuintes desse contador,pelo menos ,ele não prejudica mais ninguém.Mas vamos também ao Conselho Regional de Contabilidade,pois afinal,somos pessoas honestas,possuimos credibilidade onde vivemos,conquistado com muito trabalho.acredito que fazendo este papel,podemos crescer e ajudar alguém.
Obrigada pelo conselho, pela ajuda de voces.
Peço licença para opinar.
Minha irma é contadora ha mais de vinte anos. Trabalhamos em conjunto com alguns clientes.
Não digo que isso tenha ocorrido, mas de cadeira posso lhe dizer que vários clientes omitem informações, mesmo sem perceber a importancia delas, ou deixam de enviar documentos para o escritório.
Resta, é claro, ao contador ser diligente e "vigiar" o andamento das coisas.
Portanto, antes de crucificar o profissional, acredito que primeiro lhe deverá ser concedido o benefício da dúvida.
Após apuradas as irregularidades, se o caso, tomar as providencias acima sugeridas.
Um abraço, boa sorte!
Primeiramente você deve se certificar que entregou toda a documentação solicitada ao seu contador, pois ele trabalha com informações escritas. Caso seja verificado que o mesmo efetuou omissões intencionais em sua declaração, deverá ser responsabilizado por isso. Contudo se efetuou a feitura da declaração com base nas informações repassadas por vocês, não há que se falar em responsabilidade do contador, afinal não estamos falando aqui de advinhos. Penso que seria mais prudente revisar as 5 últimas declarações da Ajuste anual do IRPF e pagar as diferenças apuradas, a fim de se evitar a autuação fiscal que pode chegar a 150% do imposto devido.
Vai aí uma brincadeira fora de hora:o Administrador deve se prevenir/evitar os fatos contábeis que advirão em prejuízo da organização; enquanto que o Contador não terá esta preocupação, registrará os fatos, sendo bons ou ruins para a empresa.Imagina um caminho que levará ao abismo um cavaleiro, o Administrador tem obrigação e a atribuição de evitar o acidente, já o Contador, apenas registrará os fatos, DEPOIS DE OCORRIDOS....Gente, isso tudo é brincadeira, hem!!É apenas um ilustrativo de humor à situação.
Ola Orlando. Sim creio que tenha razão no fundamento de sua brincadeira.Mas o q aconteceu na minha história verdadeira foi q,o contador anexando as dirfs enviadas,ainda relatou errado ex: dirf que a pessoa fisica recebeu sobre ..............................2.000,00 ele escreveu na descrição de valores ex:........................ 300,00 ISSO quer dizer que ja de cara, ele omitiu 700,00.Entendeu?Ele fez coisas muito erradas e nós sempre acreditamos que td estava correto,nunca abrimos as pastas q ele enviava,sempre guardamos no arquivo q mantenho.Fomos muito crédulos, ingênuos,acredite se quiser.Pois o que ele fez,depois fomos descobrir:Ele tentou fazer um imposto a pagar menor ,pensando q o imposto nunca cairia em uma malha fina.Mas, jamais foi o nosso intuito.Claro quem não deseja pagar menos,lógico,mas a maneira que ele fez,foi fora de lógica.Olhe, só hj vi novamente a discussão,e vi que havia mais dizeres. obrigada
Prezada Virginia,
Primeiramente troque de contador e faça uma representação perante o CRC local.
Sugiro que além de um contator, contrate um advogado especialista em direito tributário para orientar as próximas declarações e estudar a possiblidade de interpor um recurso contra a multa aplicada pela omissão de receita. Interessante ficar atenta à possibilidade de retificar as declarações passadas com a finalidade de evitar possíveis multas por omissões de receitas de declarações anteriores. Guarde todos os recibos com gastos com contadores, advogados e demais despesas para posteriormente ajuizar ação indenizatória contra o seu antigo contador que foi negligente e lhe causou grande dano que deve ser reparado.
Abraço e espero ter contribuido para amenizar sua situação.