Ex:meu condomínio veio 360 reais com vencimento dia 1 porém tem 10 dias corridos para pagar ou seja nesse mês caiu no final de semana e não era possível imprimir o boleto,porém quando fui pagar na segunda feira Tavares no valor de 445,00 reassume ou seja teve um juros de 85 reais tá correto?

Respostas

    Djoni Araújo Neves Filho

    Djoni Araújo Neves Filho Fortaleza/CE 35973/CE Quarta, 21 de dezembro de 2016, 22h21min

    Boa noite, Cintia.

    1. É difícil precisar algo sem ver o boleto. Entretanto, é certo que nele deve ter, primeiramente, quanto de juros e multa são aplicados pela inadimplência, bem como os campos da moratória (multa e juros) devem ser separados do valor principal. Você me passando essas duas informações, fica mais claro para lhe dar um retorno melhor.

    2. Quanto ao limite de juros e multa mensais, isso quem determina é a convenção do condomínio. Na falta de previsão, aplica-se 1% por mês de juros e até 2% de multa sobre o débito (sem contar com a atualização monetária, que também é devida), conforme preceitua o Art. 1.336 do Código Civil...

    "§ 1o O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito."

    ... E como decidiu em 2010 o STJ:

    "CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE COBRANÇA. (...) TAXAS CONDOMINIAIS. JUROS MORATÓRIOS ACIMA DE 1% AO MÊS. PREVISÃO NA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO. POSSIBILIDADE. (...) 2. Após o advento do Código Civil de 2002, é possível fixar na convenção do condomínio juros moratórios acima de 1% (um por cento) ao mês em caso de inadimplemento das taxas condominiais. 3. Recurso especial provido."

    (STJ - REsp: 1002525 DF 2007/0257646-5, Relator: Ministra NANCY ANDRIGHI, Data de Julgamento: 16/09/2010, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJe 22/09/2010)

    3. Entretanto, para tudo deve se adotar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, que ao meu ver aplicar 22% somando multa, juros e correção monetária por conta de 1 dia do boleto vencido foge completamente da coerência, e por isso mesmo é bom averiguar certinho se isso procede.