adquirir a guarda de um sobrinho
Sou militar, casado, 40 anos, temos um filho de 4 anos.
O irmão de minha esposa (meu cunhado), possui 4 filhos, no momento a sua situação é muito delicada, sua esposa saiu de casa alegando que não queria mais conviver com o mesmo, deixou-o com os filhos e foi morar com parentes. Agora no momento ele está passando por uma crise financeira grande e o seu pisicológico está abalado por esta situação. Ele passa o dia todo fora trabalhando como mecânico profissional, chega muito tarde em casa e as crianças ficam sobre o cuidado da filha mais velha de 15 anos. As crianças estão muito confusas com esta situação, ficam em casa sem uma supervisão de um adulto e também estão um pouco revoltados com esta situação. Após uma duradoura conversa com minha esposa, meu cunhado informou-a que dois de seus filhos estariam interessados a conviver conosco. Minha esposa após ter passado todas estas informações para minha pessoa, e analisar-mos toda esta situação, concluímos que possuímos condições de estar ajudando meu cunhado com esta situação. Porém como militar tenho direitos diversos para meus dependentes como assistencia hospitalar, descontos em colégios particulares conveniados, facilidade em matriculas colegiais por transferencias de cidades/estados, clubes, transportes. assistencia social e algo mais. Só que para estes 2 sobrinhos terem direito as estes ítens eles precisam ser meus dependentes, e para colocá-los como tal, a marinha exige como um dos documentos a guarda deles e morar sobre o mesmo teto. Estamos tentando achar um meio mais adequado para dar uma melhor formação, orientação e todos demais cuidados para eles, suas idades são 12 e 10 anos. Quando morávamos no Rio de Janeiro, tínhamos uma convivência muito boa com eles, gostavam muito de nós, quando frequentávamos sua casa para visita, tratavam-nos com carinho e respeito. E agora como consigo ter uma informação ideal e mais adequada para resolver esta situação. Agradeço a paciência e a colaboração de todos. Sérgio
eu estou fazendo faculdade e contei pra uma moça da minha sala sobre o que ta me acontecendo sobre o V. Ela trabalha num abrigo a anos e entende um pouco de adoção e etc. Ela disse que como eu estou com ele desde que era bebê, quando ele fizer 3 anos eu posso ir a um fórum e conversar com alguma assistente social para ela ver com um juiz da vara da família uma guarda provisória pra mim e meu marido. Eu perguntei se a mãe biológica não assinar, se teria como eu conseguir a tal guarda, ela disse que isso é possível. Mas eu não estou muito certa. Isso confere? Depois que ele fizer 3 anos, se meu marido e eu formos ao forum e falar com alguma assistente social sobre meu caso ela teria como conseguir a guarda provisória pra gente? Ah, a mãe biológica resolveu desistir de tirar ele de mim, mas disse que não assinaria nada, mas ela não disse isso pra mim e sim pra minha irmã. Então paramos com a advogada que estava cuidando do nosso caso, mas eu tenho medo que amanhã ou depois ela fica doida outra vez e resolva tirar ele de mim pra me atacar ou coisa assim. Tínhamos uma boa relação até o ultimo incidente em que ela disse que não iria assinar nada e que tomaria o menino de mim pra entregar a outra pessoa como se ele fosse um objeto sem sentimentos.
de repente a mãe biológica decidiu que não tiraria mais a criança de nós, as que não assinaria nenhum documento nos passando a guarda. Fiquei sabendo por meio de uma amiga que eu tenho como conseguir a guarda dele se eu esperar até ele completar 3 anos e for direto num forum conversar com uma assistente social ela teria como conseguir a guarda provisória através do juiz. Isso confere??