Me chamo Guilherme, Nasci em 18/06/1998 , Sou fotógrafo , artista e maquiador e durante uma longa jornada de 4 a 5 anos eu mentia ir pra escola pra fotografar e fazer as Coisas que queria pois a criação dos meus país sempre foi muito rígida e tradicional. Em um dia infeliz saí de casa, por imposição do meu pai (por ser gay ) e também por decisão própria, não queria viver em Ditadura... Saí no dia 05/10/2015 (ainda aos 17 anos) e desde então me sustento interinamente sem ajuda deles, por orgulho e também pelo desejo da Autossuficiência. Já passei por inúmeras situações, tais como: vulnerabilidade social, Depressão, Regresso escolar e etc. porém consegui vencer.

Detalhe principal da história é que possuo família de Classe média Alta, meu pai é fazendeiro e comerciante e minha mãe tem uma indústria de bolos e sorveteria entre outras coisas... Porém não recebo e nunca recebi nenhuma espécie de ajuda. (Graças a Deus que superei)

Só que hoje me deparei com Uma situação inusitada! Minhas notas do enem foram boas! Mesmo sem ter Estudado sequer 30 min para fazer s prova, consegui tirar o médio e também vou ingressar em uma faculdade... Através do SISU vou passar em algum lugar. Assim que for selecionado irei ao encontro dos dois solicitando ajuda fincanceira pra passagem, moradia e alimentação no novo lugar que for morar além da manutenção desse valor... Só que como nem tudo são flores, posso receber um não como resposta! E então gostaria de Saber, no que a lei me ampara? No Momento moro só, e sou autônomo então morar em outra cidade nessas condições é inviável. Por esse motivo decidi pesquisar no Jus a melhor maneira de se portar diante de tal situação.

Desde já obrigado por ler até aqui.

Respostas

    D

    Desconhecido Quinta, 19 de janeiro de 2017, 5h57min

    Nenhuma lei lhe ampara.

    A

    Aline Ramos Quinta, 19 de janeiro de 2017, 8h16min

    A lei ampara sim, pois vc tem menos de 24 anos e vai cursar faculdade, quando vc estiver matriculado na faculdade poderá pleitear na justiça que seus pais paguem pensão alimentícia até que vc complete 24 anos ou terminar a faculdade, o que vier primeiro.
    Não será um valor muito alto, apenas para ajuda de custo mesmo.

    Se não tiver condições de pagar advogado, procure a defensoria pública para ingressarem com ação.

    D

    debora cristiane Quinta, 19 de janeiro de 2017, 8h17min

    Como iss?Ele tem 17 anos!Ainda é menor.
    Pode conseguir uma pensao de ambos os pais (principalmente se forem separados),porque é menor .Ao atingir 18 anos,também conseguirá,se estiver fazendo curso superior ou tecnico ou provar que nao ganha o suficiente para manter o basico de sua subsistencia.
    Entre com o processo pela defensoria publica.
    Lembre-se de que o valor será uma ajuda apenas.Nao sera para cobrir tudo.Vc ainda terá que trabalhar para se manter.

    A

    Aline Ramos Quinta, 19 de janeiro de 2017, 8h20min

    Débora ele tem 19 anos, nasceu em 1998, Guilherme siga minhas orientações e dará tudo certo, boa sorte.

    Só uma dica pessoal, não divulgue seu nome completo e data de nascimento, pois assim fica facíl alguém te localizar e fazer maldade por preconceito.

    D

    debora cristiane Quinta, 19 de janeiro de 2017, 9h31min

    Erramos,ele nao tem nem 17 e nem 19.Tem 18.
    Mas a orientaçao está correta.Haha..

    Aproveito,Guilherme pra te dizer,que qdo for escolher a facul,se vc só puder contar com a pensao judicial que será pouca ou seus pais concordaram em lhe ajudar mas nao dá pra confiar (ao menor conflito eles cortarem a ajuda),faça uma pesquiza sobre o lugar onde é a facul,preços de moradia,republicas,se tem moradia gratuita para carentes ,bandejao e se tem facilidade de emprego pra vc.Boa sorte.

    A

    Aline Ramos Quinta, 19 de janeiro de 2017, 9h36min

    Débora, não estamos em disputa de quem acerta a idade do consulente, até porque ele ter 18 ou 19 anos não fará diferença alguma na solicitação da pensão, teria diferença apenas se ele fosse menor de idade.
    De qualquer forma, prossigo com as orientação.

    Boa sorte Guilherme.

    ?

    Desconhecido Quinta, 19 de janeiro de 2017, 15h06min

    Olá Débora, Aline... Muito obrigado por sanar algumas dúvidas! Atualmente eu não tenho condições de Fazer faculdade sem ajuda deles. E vou procurar os meios mais letigiosos possíveis! O processo seria apenas uma saída caso eles não queiram me ajudar.

    ?

    Desconhecido Quinta, 19 de janeiro de 2017, 15h09min

    E Débora, já fiz uma pesquisa sim... Escolherei a cidade que o custo de vida será baixo. Além disso irei procurar emprego por lá. Mas... será que posso pedir alguma ajuda da faculdade?

    G

    GabS Quinta, 19 de janeiro de 2017, 15h12min

    Dependendo da universidade federal/estadual há programas de ajuda de custo para alunos de baixa renda, entretanto esta deve ser comprovada. Procure saber na secretária geral da universidade os critérios de elegibilidade do programa, caso tenha.

    D

    Desconhecido Quinta, 19 de janeiro de 2017, 16h21min

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/stj-afirma-que-pais-nao-tem-obrigacao-de-manter-filhos-formados.html

    Vejam que não é tão simples assim como estão dizendo. Se elevtivesse ja requerido a pensao antes aindacteria possibilidades.

    A

    Angela Cristina Barbosa de Matos Bauru/SP 0000000/SP Quinta, 19 de janeiro de 2017, 16h44min Editado

    Pode pleitar a pensão ainda sim, é baseado no principio constitucional da solidariedade e amparado também pelo Código Civil artigo 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
    Com a maioridade cessa a presunção de necessidade, ficando o alimentado com o encargo de provar sua necessidade.

    D

    debora cristiane Quinta, 19 de janeiro de 2017, 19h22min

    Algumas faculdades publicas tem moradia para estudantes de baixa renda que sao de outros lugares e bandejao mais barato.Existe sim programas de ajuda de custo mas vc teria que pesquisar.Nao sao todas.Espero que vc consiga entrar,formar e garantir o seu futuro.