BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    Jéssika Moura

    Jéssika Moura Quinta, 23 de outubro de 2014, 13h09min

    Boa tarde, ontem registrei minha filha, mas por conta de um erro na minha identidade, o registro tbm ficou errado, o meu nome é Jessika, com K e ficou Jessica, com C, se eu for no cartório, ainda consigo corrigir sem que tenha que entrar na Justiça?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de outubro de 2014, 15h06min

    JESSIKA

    Inicialmente compareça no cartório. Se não concordarem com a correção será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado no fórum.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Margareth Martins

    Margareth Martins Terça, 02 de dezembro de 2014, 20h05min

    O NOME DA MINHA MÃE ESTÁ ERRADO EM TODOS OS MEUS DOCUMENTOS.COMO FAÇO PRA CORRIGIR ESTE ERRO?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 03 de dezembro de 2014, 5h52min

    MARGARETH

    Inicialmente compareça no cartório. Se não concordarem com a correção será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado no fórum.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Leo Sanacar

    Leo Sanacar Segunda, 19 de janeiro de 2015, 13h26min

    Olá! Aparentemente meu caso é um pouco mais complicado.
    Meu pai teve o registro do sobrenome com a grafia errada. Era para ser Amin e foi registrado Amim.
    Consequentemente eu e meus irmãos também carregamos o Amim. Porém todo o restante da família tem como sobrenome Amin.
    Estávamos vendo a possibilidade de reparar este erro e foi levantada a questão de novos documentos como passaporte, visto, cnh, identidade, escrituras, posse em cargo público registrado no D.O. como Amim e por aí vai.
    Haja visto que foi um erro do escrivão e um ato falho de meus avós por não terem reparado isso, caberia ao Estado cobrir tais despesas de novos registros? Como um dano moral, não sei...
    Obrigado desde já!

    Leonardo Amim

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 19 de janeiro de 2015, 13h35min Editado

    LEO

    Não porque o erro involuntário faz parte de qualquer atividade. Por outro lado, você, seus irmãos e seu pai podem ingressar com ação de retificação por intermédio de advogado para corrigirem a grafia do sobrenome para evitar que o sobrenome errado seja transmitido para outras gerações.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Jus.com.br

    Jus.com.br Segunda, 19 de janeiro de 2015, 15h17min

    Este tópico está sendo encerrado.
    Se desejar fazer uma pergunta semelhante, faça sua pergunta no link abaixo.