Nota promissória sem data vencimento ??? é válida?

Há 18 anos ·
Link

Amigos,

Fui avalista de uma nota promissória no valor de 5.000,00 emitida em 10 de setembro de 2003. Essa mesma nota promissória nao foi colocado sua DATA DE VENCIMENTO (em branco) O responsavel pela divida (devedor) faleceu a dois meses atras. A nota apresenta juros de 12% a.a + IGPM. Acontece que o devedor nunca pagou valores de juros, esta totalmente com a divida integral ainda desde a data de emissao. A pessoa proprietaria dessa nota fiscal tem direito a cobra-la a hora que quiser? ela pode colocar a data desejada para o vencimento?? TENHA UMA COPIA DA NOTA PROMISSORIA COM A MESMA EM BRANCO COM SEU VENCIMENTO. A promissória nao tem sua validade por até 3 anos a partir da data de emissão e não do vencimento?????????

desde ja agradeco Cesar

9 Respostas
GLC
Há 18 anos ·
Link

Meu Caro César: A nota promissória sem data de vencimento é um título considerado à vista. De acordo com a Lei Uniforme a nota promissória sem os requisitos necessários como: data de vencimento, o nome do devedor, sem data de emissão, não se caracteriza como título executivo, portanto, não pode ser cobrado judicialmente. Para ser regularizado deve-se preencher todos os dados. A prescrição começa a correr a partir do vencimento (3 anos). Espero ter ajudado.

Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Amigo, pelo que entendi.. a pessoa portadora de uma nota promissoria sem data de vencimento, nao podera cobra-la ? A nota possui data de emissao, nome do devedor e seus avalistas. Acontece que o devedor faleceu. Data de emissao é 01-10-03 poderao vir me cobrar e terei q paga-la integralmente a hora que "eles quiserem" ??

GLC
Há 18 anos ·
Link

O melhor é você negociar com emitente, para evitar constrangimento futuro.

Imagem de perfil de Armindo de Castro Júnior
Armindo de Castro Júnior
Há 18 anos ·
Link

Nota promissória sem data de emissão, de acordo com a Lei Uniforme de Genebra, é considerada à vista (art. 76) e prescreve no prazo de 4 anos, à contar de sua data (1 ano para apresentação - art. 34, somados aos 3 anos de prescrição - art. 70, combinados com art. 77); portanto, o título prescreveu em 01/10/2007. Estando prescrito o título, seu portador poderá ingressar com ação de cobrança ou monitória, onde deverá declinar a origem da dívida. Além disso, somente pode ser cobrada a correção monetária - os juros são incobráveis, ante a inércia do credor. Atenção: nada impede, porém, que o credor preencha a data de vencimento, fazendo com que o título deixe de estar prescrito. Nesse caso, os juros cabíveis serão de apenas 6% ao ano (arts. 5º e 48, combinados com art. 77), cobrados a partir da data de vencimento, termo inicial para a cobrança da correção monetária.

Lena Souza
Há 11 anos ·
Link

Tenho uma nota promissória preenchida corretamente, mas sem a data do vencimento. Ela foi preenchida no dia 10 de dezembro de 2014, ou seja, ainda não tem 30 dias já que hoje é dia 29 de dezembro. Perderei o contato com o devedor (ex funcionário) e por isso, gostaria de descontar o valor à vista na hora da rescisão de contrato? Isso é permitido por lei?

GLC
Há 11 anos ·
Link

Você tem que procurar o emitente para acertar a data do pagamento.

Mony Claudinei
Há 10 anos ·
Link

oi boa tarde eu sou cabeleirera e tenho uma cliete que me ofereceu causado pr descontar em trabalho mesmo asim mes passado dei 200reais pr ela este mes eu machuquei e nao dei nada pr ela e agora ela esta me pertubando nao tenho nada assindo oque eu faço neste caso

GLC
Há 10 anos ·
Link

Depende de sua consciência, se paga ou não. Converse com ela para que haja um bom entendimento.

Joao Silva
Há 9 anos ·
Link

Bom dia, tenho um débito desde agosto de 2013.São 3 notas promissórias de um total de 12 notas. Sendo que paguei as 9 notas. Acabei entrando em dificuldades financeiras e atrasando essas parcelas, algum tempo depois notei que meu nome já estava no SPC / SERASA, porém sem comunicado algum da empresa. Depois disso não tive mais contato com a empresa a qual também em momento nenhum ligou fazendo cobrança ou qualquer tentativa de cobrança. Mesmo sendo próximo da minha residência e local de trabalho. Mês passado recebi uma intimação no qual dizia que por diversas vezes entraram em contato comigo para cobrança e que eu nunca quis aceitar proposta alguma, restando como única alternativa esse meio de cobrança. Além de colocarem mentiras neste meio de cobrança (nas pequenas causas), vi uma copia de notas promissórias que assinei, somente com nome, sem meu numero de CPF. As promissórias são validas? o que valida uma promissória? se não tive nenhuma proposta e nem contato algum do cobrador, é certo colocarem que em diversas vezes tentaram cobrar de maneira amigável? Como devo proceder?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos