Estou realizando um trabalho acadêmico, e estou encontrando certa dificuldade para redigir uma "comparação" entre o Hobbes falou e a TGC atual. Gostaria mui~´issimo se algum colega pudesse me dar uma luz sobre o tema. O que preciso é encontrar os princícipios da TGC em Hobbes, trazendo para os dias atuais. Estou lendo, mas, confesso que tenho sentido dificuldades. Se aguém puder me ajudar, agradeço imensamente. Um abraço. Edna.

Respostas

    ?

    Alessandro Sexta, 24 de outubro de 2003, 9h21min

    Cara Edna,

    Faz algum tempo que li Hobbes portanto não me recordo em detalhes. Somente para dar uma pequena contribuição, reflita no seguinte, em linhas amplas :

    1) Hobbes é um contratualista e, filosoficamente, começa daí sua estreita relação com a TGC, pois o inicio da sociedade civil decorre do contrato social feito entre os homens.

    2) O Contrato social é um pacto onde os homens abrem mão da liberdade total, desde que os demais façam o mesmo - em aceitação irrestrita ao acordo, sem ressalvas- e entregam o poder fiscalizador desse acordo a um ente maior (O LEVIATÃ). Comparativamente, ao firmarem um contrato, as partes estabelecem um pacto, onde as cláusulas perfazem o acordo e a assinatura é a manifestação da aceitação integral de seu teor. O Judiciário, nesse diapasão, revestir-se-á da figura do leviatã, para fiscalizar o cumprimento do pacto e/ou castigar quem dele afastar-se.

    3) Para Hobbes a natureza do ser humano é selvagem, tendendo ao ataque para defesa de seus direitos sendo que após o pacto, passa a haver harmonia. Recorrer aos contratos é, concomitantemente:

    - O reconhecimento desse fator, garantindo às partes o respeito aos seus direitos e a garantia de cumprimento de suas obrigações, mutuamente.

    - A concordância com a civilidade e com o pacto contratualista de Hobbes a a reafirmação constante de sua tese, ao agir de forma análoga para estabelecer pactos similares, mesmo em situações menores.

    Espero ter dado ao menos uma singela ajuda à você.
    Um forte abraço e boa sorte!
    Alessandro

    ?

    Alessandro Sexta, 24 de outubro de 2003, 9h22min

    Cara Edna,

    Faz algum tempo que li Hobbes portanto não me recordo em detalhes. Somente para dar uma pequena contribuição, reflita no seguinte, em linhas amplas :

    1) Hobbes é um contratualista e, filosoficamente, começa daí sua estreita relação com a TGC, pois o inicio da sociedade civil decorre do contrato social feito entre os homens.

    2) O Contrato social é um pacto onde os homens abrem mão da liberdade total, desde que os demais façam o mesmo - em aceitação irrestrita ao acordo, sem ressalvas- e entregam o poder fiscalizador desse acordo a um ente maior (O LEVIATÃ). Comparativamente, ao firmarem um contrato, as partes estabelecem um pacto, onde as cláusulas perfazem o acordo e a assinatura é a manifestação da aceitação integral de seu teor. O Judiciário, nesse diapasão, revestir-se-á da figura do leviatã, para fiscalizar o cumprimento do pacto e/ou castigar quem dele afastar-se.

    3) Para Hobbes a natureza do ser humano é selvagem, tendendo ao ataque para defesa de seus direitos sendo que após o pacto, passa a haver harmonia. Recorrer aos contratos é, concomitantemente:

    - O reconhecimento desse fator, garantindo às partes o respeito aos seus direitos e a garantia de cumprimento de suas obrigações, mutuamente.

    - A concordância com a civilidade e com o pacto contratualista de Hobbes a a reafirmação constante de sua tese, ao agir de forma análoga para estabelecer pactos similares, mesmo em situações menores.

    Espero ter dado ao menos uma singela ajuda a você.
    Um forte abraço e boa sorte!
    Alessandro