Gostaria de obter orientação de como devo proceder em relação ao fato de ter tido os meus salários integralmente bloqueados no Banco do Brasil (salário e 13°de servidor público de MG) e o salário de outra instituição de ensino para a qual que trabalho. Este último de menor valor. Os 2 bloqueios ocorrerram dia 06/12 e me encontro em dificuldades financeiras por ser esta a única fonte de sobrevivência minha, de 3 filhos e do meu marido que está desempregado. Ainda não sei a justificativa, mas sei que salário é impenhorável. Por favor, se alguém puder, me oriente. Já fiz reclamações no Bacen ontem e hoje e aguardo algum posicionamento desta instituição, embora não acredite que isso aconteça. Devo procurar advogado? basta reclamar? Será demorada a solução? Estou realmente em desespero e precisando de orientação. Muito obrigada, Karen

Respostas

    F

    Felipe Araque Segunda, 17 de setembro de 2012, 12h05min

    Saudações,

    Minha mãe teve um problema de bloqueio judicial com a Caixa Econômica e agora depois de anos o BB igualmente vem acionar ela por uma dívida de anos atrás onde provavelmente ocorrerá o mesmo bloqueio.
    Ela se afastou do trabalho a uns 2 anos por problemas psiquiátricos e teve que se aposentar.
    Quando a Caixa bloqueou o salário dela eu, no meu julgamento de leigo, achei surreal, absurdo a "Justiça" ter autorizado esse procedimento e agora, procurando informação sobre esse tema, vejo muitas pessoas relatando vários casos e num outro artigo que li em um site de advogados associados diz que cabe pedir indenização por danos morais pois o banco não tem o direito de privar o cliente da sua fonte de subsistência sendo que essa prática é ilegal.
    Não estou entendendo, a prática é ilegal e pelo país vários juízes determinam o bloqueio das contas de milhares de brasileiros que contam com o seu salário para sobreviver, sustentar a família ou alguém doente e várias outras situações diversas.
    Fiquei surpreso em ver nesse site tantos casos e nenhuma resposta conclusiva para resolver essa injustiça pois creio que seja injusto ser penalizado de uma forma tão severa, em alguns casos chegando a ser uma punição cruel e perversa considerando determinadas situações, ser punido por um banco que cobra taxas de juros exorbitantes, empurra cartões de crédito, cheques especiais e empréstimos para seus correntistas e quando eles não tem condições para pagar, depois de anos vem cobrando a mesma dívida, as vezes triplicada e simplesmente limpam suas contas sem querer saber o porque da pessoa não conseguir pagar sua dívida.
    Só consigo ver que o nosso sistema judiciário está mais sustentado em vaidade e soberba do que em justiça e humanidade.
    Mas, minha dúvida é a seguinte: Se é ilegal os bancos praticarem esse bloqueio, no que os juízes se baseiam para autorizar o mesmo?
    Grato pela atenção e desculpas pelo tamanho da mensagem.

    D

    daisy oliveira Quinta, 11 de outubro de 2012, 16h59min

    boa tarde uma pergunta o gerente pode bloquear a conta , ate pagar divida com o banco. outro coisa o gerente pode fazer desconto de emprestimo na conta corrente sem autorização. como proceder se não pode. grata.

    J

    Julia Mendes-SP Sábado, 13 de outubro de 2012, 9h19min

    Daisy,
    o gerente não bloqueia conta, mais se sua conta está no vermelho(devendo limite) o dinheiro que entra nessa conta vai cobrir o limite isso é automático em todos os bancos é a mesma situação. O gerente não pode fazer desconto de emprestimo sem autorização, mais você deve ter feito um emprestimo usando sua conta o débito é automático, chegou o dia do pagamento vai aparecer o desconto na sua conta(automático), e não tem outro jeito vai ser descontado.

    boa sorte

    D

    daisy oliveira Sábado, 13 de outubro de 2012, 10h50min

    bom dia , não fiz e nem faço debito automatico. e que a GERENTE DESTE banco e muito folgada e autoritaria faz isso com todo cliente que trabalha na mesma empresa minha . bloqueiam o salario ate a pessoa ir la pagar o que deve. e um absurdo e o banco HSBC.

    J

    Julia Mendes-SP Domingo, 14 de outubro de 2012, 12h11min

    Mais vc deve o limite do banco? se não deve o limite ela não pode segurar seu salario.

    D

    Debora - debby Quinta, 18 de outubro de 2012, 20h08min

    olá tive minha conta corrente bloqueada e recebo somente salario nela , já encaminhei para uma advogada que irá despachar para pedir o desbloqueio amanha , mas vi que hoje foi feito transferência de deposito judicial o que significa essa transferência eles transferiram meu dinheiro para quem eu devo ou foi para um banco ? obrigada

    N

    Nikka Quarta, 07 de novembro de 2012, 12h56min

    Boa tarde, por favor, o Juiz pode pedir bloquei de Conta Corrente, para garantir divida, sem que o credor entre com ação judicial de cobrança?
    Obrigada.

    J

    Julia Mendes-SP Quinta, 08 de novembro de 2012, 18h19min

    Debora se tem um bloqueio judicial em sua conta e porque existe um processo na justiça, e vc é réu desse processo, o banco tem como informa para vc esse processo, mais vc tb deve entrar no site do tribunal de justiça do seu estado e pesquisar pelo seu nome.

    boa sorte

    J

    Julia Mendes-SP Quinta, 08 de novembro de 2012, 18h21min

    Nikka, Juiz nao faz bloqueio de conta sem processo, fique tranquila.

    J

    jlrh Sábado, 10 de novembro de 2012, 14h03min

    Os juízes fazem o bloqueio on-line das contas porque eles não tem como saber na hora se o dinheiro é fruto de salário ou não...caberia ao gerente do banco informar antes de executar a ordem que o dinheiro existente é fruto de salário, porém até hoje só vi dois gerentes fazerem tal procedimento, de resto, por preguiça ou desconhecimento os gerentes normalmente não o fazem...enfim, isso é Brasil, um país onde, quando convém para os bancos eles podem tudo, mas quando não convém os clientes não podem nada!!!

    M

    Maria Nélida Sábado, 17 de novembro de 2012, 5h45min

    Minha restituição do Imposto de Renda foi totalmente debitada pelo banco.Tudo bem que devo 3 parcelas de 1 empréstimo pessoal,mas mesmo assim o banco não deveria ter debitado somente 30%?
    Obrigada.

    M

    Maria Nélida Sábado, 17 de novembro de 2012, 11h22min

    Alguém?

    Q

    qiejkdhfo Sábado, 17 de novembro de 2012, 11h42min

    Paulo Henrique_1

    Outra vergonha de ser brasileiro é a proteção que se dá aos caloteiros, mau pagadores e canalhas deste tipo.

    Cobrar do caloteiro é constrangimento ilegal.

    Deveria ser igual aos EUA, em que o credor pode colocar o nome do devedor até no jornal, em out door e auto falante.

    Lá, se um aluno não paga a mensalidade, ele simplesmente é proibido de entrar na escola. Se entrar, é retirado da sala de aula.

    Depois reclamam porque o ensino no Brasil é uma porcaria.

    J

    jlrh Quarta, 21 de novembro de 2012, 6h50min

    qiejkdhfo

    Acredito que a maioria dos devedores não são caloteiros, principalmente num país como o Brasil, onde os bancos agem livremente cometendo uma série de abusos explícitos sem qualquer tipo de fiscalização prática, mentem discaradamente quando dizem que estão baixando os juros, cobram taxas e juros exorbitantes além de dificultar o máximo qualquer tipo de negociação com a única finalidade de intimidar o devedor e aumentar seus lucros. Devedor tem que pagar, mas pagar o valor justo e dentro da lei.

    J

    Julia Mendes-SP Quarta, 21 de novembro de 2012, 23h39min

    Maria Nélida
    O banco pode descontar se vc está no vermelho(devendo limite), se entrar um valor na sua conta, é automático o desconto. se vc não está com a conta negativa o banco não pode descontar nada. Mais pelo que vc falou a sua conta estava no vermelho, é assim mesmo entrou dinheiro primeiro cobre a divida.

    boa sorte

    J

    Julia Mendes-SP Quarta, 21 de novembro de 2012, 23h51min

    qiejkdhfo

    Preste atenção no que fala, nem todo devedor é caloteiro, a maioria dos devedores que tenho contato, não são contentes com a situação, na maioria dos casos as dividas não é feita de caso pensado, e muitos demoram para coneiguir quitar e outro tentam e não consegue quitar todas, não posso chamar esses de caloteiro.

    agora vc acredito que deve ser um verdadeiro caloteiro, maior 171 da praça.

    Q

    qiejkdhfo Quinta, 22 de novembro de 2012, 16h25min

    Julia Mendes-SP,

    Por que se doeu tanto?

    E baseada em que vc acredita que eu seja caloteiro?

    Onde eu escrevi que TODO devedor é caloteiro? Existe o inadimplente por CAPACIDADE, que é aquele que QUER mas não PODE.

    Existe o inadimplente por CARÁTER, que é o que PODE mas não QUER pagar. É desses que falo.

    Fica fria, não precisa se ofender, afinal, não te conheço e não conheço ninguém da sua família, logo, eu não poderia me dirigir a vc ou aos seus.

    Se os devedores que vc tem contato, sejam seus familiares ou amigos estão inadimplentes, pode sossegar que não me dirigi a eles.

    Só sou contra essa proteção do estado aos mau caráter caloteiros. Não sei por que os DEPUTADOS aprovam leis que protegem os 171... Ops. Agora entendi porque no Brasil essas leis passam.

    J

    Julia Mendes-SP Quinta, 22 de novembro de 2012, 16h57min

    qiejkdhfo

    Meu querido(a), aqui no escritório o que mais tem e pessoas tentando acertar suas dívidas, e poucos conseguem, a maioria não tem apenas uma ou duas dívidas. Agora imagine vc, uma pessoa toda ferrada cheia de dívidas e processos etc... com isso tudo é claro que seu nome está sujo na praça, e não tem crédito algum, até mesmo para arrumar um trabalho decente não é fácil, ai o sujeito vai fazer o quer? se matar? matar seus credores? explodir o banco? não, não, não..... ele vai continuar devendo. Ou o devedor só consegue viver com o que tem e sustentar sua familia e não consegue quitar suas dividas, e é claro que as dividas cuntinua aumento a cada dia; nesse caso o que pode ser feito? ... há ja sei: os DEPUTADOS devem aprovar uma lei onde obriga o tal devedor apagar, independente se ele ganha um salário mínimo, e não consegue nem sobreviver, mesmo que ele e sua familia passe fome, que seu filho vai roubar ou pedir nas ruas: não importa mais ele tem que pagar, a dívida do banco, se não o banco vai passar fome.

    Assim como os devedore tem a obrigação de honrar suas dívidas, eles tb tem o direito de proteção das leis.

    Passar bem

    M

    Maria Nélida Quinta, 22 de novembro de 2012, 21h30min

    Julia Mendes,muito obrigada pela resposta,mas eu não estava no vermelho dessa maneira que vc fala,não.Eu não estava devendo limite e minha conta não estava negativa.Esse dinheiro que o banco pegou foi para pagar 3 parcelas de um emprestimo pessoal.
    Essa minha conta corrente não é conta salário e ,realmente,eu autorizei débito automático,mas como essa restituição é referente a minha pensão(sou pensionista)não deveria o banco ter retido somente 30%?
    Grata!